terça-feira, 8 de outubro de 2019




CPI

A comissão parlamentar de inquérito, teve sua primeira reunião na manhã de hoje, na pauta a votação para escolha do relator; considerando que o número de vereadores escrito era de 06(seis), e que desses seis, três eram da oposição, e três da situação, defensores do governo, um empate seria o placar esperado, e no caso assumiria a relatoria o vereador mais velho, que era da base governista. Acontece que, um dos vereadores do governo não chegou a tempo de votar, de nada adiantou o governo mover mundos e fundos, de oferecer mais vantagens aos seus defensores, amargou a primeira derrota na CPI, e certamente é apenas o começo de uma série, afinal não há mal que sempre dure; já dizia o velho lá no interior, ´´ A raposa tanto vai ao ninho, que um dia deixa o focinho ´´.

Mas segundo vozes dos corredores do palácio, o atraso do vereador, foi um recado ao prefeito, pois segundo fontes, ele é um dos únicos da base que não tem a merecida atenção por parte dos secretários, seus pedidos sempre ficam relegados a um segundo plano; se essa informação procede eu não saberia dizer, mas que agora vão olhar para o vereador com outros olhos isso vão.

Ainda segundo fontes, o presidente da CPI, vereador Maurão(PSB), enviou ofício ao prefeito solicitando que ele informe o Ministério Público, e o Tribunal de Contas da abertura da comissão parlamentar de inquérito para apurar possíveis irregularidades na secretaria da habitação.

As evidências são grandes, tudo precisa ser muito bem explicado, e comprovado com documentos, nada de achismo, uma perícia feita por profissionais da engenharia, isentos e independentes, tem condições de aferir o gasto de material com o número de casas, de doações feitas pelo executivo; quanto foi gasto, a quantidade de material comprado pelo município, isso tudo precisa ser comprovado, os postes padrão RGE, quem ganhou, quem instalou, isso tudo o chefe do setor de iluminação vai ter de comprar, de levar os peritos para comprovar in loco; certamente esse é um trabalho muito mais importante do que reclamar de uma foto que registra o flagrante da entrega de poste para pessoas com poder aquisitivo fora dos padrões que precisam de auxílio do município.

Considerando que o TCE já andou pedindo explicação sobre fatos relacionados com essa pasta, agora com o advento da CPI, certamente o tribunal de contas vai olhar com bons olhos.


ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

Fui procurado por alguns candidatos que concorreram no último domingo, segundo eles, existe indícios de irregularidades na eleição, tanto que uma reunião com um advogado estava marcada para o final da tarde, e após esse encontro, as medidas cabíveis ao caso seriam tomadas.

Segundo esses candidatos, existe uma suspeita grande de compra de votos, com cestas básicas e outros benefícios. Ainda segundo esses candidatos, o caso vai para o MP e para a esfera judicial, não sei se é procedente esse tipo de reclamação, mas caso se confirme, é uma lástima, pois esse tipo de coisa sempre aconteceu em eleições para cargos ao executivo e legislativo, mas em se tratando de conselho tutelar, aí já é demais. Acontece que onde existe fumaça, existe fogo.

Considerando que o conselheiro vai trabalhar com crianças e adolescentes, que não sua grande maioria são pessoas com problemas familiares, de baixa renda; é inadmissível que algo contra a lei seja usado para conquistar votos; mas considerando que algumas figurinhas carimbadas do mundo da política estavam em campanha para determinados candidatos; tudo é possível.

Na verdade, espero que as possíveis denunciais não se confirmem, e que as autoridades investiguem com todo o rigor para que não pairem dúvidas sobre a eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário