quinta-feira, 12 de novembro de 2015

As pessoas me questionam sobre a próxima composição da câmara de vereadores, quais as previsões para a futura formação da casa. Por isso eu respondo, não faço previsão , que faz previsão é meteorologista.

Mas certamente teremos uma grande renovação, motivada pela não reeleição de alguns, e pela desistência em concorrer de outros; é possível afirmar que só não concorrerão a reeleição aqueles que estiverem fazendo parte de uma chapa majoritária, ou seja, concorrendo ao cargo de prefeito ou de vice. Nesse caso temos como certo o vereador do PSDB e mais algumas possibilidades, mas ainda não arrisco afirmar que teremos mais que um representante da câmara, talvez represente também o continuísmo, o vereador do do PDT; mas muitos apostam que ele não encara essa parada.

Com relação a atual composição, é certo que na janela de Janeiro, haverá troca de partidos, o PSDB deve receber três novos vereadores, mas existe também uma possibilidade forte de dois vereadores deixarem o PT. Nesse caso, seriam cinco trocas de partidos, o certo é que DEM-PPS vão ficar sem representante na casa, e o PP vai ficar apenas com a vereadora. mas existe a possibilidade de mais partido ficar sem representante na casa.

Com relação a novidades como candidatos, o PTB terá uma de seus mais antigo filiado concorrendo a uma cadeira no legislativo, trata-se de lauro Pires, que apesar da executivo não gostar da ideia ele vai colocar seu nome para a disputa na próxima eleição.

O PSDB vai lançar o filho do seu candidato a prefeito para disputar uma vaga, é também uma novidade interessante.

O partido progressista, pretende lançar uma nominata forte para fazer a maior bancada da câmara, terá nomes como do ex- deputado Appio, a atual vereadora Jane, o ex- vereador Romeu Lovato, o médico Marcos Mahafus, e mais outros nomes que devem assinar ficha nos próximos dias. A possibilidade concreta da candidatura do ex- prefeito Aneglo Pegoraro anima os filiados para concorrer ao legislativo, essa possibilidade tem atraído filiações para disputar um lugar na câmara; principalmente candidatas mulheres, e segundo o seu presidente o partido esta dando atenção especial a ala feminina visando preencher essa lacuna.

A nova formação do legislativo, certamente não vai contemplar alguns dos atuais partidos que hoje contam com representação, outros como é o caso do partido do presidente não terão o mesmo numero de vereadores, correndo até o risco de não eleger representante, haja visto que os dois vereadores da sigla só entram graças aos votos e a péssima estratégia do PTB.




Nenhum comentário:

Postar um comentário