sexta-feira, 31 de março de 2017




TROCAS NO GOVERNO

O inicio do governo Amadeu Boeira, é sem dúvida alguma o mais atrapalhado da história de Vacaria, a falta  experiência do prefeito, e as escolhas equivocadas na montagem de seu governo, somado a disputa de poder entre seu irmãos e o PMDB, travam a administração e criaram o fogo amigo já no inicio do seu mandato.

A nomeação de seu irmão, que tinha como objetivo agregar experiencia, foi um tiro no pé, pois o prefeito pagou um custo altíssimo, mas ao contrário do esperado, o tiro saiu pela culatra, e o prefeito colhei apenas impopularidade, e o título de não mandar nada.

Por outo lado, a saúde vai de mal a pior, e a sua escolha também não surtiu efeito, e piora dia a dia; segundo  fontes de dentro do palácio, a situação só vai melhorar quando mudar a empresa que administra a UPA, que segundo essa fonte, ainda é comandada por pessoas da administração passada, mas com respaldo dentro do governo, segundo essa fonte tudo esta dentro do planejamento que é enfraquecer o secretário da saúde, que é desafeto do secretário geral de governo, mano do prefeito. Na briga entre o mar e o rochedo, quem se mal é o marisco, e na briga entre os secretários, quem se da mal é o povo, sem médico, sem exame,, sem cirurgia, sem ter para onde correr.



REDUÇÃO DE GASTOS

O prefeito mais uma vez erra o alvo, desse vez quer aprovar um projeto que permite demitir servidores aposentados que ainda continuam trabalhando no governo, seguindo a lima do presidente Temer, a culpa é dos aposentados. No caso local, mais uma vez o prefeito resolve economizar centavos, pois ao achar que a solução para os problemas financeiros do município é a demissão de meia duzia de servidores aposentados, é admitir publicamente, que ele e sua equipe não tem a minima noção de como administrar o município, ainda mais que ele sabe que esse projeto não passa na câmara, assim sendo mais uma vez vai pagar  por um desgaste desnecessário; como foi o caso do presídio federal. Além disso, caso esse projeto prosperasse, todos sabem que para cada um aposentado demitido, no  mínimo uma dezena seria nomeado, abrir mão  da experiência e  da capacidade desses servidores é um absurdo sem precedentes.


TROCA DE SECRETÁRIOS

A troca  no planejamento não deve ser a única, outros secretários devem cair, falam em mudança para melhorar a base na câmara, e/ou por quebra de braço; fortes comentários dizem que podemos teer mudanças na educação; e que o secretario de obras  pode acabar na câamara.

quarta-feira, 29 de março de 2017













OS PINGOS NOS IS 

Criticar os erros do inicio do governo Amadeu Boeira, não significa que passei a aprovar o governo passado, não mudei minha opinião sobre o governo do PT.  Continuo como a minha opinião sobre a administração passada, a única diferença é que o governo do partido dos trabalhadores eu não ajudei a eleger, e o governo atual eu votei e trabalhei para eleger. Por isso, não posso e não deve compactuar com os mesmos erros, alias, erros esses, que afirmei na campanha ao lado do candidato que não se repetiriam. Não concordava com horas-extras sem trabalhar, e não posso concordar agora, não concordava com perseguições,, e continuo não concordando, sempre fui totalmente contra o emprego de parentes,, que tinha no  governo passado, e continuo com a mesma posição. Sempre ressaltei a falta de capacidade de alguns CC no governo do PT, que ocupavam cargos estratégicos no governo, e não posso e não devo aceitar a mesma prática no governo que ajudei a eleger.

Sempre fui um grande crítico do número exagerado de CC e de terceirizados no governo do PT, não posso concordar com a mesma prática no atual governo; a compra de apoio pelo ex-prefeito, foi um tema que sempre bati pesado, pois essa prática acaba com a independência entre os poder, alias, sempre me acompanhou nessa tese, o ex-vereador Eclair da Rosa, mas percebo que essa prática foi adotada pelo atual prefeito, ao que tudo indica, ainda não tenho informação sobre o nepotismo trocado entre municípios, prática adotada pelos ex-prefeitos de Vacaria e Monte Alegre; a coerência deve permanecer independente de que esta no poder.


Por isso, acho acertada a decisão do prefeito de parar com a construção de postos de saúdes pelos bairros, o orçamento não comporta um posto de saúde em cada esquina; precisamos é de atendimento e de resolubilidade.

Com relação aos pedidos de providências dos vereadores de oposição, entendo serem justos e legítimos, mas considerando que a ampla maioria da bancada oposicionista fez parte do governo passado, eram CC no governo do PT, imagino que eles sabem que os problemas relacionados aos seus pedidos não começaram no dia 03 de Janeiro, alguns dos problemas alvo dos pedidos, aguardam solução por quase uma década, e considerando que os autores dos pedidos já estiveram no governo ou faziam parte da base do governo passado, e considerando ainda que tais problemas não foram solucionados ao longo de oito anos de governo do PT, tais problemas não poderiam ser resolvidos em menos de 90 dias de governo.


TROCA DE SECRETÁRIOS

O prefeito disse que vai trocar secretários, segundo ele o secretário do planejamento deve ser exonerado no final do mês, não falou se vai nomear outra para o seu lugar. Com relação ao secretário que vai deixar a pasta, por justiça, tenho que afirmar que sua troca vai acontecer por problemas de relacionamento entre ele e seus comandados, mas com relação ao péssimos serviços prestados na pasta, isso deve ser debitado na conta da secretário executiva, pois quem manda na secretaria é ela, o secretaria faz apenas um papel decorativo, sem autoridade para autorizar e/ou negar.


CORTE NOS GASTOS

A queda na arrecadação assusta o novo prefeito, segundo ele caso se confirme as projeções, poderá adotar turno único, a adoção de turno único, penaliza sem dúvidas apenas o contribuinte, a tal economia na pratica não acontece, e o turno único apenas protela a realização dos serviços, o atendimento ao contribuinte. Considerando que o salário dos funcionários concursados é irredutível, e os mesmo tem estabilidade, para economizar de verdade, em caso de turno único o prefeito deveria reduzir o seu salário e de todos os CC 50%, demitir mais de 50% dos CC, inclusive os cargos secretários, reduzir o estafe do vice prefeito, inclusive o seu salário, suspender a compra do terreno do novo posto, e reduzir os alugueis pagos pelo município haja visto os espaços vagos no antigo colégio São Francisco.


CPI

Os membros da comissão parlamentar de inquérito, realizam a primeira reunião na tarde de hoje, a relatoria ficou com o vereador do partido progressista(PP), que é governista, mas teve o seu afilhado na guarda retirado do  cargo de forma abrupta e intempestiva; apesar de ser da base, a postura do comando não foi do agrado do edil.

terça-feira, 28 de março de 2017













PREFEITO NO RÁDIO





O prefeito municipal concedeu entrevistas nas rádios locais para falar de seu governo, e dos problemas no governo. Ao que tudo indica o prefeito vai começar a governar, alguns tópicos da sua entrevista de hoje na Rádio Fátima, ficou evidente que o prefeito vai assumir o comando; gostei da sua entrevista, pois deixou claro que não vê problemas nas investigações sobre a guarda por outros órgãos, mas afirmou que se a sindicância apontar irregularidades tomara as devidas providências.


Ao longo da entrevista falou da queda na receita, disse que vai ser preciso um grande esforço para economizar, e não descarta demitir CC, falou que o secretário do planejamento vai ser exonerado no final do mês, e que pode ter mais trocas no secretariado. Com relação a mexer no time, sempre falei que o bom técnico muda ainda no primeiro tempo, ainda com relação ao corte de gastos, e possíveis demissões de CC, essa atitude vai gerar discórdias, e resta saber se ele já combinou com os três gurus, pois as grandes maiorias dos cargos não são de sua autoria, resta saber ainda se os cortes vão atingir Monte Alegre dos Campos.


Com relação à troca de secretários, acredito que tem de trocar por falta de capacidade, pois de nada adianta trocar seis por meia dúzia, uma vez que o salário do adjunto é quase igual o do titular; não basta não nomear secretários como é o caso de três pastas, e na contra mão encher de apadrinhados no segundo e no terceiro escalão.


Mas sem sombra de dúvidas diria que essa é uma boa notícia, e essa é a postura do Amadeu candidato, aquele que emprestei o meu apoio.


Com relação aos fatos relacionados à guarda municipal, acredito que tão logo sua sindicância conclua os trabalhos teremos profundas mudanças.

domingo, 26 de março de 2017











GUARDA MUNICIPAL



A polemica envolvendo a guarda municipal é um fato lamentável, mas precisa ser investigado, lamentável na medida em que mais de 80% dos guardas alega perseguição e sustenta que as acusações ao comando são todas procedentes; lamentável, pois tudo isso poderia ter sido evitado no início, lamentável na medida em que o guru do prefeito nada fez para evitar, e o piro é que ainda afirma que não vai dar em nada, que se na lava jata não da em nada aqui também não vai dar em nada. Mais lamentável ainda, é saber que ainda existe politico que conserva a cultura da impunidade, talvez, essa seja a única cultura de alguns velhos políticos.

Fiquei sabendo que o prefeito ordenou a abertura de uma sindicância, tudo leva crer que o chefe do executivo quer saber a realidade dos fatos, não pretende esperar pela CPI e/ou pela investigação do Ministério Público. Agindo assim, certamente ele terá a realidade dos fatos antes, e poderá agir de oficio, sem ser provocado. Fiquei sabendo que ele recebeu uma cópia de todos os print, decerto analisou, os documentos provas de perseguições e assédios, pois com relação as tais horas pagas sem trabalhar que ele tanto combateu, basta solicitar ao departamento de pessoal, mas parece que ai falta à experiência administrativa, e sua assessoria se mostra inoperante.


O afastamento do ouvidor e do corregedor pegou muito mal, pois ambos estavam investigando os fatos, não tinham relação com as denuncias, mas estavam em rota de colisão com o comando, suas indicações não eram do agrado do comando, ambos da cota do vereador do partido progressista (PP), como parte do negócio visando seu apoio ao governo, mas esse episódio mostrou que o vereador não goza de prestigio junto ao governo, pois sequer foi informado da troca, ficou sabendo por terceiros.


Segundo fontes o vereador será o relator, apesar de aliado do governo, levou uma bola nas costas, e vai ter se detiver nos fatos, independente de que venha a ser atingido.


A oposição promete uma investigação rigorosa e com muita responsabilidade, o prefeito que ao longo de seus vinte anos de mandato como vereador foi um questionador nas CPI, agora vai ser questionado, pois certamente ele e seu irmão serão convocados para depor.



Considerando que teremos uma CPI, uma sindicância e mais o Ministério Público analisando esse caso, tudo indica que nada vai passar em branco, e não vamos ter Pizza.


Na verdade, todo o ocupante de um cargo público, tem o dever de informar tudo aquilo que acontece na sua atividade, principalmente políticos, na basta ser honesto, tem de ser honesto, o cargo é passageiro, e tem prazo de validade, mas essa validade pode ser antecipada, os exemplos estão por toda parte, enganam-se aqueles que imaginam que a coisa pública é de sua propriedade. 

quinta-feira, 23 de março de 2017

GUARDA MUNICIPAL

A presidente em exercício da associação dos guardas municipais e mais uma comitiva de guardas, esteviveram reunidos com o prefeito  Amadeu Boeira. O objetivo da associação era levar pessoalmente ao chefe do executivo os problemas envolvendo o comando, queriam ouvir do prefeito a sua posição diante dos fatos. Segundo os presentes no encontro o prefeito afirmou que vai dar mais uma chance ao comando, deve mexer nos casos de nepotismo, disse que jamais determinou cortes de horas extras como represália, disse que  desde o início de seu governo determinou uma redução para conter gastos, por isso limitou em 40 horas por guarda. Vejam bem 40 horas-extras era o limite, nesse caso qualquer caso acima desse limite estipulado pelo prefeito se caracteriza numa desobediência. Como ja escrevi, economia em certos casos é sinônimo de porcaria.(pra alguns no governo precisarei vou ter de explicar o significado de sinônimo). Cortar horas extras na guarda significa, posto roubado de noite, fechado na madrugada e povo ao relento, siguinifica falta de segurança nos colegios e crianças desprotegidas e a bandidagem liberada na frente das escolas.

Na verdade o prefeito precisa governar o seu governo, é inadmissível que suas ordens não sejam cumpridas, impossível que um prefeito de uma cidade pequena não consiga ter uma noção daquilo que acontece, claro que já esta virando jurisprudência o fato das ordens do prefeito esbarrar nas ordens do seu secretario experiente. Na verdade o prefeito pode fazer desse limão uma limonada, pois todas as denúncias e ou possíveis irregularidades podem e devem ser apuradas por ele, e com muito mais agilidade, deve tomar as providências que o caso exige antes da conclusão da CPI, mas é claro que qualquer atitude sua em relação a gurada, vai servir de modelo para todo seu governo, principalmente os cargos políticos; se não pode na gurada, não pode no governo, e todos dabemos que o nepotismo esta espalhado por todos setores, por meio de Cc e das terceirizadas.

Mas como diz o ditado, tem males que vem pra bem, quem sabe não é agora a hora do prefeito começar a cumprir as promessas de campanha, ou sua entrevista logo após a eleição onde descartou a participação de membros da família.

Ainda sobre a gurada, a associação tem uma assembléia amanhã, e também vai enttegar denúncia no Ministério Público, informa ainda que foi feito uma ocorrência na delegacia; com relação ao afastamento so corregedor e do ouvidor, deve ser impetrado um mandado de segurança.




quarta-feira, 22 de março de 2017

CPI DA GUARDA

Nunca na história do nosso município, um prefeito enfrenta uma onde de denúncias , e em menos de noventa dias de mandato, já enfrenta a primeira CPI.  Mas segundo fontes do legislativo, esse é apenas a primeira, mais duas estão a caminho; uma investigar a enxurrada de certificados de conclusão do segundo, e outra para apurar o desrespeito da lei do nepotismo no serviço público municipal por meio de CC e/ou terceirizadas.

Mas com relação ao caso da guarda, na tarde de ontem as denúncias foram entregues ao presidente do legislativo.  Os fatos apresentados na denúncia  são horas-extras pagas irregularmente , assédio moral, perseguição e outris fatos envolvendo ocorrências com familiares.

Os fatos denunciados são de extrema gravidade, e segundo os próprios guardas, eram de conhecimento do secretário geral e do próprio prefeito, mas ambos desconsideraram as denúncias, e fizeram pouco caso dos fatos narrados na denúncia.

Na verdade, a falta de experiência do prefeito, foi decissiva, pois ele poderia e, deveria ter cortado o mal pela raiz, mas por se tratar de indicações políticas, daquwles que realmente mandam no governo, não teve coragem de agir, e acabou provando o próprio veneno (pagou horas-extras  irregular) , e como diz um velho ditado, nada como um dia após o outro. Na verdade o prefeito jogou no lixo as principais promessas de campanha, ou seja, corte de Cc, emprego de parentes, horas-extras, usina de asfalto, e pessoas com capacidade para tocar as secretarias.

Mas ainda com relação ao caso da guarda, o apresentador Betao Carneiro, afirmou que não vai dar em nada , " vai virar em pizza" quero com a devida vênia, discordar do meu amigo; pois não existe mais espaço para denúncias virarem em pizza, o momento atual não admite mais pizzas no serviço público; alem disso, se as denúncias forem improcedentes, deixam de ser denúncias, e passam a ser calúnias, e nesse caso, os responsáveis devem ser punidos.

Mas volto a frisar, não vislumbro falsidade nas denúncias, além  das denúncias, temos um atropelo as leis, pois o afastamento do ouvidir e do corregedor é eivado de irregularidade; segundo a lei federal que regulamenta as guardas municipais, esses dois cargos após nomeados, so podem serem removidos depois de um processo intetno, mas mesmo assim terá de passar por votação na câmara de vereadores.  Assim sendo, temos só nesse fato duas ilegalidade .

A imprensa local repercutui o caso, cumpriu o se papel de informar a comunidade.

Outro fato a ser destacado, diz respeito às ameaças do comando de retirar os guradas da praça e das ruas.

O governo sabia e não agiu para evitar todo esse problema, aliás, ficou comprovado que ele ainda não tomou posse, entregou a administração nas mãos daquele que vendeu a ilusão de ter experiência administrativa, um verdadeiro conto do vigário, ta na hora do prefeito assumir, ou ele poderá ter sérios problemas no futuro, e esse futuro é agora, com um final anunciado .

segunda-feira, 20 de março de 2017







Foto abaixo mostra o grande número de guardas presente na sessão de hoje, quando formalizaram a denuncia.(foto rádio Fátima).




CPI DA GUARDA

A criação de uma comissão parlamentar de inquérito foi oficializada na sessão de hoje à tarde, após uma reunião com uma grande de número de guardas municipais e com todos os vereadores presentes no evento, na sessão dessa terça feira serão escolhidos os membros da comissão, entre eles o presidente e o relator.

Vou tentar esclarecer os motivos que levaram a câmara de vereadores decidirem pela criação da CPI. Segundo os denunciantes, no caso os guardas, o atual comando comete várias irregularidades, entre elas horas-extras pagas para membros do comando sem que os mesmos façam a referidas horas extras, além do nepotismo, os guardas alegam perseguição e favorecimentos aos mais chegados.  Com relação a essas possíveis irregularidades, os guardas presentes hoje no legislativo, afirmaram que as mesmas já tinham sido feitas ao ouvidor e ao corregedor, mas que assim que os fatos começaram a serem apurados os dois foram afastados do cargo na sexta feira após a volta do prefeito, mas que só ficaram sabendo do afastamento após terem seus nomes incluídos na escala de trabalho da semana, mas em momento algum foram informados do afastamento. Mas um novo corregedor da foi colocado no cargo, mesmo sem portaria, e comunicaram ainda, que a porta da sala foi arrombada e a fechadura foi trocada, alegam ainda que o computador com os dados foi acessado, apesar de possuir senha. Realmente o a fato é grave, e precisa ser apurado com rigor, pois vai contra tudo que o atual prefeito prometeu como candidato.


Na verdade, o prefeito esta completamente perdido, entregou a prefeitura para terceiros, deixou as coisas na mão de pessoas sem capacidade, como já afirmei anteriormente, ou ele assume as rédeas, ou corre sério risco de não completar seu mandato, quem escala mal o time tem de trocar ainda no primeiro tempo para tentar virar o jogo; nossa prefeitura virou um empreguismo generalizado, virou um local de acomodamento de parentes, estão atropelando as leis, o nepotismo impera solto. Por falar em lei, o prefeito esta numa sinuca de bico, pois após nomear os corregedor e o ouvidor para o cargo, os mesmos só podem ser substituídos por falta grave e/ou algum motivo que justifique sua substituição, mas isso tudo após o devido processo legal e ainda assim precisa da aprovação de legislativo; percebe-se que o prefeito esta perdido e muito mal assessorado.


Mas seus problemas não acabaram, pois nós próximos dias, devemos ter mais uma CPI, dessa vez para investigar o nepotismo no governo, e os certificados de conclusão do segundo grau, aqueles que permitem que analfabetos funcionais concluam o segundo grau. Por isso, volto a frisar, ou o prefeito muda o time ou vai ter muitos problemas pela frente. Cabe lembrar, que ao contrário do governo passado, o atual prefeito não tem maioria na câmara e a oposição é atuante e quer marcar história no legislativo.
.

A situação do prefeito com relação ao problema da guarda é muito delicada, e apenas uma decisão poderia amenizar um pouco a sua postura diante dos problemas na guarda.


Mais uma vez quero reiterar, que até me provem o contrário, tenho o prefeito como uma pessoa séria, honesta e muito trabalhadora, mas é um homem humilde, e sem experiência administrativa, que se cercou de pessoas sem capacidade, sem experiência, por isso, esta começando de forma lamentável o seu governo, passa a impressão que não tem noção daquilo que acontece no governo, tanto que, hoje no programa do Miro Santos, ao responder três perguntas, ele deixou claro que não sabe o que acontece no seu governo. 

sábado, 18 de março de 2017

TROCA NA GUARDA

O prefeito ao montar o comando da guarda municipal, tentou fazer no comando da guarda, uma mistura heterogênea, tentou juntar PP e PMDB, e a coisa na funcionou; a experiência do irmão importado de monte alegre não deu certo, volto a frisar administrar a secretaria da saúde aqui em Vacaria requer mais capacidade, tanto que o prefeito nomeou Douglas para a saúde contrariando a vobrade do mano. Mas voltando ao caso da guarda, o comando já foi alterado, a chefia su substitui o corregedor e o ouvidor, e ambis tomaram conhecimento por terceiros; mas  essa substituição pode abalar as relações com o vereador do PP que ainda apóia o governo " Ainda "

VIAGEM AO PLANALTO

O prefeito fez a sua primeira viagem oficial  para Brasília, acompanhado do seu mano e do vereador do PDT, aquele que fez campanha para o candidato do PT e depois virou a casaca para garantir o emprego dos parceiros.  Mas com relação a viagem, de concreto só a foto com o o deputado Alceu Moreira, foi agradecer a verba que já esta acertada pelo verador Andrezinho do PMDB com a ajuda do lider do partido Eclair da Rosa, aind não foi divulgado nada sobre recursos oriundos dos ministérios, nem quantos projetos já foram protocolados; mas considerando que o seu irmão foi colocado na secretaria geral por causa de sua grande influência junto aos ministros do govetno Temer, em breve Vacaria vai ser um canteiro de obras, ainda mais que o seu projeto inicial que era um presídio foi por água abaixo; mas o povo vibrou 99% da população era contra esse presente de grego.

CERTIFICADOS E NEPOTISMO

Segundo uma fonte da câmara, em breve será instalada duas CPI  para investigar esses fatos, o nepotismo invadiu a prefeitura, apesar da lei vedar expressamente a contratação de parentes; inclusive por meio das terceirizadas, na verdade segundo a lei mesmo no cargo de secretário, a exceção se da para pessoas com especialização para o cargo, e não é o que acontece com os nomeados para o primeiro e segundo escalão.  Na verdade o Minisso Público, precusa se posicionar sobre esses dois fatos, afinal de contas não podemos em tempos de lava jato aceitar uma invasão de certificados que são no mínimo questionáveis, pois os diplonados em alguns casos mal e porcamente assinam o nome. Impossível assistir esse cenário de braços cruzados.

quinta-feira, 16 de março de 2017











NOVOS VEREADORES

Conversei com alguns dos vereadores da nova casa, os eleitos pela primeira vez, aqueles que ainda não possuem os velhos hábitos da velha política. Percebi que a revolta com a entrevista do advogado do vereador expulso é muito grande; por isso, fiz questão de ouvir a entrevista concedida ao apresentador Miro Santos, que certamente vai conceder direito de resposta aos representantes do PTB, pois o advogado faz duras críticas e graves acusações ao partido.

Dito isso, quero com de devida Vênia, discordar do nobre causídico com relação às críticas feita por ele ao novo estilo adotado pelos vereadores de oposição, segundo ele, a câmara virou elitista, pois com as sessões durante o dia, impossibilita que os vereadores continuem trabalhando, por isso, serão forçados a deixarem seus empregos, e nos casos dos que são funcionário público, terão de pedir uma licença não remunerada, e que vereador não é profissão. Concordo que vereador não é profissão, mas apesar de não ser, ganha muito bem, alias um exagero para comparecer apenas duas noites por semana, com no máximo duas horas por noite, ainda mais que, nem um dos atuas vereadores ganhava ou ganha no seu trabalho privado, um salário igual ao que recebe como vereador, assim sendo, bico acaba sendo o seu emprego. A alegação de que daqui a quatro anos podemos ter vários desempregados, é uma questão de escolha, correr ou não o risco, pois uma coisa é certa, acabou o tempo em que vereadores se eternizavam no poder por décadas, faziam de conta que trabalhavam e gastavam uma fortuna para se eleger, pois ser vereador virou um grande negócio, mas a leva dos vereadores com mais de uma dezena de mandato graças a Deus acabou na última eleição, e exceto dois que agora vivem à custa do executivo, o resto precisa trabalhar. Todos sabem que tem gente que fez do mandato uma profissão, e com seu mandato na mão negociou outros benefícios, e vive ate hoje gozando do dinheiro público usufruindo de vários cargos sem precisar trabalhar. A postura da nova legislatura e correta, e o futuro pertencem a Deus, mas com essa entrevista o ex-vereador arrumou duas CPI para o novo prefeito, que se não acabarem em Pizza, certamente vão mostrar um começo lamentável de um governo que não governa, e que se não tomar as rédeas vai ter muitos problemas ao longo de seu governo, por isso, é bom ficar esperto, pois o PMDB é campeão em assumir executivo sem vencer eleições.

Com relação à expulsão do vereador, acho que essa é a única forma de moralizar a política, de valorizar os partidos, e essa deveria a posição adotada por todos os partidos que possuem vereadores que se acham acima do bem e do mal.


PLANEJAMENTO


Ao longo da campanha eleitoral, o candidato do PSDB, prometeu dar uma atenção especial ao planejamento, pois segundo ele essa secretaria planeja todo o governo. Ao longo da campanha, por inúmeras vezes o ouvi dizer que era inadmissível o contribuinte esperar quase noventa dias para conseguir uma certidão, para conseguir uma autorização para o número de sua casa. Por isso, em todas as suas palestras, prometia mudar, mas também prometeu reduzir em no mínimo 30% os cargos de CC, passado a eleição, nem uma coisa nem outra, a secretaria do planejamento, a mais importante segundo o candidato, hoje tem um secretário decorativo, que não tem poder para nada, apenas cumpre seu horário e vai embora, e no final do mês pega seu salário. Ao contrário daquilo que prometeu, a exemplo da redução dos CC, a secretaria esta a cada dia mais burocratizada, e a demora aumento, exceto a autorização para número no caso de invasões, apesar dos dados serem públicos, hoje qualquer profissional que precise uma informação sobre um referido imóvel, só consegue com a presença do proprietário, um verdadeiro retrocesso, alias ao que tudo indica essa é a marca do novo governo.

quarta-feira, 15 de março de 2017

PTB

O partido trabalhista brasileiro, reuniu seu diretório para votar o caso do vereador que desobedeceu a orientação partidária; colocado em votação, o vereador foi expulso do partido. Com relação a sua expulsão, o fato a ser destaco é que o próprio vereador entendeu que agiu errado, e votou sua pela sua expulsão; fiquei na dúvida, será que foi orientação da sua defesa.



NOVOS VEREADORES


O líder máximo do PMDB no município, e ex vereador, disse em entrevista, que os novos vereadores estão elitizando o mandato de vereador, disse que ainda que alguns vereadores fazem coisas inacreditáveis. A entrevista desagradou os novos vereadores, principalmente os da oposição, e como resposta, já articulam duas CPI, uma para investigar o Nepotismo dentro do governo, e outra para investigar o derrame de certificados de conclusão do segundo grau.


CAMELÓDROMO


Os vendedores ambulantes já estão no novo espaço, mas fiquei com um dúvida, esse espaço é apenas para os Senegalês, pois ao lango da Marechal Floriano, e da Ramiro Barcelos, ainda encontramos ambulantes vendendo seu objetos tranquilamente. exercendo o sagrado direito de ir e vir. e no caso comercializar.

domingo, 12 de março de 2017








FOTO ABAIXO É NA UPA









OS PROBLEMAS DO NOVO GOVERNO


O início do governo Amadeu, consegue um grande feito, desagrada geral, as atitudes de seus secretários, contrariam suas promessas de campanha, e segundo fiquei sabendo, a sua base na câmara, já começa a reclamar dos seus gurus, já pediu a cabeça de dois. O governo já começou em descrédito, quando ele nomeou seu irmão para secretário geral de governo, e cedeu as pressões do PMDB e encheu o seu governo de CC, sejam eles no quadro geral, ou através das terceirizadas. A promessa de corte nos cargos de confiança em 30% foi por água abaixo, e hoje já emprega mais que o governo do PT. Ao contrário daquilo que prometeu na campanha, e eu estava junto, não cortou os gastos com apadrinhados, nem as horas extras, cortou gastos em saúde.

A decisão de fechar as farmácias nas UBS, pode até estar correta do ponto de vista da economia, pois a entrega de remédios, obrigatoriamente deve ser por profissional da área, e isso aumenta os custos. Mas como justificar esse tipo de economia, se ele enche a prefeitura de apadrinhados, emprega os desempregados de Monte Alegre dos Campos, emprega os CC do governo do PT, e pretende construir mais um grande posto de saúde. O fechamento das farmácias nos postos dos bairros obriga o povo a se deslocar até o Postão para tentar conseguir remédio, e isso gera um grande problema. Além de fechar as farmácias, o novo governo, retirou os guardas municipais, com os postos fechado, o povo fica na rua na madrugada esperando para tentar um consulta. A retirada dos guardas ainda gerou outro grave problema, pois nesse curto espaço de tempo, cinco UBS já foram arrombadas durante a noite, o povo fica do lado de fora e os ladrões deitam e rolam, nesse caso, deitam e roubam. Com relação à retirada dos guardas segundo fontes, foi uma decisão do novo comando da guarda, que não quer pagar horas extras.


Com relação à guarda municipal, fiquei sabendo que várias denuncias já chegaram até os vereadores da oposição, segundo um assessor parlamentar, as denuncias são diversas, vão desde horas extras pagas a quem não faz pessoas ligadas ao comando, que apenas cumprem o expediente normal, mas em alguns casos recebem como se trabalhassem 24 horas por dia. Além do caso das horas extras, também existe denuncias de nepotismo, pois segundo a lei, marido e mulher não podem receber FG no mesmo local; além das horas e do nepotismo, também tem denuncia de perseguição aos colegas, um verdadeira caça as bruxas, segundo essa fonte, até monitoramento das redes sociais esta acontecendo, com ordem até para excluir postagens.

Considerando que o novo prefeito, afirmou que ninguém receberia horas extras sem trabalhar, e quem recebe Função Gratificada, entendo que não deve receber horas extras, imagino que o prefeito não pode concordar que a velha pratica do governo passado continue acontecendo, ou seja, horas extras para melhorar o salário. Ainda com relação aos custos e cargos, na guarda, o governo austero do prefeito Amadeu, dobrou o número de chefes.

Com relação a esses fatos, fica evidente aquilo que comentei na última postagem, o prefeito não sabe a metade da missa, e os três gurus deitam e rolam, ou ele assume o comando, ou teremos o caos.

Todos nós sabemos que aguarda conta com uma corregedoria e uma ouvidoria, e que deve investigar com rigor essas denuncias, independente do partido que indicou o ocupante do cargo, de quem é o padrinho, ninguém pode ser acusado injustamente, mas ninguém pode ter privilégios, independente do partido.

Além dos problemas com as farmácias, a saúde vive um verdadeiro caos, falta medico, e o atendimento nas UBS e na UPA tem recebido da população criticas generalizadas, ao que tudo indica a revolução prometida pelo prefeito ficou no caminho a exemplo da tele entrega, mas na contra mão o número de cargos na saúde também aumentou, tudo em nome da economia.

Segundo uma fonte, as tais denuncias entregues aos vereadores é fruto de fogo amigo, da disputa de poder , além das denuncias oficiais, circula ainda uma série de denuncias anônimas, que tem como origem o velho fogo amigo. Assim sendo, esta na hora do prefeito assumir.

sexta-feira, 10 de março de 2017









SAÚDE-PLANEJAMENTO ETC




Quero começar meu comentário hoje, dizendo que ainda acredito no prefeito Amadeu, mas ele precisa com certa urgência, voltar a ser o velho Amadeu dos cinco anos de mandatos na câmara, com várias atuações como presidentes do legislativo. Aquele que comprou a sede própria, que fez concurso para os cargos na casa. Ainda quero poder falar para o meu povo, que valeu a pena bater de porta em porta com o candidato Amadeu e pedir votos para mudar Vacaria. Tenho convicção que ajudei muitos, pois as cobranças diárias e o arrependimento dos amigos que nele votaram não deixam dúvidas, são provas incontestáveis que ajudei e muito eleger ele como prefeito. Na verdade, o nosso prefeito, não manda nada, esta refém de meia dúzia de gurus, que na verdade são três, mas está na hora dele começar a mandar. Já esta na hora dele acordar e ver que os três que mandam na prefeitura na campanha dois ficavam nos bastidores e o outro o grande chefão de seu governo nem aqui estava. Alguns podem dizer que é muito cedo, que seu mando começou faz pouco mais de sessenta dias, e eu concordo, mas é preciso que ele admita que ele escalou muito mal seu time, e o bom técnico quando erra na escalação, troca o time ainda no primeiro tempo. Mas com relação ao pouco tempo de governo, que derrubar essa tese, afinal de contas, ele escalou para a transição, seu irmão e nomeou-o como secretário geral de governo, sob a alegação que ao nomear seu Mano, estaria colocando no cargo mais importante do governo alguém com 12 anos de experiência, escalou ainda para a transição, o assessor jurídico de Pinhal da Serra, por entender que estava colocando na transição a sabedoria jurídica, e para completar o time ou um verdadeiro Triunvirato, para preparar o terreno para o novo governo, mas ao contrário daquilo que se imaginava esse trio apenas buscou se inteirar das vagas de CC, das terceirizadas, para acomodar apaniguados.


Qualquer analfabeto sabe, ou deveria saber que na coisa pública, tudo precisa de licitação, tudo precisa ser licitado, mas considerando que os encarregados da transição começaram a tomar conta da prefeitura ainda no mês de Outubro, logo após a eleição, deveriam eles ter se inteirado dos estoques de remédios, dos contratos a vencer, de tudo que envolve a administração, mas ao que tudo indica, a experiência dos notáveis era um engodo, nada sabiam, nada fizeram, nada fazem, além de empregar parceiros, e mais parceiros, e o pior gente que votou no PP, no PDT e no PT, um inclusive que hoje ocupa um cargo de coordenação, era um dos coordenadores da campanha do PP, e tinha conhecimento das calunias e baixarias contra o candidato Amadeu, mas esta no governo por indicação de um dos gurus. Apenas mudaram os nomes, mas nada mudou, mas a máquina esta ainda mais inchada de gente sem ter o que fazer. O prefeito não pode e não deve ser refém de ninguém, o povo votou nele, e ninguém é intocável, as denuncias circulam com certa frequência, cartas anônimas, que apesar de anônimas trazem detalhes de coisas internas, que só quem esta lá dentro sabe; uma coisa é certa, o funcionário concursado não aceita esse tipo de coisa, por isso, a corrupção acaba vindo à tona.

O planejamento vive uma situação sui generis, com menos de 15 dias de governo, o secretário já tinha registrado ocorrência policial alegando sumiço de documentos, essa situação criou um péssimo ambiente, e segundo fontes ligadas ao prefeito, ele demitiria o secretária logo completasse um mês, mas decerto mudou de ideia. Certamente fez outro planejamento, ou tudo esta dentro do planejado, ou seja; nada.


A saúde esta um caos, a retirado dos guardas que abriam os postos na madrugada, e a falta de médicos revolta o povo, a falta de médicos pediatra é inadmissível. Na avaliação das pessoas, a saúde piorou, na verdade, o povo desaprova o novo governo, algo inédito, o governo já iniciou em descrédito, fruto de algumas nomeações, mas sem sombra de duvidas o novo método adotado para concluir o segundo grau, foi sem dúvida o maior motivo; principalmente por que seu irmão foi um dos que concluiu o segundo grau.


Com relação a esses certificados, gostaria de saber qual a posição da comissão de educação da câmara de vereadores, não é admissível, que ninguém sequer questione, afinal de contas se é tão fácil assim concluir o segundo grau, temos centenas de pessoas que precisam ter acesso a esse benefício. Um caso parecido em Porto Alegre foi noticiado pela RBS, e a promotoria esta investigando, será que aqui nada vai ser feito, e vai ficar o dito pelo não dito.







SAÚDE-PLANEJAMENTO ETC


Quero começar meu comentário hoje, dizendo que ainda acredito no prefeito Amadeu,mas ele precisa com uma certa urgência, voltar a ser o velho Amadeu dos cinco anos de mandatos na câmara, com várias atuações como presidente do legislativo.aquele que comprou a sede própria,que fez concurso para os cargos na casa. Ainda quero poder falar para o meu povo, que valeu a pena bater de porta em porta com o candidato Amadeu e pedir votos para mudar Vacaria. Tenho convicção que ajudei muitos, pois as cobranças diárias e o arrependimentos dos amigos que nele votaram graças ao meus empenho, e ao meu prestigio, são provas incontestáveis que ajudei e muito eleger ele como prefeito. Na verdade, o nosso prefeito, não manda nada, esta refém de meia duzia de gurus, que na verdade são três, mas ta na hora dele começar a mandar. Já esta na hora dele acordar e ver que os três que mandam na prefeitura na campanha dois ficavam nos bastidores e o outro o grande chefão de seu governo nem aqui estava. Alguns podem dizer que é muito cedo, que seu mando começou faz pouco mais de sessenta dias, e eu concordo, mas é preciso que ele admita que ele escalou muito mal seu time, e o bom técnico quando erra na escalação, troca o time ainda no primeiro tempo. Mas com relação ao pouco tempo de governo, que derrubar essa tese, afinal de contas, ele escalou para a transição, seu irmão e nomeou ele como secretário geral de governo, sob a alegação que ao nomear seu Mano, estaria colocando no cargo mais importante do governo alguém com 12 anos de experiencia, escalou ainda para a transição, o assessor jurídico de Pinhal da Serra, por entender que estava colocando na transição a sabedoria jurídica, e para completar o time ou um verdadeiro Triunvirato,para preparar o terreno para o novo governo, mas ao contrária daquilo que se imaginava, esse trio apenas buscou se inteirar das vagas de CC , das terceirizadas, para acomodar apaniguados.


Qualquer analfabeto sabe, ou deveria saber, que na coisa pública, tudo precisa de licitação, tudo precisa ser licitado, mas considerando que os encarregados da transição começaram a tomar conta da prefeitura ainda no mês de Outubro, logo após a eleição, deveriam eles ter se inteirado dos estoques de remédios, dos contratos a vencer, de tudo que envolve a administração, mas ao que tudo indica, a experiência dos notáveis era um engodo, nada sabiam, nada fizeram, nada fazem, além de empregar parceiros, e mais parceiros, e o pior gente que votou no PP, no PDT e no PT partido que o atual prefeito tanto odeio, um inclusive que hoje ocupa um cargo de coordenação, era um dos coordenadores da campanha do PP, e tinha conhecimento das calunias e baixarias contra o candidato Amadeu, mas esta no governo por indicação de um dos gurus. Apenas mudaram os nomes, mas nada mudou, mas a máquina esta ainda mais inchada de gente sem ter o que fazer. O prefeito não pode e não deve ser refém de ninguém,, o povo votou nele, e ninguém é intocável, as denuncias circulam com uma certa frequência, cartas anônimas, que apesar de anônimas trazem detalhes de coisas internas, que só quem esta lá dentro sabe; uma coisa é certa, o funcionário concursado não aceita esse tipo de coisa, por isso, a corrupção acaba vindo a tona.

O planejamento vive um situação sui generis, com menos de 15 dias de governo, o secretário já tinha registrado ocorrência policial alegando sumiço de documentos, essa situação criou um péssimo ambiente, e segundo fontes ligadas ao prefeito, ele demitiria o secretária logo completasse um mês, mas decerto mudou de ideia. Certamente fez outro planejamento, ou tudo esta dentro do planejado, ou seja; nada.


A saúde esta um caos, a retirado dos guardas que abriam os postos na madrugada, e a falta de médicos revolta o povo, a falta de médicos pediatra é inadmissível. Na avaliação das pessoas, a saúde piorou, na verdade, o povo desaprova o novo governo, algo inédito, o governo já iniciou em descrédito, fruto de algumas nomeações, mas sem sombra de duvidas o novo método adotado para concluir o segundo grau, foi sem dúvida o maior motivo; principalmente por que seu irmão foi um dos que concluiu o segundo grau.

Com relação a esses certificados, gostaria de saber qual a posição da comissão de educação da câmara de vereadores, não é admissível, que ninguém sequer questione, afinal de contas se é tão fácil assim concluir o segundo grau, temos centenas de pessoas que precisam ter acesso a esse benefício.Um caso parecido em Porto Alegre, foi noticiado pela RBS, e a promotoria esta investigando, será que aqui nada vai ser feito, e vai ficar o dito pelo não dito.


Com relação ao corte nos cargos de confiança, seja CC ou terceirizados, o portal da transparência não deixa duvidas, já nomeou muito mais que o PT, na OJAC também, nomear cargos de confiança virou a principal atividade do governo.

quarta-feira, 8 de março de 2017

















SAÚDE

O atual prefeito, durante sua campanha elencou a saúde como uma de suas prioridades, uma espécie de menina dos seus olhos; tanto que, escolheu a dedo o encarregado de comandar a pasta, correndo o risco de perder o seu comandante de uma hora para a outra, já que ele aguada o julgamento de um recurso da ação do Ministério Público que condenou o secretário por improbidade administrativa. Mas ao que tudo indica, a menina dos olhos virou o calcanhar de Aquiles, pois a situação da saúde no novo governo, apesar da escolha do melhor nome piorou e muito, o povo esta revoltado, a falta de pediatra é apenas uma das queixas; o fechamento das farmácias nos postos obrigando o povo vir até o centro para conseguir remédio é um absurdo, pode até ser uma questão administrativa, uma economia, mas o povo pobre não elegeu um economista, elegeu um homem do povo. A comunidade atendida pelo posto do Toscano e pelo posto da Petrópolis se sente abandonada, até o posto do bairro do prefeito deixa a desejar, segundo fontes o prefeito por sugestão do secretário vai construir uma grande unidade e unificar todos aqueles posto, tanto que já está com a compra de um novo terreno praticamente concretizada, apesar de o município dispor de vários terrenos nas imediações, inclusive um amplo espaço atrás da guarda municipal, onde se economizaria muito dinheiro, alias o fechamento das farmácias na rede de saúde tem como desculpa a economia, pois para funcionar precisa de um profissional da área. Não sou um especialista em saúde, mas tenho a solução para o problema, simples, rápida e barata. Mas não sou especialista na área. Desde o inicio do novo governo, vários médicos saíram da rede municipal de saúde, uns por aposentadoria, outros mandado embora, mas até agora ainda não apareceu os médicos dos nordestinos como havia afirmado o líder maior do PMDB, ainda tudo esta em compasso de espera, certamente no futuro teremos novidade, mas o certo é que a revolução prometida pelo prefeito e pelo seu especialista em saúde até agora não aconteceu, e o povo esta abandonado à própria sorte, a tele dos remédios ficou no rol das mentiras de campanha, a exemplo do corte nos CC, da Usina de Asfalto, da auditoria nas contas do governo passado; de novo mesmo apenas o novo método de conclusão do segundo grau.

Ainda com relação à construção de um grande posto, unificando todo o atendimento daquela região, entendo ser mais uma dessas obras desnecessárias, feitas apenas para deixar algo para poder dizer no futuro foi feito na minha administração, por mim, mas na verdade não passa de mais um devaneio feito à custa do dinheiro do povo; já dizia meu avô para saber mandar tem de saber fazer.



NOVOS VEREADORES


A nova safra de vereadores chegou ao legislativo com muito gás, principalmente os vereadores da oposição, que estão colocando um ritmo acelerado nos trabalhos da câmara, e agora com as sessões durante as tarde, obrigam os eleitos a se dedicarem com exclusividade ao seu mandato. Com relação aos pedidos feitos ao executivo, que separar as coisas.

1- Pedido de providências.

Os novos vereadores inundam o executivo com pedidos de providências, solicitam que as secretarias atendam a demanda da comunidade; com relação a esse tipo de pedido, entendo que o executivo deve seguir o seu cronograma de trabalho, por isso, não pode ficar atendo todo tipo de pedido feito pelos vereadores, mesmo os da base, afinal de contas cabe ao executivo decidir onde e quando fizer os trabalhos e/ou atender as demandas.

2- Pedidos de informações.

Com relação aos pedidos de informações, o executivo tem a obrigação de informar, de esclarecer todo e qualquer assunto relacionado com a administração, o prefeito tem sim que dar explicação, tem de informar, tem de esclarecer todos os seus atos. O vereador ao solicitar informações, esta agindo dentro de seu direito, de suas prerrogativas, afinal fiscalizar o prefeito é uma das suas atribuições. Todos os atos do prefeito devem ser públicos, todos os negócios do executivo devem ser transparentes, mas segundo fiquei sabendo o prefeito esta se negando a prestar as devidas informações, segundo fiquei sabendo, ele falou para um vereador da oposição que me 20 anos de mandato, ele nunca enviou um M... Dessas para o prefeito. Veja bem onde fomos amarrar o burro.



MEGA OPERAÇÃO


Nunca questionei a legalidade da ação, questionei a falta de bom senso, e o exagero do aparato montado pelo executivo, questionei a falta de sintonia entre as secretarias, pois nem bem o secretário de desenvolvimento, que não é secretário, é um adjunto, anuncia o camelódromo e se reúne com os ambulantes no salão de atos do prefeito e divulga na imprensa o grande do novo prefeito, o setor de fiscalização promove uma mega operação para retirar mercadorias sem procedência, mas após todo aquele triste espetáculo, segundo fontes, todos os camelos comprovaram a procedência das mercadorias, ficando restritas as apreensões à meia dúzia de CDs, mas o chefe da operação é um CC nomeado recentemente e sem a mínima condição de comandar o setor.






terça-feira, 7 de março de 2017









MEGA OPERAÇÃO


A população de Vacaria foi surpreendida na tarde de ontem, por uma mega operação, uma verdadeira operação de guerra, como a primeira impressão é a que fica quem viu ou ouviu falar, imaginou que as forças de segurança numa ação integrada, estão na captura de bandidos de alta periculosidade, no mínimo assaltantes de banco; ruas trancadas, policiais com armamento pesado, povo assustado.

Mas pasme essa mega operação, comandada pela administração municipal, visava uma vistoria, ou um pente fino em meia dúzia de camelos, vendedores de bugigangas, na verdade, essa operação busca saber se essas bugigangas tinham notas, qual sua procedência. O chefe da operação parecia um verdadeiro Capitão do Mato, aquele que perseguia escravos fujões, mostrando a falta de preparo do atual governo para comandar o município. Outro fato que deve ser destacado é a falta de comunicação dentro do atual governo, apesar de tanto gente no setor, pois não faz muito tempo, que o secretário de desenvolvimento anunciou na imprensa local, a única realização do atual prefeito até o momento, que é a criação do camelódromo, e após esse anuncio, fez uma reunião com os ora inspecionados no salão de atos da prefeitura, para anunciar com pompas a maior realização do governo Amadeu, a criação de um local para os ambulantes ou festejado camelódromo. Agora fico na duvida, teria o secretário se reunido no salão de atos da prefeitura, nas barbas do prefeito com contrabandistas, com sonegadores, mas até onde eu sei o município cobra uma taxa desses ambulantes, e mediante essa taxa ficam eles autorizados a comercializar as suas bugigangas; estaria a o setor responsável pela cobrança autorizando algo que pode ser ilegal. E agora, como fica o camelódromo, será ocupado por vendedores suspeitos de venderem produtos sem procedências, realmente começa mal à nova república de Vacaria.


Quero ressaltar que ninguém aqui esta fazendo uma apologia ao crime, ninguém prega a sonegação de impostos, mas a lei é para todos, e assim sendo deve ser aplicada para todos, seja um vendedor ambulante ou uma grande rede, e a lei deve ser cumprida pelo prefeito em todos os setores, qual a posição do prefeito com relação às invasões de terrenos públicos, praças, finais de rua e etc., que segundo fiquei sabendo, vem aumentando nesse governo; qual sua posição com relação a esse tema.


Mas com relação à mega operação de ontem, o ato de vistoriar os vendedores, de buscar saber a procedências das mercadorias foi dentro da lei, mas a condução da operação foi um desastre, segundo fiquei sabendo, na hora de finalizar o mega evento, ninguém sabia o que fazer e/ou como fazer, virou uma espécie de toma que o filho é teu, fiquei sabendo que acabaram devolvendo as mercadorias, em tempo de crise foi no mínimo uma operação para os cofres do município, segundo uma fonte, os responsáveis pelo evento serão convocados para dar explicações na câmara de vereadores que promete investigar o caso.



SESSÕES EM NOVO HORÁRIO

Os vereadores aprovaram na noite de ontem, a mudança no horário das sessões do nosso legislativo, por oito votos a sete, ou seja, a oposição mudou o horário das sessões e das reuniões das comissões, assim sendo, na próxima semana teremos nas tardes de segundas e terças feiras as sessões ordinárias, e nas quartas e nas quintas os vereadores estarão presente na casa para trabalhos nas respectivas comissões. Na verdade, acaba o famoso bico como vereador, pois apesar do salário, a grande maioria dos vereadores ao longo dos anos fez do mando um bico, uma maneira de aumentar sua renda; com essa nova lei, acaba o vereador bico, vai ter de.

 Comparecer quatro tarde por semana na casa. Parabéns aos vereadores de oposição pela bela iniciativa.

quinta-feira, 2 de março de 2017








OS DOIS MESES DO GOVERNO AMADEU



Após dois meses de governo Amadeu, é possível afirmar, que praticamente nada mudou, é obvio que em sessenta dias, é impossível fazer milagres, por outro lado, é tempo suficiente para apresentar um esboço do seu projeto de governo. Mas seguindo aquele velho ditado, que no mundo na se cria, tudo se copia, o novo governo, é uma cópia fiel do governo do PT, que alias, foi apoiado pelo atual prefeito ao longo de 7 anos; seguindo a risca tal e qual o velho governo, empreguismo exagerado, compra de apoio na câmara, cargos em troca de apoio, e por ai vai. Não tenho dúvidas, que precisamos dar um tempo para os novos projetos, afinal de contas, o prefeito nunca administrou nada, não tem experiência, por isso, trouxe seu irmão para comandar a prefeitura, afinal de contas administrou o município vizinho de Monte Alegre dos Campos por 12 anos, claro que comandar um bairro em Vacaria, demanda mais conhecimento, e exige mais tempo; e ao que tudo indica, o seu irmão, apenas distribui e faz triagens dos pedidos de cargos do PMDB e de outros apadrinhados, mamãe me acuda. Ao contrário do outro governo, que tinha uma postura mais populista, que procurava ir ao encontro dos desejos do povo, o governo de Amadeu Boeira, parece que esqueceu o discurso de ser um homem do povo, humilde lá no bairro, pois em 60 dias como prefeito, já tomou medidas contra o desejo do povo, ou seja, sancionou o aumento abusivo das passagens, acabou com a distribuição de remédio nos postos do bairro, apesar de prometer entregar remédios nas casas através de uma tele entrega, tirou os guardas que abriam os postos para o povo na madrugada, isso tudo em dois meses de governo. Ao que tudo indica, teremos uma espécie de continuidade do velho governo. Mas nem tudo esta perdido, temos a nossa candidatura para receber um presídio Federal. Usina de asfalto, auditoria, corte de no mínimo 30% das despesas e dos CC ficou apenas no discurso. Como dizia um personagem do programa humorístico Viva o Gordo (e eu acreditei). Mas como mudar se ele trouxe junto vereadores do governo do PT, uns hoje são secretários, manteve mais de uma dezena de CC do governo do passado, isso tudo somado a sua falta de experiência, isso tudo aliado ao jeito PMDB de encher os governos de cargos, fica muito complicado para o novo prefeito mostrar seu trabalho. Claro que ninguém esta exigindo que ele seja o um João Dória, mas muito menos um poste.



Com relação aos vereadores, parece que os papeis se inverteram, ao contrario da legislatura passada, a oposição tem maioria, e a atual oposição é atuante na fiscalização do prefeito, e cumpre na integra o seu papel, fiscaliza, cobra providências, e elabora projetos. A bancada da situação, que é formada por sete vereadores segue as orientações do prefeito, mas apenas o vereador Andrezinho e o vereador Donde, esboçam algum tipo de reação aos oposicionistas do seu chefe. A semelhança é tão grande, que o partido do prefeito, elegeu a versão feminina do vereador do PDT que apoia o governo, entram mudos e saem calados, apenas sim, não, contra ou a favor, nada mais.






UM ATO INUSITADO E NULO



O presidente do partido progressista (PP) reuniu alguns filiados, para deliberar assuntos de extrema importância, e de forma intempestiva, resolveu promover mudanças na executiva do partido, de uma forma totalmente ilegal. Caso o presidente, e essa meia dúzia que resolveram promover esse atentado ao estatuto do partido não saibam, só existe uma maneira de mudar diretória e/ou a executiva; que é através da convenção partidária, convocada, dentro da legislação eleitoral. Caso contrário, qualquer ato é nulo e sem validade alguma, outra forma de mudança, seria um ato extremo do presidente estadual intervindo no diretório municipal.

Assim sendo, a mudança no secretário do partido, não existe, não tem validade legal, qualquer ato não tem validade, por isso existem os suplentes, tanto na executiva, quanto no diretório, e qualquer mudança deve seguir a ordem de preferência entre os suplentes, não existe outra possibilidade.



Na verdade, o mandato da atual executiva, do diretório, e do atual presidente, esta na sua reta final, e sem condições alguma de continuar a comandar o partido, cabe ao presidente, dentro da lei e do estatuto do partido, convocar a convenção, para que os filiados do partido, democraticamente, elejam o novo diretório, e dentro do prazo legal, o diretório escolhe a nova executiva e novo presidente.