O debate de hoje na rádio Fátima marcou o inicio da campanha para prefeito. Antes de falar sobre o debate propriamente dito, temos que ressaltar a organização do encontro. Por isso, quero abrir um parêntese, para elogiar os promotores do debate, pela organização, pela imparcialidade. Ao longo das duas horas o mediador deixou os debatedores muito à vontade para reponderem aos questionamentos. Por ser o primeiro de uma série a expectativa da comunidade era muito grande, mas a radio Fátima cumpriu o papel de informar, de informar bem.
Com relação ao desempenho dos candidatos, cada um tem uma avaliação, e não é justo avaliar a participação pois cada um procurou dar o seu melhor; Na verdade, por ser o primeiro debate os candidatos ainda estavam acanhados, na defensiva.Isso ficou claro na apresentação inicial, onde todos procuram medir as palavras.
O embate ficou mais interessante, quando os candidatos passaram a fazer perguntas entre si; e ai quero ressaltar o alto nível, sem ataques, sem ofensas. E dessa forma, começa bem a campanha, o povo quer ouvir propostas, mas propostas exequíveis, pois de falsas promessas o povo está cansado, e o resultado dessas promessas falsas o povo brasileiro está sentindo na carne.
Apesar de não ter a pretensão de avaliar o desempenho dos candidatos, farei um breve comentário sobre a participação de cada um.
Candidato do Governo.
O representante do continuísmo, bem ao estilo do partido dos trabalhadores, navegou na onde as obras ilusórias, se adonou daquilo que não lhe pertence: ex(gincana) citou atos administrativos que não são do seu governo, e vendeu para o eleitor a terra de Moisés, mas não abriu o mar.
O candidato do PSB,
O candidato tergiversou, e praticamente esqueceu o seu lado no governo por quatro anos, primeiro ministro, o homem forte do governo, e só lembrou aquilo que lhe interessava; muito hábil nas palavras, tentou comer o mingau pelas beiradas. A pergunta que fica é a seguinte: será que enganou?
Candidato do PSDB
O candidato procurou passar em detalhes as suas propostas, na qualidade de homem simples. Diante de três intelectuais procurou focar no seu plano de governo e no enxugamento da máquina pública.
Candidato do PP
Com relação a participação da candidata do partido progressista, confesso que apesar do grande esforço que fiz, não tive o alcance para compreender, ou seja, não entendi nada, me recuso a comentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário