terça-feira, 9 de agosto de 2016

MEIO AMBIENTE

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.
Embora atualmente se use no Brasil o conceito de Saneamento Ambiental como sendo os 4 serviços citados acima, o mais comum é o saneamento seja visto como sendo os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos.


O saneamento básico no Brasil, ainda deixa muito a desejar, pois ainda temos muitas cidades com esgoto correndo na rua, inclusive aqui em Vacaria, por falta de canalização;com relação ao tratamento do esgoto, o percentual é insignificante, todo o esgoto canalizado e devolvido para a natureza poluindo o meio ambiente. Como diz um velho ditado, enterrar canos não da voto.

Aqui na nossa cidade, o poder público apesar das promessas, não trata um litro de esgoto sequer, não faz muito tempo, que o assunto foi alvo de propaganda, que prometia a instalação da primeira estação de tratamento de esgoto, que seria construída no bairro Monte Claro, e que ali seriam investidos milhões de reais, e esse seria o projeto piloto, o primeiro passa para chegar aos 100% de tratamento, não passou de promessa eleitoreira, nada foi feito, e o pior ainda temos esgoto correndo pelas ruas.


Mas como nem tudo esta perdido, fui convidado pelo empresário Fausto Viterbo, para conferir de perto, um trabalho pioneiro, um projeto totalmente privado, feito com recursos próprios, com o objetivo de tratar o esgoto, e proteger a natureza, e preservar o seu patrimônio que estava sendo destruído pelo esgoto produzido por uma parcela da população de Vacaria.

Todos conhecem o Fausto, mas para quem não conhece, ele é dono de uma área de terras localizada no km 04, com 153 has de campos e matos, área essa, que recebe o esgoto da  cidade /ou de uma parte da cidade, ou seja bairro Jardim América, Altos da Glória ou seja todo lado esquerda da Br 285 sentido Lagoa Vermelha.

Acontece que, esse esgoto correndo céu aberto, estava destruindo parte de suas terras, poluindo água, destruindo árvores,  e ainda, trazendo sérios riscos aos animais; cansado de bater a porta do executivo pedindo uma solução, pedindo socorro, por vários e vários anos, por vários prefeitos, e vendo o seu patrimônio ruir, fausto resolveu agir por conta própria; e foi atrás de soluções para sanar o problema.

Segundo Fausto, a primeira providência que veio a mente, foi canalizar tudo com recursos próprios, e tirar da sua propriedade o esgoto, se livrar do problema, mas nesse caso, segundo ele, estaria apenas transferindo o problema, colocando todo aquele esgoto, na propriedade vizinha, e assim sucessivamente; por ser um empreendedor nato, foi em busca de uma solução definitiva.

Por isso, foi atrás de uma solução definitiva, com baixo custo e eficaz, pioneira e sem agredir o meio ambiente; como já falei anteriormente com recursos próprios e implantou uma estação de tratamento por  meio de plantas que despoluem o meio ambiente, e distribuiu essa plantas ao longo do percursos do esgoto, fez um investimento pesado com horas de máquinas na construção de acudes para cumprir as etapas do tratamento; e aos poucos o esgoto foi sendo tratado e a água devolvida a natureza de forma potável.


As fotos abaixo ilustram de forma clara como é feito o processo de tratamento do esgoto de parte da cidade passo a passo até o ponto de devolução a natureza. Na sequencia de fotos, podemos ver como o esgoto chega na propriedade, e após passar ao longo do trajeto, pelas plantas, vai sendo despoluído, ao chegar no primeiro açude a água já esta mais de 60% tratada, após percorrer filtro subterrâneos, chega ao último açude brana de cristalina, como é possível ver na garrafa, abaixo do aterro uma água cristalina.


Além desse projeto inovador e privado, fausto já tem outro grande projeto, totalmente privado, que é a da construção de uma grande centro de lazer, que sobre essa grande projeto falarei em breve, mas esse mega projeto esta sendo apresentado ao candidatos ao executivo, pois fausto pretende oferecer ao município uma espécie de parceria publica privada, proporcionando uma utilização conjunta, atingindo um objetivo social. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário