quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

POSSES PELO BRASIL


O primeiro dia do ano de 2015, também marcou o inicio de novos governos. A nível federal tivemos a posse da presidenta Dilma, começa na tarde de hoje o seu segundo mandato. Na solenidade de posse, usou o mesmo discurso mentiroso de sua campanha, com a maior cara mentiu sobre feitos de seu governo e do seu antecessor; nos dois discursos, falou em conquistas do povo, falou em direitos dos trabalhadores, em saúde e segurança; sem o mínimo constrangimento, como as mentira e as falcatruas já fazem parte de seu governo, tudo ficou dentro do esperado.

No estado o novo governador José Ivo Sartori, assumiu pregando austeridade, com mediadas duras contra a crise. A diminuição no numero de secretarias é uma das suas primeiras medidas. Segundo o novo governador, é preciso ousar, ouvir e inovar, para poder evoluir.

Além do novo governador, Francisco Appio, também assume por 30 dias uma cadeira na assembleia legislativa. Ao longo desses trinta dias, pretende adotar um ritmo acelerado, buscando aproveitar o máximo esse tempo na defesa dos interesses de nosso município. Segundo Appio, ele já agendou a visita de dos secretários aqui no município ainda no mês de Janeiro.


A posse do novo governo agita os bastidores dos cargos pelo estado. E segundo fontes extras oficias, mas muito quentes, a coordenadoria de educação não devera ficar com o PDT local; a principal razão é que o partido esta coligado no município com o PT; ainda segundo essa fonte esses cargos devem ficar com PMDB ou com o PP. Ainda com relação aos cargos, o SINE também não deverá ficar com o PSB, pois o partido também faz parte da base aliando do PT. Com relação ao PSB, segundo fonte digna Beto Albuquerque vai chamar o partido para uma conversa, pois ele não admite de forma alguma que o partido participe de governos do PT, seja a nível federal, estadual ou municipal. Assim sendo, é bem provável que o PSB local passe a adotar outra postura com relação ao governo do PT e aos cargos que ocupa na administração local. Ainda com relação a cargos, o PTB que esta fora do primeiro escalão, já procurou o novo governador, e aceitar cargos do segundo e terceiro escalão em troca de apoio na assembleia. Mas segundo fontes ligadas ao novo governo, a ideia e se manter longe do PTB, pois a sigla é conhecida como carguista, em troca de cargos apoio quem estiver no governo. Uma coisa é certa, os primeiros dias do novo governo muitas cabeças vão rolar, a romaria dos negociadores vai ser grande rumo ao palácio, a posição adotada por Sartori esta correta, como admitir que num município onde partidos são aliados do PT e com cargos, passem a fazer parte do novo governo. Aqui em Vacaria temos dois exemplos de como não deve ser conduzido a politica partidária, é o caso do PSDB e PSB, esses dois partidos com representação na câmara de vereadores, são adversários do PT a nível nacional; os dois vereadores vendem a ideia que são oposição ao governo do PT, mas ambos ocupam cargos no executivo. Não existe maneira de ser oposição sendo governo ao mesmo tempo, é impossível; quem é oposição não indica nomes e não ocupa cargos.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário