segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OSCAR

Hollyhood premiou na noite passada, os melhores atores, atrizes e diretores, quero lembrar aos eleitores de Vacaria, que em breve, todos nós seremos visitados por vários atores e diretores locais; todos prometendo mil coisas, a terra prometida, saúde, emprego, boa educação e segurança. Ainda lembro-me daquele vídeo que apresentava uma Vacaria imaginária, cheia de progresso e de opções de emprego e lazer. Os dois maiores responsáveis, estarão em ação, um quer ser ator, o outro que ser diretor, acho que ambos ficaram num papel secundário, mas é bom estar atento, pois graças à ação desses dois personagens o filme foi feito sem ser licitado. Eles merecem a aquela música da banda San Marino (você merece o óscar).



INAUGURADA


Finalmente foi inaugurada a RS 456 que ligação das cidades de Esmeralda e Pinhal da Serra com a BR 285, essa obra começou no governo de Antônio Brito (PMDB) e foi concluída e inaugurada pelo governador José Ivo Sartori também do (PMDB) quis do destino que a obra fosse concluída pelo mesmo partido depois de muito tempo de espera.


FRENTÃO

Ao longo do final de semana, fui muito questionado sobre essa frentão, sobre seus componentes, sobre a real intenção dessa turma. Minha posição foi à mesma. Qualquer ação que tenha como objetivo tirar o PT do poder tem meu voto; mas nem sempre meu apoio. Volto a repetir, não vejo essa frente como oposição, já expliquei meus motivos para discordar, vejo em algumas figuras representadas na foto, apenas como uma tentativa de se manter na teta. A grande pergunta que tenho recebido é como contentar tanta partida sem inchar a máquina, ou manter ela inchada; e eu respondo, existem duas possibilidades de que isso não ocorra, em caso de vitória da frente: Desde que candidato eleito seja Aneglo Pegoraro, e/ou Celso Gobetti, caso contrário impossível.




ENQUETE



Faz mais de uma semana que anunciei em meu FACE, que estava fazendo uma enquete com os possíveis candidatos para prefeito; essa enquete teve inicio antes da reunião da frente que se intitula oposição ao atual governo. Tenho convicção que esse tipo de enquete não tem valor cientifico, mas fiz de forma isenta, por isso, questionei pessoas que estão na minha lista de amigos o face, mas que raramente tenho algum tipo de contato, sendo que a grande maioria das pessoas sequer eu conheço, apenas amigos virtuais. Ao serem indagadas em que votariam para prefeito, as pessoas querem os nomes, ninguém indica seu candidato sem uma lista prévia, quase a totalidade das pessoas questionadas solicitou os nomes para só após escolher um, e muitos não quiserem escolher, dizendo ser cedo, ou ainda que gostariam de ver outro nome, mas mesmo assim não indicaram quem seria esse nome; imagino que estejam aguardando algum nome, desconhecido. Em virtude da legislação eleitoral, não posso divulgar o resultado, pois segundo uma consulta que fiz ao Dr. Eclair fui orientado a não divulgar nos dados para evitar problema com a lei eleitoral. Mas aos amigos que me procurarem posso passar mais informação.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

TODOS CONTRA O PT


A iniciativa da formação do frentão partiu do PMDB, segundo uma grande liderança do partido, as razões da formação desse bloco, é não dividir os votos da oposição. O próximo passo para viabilizar essa união de partidos, será a realização de uma pesquisa eleitoral com nomes de todos os partidos da frente; aquele que ficar em primeiro na pesquisa será o candidato, e o segundo mais votado fica com a vaga de vice. Dito isso, torna-se desnecessário a realização de pesquisas individuais, muitos que imaginavam sair como candidatos ficaram pelo caminho. Qualquer pesquisa feita com os nomes do frentão vai dar PP e PMDB na frente, isso é fato consumado, resta saber se aqueles pré-candidatos para prefeito vão aceitar concorrer para vereador.
Outro fato bastante comentado entre os presente na primeira reunião foi à falta de habilidade e de conhecimento politico de alguns representantes, os mais experientes saíram apavorados com alguns discursos, apelidado de porre de vinagre.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PSB

Acabo de ser informado pelo filiado Osvaldo Grigolo, que o partido não possui mais nem um cargo junto ao governo do PT, e que aqueles que ainda permanecem não fazem mais partes dos quadros do partido; todos foram desfiliados, inclusive os indicados pelo vereador Grazziotin.
SALÁRIO DOS VEREADORES

O projeto de iniciativa popular, que visa à redução do salário dos vereadores, será protocolado às 16 horas dessa Sexta feira. Com mais de doze mil assinaturas, o projeto pede a redução nos salários e a aplicação dessa diferença em saneamento básico. Apesar do grande número de assinaturas, a prerrogativa em reduzir e/ou aumentar salários, é dos vereadores, apesar do desejo do povo, cabe a eles decidir se reduzem ou não. Atualmente nossa câmara conta com dez vereadores, que recebem perto de dez mil reais por apenas duas noites de trabalho por semana; cada vereador ainda conta com um luxuoso gabinete e tem ao seu dispor dois assessores, mas uma cota de telefone, internet grátis, e material de expediente. Dos atuais quinze vereadores, apenas seis estão no seu primeiro mandato, os outros todos com no mínimo dois mandatos, querendo ou não, ser vereador virou uma profissão.



INAUGURAÇÃO



Finalmente a RS 456, que liga Esmeralda ao mundo será inaugurada, essa obra teve inicio ainda no governo de Antônio Brito, após anos de espera e milhões de reais gasto essa obra chega a fim. O ato de inauguração vai contar com a presença do governador do estado e do secretário dos transportes. A demora na conclusão dessa obra, com diversas paralisações, certamente elevou e muito o custo.









FRENTE DE OPOSIÇÃO


Fui muito questionado no dia de ontem, sobre a tal frente de oposição, por isso, volta a repetir, a reunião de quarta feira, foi uma reunião de uma frente que visa tirar o PT de poder; até ai tem meu apoio. Com relação a ser oposição, eu diria que em partes, pois dos partidos ali representados, apenas quatro são uma oposição ao atual governo, os outros três, PSDB, PPS e PSB ainda participam do governo do PT com seus cargos desempenhando as mesmas funções que desempenharam ao longo dos dois mandatos do MITO.

Não acredito na viabilidade dessa frente, é muito cacique e pouco índio, muitas vaidades e interesses em jogo; a começar pela indicação do candidato ao cargo de prefeito, qual partido vai abrir mão da cabeça? Pesquisa? Quem acredita em pesquisa? Além disso, a pesquisa reflete um momento, quem garante que com a campanha na rua as coisas não mudam. Além disso, todos sabem que qualquer pesquisa séria vai mostrar como favorito o ex-prefeito Angelo Pegoraro, que ainda não decidiu se concorre, caso ele concorra, sei que não aceita coligar com que é governo, foi governo, ou esta governo. Alias, essa é um postura de quem tem coerência, de quem não esta preocupado apenas em vencer a eleição, e entrega a alma ao diabo para vencer.

Tenho convicção que uma coligação com PMDB-PP e DEM é suficiente para vencer a eleição, sem vinculo com partidos que colaboraram para o atual quadro, tem partido que mama na teta pública já faz 12 anos, e ainda quer mais Quatro anos de mamata. A incoerência é tanta, que as pessoas responsáveis pelo vídeo mentiroso que mostrou uma cidade imaginária, hoje estão juntos fazendo coro contra o atual governo. O povo precisa ser alertado sobre esse tipo de engodo. A ânsia pelo poder, não pode se sobrepor ao interesse do povo de Vacaria, se depender de mim, certamente que não, se quero uma nação melhor, tenho que começar pelo meu município. Por isso, vou mostrar a foto mais uma vez, o povo deve analisar quem é oposição e quem tenta fingir ser oposição. Eu jamais participarei de um conchavo desses.








IPTU E CPI



Com relação a esses dois temas comentados ontem, o silêncio ainda impera, mas como são coisas relacionadas e sob o comando de políticos, já é possível imaginar, ainda com relação ao IPTU, três dos lideres que aparecem na foto da referido reunião votaram favorável ao singelo aumento que você esta pagando agora e já pagou ano passado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

.REUNIÃO DA OPOSIÇÃO

Mantendo a minha imparcialidade, e o compromisso apenas e comentar os fotos, vou procurar fazer uma análise da primeira reunião que ocorreu na noite de ontem convocado pelo PMDB. A inciativa é valida, pois é a única forma de enfrentar o poderio econômico e a máquina do PT, entendo toda ação que tenha como objetivo tirar o PT do poder deve ser apoiada, e a escolha do próximo prefeito deve marcar esse novo tempo. Por outro lado, é preciso ter cuidado, pois podemos estar reunindo interesses diversos, apenas para chegar ao poder, ou seja, mistura azeite com água. No caso da reunião de ontem, é possível ver na foto, partidos que sempre foi oposição, e partidos que dizem ser oposição; na foto é possível ver pessoas que participaram do governo ao longo de oito anos, e que ainda mantem representantes, pessoas filiadas no governo do PT. Na foto do primeiro encontro é possível visualizar a presença dos comandantes do PSDB, PPS, PSB, sendo que o diretor do trânsito da cidade é membro da direção do PSDB, temos ainda pessoas ligadas ao vereador Grazziotin do PSB que continuam nos cargos do governo do PT, temos CC do PPS que ainda estão no governo; gostaria de saber como definir de oposição uma forma assim constituída? Partindo desse princípio, tudo me leva a crer que qualquer partido que ainda faça parte de governo exceto o PT, desde que deixe a base, ou faça de conta que deixou a base, poderá fazer parte do bloco de oposição. Volto a frisar apoio qualquer iniciativa que vise banir o PT do poder, mas me reservo no direito de ter ressalvas no objetivo dependendo de quem faz parte desse bloco.








IPTU


Os valores astronômicos que o contribuinte vai ter que pagar esse ano, foi um presente de grego oferecido ao povo de Vacaria, ainda em 2014, pelo prefeito do PT que foi referendado pela sua base na câmara, apenas os três vereadores do PMDB e a vereadora do PP votaram contra o índice que resultou nos valores atuais.

A jogada foi a seguinte, dois anos antes da eleição o povo esquece, e no pacote de presente veio embutido os valores para os dois últimos anos da administração do MITO, e os cargos que ele oferece aos seus fiéis edis, fez a diferença. Quero ressaltar que inclusive os dois vereadores candidatos a prefeito que hoje se travestem de oposição votaram favorável ao singelo aumento; mas além do IPTU, a coleta de lixo também teve um aumento absurdo, e muito superior ao IPTU, alias eu alertei sobre esse golpe ainda em 2014, mas como sempre, passou despercebido minha denuncia, por isso, sou chamado de radical. Cabe lembra que a taxa de limpeza urbana só existe no carne, pois o povo dos bairros, da periferia fica esquecido junto com o lixo que se acumula pelas ruas dos bairros da cidade. A foto abaixo comprova o singelo aumento, o pior é que tem casos mais abusivos.






