segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ALAGAMENTOS


O problema se repete, e em alguns pontos da cidade, esse problema ocorre já faz quase dez anos. A desculpa da administração é sempre a mesma, o lixo. Certamente o lixo é um dos muitos fatores, mas não o principal. A Rua João Teodoro Duarte, certamente é um dos locais mais atingidos, na semana passada a secretaria de obras, realizou uma operação faz de conta, e realizou um trabalho inútil, e ao invés de realizar uma obra, arrumou desculpas. O serviço realizado mobilizou um batalhão de funcionários, chegando ao cúmulo de estar no local o chefe da defesa civil e mais dois secretários. A operação seguiu o estilo PT de governar, mobilizou pessoas e causou impacto devido ao aparato mantado no local, tudo com a intenção de desviar as atenções e passar a impressão de que estavam trabalhando. Passei caminhado ao lado das obras, até um cego perceberia que não estavam fazendo a coisa certa, e o pior, que os dois secretários que ali estavam não tinham a mínima ideia do que estavam fazendo, muita gente no local para abrir uma boca de lobo.

A solução para os alagamentos depende de obras, de um projeto, de recursos, o atual prefeito no governo faz seis anos, e assiste de camarote e nada faz. As últimas nesse setor foram feitas ha mais de 10 anos no Bairro Santana e no Bairro Padrense. A desculpa da atual administração é o lixo, e a culpa é do povo. Certamente o lixo colabora para o problema, mas se tem lixo nas ruas é sinal que a coleta é ineficiente e não existe fiscalização visando punir os estabelecimentos comerciais que jogam o lixo na rua; como alguns restaurantes e/ou supermercados.

A falta de drenagem nos rios também colabora para o agravamento do problema. Com relação aos rios, é preciso ressaltar que a atual administração permitiu a transformação de parte do arrio Carazinho em esgoto para viabilizar um grande empreendimento imobiliário, com construção as margens do rio.

A falta de fiscalização na cidade é geral, aqui na zona urbana tudo é permitido, o mesmo não acontece com o interior, pois o produtor rural não pode sequer construir um chiqueiro sem a autorização dos órgãos fiscalizadores, mas na cidade é permitidos vacas e cavalos, a quantidade de animais pela cidade é absurda, e com certeza os dejetos produzidos por esses animais também colabora para o agravamento do problema.

Na Rua Barão do Rio Branco, quase esquina com o Ramiro Barcelos, uma boca de lobo esta entupida faz anos, e ao longo desse governo ainda não sobrou tempo para efetuar a limpeza, e por isso, a quadra fica alagada toda vez que chove. A cada nova chuva novos pontos de alagamento aparecem, aumentando o problema. A solução para esses alagamentos depende de obras, de projetos, de pessoas capacitadas comandando, de histórias estamos cheios, alias temos professor no lugar de engenheiro. Com relação ao lixo, é preciso lembrar, que o ex-secretário de obras e o atual, foram os responsáveis pelo setor nos últimos 10 anos, nesse caso, falar em lixo, e/ou colocar a culpa no lixo é assumir a incompetência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário