segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

POLITICA


A politica esta movimentada nos bastidores. A nível estadual a montagem do secretariado do novo governador movimenta os partidos; e já começa a gerar insatisfeitos. O PSB partido do novo presidente da câmara de Vacaria reclama que esta sendo colocado em segundo plano; o governador eleito esqueceu que o partido esteve ao seu lado ainda quando estava mal nas pesquisas. A reclamação é procedente, mas evidencia a importância do partido no cenário, a exemplo de Vacaria o partido inexiste.

Aqui em Vacaria, hoje teremos a inédita eleição do vice-presidente da câmara de vereadores. Essa situação foi criada devido a renuncia do vereador do DEM (Elton Zulianello) que renunciou seu cargo de vice por exigência do seu partido temendo expulsão e perda de seu mandato. A postura dos democratas deixou clara como o partido vai agir nos dois últimos anos do governo do PT e na câmara de vereadores; ou seja, vai exigir fidelidade ao partido. Já o PT partido do prefeito, continua sem exigir nada, o prefeito é usado pela sua base, mas não segue sua orientação. A derrota do candidato do prefeito na eleição para presidente do executivo apenas tornou público aquilo que todos sabem: ou seja, o prefeito não tem comando sobre sua base aliada.


Com relação à base governista, e/ou partidos que compõem seu governo, é correto afirmar que todos estão apenas usando os cargos para empregar filiados e parentes. A via popular que elegeu o prefeito por duas vezes já acabou essa é a afirmação de secretários do prefeito, reforçada pelos presidentes dos partidos aliados. O isolamento do prefeito é nítido, hoje nem os puxa sacos acompanham o prefeito em eventos, todos querem distância, o MITO vai terminar seu mandato de forma melancólica. As criticas ao seu governo que antes vinha de fora, agora virou um fogo amigo, secretários de governo criticam o prefeito em rodas de bate papo, alguns dizem que só estão no governo para poder pagar a faculdade dos filhos. O prefeito esta isolado, faz um péssimo governo, mas prefere morrer abraçado com os amigos da onça. Continuo afirmando que seu governo é o pior da história, mas a maioria dos erros é de autoria dos seus secretários. Exemplos não faltam; a reforma da praça, o vídeo institucional e mentiroso, obras do seu ex primeiro Ministro, sendo que a reforma da praça e o entrona da Catedral lhe renderão mais um processo judicial, já o responsável pelas obras hoje é um critico das suas obras. Segundo fiquei sabendo, as horas extras pagam para agradar membros base, que gerou CPI, apesar do péssimo relatório final, de posse dos documentos o Tribunal de Contas do Estado apontou a irregularidade. Seguindo o mesmo caminho, a CPI da saúde pretende esmiuçar todos os contratos da saúde, quem contrata, por que contrata, cabe lembrar que por ai passam todas as contratações da UPA e pessoa contratada via ONGS ou empresas terceirizadas. Nesse caso a CPI pode matar dois coelhos com uma só paulada, pois poderá pegar o campeão de indicação de cargos. Considerando a postura do prefeito ao longo desses seis anos de governo, é possível imaginar como vai ser os dois últimos anos, fontes internas dizem que seu partido o PT esta insatisfeito com sua postura. Alguns querem o rompimento com a via, pois se a coligação acabou não existe mais razão para a manutenção dos cargos. A situação é muito complicada, e ao que tudo indica o final da gestão do PT em Vacaria tem tudo para ser melancólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário