quarta-feira, 8 de março de 2017

















SAÚDE

O atual prefeito, durante sua campanha elencou a saúde como uma de suas prioridades, uma espécie de menina dos seus olhos; tanto que, escolheu a dedo o encarregado de comandar a pasta, correndo o risco de perder o seu comandante de uma hora para a outra, já que ele aguada o julgamento de um recurso da ação do Ministério Público que condenou o secretário por improbidade administrativa. Mas ao que tudo indica, a menina dos olhos virou o calcanhar de Aquiles, pois a situação da saúde no novo governo, apesar da escolha do melhor nome piorou e muito, o povo esta revoltado, a falta de pediatra é apenas uma das queixas; o fechamento das farmácias nos postos obrigando o povo vir até o centro para conseguir remédio é um absurdo, pode até ser uma questão administrativa, uma economia, mas o povo pobre não elegeu um economista, elegeu um homem do povo. A comunidade atendida pelo posto do Toscano e pelo posto da Petrópolis se sente abandonada, até o posto do bairro do prefeito deixa a desejar, segundo fontes o prefeito por sugestão do secretário vai construir uma grande unidade e unificar todos aqueles posto, tanto que já está com a compra de um novo terreno praticamente concretizada, apesar de o município dispor de vários terrenos nas imediações, inclusive um amplo espaço atrás da guarda municipal, onde se economizaria muito dinheiro, alias o fechamento das farmácias na rede de saúde tem como desculpa a economia, pois para funcionar precisa de um profissional da área. Não sou um especialista em saúde, mas tenho a solução para o problema, simples, rápida e barata. Mas não sou especialista na área. Desde o inicio do novo governo, vários médicos saíram da rede municipal de saúde, uns por aposentadoria, outros mandado embora, mas até agora ainda não apareceu os médicos dos nordestinos como havia afirmado o líder maior do PMDB, ainda tudo esta em compasso de espera, certamente no futuro teremos novidade, mas o certo é que a revolução prometida pelo prefeito e pelo seu especialista em saúde até agora não aconteceu, e o povo esta abandonado à própria sorte, a tele dos remédios ficou no rol das mentiras de campanha, a exemplo do corte nos CC, da Usina de Asfalto, da auditoria nas contas do governo passado; de novo mesmo apenas o novo método de conclusão do segundo grau.

Ainda com relação à construção de um grande posto, unificando todo o atendimento daquela região, entendo ser mais uma dessas obras desnecessárias, feitas apenas para deixar algo para poder dizer no futuro foi feito na minha administração, por mim, mas na verdade não passa de mais um devaneio feito à custa do dinheiro do povo; já dizia meu avô para saber mandar tem de saber fazer.



NOVOS VEREADORES


A nova safra de vereadores chegou ao legislativo com muito gás, principalmente os vereadores da oposição, que estão colocando um ritmo acelerado nos trabalhos da câmara, e agora com as sessões durante as tarde, obrigam os eleitos a se dedicarem com exclusividade ao seu mandato. Com relação aos pedidos feitos ao executivo, que separar as coisas.

1- Pedido de providências.

Os novos vereadores inundam o executivo com pedidos de providências, solicitam que as secretarias atendam a demanda da comunidade; com relação a esse tipo de pedido, entendo que o executivo deve seguir o seu cronograma de trabalho, por isso, não pode ficar atendo todo tipo de pedido feito pelos vereadores, mesmo os da base, afinal de contas cabe ao executivo decidir onde e quando fizer os trabalhos e/ou atender as demandas.

2- Pedidos de informações.

Com relação aos pedidos de informações, o executivo tem a obrigação de informar, de esclarecer todo e qualquer assunto relacionado com a administração, o prefeito tem sim que dar explicação, tem de informar, tem de esclarecer todos os seus atos. O vereador ao solicitar informações, esta agindo dentro de seu direito, de suas prerrogativas, afinal fiscalizar o prefeito é uma das suas atribuições. Todos os atos do prefeito devem ser públicos, todos os negócios do executivo devem ser transparentes, mas segundo fiquei sabendo o prefeito esta se negando a prestar as devidas informações, segundo fiquei sabendo, ele falou para um vereador da oposição que me 20 anos de mandato, ele nunca enviou um M... Dessas para o prefeito. Veja bem onde fomos amarrar o burro.



MEGA OPERAÇÃO


Nunca questionei a legalidade da ação, questionei a falta de bom senso, e o exagero do aparato montado pelo executivo, questionei a falta de sintonia entre as secretarias, pois nem bem o secretário de desenvolvimento, que não é secretário, é um adjunto, anuncia o camelódromo e se reúne com os ambulantes no salão de atos do prefeito e divulga na imprensa o grande do novo prefeito, o setor de fiscalização promove uma mega operação para retirar mercadorias sem procedência, mas após todo aquele triste espetáculo, segundo fontes, todos os camelos comprovaram a procedência das mercadorias, ficando restritas as apreensões à meia dúzia de CDs, mas o chefe da operação é um CC nomeado recentemente e sem a mínima condição de comandar o setor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário