terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CPI DA SAÚDE


O tema é conhecido, eu diria que já é um velho conhecido, assunto requentado. Mas um novo ingrediente pode colocar lenha na fogueira e mudar o rumo da investigação; esse fato novo é convocação do médico Marco Antônio Mahfus, que vai prestar depoimento na Quarta-feira. A CPI investiga problemas no atendimento SUS, nos repasses públicos, e no SAMU, todos nós sabemos que o Dr. Mahfus é um grande conhecedor do funcionamento interno do hospital, já foi diretor, por isso, conhece como poucos como funciona o atendimento e a parte burocrática.

O depoimento do Dr. Marco Antônio é esperado com muita expectativa, e causa até um certo pânico, nos bastidores do HNSO; todos nós sabemos que o referido médico é um defensor intransigente do bom atendimento aos pacientes independente do tipo de convênio, tanto que devido a sua postura, já foi inclusive processado pela direção do hospital. A atuação do médico resultou também no descredenciamento de alguns colegas que atendiam SUS, que exigiam melhorias nas condições oferecidas aos pacientes desse convênio.

A noticia sobre o depoimento do médico na CPI pegou de surpresa o setor, tanto que por mero acaso, tudo aquilo que era guardado a sete chaves veio a público no dia de ontem, e a falta de profissionais no plantão foi denunciado na imprensa no dia de ontem pelo próprio hospital; o engraçado é que esse assunto já foi abordado no blog, além da falta de plantonista relatei as denuncias de problemas na grade do plantão onde plantonistas fazem mais de 24 horas de plantão, e outros médicos da grade de plantão presencial que sequer estão na cidade, o engraçado é que esse assunto só veio à tona dois dias antes do depoimento de Marco Antônio, mesmo tendo sido denunciado pelo blog e pelo médico ainda no ano passado, e o pior é que as autoridades com poder para intervir fizeram vistas grossos. Vamos aguardar a postura dessa CPI, esta mais que na hora de sair do papel, os vereadores precisam dar a resposta que a sociedade espera, afinal são muito bem pagos para defender o povo, e essa pode ser uma oportunidade impar para eles.

COLIGAÇÕES E BLOCOS


Quem madruga Deus ajuda, boi lerdo bebe água com barro; na politica, saber conversar, ter humildade, é um grande começo. Partidos pequenos, sem espaço no cenário devem buscar o seu lugar ao sol, afinal todos tem esse direito. A formação do primeiro bloco de pequenos partidos mostra que seus dirigentes não estão dormindo; após a formação desse bloco, a cotação dessa frente se valorizou quem quiser sentar vai ter de colocar na mesa boas propostas; ou seja, oferecer cargos.


O grande beneficiado com essa formação, foi o vereador do PSB, acontece que após o episódio da saída do governo, ele ficou isolado no seu partido, apenas um CC deixou o governo, e essa situação arranhou a imagem de grande líder. Com a formação do bloco envolvendo PSD e Solidariedade, o vereador voltou a dar as cartas no seu partido; seu poder de persuasão foi capaz de convencer o presidente do Solidariedade a mudar de ideia, já ele não aceitava de forma alguma coligar com partidos que fizeram parte do governo do PT, e fez esse acordo sem consultar seu diretório, pois sequer o seu vice tinha conhecimento do acordo. Temos que reconhecer que o vereador do PSB marcou um gol e larga na frente de todos os outros em matéria de coligação. Na verdade Dalla Santa quer concorrer na majoritária, e pode vir a ser o representante da via, na politica tudo pode acontecer, ele também tem uma grande ligação com o presidente do PP desde os tempos em que foi secretario de desenvolvimento do município e trabalharam juntos para divulgar nossa cidade e suas potencialidades. Considerando que a politica é muito dinâmica, a última noticia logo pode ser a penúltima. Com relação a coligação entre PP e PMDB, ainda é muito cedo para afirmar que estarão juntos, eu diria que essa possibilidade já esteve mais concreta. A possibilidade de Celso Gobeti sair como candidato voltou a pauta, o empresário que passa férias em Cancun no México  vai tratar do assunto no seu retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário