quinta-feira, 28 de novembro de 2019










AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Segundo uma fonte meu comentário sobre o desrespeito com os agentes comunitário de saúde não foi muito bem recebido pelo palácio; por isso vou acrescentar mais alguns dados.
Os agentes inicialmente estavam convocados para uma reunião do Don Orlando Dotti, mas em cima da hora foram avisados que a reunião seria no mercado público, onde funciona a secretaria da agricultura; aliás, se vão lidar com animais, o local apropriado é a agricultura; chegando lá ficaram mal acomodados, num local inadequado, e a reunião foi com uma veterinária, até ai tudo certo, quem trata de animais, é veterinário(a), mas bichos não é atribuição da saúde, e considerando que agentes de saúde devem cuidar de pessoas, sair catalogando cachorro, não é atribuição dos agentes. Ainda mais cachorros de rua, outro fato a ressaltar, é que os agentes não têm sequer os IPIS necessários para desenvolver seu trabalho, já fazem o serviço de agente da dengue, não uma luva sequer, para o seu trabalho normal, como os agentes vão andar atrás de cachorro de rua? Mais um absurdo.


ELEIÇÃO E COLIGAÇÕES  



Entramos no último mês de 2019, ano vem tem eleição, vamos escolher prefeito e vereadores, alguns partidos já estão acertados, PSB-MDB-DEM, esses partidos já definiram que seu candidato é o ex-secretário e ex-vereador Alexandro Dalla santa.

O governo vai com o prefeito atual, só falta saber quem será o seu vice, com ele vem os partidos que estão no governo, PSD e PR, mas o prefeito corre em busca de novos apoios, sonhava com os Progressistas de vice, esse também sempre foi o sonho do seu vereador, que deseja ser o indicado para a vaga.

O partido dos trabalhadores, dos sem-terra, e dos sindicalistas (PT), continua alardeando que o seu candidato é o ex-prefeito Elói, que continua condenado por improbidade e, portanto, ficha suja, não vejo como registrar sua candidatura; mas é o nome do partido, que deve ter apoio do PDT.


Resta na fila dos ainda não definidos, o PTB do vereador Marcos Lima, e os progressistas, cabe ressaltar que o partido trabalhista brasileiro, no início fazia parte do frentão, junto com PSB-MDB-DEM, mas por divergências abandonou a coligação antes mesmo de ser oficializada. Mas o vereador Marcos é pré-candidato ao cargo de prefeito.

Considerando que o PODEMOS, já avisou que lança candidato, temos garantido 04 candidaturas.

Mas sempre poderemos ter surpresas, uma delas é o vereador Osvaldo Grigolo, que deve deixar o PSB para compor chapa para majoritária; assim sendo o cenário ainda não está definido.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019







AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

A função do agente comunitário de saúde, realiza atividades de prevenção da doença, por meio de ações educativas em saúde realizadas em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS; estende, também da população às ações e serviços.

Essa pequena definição das atribuições do agente comunitário de saúde, é clara, as funções dos agentes são relacionadas com a saúde, qualquer outra função atribuídas a eles é desvio de função.

Mas ao que tudo indica, não é assim que pensa o governo municipal, que por meio da sua secretária da saúde, que não entende nada de saúde, muito menos das atribuições das pessoas ligadas à sua pasta, quer exigir dos agentes de saúde, que realizem um serviço ligado aos animais, mais precisamente aos cachorros; realizando um levantamento do número de cães abandonados, catalogando inclusive o sexo do animal.

Sinceramente, isso é um absurdo, e o pior, convocou os agentes para uma reunião, mudou o local em cima da hora, e na hora da dita reunião, não apareceu ninguém da saúde, apenas uma CC da secretaria da agricultura, que também não sabe a que veio. Na verdade, esse governo se não fosse trágico seria cômico, quem tem de cuidar de cachorro abandonado, de rua é a secretaria da agricultura e ponto final; os agentes têm sua função determinada pelas leis que regem o SUS e assim deve ser.
HABITAÇÃO

A sistemática adotada pela secretaria desde o início desse governo, continua inalterada, apesar da abertura de uma comissão parlamentar de inquérito, o governo continua usando dos mesmos métodos para conceder os benefícios, nada mudou na forma de escolha dos contemplados. Isso é que eu chamo de convicção.


AÇÃO CRIMINAL

A ação criminal que investiga irregularidades nas licitações (cobrança de propinas), ainda continua parada, ainda não foi distribuída, já faz quase trinta dias que está na fila para distribuição. Estamos aguardando que em breve o processo comece a andar, a sociedade exige definições dos graves fatos.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019






PINGA FOGO

Após comentar a entrevista do presidente da CPI, vereador Maurão (PSB), nas rádios cidade e Esmeralda, e também a entrevista do presidente de MDB, fui instado ao longo do dia se iria comentar a entrevista dos secretários da habitação e geral de governo.

Ao longo do dia não tive tempo, e também desconhecia o teor das entrevistas, por isso fui me inteirar sobre o tema.

Quero dizer que, ninguém e perfeito juízo, imaginava que os dois secretários, sobre os quais mais pesa as acusações, ao conceder entrevista iriam assumir a irregularidades, muito menos que fariam uma delação; digo também, que não tenho a pretensão de influenciar pessoas, e muito menos de tirar a credibilidade do governo; mas também não crio fatos, e digo mais, nada tenho contra nem um deles, de qualquer membro do governo, sei que sou persona não grata para eles, e o inimigo número um do governo dos manos.

Mas contra fatos não existe argumento, as provas acostadas na CPI, são claras e contundentes; na minha visão, doar material de construção para tios do prefeito, com casa na cidade e propriedade rural, é ilegal e imoral, da mesma forma que assumir o compromisso de doar material de construção, mão de obra, na beira do rio durante pescaria e bebedeiras, também não entendo como legal e muito menos moral. Não me meçam com a mesma régua, com relação ao processo criminal, não tenho conhecimento do material que originou a denúncia, mas sei que alguns dos envolvidos, também atuaram na irregularidade na habitação, arrisco a dizer que o futuro dos dois secretários é muito escuro; e vai sobrar para o prefeito com certeza.

Com relação aos elogios ao promotor de justiça, subscrevo, e digo mais, caberá ao Ministério Público investigar essas graves denúncias, e ao final das investigações dar o seu parecer; tudo conforme a lei, dura lex sed lex.

Ainda sobre o governo, hoje fiquei sabendo que mais um veículo teve avarias, dessa vez foi uma S10 que foi batida, mais uma a serviço da secretaria de obras, que esse mês vai dar muito prejuízo para o erário, isso que temos dois secretários na pasta.


GREVE DOS PROFESSORES


Conversei com algumas professoras, e questionei elas sobre a greve que está em andamento; indaguei elas sobre o momento, se não seria mais razoável declarar greve em março, no início das aulas. Mas segundo essas educadoras, dedicadas, mal pagas, que recebem em parcelas, um verdadeiro consórcio, que a greve é na verdade, uma tentativa desesperada, de evitar a aprovação do pacote de maldades enviado pelo governador para a assembleia legislativa.

Esse pacote, simplesmente acaba com todos os direitos dos professores, acaba com plano de carreira, reduz as férias para apenas 30 dias, acaba com difícil acesso, ou seja, quem for por exemplo dar aulas na Fazenda da Estrela, 80 km da sede, vai ganhar o mesmo salário do colega que dá aula no perímetro urbano, ou seja, acaba com todas as vantagens, e aumenta contribuição, tempo de serviço, entre outras maldades.

Considerando que os professores ganham muito pouco, que não tem a devida valorização, isso tudo de acordo com o modelo atual, caso o pacote de maldade, desmonte da educação seja aprovado, certamente, ninguém mais vai querer ser professor.
Esse governador só pode estar de brincadeira, nunca me enganou, o gringo estava certo, esse governador é um Embusteiro.



CONSELHO TUTELAR 

Mais uma vez volto ao tema, que ao que tudo indica vai ficar o dito pelo não dito, pois segundo fontes na visão daqueles que tem a obrigação de apurar as irregularidades, não existe prova. Mas sem investigação nada poderá ser comprovado, ou se essa análise for feita palavra por palavra, letra por letra, certamente conforme aquela conversa via WhatsApp, daqui 200 anos teremos um veredito.

sábado, 23 de novembro de 2019


A PRAÇA É NOSSA

O secretário Mario Almeida, está reformando os postes da nossa praça, e trocando a lampas, certamente vai melhorar e muito o visual, e vai deixar o local mais iluminado. Na verdade, esses postes desde a sua instalação, já precisavam de reparos, mas nunca foi feito nada. A iniciativa do secretário deve ser elogiada, pois certamente vai dar um melhor aspecto para nossa praça que é um dos cartões de visita do município.


DANOS AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Cuidar do patrimônio público ao que tudo indica não é preocupação desse governo, dias atrás foi uma retroescavadeira, que com apenas 25 horas de trabalho, após ser enterrada em um banhado fundiu o motor. Agora segundo uma fonte, foi a vez de caminhonete usada pela secretaria de obras no interior, uma F 4000 que do nada acertou a traseira da Patrola que trabalhava na estrada, logo no início do governo foi uma caçamba que tombou lá na fazenda da estrela, trabalhando numa estrada particular; mas esses fatos ficam tudo dentro do sigilo, o povo paga.


REPRESENTAÇÃO CRIMINAL CRIME CONTRA PESSOA


quinta-feira, 21 de novembro de 2019














FATOS & FOTOS & VÍDEOS & ÁUDIOS 

As irregularidades na secretaria da habitação, saíram do campo das possibilidades, e se transformaram em fatos concretos; ou seja, existe sim a irregularidade. Ou alguém acha que doar coisas para tios, sem critério é algo normal, dentro da lei.

As irregularidades são compradas em fatos, fotos e vídeos, e documentos; todos nós sabíamos que o prefeito não iria afastar o secretário, e nem poderia, tenho que concordar, caso afastasse, primeiro estaria cometendo uma grande injustiça, pois as irregularidades, na sua grande maioria, são cometidas sob as ordens dos três prefeitos; certamente eles são se auto afastariam por livre iniciativa. Mas não arriscariam afastar um homem bomba, que tem a caixa preta da secretaria e de outras ações envolvendo o governo dos três prefeitos.


Não resta duvidas, que o jurídico do prefeito é muito competente, que tem larga experiência no setor público, além do mais, na visão do advogado de defesa, seu cliente é sempre inocente.


Com relação a alegação de que inexiste ação contra membros do governo em tramitação na justiça de Vacaria, quero de uma vez por todas, acabar com essa balela, existe sim, o que acorre, é que a denúncia foi feita em Porto Alegre, pois existia a possibilidade de participação do chefe do executivo, mas o desembargador entendeu que não é clara essa participação, razão pela qual remeteu para a comarca de Vacaria, já que segundo as provas, fica claro a participação do secretário, não se vislumbra com clareza a participação do prefeito.

Caberá ao Ministério Público e a justiça de Vacaria, o andamento do processo, não tenho dúvidas de que esses dois órgãos vão dar a resposta que a sociedade espera; não estou acusando ninguém, apenas dando publicidade a algo que é de interesse público, tudo aquilo que envolve o dinheiro do povo deve ser transparente, evidente que os acusados terão o direito da ampla defesa.

Mas segundo uma fonte, essa é apenas uma amostra daquilo que ainda está por vir, e mais, os atores envolvidos nesse caso, também atuaram nas irregularidades já comprovadas na Habitação. Ao que tudo indica, vai dar pano para a manga, espero que tudo seja apurado, sem proteção de ninguém.

Vamos aguardar os próximos passos, mas o processo já está na comarca local desde o início do mês de novembro; assim sendo, o jurídico já pode ir preparando a defesa.

terça-feira, 19 de novembro de 2019





CPI

A comissão parlamentar de inquérito, que apura irregularidades na habitação segue firme e forte, na sua missão de apurar esses fatos; aquilo que era uma possibilidade, agora é uma realidade. As denúncias que chegaram aos vereadores, e que por mais de um ano eu também recebo, são fatos concretos; a secretaria pratica irregularidades, foi exatamente essa a firmação do presidente de CPI.

Aliás, eu nunca tive dúvidas da veracidade das denúncias, para ter certeza disso, basta dar uma analisada nos atores envolvidos, no passado; e como sempre afirmei, o secretário, em que pese a sua folha corrida, nunca agiu de moto próprio, todos os atos praticados na secretaria tem o aval do prefeito, do secretário geral, e possivelmente, de mais um, como dizia aquela propaganda do desodorante Rexona, sempre cabe mais um. Poderia usar para definir esses atos, outra expressão popular que diz assim: Deus cria, o Diabo espalhe, e eles se juntam por conta, por interesses em comum.

O vereador presidente da CPI, foi enfático, a denúncias são verdadeiras, e a cada dia mais novas denúncias aparecem, (meu grifo).

Mas um fato grave me chamou a atenção, ou seja, o prefeito manda pessoas invadir bens particular, manda invadir terrenos, a exemplo do MST que manda pessoas invadir terras, propriedade privada; esse fato é muito grave, o prefeito pode e deve sofrer punições, como pode o chefe do executivo local orientar invasão de propriedade? No mínimo é um ato irresponsável, doar materiais de construção para tio também não é um ato legal, sei que durante pescarias com o prefeito, bebedeiras e farras, o chefe do executivo também costuma ser benevolente e fazer doações de materiais, de casas e mão de obra, uma verdadeira farra do boi, veja a que ponto chegou a coisa, de na habitação o modus operandi é esse, imagina em outros setores do governo, isso tudo aliado aos 12 years de experiências. Se não fosse trágico seria cômico, e pensar que a tática adotada pelo governo, é de registrar ocorrência policial contra quem fazer comentários e críticas nas redes sociais, segundo fonte eu estou na última leva, mas se não me intimido com ameaças físicas, não vai ser com ameaças de processos, pois na polícia vamos ter um inquérito vai ser analisado por um delegado, no MP temos promotores sérios e justos, e no judiciaria os juízes e juízas da nossa comarca julgam fatos; assim sendo, é nesse campo que as lides devem ser resolvidas.


PROJETO DA HABITAÇÃO


Os vereadores terão na próxima semana, mais uma chance ímpar de demostrar sua independência, pois vai à votação o projeto que altera as normas da habitação; esse projeto é um verdadeiro absurdo, as novas regras caso aprovadas vão estabelecer um verdadeiro absurdo no setor da habitação municipal. Caberá mais uma vez aos vereadores dizer não a mais esse ato irresponsável do executivo.

Não tenho dúvidas que esse é o memento para os nossos representantes no legislativo mostrar para o povo qual é a sua verdadeira função. Aguardaremos.






segunda-feira, 18 de novembro de 2019


REJEITADO 

O projeto do executivo, que visando aumentar impostos, foi rejeitado por unanimidade, todos os vereadores votaram não. Mais uma derrota do governo, que aos poucos vai assistindo sua derrocada, um governo perdulário, que gasta mal, governa mal, mas que tenta na base do escambo, fazer tudo aquilo que bem entende. Com certeza tem alguns tributos, ou taxas defasadas, mas em cima dessa desculpa, o prefeito pede que os vereadores assinem um cheque em branco, para sair gastando ao seu bel prazer. O tempo da malandragem, da esperteza já é passado, se fosse sério, teria priorizado as distorções, teria dado opção ao vereadores, mas se achando acima do bem e do mal, se julgando mais experto que todos, tentou novamente enfiar goela abaixo, um novo código tributário, sob alegação que era uma exigência do TCE, balela, queria era penalizar todos do mais rico ao mais pobre, queria mais dinheiro no seu caixa para usar no ano eleitoral, caiu do cavalo, ninguém caiu na armadilha, nem a sua base, foi uma derrota vexatória, nem mesmo um vereador da base é obrigado entrar  numa fria, de ir contra o povo para favorecer os caprichos do governo. Volto a dizer, se existe discrepância, o governo deveria atacar essas distorções, mas jamais tentar usar de malandragem para criar um novo código tributário. Dizer que alguns proprietários de imóveis ganham dinheiro com alugueis, que tem gente que possui muitos imóveis, não é justificativa para generalizar no aumento da carga tributária, se alguém tem muito, é fruto do seu trabalho e sua capacidade, devemos estar preocupados com aqueles que nada tem, esses sim precisam de apoio. Quanto ao discurso de que meia dúzia influencia o povo, acho que é uma justificativa simplória, e despida da realidade, pois uma meia dúzia jamais poderá influenciar uma população, mas se alguém tem esse poder de influência, nesse caso é bom já ir se acostumando, vai que alguém desse grupo de influenciadores, resolve agir tentando mudar isso que aí está na próxima eleição.


AUMENTO DE IMPOSTO


A câmara de vereadores mais uma vez, vota na sessão de hoje o projeto de aumento de imposto, o prefeito, ao que tundo indica, quer aprovar na base da insistência, se não falha a minha memória, essa deve ser terceira tentativa.
Um governo sem noção, que não tem a mínima condição de administrar nossa cidade. Mas segundo apurei, o projeto vai ser rechaçado mais uma vez, pois com a confirmação do voto do vereador Andrezinho, que se manifestou nas redes sócias mais uma vez contra o projeto, no máximo o prefeito vai conseguir um empate, e nesse caso o presidente do legislativo vai fulminar o governo. Tchau aumento de imposto.
Abaixo, vou postar um belo texto do professor Henry Bettanin, vale muito apena ler.









ELEIÇÃO


Segundo fontes, confiáveis, DEM-MDB-PSB estão fechado para a próxima eleição, e Dalla santa vai ser o nome. Agora resta saber como vão se posicionar Progressista e PTB.

PODEMOS já definiu que vai ter candidatura próprio, chapa puro sangue, possíveis coligações ainda podem acontecer, sem abrir mão da chapa, que tem com prioridade a saúde, que vai estar entregue nas mãos daquele que mais entende de saúde pública no município; e que tem coragem de bater de frente com o sistema.

sábado, 16 de novembro de 2019





AUMENTO DE IMPOSTO

O prefeito mais uma vez enviou para câmara de vereadores, o projeto que aumenta impostos no município, após novas adesões de vereadores a base governista, arrisco a dizer que dessa vez o projeto vai ser aprovado; assim sendo, num ano eleitoral mais verba para demagogia e propaganda eleitoreira.

Caro contribuinte, você vai receber de presente de Natal dos Manos, mais aumento no seu IPTU, e demais taxas cobradas pelo município; mais verba, mais CC, mais compras de todo gênero, mais propagando, mais verba para turismo em Brasília, tudo pela reeleição. Viva os Manos.


NOVA LEI DA HABITAÇÃO


O executivo a toque de caixa, após três anos de governo, após pintar e bordar na habitação, distribuir terrenos, casas, material de construção para familiares, poste padrão RGE, mão de obra para amigos com poder aquisitivo alto, com mais de um imóvel; de uma hora para outra, resolver mudar a lei de habitação, para anistiar o secretário, e o prefeito, o secretário geral e o Gilmar Mendes, pois todos eles, autorizam a prática ilegal e irregular, a intenção da nova lei, é absorver eles desse passado ilegal, imoral, asqueroso, desse passado de falcatruas; a intenção é jogar tudo para baixo do tapete; com a nova lei, pretende o governo anistiar todos aqueles envolvidos nesse jogo de imoralidade. Mas não se iludam, a orientação vem de fora, e o pior daquele que deveria ser isento. Triste mais esse é a realidade.

A imoralidade fica evidente, na medida que essa nova lei só foi enviada ao legislativo, após a viagem de turismo na capital, e após notícias de que a CPI iria solicitar ao prefeito o afastamento do secretário, que como já escrevi, não agia de moto próprio, agia sob o comando dos manos e do Gilmar Mendes da Vacaria; realmente aqui na lendária ainda não vivemos a era da lava jato, infelizmente. Vou reiterar, teve um caso de muito menos gravidade, envolvendo o responsável pelo esporte, e antes de qualquer sindicância, ele foi exonerado, mas ele não tinha o rabo de ninguém preso, na habitação a coisa é completamente diferente, se o secretario cair, ele cai atirando, e vai atingir inclusive gente poderosa que manda, mas não está no governo.


PATRIMÔNIO PÚBLICO


A falta de zelo com os bens públicos, deveria ser punida, mas não é o que acontece nesse governo, no setor de máquinas, o desvio de função é uma farra, tanto que pessoas sem a qualificação para operar máquinas pesadas, mas por serem amigos do governo ou de vereadores, recebem máquinas novas para trabalhar. Mais o pré-requisito, é ser amigo dos Manos ou indicado por vereador, inclusive aqueles enrustidos que fingem ser oposição.

Certamente devido a essa falta de experiência, ou de capacidade para operar máquinas, é que segundo uma fonte da secretaria das obras, nessa semana, uma das retroescavadeiras JCB, novas compradas por esse governo, trabalhando durante a semana em uma propriedade particular, num banhado, foi engolida pelo barro, e devido à falta do operador, acabou por fundir o motor, trancou, parou, escafedeu-se; devido a esse pequeno equivoco, a máquina com apenas 25 horas, teve que ser enviada para o conserto, fora de Vacaria, aliás JCB não possui revenda próxima de Vacaria, e não é uma máquina top de linha. Agora devido ao mau uso, não vai ter garantia, o você contribuinte que votar ara prefeito no ano que vem é que vai pagar o conserto. Por isso, precisamos aumentar imposto.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019











A RESPOSTA AO PEDIDO DE AFASTAMENTO DO SECRETÁRIO

O Assessor jurídico do município, que é cargo de confiança do prefeito, mas que é um grande profissional, excelente advogado, com vasto saber jurídico, foi acionado para dar um parecer no caso envolvendo o pedido de afastamento do secretário.

Considerando que o secretário tem a caixa preta da secretaria, dos fatos atuais, desse governo, e do passado, ou seja, do passivo da secretaria, e que o prefeito não deseja que seja revelado por nada nesse mundo; buscou acomodar as morangas mesmo antes da carreta sair do lugar, buscou dentro da jurisprudência, e certamente com o aval do Gilmar Mendes, que também poderia ser envolvido em pedidos na pasta, uma fórmula mágica para deixar tudo como antes no castelo de Abrantes.

Mas convenhamos, depois que o supremo mudou o entendimento sobre a prisão em segunda instância, e o Gilmar Mendes (o famoso), também mudou seu voto, tudo é possível, ainda mais aqui na Vacaria dos rodeios, que nem interior é, aqui é o anterior, que fica antes do interior; por isso vou interpretar a decisão anunciada sobre o fato.

Apesar das irregularidades gritantes, inequívocas, o governo e seus defensores, todos eles, de dentro do governo, e os palpiteiros de fora, mas que mandam também no governo; chegaram a seguinte conclusão: O secretário cometeu alguns deslizes, mas não foi o único, não agiu do moto próprio, assim sendo, ao afastar o secretário, o tiro sairia pela culatra, e poderia cair atirando, é uma bomba relógio, nitrogrecerina pura, poderia implodir o governo.

Assim sendo, e considerando que o secretário é candidato a vereador na próxima eleição, e como membro do primeiro escalão, ordenador de despesas, precisa de desincompatibilizar do cargo seis meses antes da eleição, criar uma comissão de sindicância interna com prazo de 60 dias para apurar os fatos, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias, é exatamente tudo aquilo que agrada ao secretário e ao prefeito, pois assim, nada muda, ninguém será punido, e segue o jogo, do ponto de vista do governo, um gol de placa; do ponto de vista moral, um absurdo, mas quem disse que políticos dessa estirpe se preocupam com a opinião pública, com moral e bons costumes?

Com certeza alguém pode pensar, é justo? E a justiça? Não existe alguma medida a ser tomada juridicamente? Ou não é possível recorrer a outro órgão para esse agir? Eu diria sim, o Natal está chegando, quem sabe no seu trenó puxado por Renas o papai Noel traga uma solução para esse e para outros fatos que passam despercebidos aos olhos daqueles que fingem seguir a lei e a ordem.

Além do mais, tenho ressalvas com sindicâncias, pois nesse governo, que é campeão de sindicância, no caso da Lava Diesel, fatos iguais tiveram interpretação diferente, operadores usados como bode expiatório foram demitidos, o argumento usado, foi que recibos comprovaram o recebimento de valores, recibos na casa de 400,00 reais em alguns casos, mas os mesmos recibos com valores superiores a 10 mil reais, não foi motivo para demitir outros operadores. Com certeza cada caso é um caso;




















PEDIDO DE AFASTAMENTO DO SECRETÁRIO


A comissão parlamentar de inquérito, através de seu presidente, o vereador Mauro (PSB), formalizou o pedido de afastamento do secretário da habitação, devido as denúncias que pesam contra ele, e ainda por tentar coagir testemunhas.
A decisão da CPI, está correta, e embasada e provas contundentes, assim sendo, a referida comissão agiu dentro da lei e em cima de fatos; caberá ao chefe do executivo, atender ou não a solicitação; mas eu diria que o prefeito está numa sinuca de bico, e pela bola sete.

Acontece que, todos os atos praticados na pasta, são de conhecimento do prefeito e do seu secretário geral, tem a anuência deles, várias das irregularidades praticadas são executadas por ordem deles, ou alguém imagina que o secretário doaria material de construção para os tios do prefeito, que moram no interior e possuem casa na cidade por conta própria? Por isso, entendo que o prefeito está numa sinuca de bico, e digo mais, o pedido de afastamento deveria ser mais amplo, claro que a corda sempre arrebenta na parte mais fraca. Nesse governo já aconteceu um fato envolvendo um cargo de confiança, mas sem comparação com os atuais, e o referido cargo de confiança foi exonerado, e instaurado uma sindicância para apurar o fato; e agora qual será o procedimento? Ou o palácio vai se julgar impedido, pois de aval as irregularidades.

Com relação aos membros do governo, de outras pastas, tenho todos na maior consideração, e sei que todos têm conduta ilibada, não podemos generalizar, e no caso do secretário da habitação e demais envolvidos, todos terão direito à ampla defesa.


PAU QUE DA EM CHICO DA EM FRANCISCO


Normalmente a população reclama do elevado número de cargos de confiança no executivo, muitos apadrinhados, sem capacidade e ganhando bem; e muitos desses são indicações de vereadores, tem vereador que tem mais de uma dezena de CC no executivo, mas tudo em sigilo.

Com relação ao legislativo, todos os vereadores têm direito a dois assessores para trabalhar no seu gabinete, além de outras vantagens; mas vereadores da base empregam muita gente no executivo, aquela velha troca de favores. Mas fiquei sabendo, que tem um vereador que conseguiu a façanha de nomear três CC no legislativo, para poder acomodar compromissos de campanha, tudo pelo povo, em nome do povo; aí eu pergunto, qual razão para apenas um edil ter 03 cargos no legislativo? O discurso de defensor das pobres e oprimidos não cola.


TREVO DA BR 116


O trânsito é um problema nacional, a tal mobilidade é o tema da moda, nossas estradas são péssimas, a sinalização precária, e o motorista não tem educação; multas e mais multas. Mas tem certas coisas que nem Freud explica, as obras no trevo da Br 116 com a Avenida Samuel Guazelli é um exemplo a ser copiado pela NASA.

Não sei quem foi o gênio que projetou aquela obra, mas sei que deveríamos chamar o Ministro para vir até a lendária, e copiar esse projeto e trazer o presidente da república para inaugurar; pois aquela coisa não pode ser chamado de obra, e o responsável deveria pagar o custo daquela aberração.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019












HABITAÇÃO


O setor da habitação, sempre foi uma prioridade do prefeito atual, ao longo da campanha, ele tinha como meta principal, uma auditoria naquela secretaria, pois segundo ele, aquela pasta era cheia de irregularidades, chega a usar outros termos quando se referia aquele setor. Mas logo que entrou no governo, mudou de ideia do dia para noite, bastou conquistar apoio de pessoas que trabalharam na pasta no governo que ele sucedeu, para esquecer tudo aquilo que falou durante a campanha. Cabe até uma pergunta, estaria mentindo ao longo da campanha, quando fazia graves acusações aos ex-comandantes daquele setor?


Uma coisa é certa, se existia irregularidades nada foi apurado, e o governo atual, passou a usar do mesmo expediente, mas foi além, aquelas possíveis irregularidades, passaram a ser normais, e o modus operandi da pasta foi ampliado ao quadrado.

As irregularidades, a falta de critério acabou gerando denúncias, que acabaram na criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), criada para apurar esses fatos, essas irregularidades; que na medida que avançam as investigações, fica evidente a participação do prefeito, tudo tem a outorga dele e de seu irmão.

Mas o pior nisso tudo, é que após instalada a CPI, o prefeito mando um projeto de lei para o legislativo, mudando as regras atuais da habitação, modificando a exigências, tornando mais branda, facilitando o acesso ao programa, ampliando a faixa de renda, possibilitando verdadeiros absurdos; mas esse afrouxamento das exigências, tenho um objetivo oculto, que é sem sombra de dúvidas, tentar esquentar, dar legalidade aos atos ilegais praticados ao longo desse período de 03(três anos) de desgoverno. Ora veja, o prefeito ao invés de demostrar interesse em esclarecer as dúvidas, ele afronta o bom senso, criando novas regras para o setor, isso tudo por ter maioria de votos na câmara, votos conseguidos por meio de escambo, e como sua base não tem compromisso com o povo, vai aprovar com certeza esse projeto, que só não foi aprovado na noite de ontem, devido a uma solicitação do Vereador Osvaldo, mas isso apenas protelou por 05 dias, nada mais. 
Cabe ao povo, ao eleitor, marcar o nome dos vereadores que vão aprovar essa aberração; e ano que vem, na hora do voto mandar essa turma para casa.



INAUGURAÇÃO

Aconteceu na manhã de hoje, a inauguração da pracinha da rede ferroviária, essa obra amplia as opções de lazer para os moradores daquele bairro; sem dúvida esse novo espaço vem de encontro aos desejos dos moradores que buscam por locais para o seu entretenimento, para caminhadas, para o lazer principalmente das crianças.

O prefeito estava acompanhado por seus apoiadores, por vereadores da base, pelos seus defensores, e funcionários, na sua ampla maioria CC, já que os concursados precisam trabalhar, fazer a prefeitura andar. Uma bela obra, aquele bairro em breve também recebera o viaduto para transposição da rede féria.


Na foto abaixo os convidados e apoiadores e um bebê muito feliz em estar ao lado do prefeito.




POLICIA CIVIL


A policia civil de Vacaria, vai fazer protesto contra o atraso nos salários, e contra o governo do estado.





terça-feira, 12 de novembro de 2019







O FUTURO SOMBRIO DO GOVERNO DOS MANOS

Por mais que o governo tente passar um ar de tranquilidade, e de normalidade, o palácio municipal vive dias de expectativa e de medo; dois acontecimentos tiram o sono do governo. Alguns eunucos e/ bobos da corte; feito papagaios, tentam por meio de postagens nas redes sociais ou de entrevistas bizarras, vender um governo que nunca existiu.

Nunca existiu em dois aspectos; ou seja, no progresso, e nas irregularidades, os fatos envolvendo a habitação, são apenas uma pequena amostra do jeito de governar dos Manos.

Com relação aos fatos envolvendo a secretaria da habitação, a cada dia novas descobertas, e o pior é que membros do governo tentam coagir, intimidar pessoas convocadas para depor; isso é muito grave; ou estamos no Texas?

Fiquei sabendo que na reunião da comissão na tarde de ontem foi aprovado o pedido de afastamento do secretário, agora caberá ao presidente encaminhar o pedido, ao prefeito ou ao judiciário. Uma das razões para o pedido é que segundo as pessoas que estão indo prestar depoimentos, elas vem sofrendo pressão para não falar e/ou mentir.
Além da CPI, entendo que o Ministério Público precisa agir para pôr ordem na casa, esse governo ultrapassa todos os limites, ainda mais que nada é feito sem o conhecimento do prefeito e de seu secretário geral, inclusive os pedidos muitas vezes partem deles.

Está mais que na hora do presidente da CPI tomar atitudes mais, mais drásticas.


Com relação a denúncia de propina nas licitações, a greve do judiciário, está dando um folego aos envolvidos, segundo fonte, o processo ainda está para na distribuição, mas ao que tudo indica a greve termina na quinta feira, aí a coisa vai ter de andar; apesar do segredo de justiça, certamente teremos desdobramentos.

Certamente não será apenas mais uma denúncia, daquelas que acabam em nada, os fatos são graves, e o contribuinte que paga esse tipo de coisa, precisa saber; políticos de peso a nível nacional foram presos, o tempo da impunidade já passou, apesar do STF e dos Gilmar Mendes.



VAGAS PARA DEFICIENTES

Um projeto legislativo, de autoria do vereador Marcelo Donde, pretende ampliar as vagas destinas aos deficientes físicos, para outros doentes, nesse caso nosso município vai ser pioneiro. Mães dos portadores de deficiência física realizaram um protesto pedindo respeito no uso dessas vagas; caso o projeto seja aprovado esse espaço vai ter filas.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019




SAÚDE

Segundo relatos do Dr. Marco Mahafus, o atendimento no plantão do HNSO, continua com os mesmos problemas; apesar do aporte de recursos por parte do município, muito pouco, quase nada mudou. Teve um caso que o vereador Osvaldo buscou solução junto ao médico Marco Mahfus, mas como sempre a direção comemora mais verbas parlamentares, que certamente vão ser usadas em obras; já que com doentes, os políticos não tiram fotos. Nada mudou infelizmente, mas ninguém tem coragem para colocar o dedo na ferida.


CPI

Na tarde de hoje a comissão vai continuar os trabalhos, a cada reunião mais fica a certeza das irregularidades, todos com aval dos Manos, mas nada foi feito até agora. Apesar da sugestão do Gilmar Mendes, ainda não foi solicitado nada mais concreto, como por exemplo o afastamento dos responsáveis. Seguimos aguardando.


ELEIÇÃO DO CONSELHO

Apesar das graves irregularidades, nada foi feito até agora, ao menos ninguém esclareceu nada, veio a público para dar uma satisfação. Segundo fontes, amanhã a advogada de alguns candidatos vai entrar com uma medida judicial visando anular essa vergonha.

Recebi uma conversa via WhatsApp entre a presidente do conselho e uma conselheira, sinceramente, a presidente acho que estava brincando, pois segundo o diálogo, parece que a intenção é de postergar ao máximo; uma vergonha se realmente essa for a intenção. Agora que todos os indícios levam a crer que houve irregularidades, eu não tenho dúvidas.







BUSCANDO APOIOS

O prefeito na tentativa de se reeleger, corre atrás de apoios e de coligações, distribui cargos e favores, e não mede esforços para atrair novas lideranças.

Assim sendo, foi visitar o pai da ex-prefeita de Muitos Capões, mas com segundas intenções, na verdade, ele queria era convidar a ex-prefeita, para assumir uma secretaria e apoiar ele na próxima eleição. Levou um não, e sua filha também foi convidada, mas ela por outro possível candidato, que queria ela de sua vice. No jogo eleitoral quem menos corre voa, mas é bom saber que esse voo não tem paraquedas; e o tombo pode ser fatal.


ALAGAMENTOS

Seria irresponsabilidade culpar o atual governo pelos alagamentos de sábado, mas dizer que ele não fez nada para solucionar os alagamentos também é uma verdade; enterrar canos na dá votos, asfalto e terceirizar serviços de máquinas, sempre rendem mais.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019






OJAC


A respeito do atraso no salário, fui informado pelo secretário Mario Almeida, que o município fez o repasse( Pagamento) para a tercerizada nessa nanhã. Assim sendo os funcionários vão receber seus salários provavelmente aind hoje.

O secretário disse que o pagamento está dentro da lei, que determina o pagamento até o quinto dia útil. Disse ainda, que esse contra tempo foi devido ao projeto que está parado na câmara aguardando votação.


PROCESSO CRIME


Fui informado que o processo criminal contra membros do governo chegou na comarca de Vacaria dia 01 de Novembro, vespera do dia de finados( dia dos Mortis), seria um preságio?

Mas brincadeiras a parte, uma coisa é certa, o fato é grave, e com tal deverá ser tratado pelo justiça e pelo MP; é um fato inédito, e grave, o contribuinte espera uma apuração exemplar. Mas o certo é que vai dar pano pra manga.

Lembro de uma clássico da música Sertaneja que falava assim: fizeram a última viagem, foi lá prô sertão de Goias. Será?



RESPOSTA

O secretário do planejamento respondeu o presidente do MDB, disse que não existe irregularidades no governo,  e que o presidente do MDB, esqueceu de parar, que tudo tem começo, meio e fim, mas tem gente que não percebe.

Mas negou qualquer possibilidade de irregularidades,  e que tudo continua em harmonia entre governo e imprensam

terça-feira, 5 de novembro de 2019







                    CHEGA!





CPI DA HABITAÇÃO

As denúncias são claras, irrefutáveis, o governo e sua base na comissão tentam desqualificar; fica evidente a tentativa do governo de brindar o seu secretário, e assim livrar a sua pela; pois as irregularidades praticadas, os desvios de finalidades na pasta, tem o aval dos MANOS.

Os depoimentos de ontem, não deixaram dúvidas, os depoentes foram orientas para tentar livrar a cara do prefeito, afinal de contas, o secretário jamais daria material para o tio e tia do prefeito por conta e risco; então uma pessoa que faz a entrega dos materiais na cara dura dizer que fez uma entrega no interior, zona rural e dizer que não sabe sequer o que ele entregou, por favor, vai ser dissimulado assim lá no gabinete.

Um dos homens fortes do governo, no seu depoimento de ontem perguntado se colocaria a mão no fogo pelo secretário disse que não; mas com certeza os Manos colocam, pois como brinde para o secretário, ou para se brindarem todos, viajaram para Brasília, para fazer turismo com nosso dinheiro, com o secretário alvo de graves denúncias; isso é rir da cara do povo; abusar de nosso dinheiro, na verdade, essa é prática corriqueiro dos Manos, levarem amigos para conhecer a capital, passear de avião, com diárias polpudas pagas pelo contribuinte; por isso, mais uma vez o projeto de aumento de imposto voltou ao executivo.

A CPI, já deveria ter solicitado o afastamento do secretário, na verdade o dele e o do prefeito, pois é claro que o desmando na pasta tem a ordem do prefeito. Sabemos que no voto o pedido de afastamento vai dar empate, mas cabe ao presidente o voto de minerva, e afastar o secretário é a vontade do governo, querem ele de bode expiatório, tanto que o nosso Gilmar Mendes já sinalizou nesse sentido, e será apenas o começa, por onde passa um boi passa uma boiada.

A evidências são claras, cristalinas, chega de enrolação, o cavalo passa encilhado, quem não monta vai a pé; chega de enrolação.

Já chega a denúncia crime que não chega por causa da greve dos servidores da justiça; mas tarda, mas não falha.

Post da vereadora Rita.









MORDAÇA NA MÍDIA

O governo sentiu o golpe, e recuou no caso relacionado a rádio cidade, tentam tapar o sol com a peneira, inclusive com postagem nas redes; o tiro saiu pela culatra; essa é a realidade; e mais coagir empresas que prestam serviço para o município a anunciar num emissora, e/ou coagir para não anunciar é uma prática no mínimo ilegal, e deveria ser apurada pelo Ministério Público. Mas eu disse deveria, no pretérito que conjuga o verbo no futuro do pretérito.

Mas a verdade é uma só, o governo botou pressão na rádio, um secretário ligou e deu o recado.

Agora querem pousar de democratas; não cola, fizeram pressão sim, ameaçaram com retirada da verba de propaganda sim, das empresas prestadoras de serviços no município também.


           
ALTERAÇÃO NA LEI ORGÂNICA

O vereador Maurão tentou mudar a lei orgânica, estabelecendo novos prazos para o prefeito responder os pedidos dos vereadores, que hoje é de 15 dias prorrogáveis por mais 15 dias; estabelecendo 30 dias direto sem prorrogação; para responder todo e qualquer pedido, mas a base do governo foi contra, e a alteração não passou. Segue o jogo, nada de agilizar as coisas, de tornar o serviço público mais transparente. Parabéns aos envolvidos, as máscaras sempre caem.





FILME

Eu assisti, e acho que muitos também assistiram um filme de suspense, que tinha como título, ´´Eu sei o que vocês fizeram no verão passado´´

Ao que tudo indica, em breve nos cinemas da região e no shopping um novo filme em exibição.

´´ EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NAS LICITAÇÕES PASSADAS´´

domingo, 3 de novembro de 2019







POLÍTICA

A primeira semana de novembro promete ser movimentada na área da política. A CPI da habitação promete novos desdobramentos, os depoimentos prosseguem, mas teremos novidades relacionadas ao caso; pois segundo fontes, a medida que os trabalhos vão avançando, mais irregularidades, vão surgindo, com participação do alto comando do governo.

Uma coisa é certa, essa CPI não vai virar em pizza, e segundo uma fonte, os vereadores membro da comissão prometem ir fundo nas investigações, e mesmo os vereadores da base, não pretendem passar a mão na cabeça de ninguém, nem mesmo do prefeito, pois todos os vereadores são sérios e com um nome a zelar.

Assim sendo, é bem provável que o trabalho da comissão resulte em cassação de mandato, e pode ser no executivo ou no legislativo, é bem provável que pela primeira vez na história nossa cidade tenha um vereador cassado, ou um prefeito cassado; ou ambos. Acontece que, o executivo não tem noção de como o homem público, o prefeito e seus secretários devem agir com o dinheiro público; eles metem os pés pelas mãos, não saberia dizer se por incompetência, ou por ignorar a lei, ignorar aquilo que não pode, talvez isso tudo seja fruto dos 12 years de experiência; mas uma coisa é certa, os problemas na habitação não são exclusivos do secretário, todos os atos na secretária são feitos com a anuência dos manos. Essas irregularidades, caracterizam também, desvio de finalidade, e nesse caso geram atos de improbidade.

Uma coisa é certa, o prefeito não pode sair distribuindo doações, a torto e a direito, sem critérios pré-estabelecidos, como por exemplo, não fica a critério do prefeito distribuir cestas básicas como ele bem entender, distribuir cestas básicas é função da assistência social, não da secretaria da agricultura. O certo é que é muito amadorismo aliado a incompetência.

CONTROLE DA IMPRENSA PELO EXECUTIVO

O controle da mídia, é o sonho de todo o ditador, do tirano, daquele que não gosta de ouvir o contraditório, de ouvir críticas, não gosta que as coisas irregulares sejam levadas ao público. Todos sabem como o atual governo age com a imprensa, com o objetivo de se brindar de críticas, tratando bem a imprensa, nada que venha a afetar o governo será noticiado.

Acontece que, na nossa cidade, temos uma rádio web, que adotou uma postura isenta, imparcial, e procura divulgar os fatos do dia a dia da cidade; e faz uma programação voltada para o entretenimento, mas sem esquecer da sua função de informar a comunidade sobre os fatos locais.

Assim sendo, a rádio cidade, abriu espaço para o presidente da CPI e para o relator, e entrevistou os dois vereadores, para informar a comunidade dos trabalhos; acontece que essa entrevista desagradou o governo.

Mas o pior ainda estava por vir, na sexta feira, a rádio cidade, entrevistou o presidente do MDB, que ao longo da entrevista, esclareceu alguns fatos, e deu mais detalhes do processo crime contra membros do governo, a entrevista com Eclair da Rosa, caiu como um míssil no palácio, principalmente pela a afirmação feita por Eclair, de que não será surpresa se alguém sair algemada da prefeitura; isso tudo devido a possíveis, eu diria prováveis irregularidades em licitações, cobrança de propina, a denúncia é muito grave, e certamente o Ministério Público vai agir com rigor, não é possível que depois de tudo que já aconteceu no Brasil, ainda teimem em praticar atos de corrupção.

Mas essa imparcialidade, custou caro para a rádio, pois numa atitude de retaliação, de pressão ou até mesmo de coação, o executivo retirou uma verba publicitária com a rádio, e orientou empresas que prestam serviço para o município a deixar de anunciar na rádio cidade, e essas empresas para não desagradar o governo, também cancelaram sua publicidade; e também determinou que um CC que tinha um programa na rádio todas as noites não fizesse mais o programa,  assim sendo, estamos diante de uma ditadura paga com nossos impostos, aos amigos do rei os benefícios da lei, e aos adversários os rigores da lei.

Sem dúvidas, isso é um absurdo, pois mais uma vez reafirmo o dinheiro do município não é do prefeito, e nesse caso, o governo deveria usar o mesmo espaço para rebater as críticas, para dar a versão do governo, mas jamais usar de pressão contra quem quer informar com isenção e imparcialidade.

Vou postar na integra a entrevista do presidente do MDB, para que todos tirem as suas conclusões.

MONITORAMENTO 

Fiquei sabendo que o serviço de inteligência do governo me monitora, não sei ainda se esse monitoramento é no campo político e das idéias, mas pode ser com outros fins, e considerando que no governo tem muita gente perigosa, e que se diz que mata ou que já matou, vou apurar melhor essa notícia, e se for o caso tomar a medidas cabíveis, esse que querem usar o poder em seu benefício fazem tudo para tentar se manter.


UMA BOA ATITUDE

O executivo vai dar uma nova destinação ao antigo colégio marista, sem sombra de dúvidas uma boa inciativa, sempre defendi que aquele amplo espaço estava sendo pouco utilizado. Transformar em um colégio é um grande notícia para Vacaria.


sexta-feira, 1 de novembro de 2019













ELEIÇÃO  DA CÂMARA


A escolha do novo presidente da câmara, vai ser o próximo embate entre oposição e situação; segundo fontes o novo presidente deve ser o Dr. Joaquim, tio do prefeito, pois agora com as novas adesões ao governo tem maioria na casa. Mesmo que alguns tentem negar o apoio ao governo.



ENTREVISTAS

A rádio cidade de Vacaria, cumprindo com sua função de informar, tem realizado importantes entrevistas, todas de interesse da nossa comunidade.

Na manhã de ontem entrevistou o presidente da CPI e o seu relator, que falaram sobre o andamento dos trabalhos, do grande número de denunciais, e da consistência das mesmas; segundo eles, o prazo deverá ser ampliado devido ao grande número de pessoas a serem ouvidas.
Ainda segundo os vereadores, a denúncias são as mais variadas, fotos, vídeos e documentos.

Na manhã de hoje o entrevistado foi o presidente do MDB, Eclair Duarte, que falou da próxima eleição, falou do seu partido, do momento político brasileiro e local; e mais, reforçou aquilo que venho comentando sobre a ação penal, contra membros do governo por suspeitas de fraudes nas licitações, e/ou cobrança de propinas, segundo as denúncias foi criado um grande esquema, a exemplo do mensalão criou-se uma espécie de departamento de propina, com gente que veio especialmente para realizar esse trabalho. Ainda segundo fontes, essas denúncias constam em áudios gravados, no quais é detalhada todo o esquema nos mínimos detalhes. Sempre falei de fatos pouco comum, tais como relógios em máquinas pesadas, mais um fato inédito, a exemplo dos certificados, que nosso município foi pioneiro, pois através desses certificados analfabetos concluem o segundo grau, e um dia após a conclusão continuam analfabetos.

Uma expressão usada pelo Dr. Eclair me chamou a atenção, segundo ele, devido a consistência das denúncias, não será surpresa se sair pessoas algemadas de dentro da prefeitura. Nesse caso, mais um pioneirismo da lendária na região; ainda mais, que nesse caso o Gilmar Mendes, não vai poder ajudar a tapar o sol com peneira.


COSNELHO TUTELAR

Os fatos ocorridos na eleição dispensam comentários, dezenas de eleição pelo estado já foram anuladas, ou suspensas, mas ao que tudo indica aqui na lendária nada vai acontecer. Caso se confirme, para mim não vai ser surpresa.