CPI DA SAÚDE


A comissão parlamentar de inquérito que investida irregularidades na saúde, esteve reunida na tarde dessa quarta feira, na pauta de hoje, estava marcado o depoimento de dois médicos, Alexandre Visentim e Marco Antônio Mahfus, que era o mais esperado, tanto que, durou mais de quatro horas o seu depoimento. Considerado uma espécie de homem bomba, o médico abriu a caixa preta do hospital, devido ao seu profundo conhecimento, descreveu em detalhes todas as irregularidades praticadas no plantão e em outros setores; revelou nos mínimos detalhes. O teor do seu depoimento foi tão contundente, que os membros da CPI vão convocar a direção do HNSO e seu corpo técnico para depoimento, caso não atendam a convocação, serão conduzidos coercitivamente para depor. Segundo uma fonte que acompanhou os depoimentos, o ex- presidente da câmara e candidato a prefeito, vai ser convocado para explicar possíveis engavetamentos de requerimentos para convocação de pessoas ligadas ao hospital; caso se confirme a CPI vai mostrar que não esta para brincadeiras.


COLIGAÇÕES


O PMDB, maior partido de Vacaria, reuniu seu diretório na noite de ontem, na pauta da reunião, possíveis coligações, e nomes de candidatos para prefeito; ficou estabelecido que o partido não abre mão da cabeça para coligar na majoritária. O partido vai realizar pesquisas para avaliar os nomes, vai conversar com partidos de oposição e avaliar possíveis coligações. Por isso, se reuniu com todos na noite de hoje.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CPI DA SAÚDE


O tema é conhecido, eu diria que já é um velho conhecido, assunto requentado. Mas um novo ingrediente pode colocar lenha na fogueira e mudar o rumo da investigação; esse fato novo é convocação do médico Marco Antônio Mahfus, que vai prestar depoimento na Quarta-feira. A CPI investiga problemas no atendimento SUS, nos repasses públicos, e no SAMU, todos nós sabemos que o Dr. Mahfus é um grande conhecedor do funcionamento interno do hospital, já foi diretor, por isso, conhece como poucos como funciona o atendimento e a parte burocrática.

O depoimento do Dr. Marco Antônio é esperado com muita expectativa, e causa até um certo pânico, nos bastidores do HNSO; todos nós sabemos que o referido médico é um defensor intransigente do bom atendimento aos pacientes independente do tipo de convênio, tanto que devido a sua postura, já foi inclusive processado pela direção do hospital. A atuação do médico resultou também no descredenciamento de alguns colegas que atendiam SUS, que exigiam melhorias nas condições oferecidas aos pacientes desse convênio.

A noticia sobre o depoimento do médico na CPI pegou de surpresa o setor, tanto que por mero acaso, tudo aquilo que era guardado a sete chaves veio a público no dia de ontem, e a falta de profissionais no plantão foi denunciado na imprensa no dia de ontem pelo próprio hospital; o engraçado é que esse assunto já foi abordado no blog, além da falta de plantonista relatei as denuncias de problemas na grade do plantão onde plantonistas fazem mais de 24 horas de plantão, e outros médicos da grade de plantão presencial que sequer estão na cidade, o engraçado é que esse assunto só veio à tona dois dias antes do depoimento de Marco Antônio, mesmo tendo sido denunciado pelo blog e pelo médico ainda no ano passado, e o pior é que as autoridades com poder para intervir fizeram vistas grossos. Vamos aguardar a postura dessa CPI, esta mais que na hora de sair do papel, os vereadores precisam dar a resposta que a sociedade espera, afinal são muito bem pagos para defender o povo, e essa pode ser uma oportunidade impar para eles.

COLIGAÇÕES E BLOCOS


Quem madruga Deus ajuda, boi lerdo bebe água com barro; na politica, saber conversar, ter humildade, é um grande começo. Partidos pequenos, sem espaço no cenário devem buscar o seu lugar ao sol, afinal todos tem esse direito. A formação do primeiro bloco de pequenos partidos mostra que seus dirigentes não estão dormindo; após a formação desse bloco, a cotação dessa frente se valorizou quem quiser sentar vai ter de colocar na mesa boas propostas; ou seja, oferecer cargos.


O grande beneficiado com essa formação, foi o vereador do PSB, acontece que após o episódio da saída do governo, ele ficou isolado no seu partido, apenas um CC deixou o governo, e essa situação arranhou a imagem de grande líder. Com a formação do bloco envolvendo PSD e Solidariedade, o vereador voltou a dar as cartas no seu partido; seu poder de persuasão foi capaz de convencer o presidente do Solidariedade a mudar de ideia, já ele não aceitava de forma alguma coligar com partidos que fizeram parte do governo do PT, e fez esse acordo sem consultar seu diretório, pois sequer o seu vice tinha conhecimento do acordo. Temos que reconhecer que o vereador do PSB marcou um gol e larga na frente de todos os outros em matéria de coligação. Na verdade Dalla Santa quer concorrer na majoritária, e pode vir a ser o representante da via, na politica tudo pode acontecer, ele também tem uma grande ligação com o presidente do PP desde os tempos em que foi secretario de desenvolvimento do município e trabalharam juntos para divulgar nossa cidade e suas potencialidades. Considerando que a politica é muito dinâmica, a última noticia logo pode ser a penúltima. Com relação a coligação entre PP e PMDB, ainda é muito cedo para afirmar que estarão juntos, eu diria que essa possibilidade já esteve mais concreta. A possibilidade de Celso Gobeti sair como candidato voltou a pauta, o empresário que passa férias em Cancun no México  vai tratar do assunto no seu retorno.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

ENTREVISTA

O ex-prefeito e pré candidato do partido progressista(PP), concedeu entrevista na manhã de hoje, colocando bem as palavras, afirmou que deseja a coligação com o PMDB, que entende que agora essa coligação tem tudo para dar certo. Disse ainda que seu nome vai estar incluído na pesquisa que será feita pelo seu partido; falou que depende de acertar alguns detalhes de sua vida pessoal e com a Cooperval. Não tenho dúvidas que ele é candidato, claro que vai depender do diretório de seu partido, pois o partido tem mais dois postulante a vaga de candidato. Cabe ressaltar que o ex-prefeito lidera com folga todas as pesquisas realizadas até o momento.





SAÚDE


A CPI da saúde, que é presidida pelo vereador Marcos Lima (PTB), da base do governo, vai ouvir nessa segunda, o médico Marco Antonio Mahafus; que conhece a fundo a realidade da saúde no município e profundo conhecer do funcionamento do hospital. Os membros da CPI terão uma grande oportunidade para abrir a caixa preta; afinal o Dr. Marco Antonio, por diversas vezes fez denuncias de problemas no atendimento.

O povo espera por resultados, esta nas mãos do membros dessa comissão buscar uma saída para a falta de saúde, se existir falhas que sejam apontadas, chega de panos quentes.









TROCA DE PARTIDO

A janela de transferência criada para beneficiar detentores de mandatos, foi promulgada no dia 18 de Fevereiro, ainda não fiquei sabendo sobre a troca de partido dos dois vereadores que respondem processos na comissão de ética de seus partidos. A informação é que os dois iriam assinar essa semana. Com essa janela os dois vereadores não correm o risco de perder o mandato, e os referidos processos deveram ser arquivados.



ENTREVISTAS

A serie de entrevistas continua na próxima semana, as duas rádios estão ouvindo lideres e possíveis candidatos; dessa forma o povo já começa formar uma opinião a respeito desse tema.

CONCURSADOS

O atual governo realizou já faz um bom tento, concurso público para diversos setores da administração; o referido concurso tinha como objetivo suprir a falta de funcionários em diversos setores. Com a realização do concurso, essas vagas que hoje são ocupadas por CC ou por meio de contratos temporários, deveriam passar a ser ocupadas pelos aprovados. Entretanto, isso não vem ocorrendo, as vagas de dentistas por exemplo, ainda são ocupadas por CC e contratados, ou por profissionais que passaram para um determinado número de horas e estão fazendo o dobro. Com a palavra o executivo.



sábado, 20 de fevereiro de 2016

COLIGAÇÕES E ENTREVISTAS O ASSUNTO DA SEMANA
A politica é muito dinâmica, em época de eleição, os nervos ficam a flor da pele, e às vezes um risco pode parecer Francisco. É natural que as direções partidárias façam negociações, mantenham encontros, e concedam entrevistas, afinal é conversando que se entende; é claro que cada dirigente e/ou presidente puxe a brasa para o seu assado, na defesa dos interesses da sua agremiação partidária; afinal esse é o ônus daquele que comanda o partido.

Com relação às possíveis coligações, na politica a última noticia, pode vir a ser a penúltima; por isso, é natural que daqui até as convenções, aconteçam inúmeros encontros, e desencontros, acertos e desacertos, uma proposta mais tentadora, ou uma vaga na chapa majoritária pode mudar tudo. As emissoras locais estão fazendo uma série de entrevistas, com lideres e com possíveis candidatos, dessa forma o povo fica conhecendo as intenções de cada partido e de seus possíveis candidatos; cada partido tem duas diretrizes, seu estatuto, sob o comando dos presidentes e executivas; alias, são as executivas e os diretórios que tem o dever de escolher os candidatos para o pleito. Tudo sob o comando do presidente de cada partido.


Com relação às entrevistas, cada entrevistado procurou expor a intenção do partido. Coligar é uma maneira de tornar mais forte a candidatura, vejamos o caso dos partidos pequenos, com ou sem representante na câmara, na medida em que formam um bloco para negociar, esses partidos aumentam o seu poder de barganha, negociando em bloco começam a ser tratado diferente, ao que tudo indica PSB, PSD e Solidariedade afinaram o seu discurso, e ao que tudo indica. Segundo ouvi dizer, estão alinhados com possibilidade de inclusive lançar um candidato.

A entrevista de Ecalir, também repercutiu na cidade, como diz um ditado, mexeu os água pés, conversei com ele para saber mais sobre a intenção do partido; e segundo o vice-coordenador regional do partido, aquilo que ele falou na entrevista, é o pensamento do partido, não citou siglas, apenas disse que o PMDB vai buscar uma ampla coligação de partidos contrário ao governo do PT, a ideia e conversar com todos os presidentes, essa conversa começa na próxima semana. Mas reiterou que o partido vai ter o seu candidato para prefeito, qualquer coligação vai girar em torno da vaga de vice, entendo que o nome do partido é um forte candidato; e nesse caso, uma possível coligação com o PP vai depender muito do nome escolhido no partido progressista.


Como tenho afirmado, atualmente temos dois candidatos já declarados e em campanha, Amadeu Boeira (PSDB) e Dagmar Dengo (PDT) representante do governo do PT.



Com relação ao partido progressista (PP), o seu presidente reuniu a executiva na última quinta feira, segundo fiquei sabendo, a intenção do presidente é intensificar as conversas com outros partidos, manter aberta a sede. Considerando que o partido tem três nomes para disputar a eleição, o presidente Maciel vai encomendar uma pesquisa eleitoral para saber qual a melhor opção de candidatura; os nomes pesquisados serão os seguintes: Jose Sozo, Jane Andreola e Angelo Pegoraro; além disso, o partido vai fazer um trabalho junto aos moradores dos bairros, dois jovens com trânsito me meio universitário e nos bairros foram os escolhidos pelo presidente para realizar essa tarefa, sem dúvida um trabalho inovador na politica local, são as experiências do setor empresarial servindo o partido. Com relação ao aproveitamento da sede do partido, a ideia é muito boa, pois o partido progressista é o único que possui um local próprio e ao abrir as portas, coloca o povo em contato com as lideranças, que dessa forma poderão ouvir o povo, saber mais sobre suas necessidades.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

COLIGAÇÕES


Esse assunto tem ocupado a imprensa nos últimos dias, na sua grande maioria, apenas especulações, e/ou desejo de alguns pré-candidatos. Acontece que, alguns desses pseudos candidatos, sabem que não possuem estrutura para se lançar como candidato na corrida pela prefeitura, por isso, lança no ar especulação, na tentativa apenas de valorizar seu passe.

Na verdade, certo mesmo é a coligação PT, PDT e PTB representantes do governo do PT, junto com eles mais alguns nanicos apenas para compor o tempo de rádio. O candidato do PSDB tem como certo o apoio do PPS, e busca a adesão do PSD, que com a entrada de Mário Bala, pode vir a compor o time.

A oposição deve vir como um time forte, com um discurso afinado, sem vinculo com o governo do PT, e praticamente certo que PP, PMDB, DEM e Solidariedade vão compor uma coligação para tirar o partido dos trabalhadores do governo. Considerando que esses partidos são os únicos que podem se apresentar com uma oposição de verdade. Além disso, com o lançamento das candidaturas dos vereadores do PSB e PSDB, ficou afastada qualquer possibilidade de coligação com partidos da oposição; o apresado às vezes come cru.


CANDIDATOS


Atualmente, temos dois nomes certos para a disputa do pleito, Amadeu Boeira (PSDB), e Dagmar Dengo (PDT-PT-PTB), o primeiro vai tentar vender uma imagem de oposição, e o segundo vai defender o atual governo.

A oposição deverá ter como seu candidato, o ex-prefeito Ângelo Pegoraro, que alias, lidera todas as pesquisas, e é sem dúvida alguma o candidato com maior potencial para enfrentar o atual governo, apesar de resistir em concorrer, devido aos seus negócios, esta a cada dia mais difícil para o ex-prefeito dizer não ao seu partido e aos partidos de oposição. Alias o próprio governador do estado quando esteve no município para abrir a colheita da maçã, fez um apelo para que Pegoraro concorra como candidato das oposições. Aposto minhas fichas na sua candidatura.

Ainda com relação ao ex-prefeito, ele estará recebendo um prêmio a nível estadual num evento da TV Bandeirantes, premio esse que é concedidos para empresas e/ou empresários que se destacam no estado.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016





MOBILIDADE URBANA

Esse é sem sombra de dúvidas, uma dos grandes problemas, atinge as grandes e as pequenas cidades. A falta de planejamento dificulta a vida das pessoas, mas pior que a falta de planejamento, são as invenções feitas por pessoas despreparadas, que saem pelas ruas gastando o dinheiro público criando canteiros, rotatórias. Invertendo sentido das ruas, como se estivesse na sua casa, no seu jardim plantado hortaliças. Ao longo dos oito anos do governo do PT no município, o trânsito foi comandado por pessoas sem o preparo sequer para pintar uma faixa de segurança, pois sequer conseguiu escolher uma tinta de qualidade. Mas agora no final do mandato, parece que a coisa esta degringolando, pois resolveram reinventar a roda; a obra da ponte do rio Carazinho, é um belo exemplo, conseguiram piorar aquilo que já era ruim, com um aumento considerável nos gastos, e de quebra construíram o piscinão do MITO. Confesso que eu estava me preparando para elogiar a obra, mas ai eles resolveram encerrar com chave de ouro, sem falar no asfalto, que esse me recuso a comentar. Com relação a foto não sei quem é o autor por isso, não posso dar os créditos da referidoa foto, apena ilustrativa.









COLIGAÇÕES


Esse é o tema do momento, a pergunta e sempre a mesma, quem coliga com quem, quem concorre de vice, quem concorre para prefeito. Com relação a esse tema, volto afirmar termos no mínimo três blocos de partidos coligados. O primeiro bloco será formado pelos donos do poder, esse time visa única e exclusivamente à manutenção dos cargos; esse bloco que representa o governo do PT emprega centenas de cabos eleitorais, um verdadeiro exército a ser usado na campanha eleitoral.

O segundo bloco de coligação, será formado pelos ex-governistas, que deixaram o governo, abandonaram o barco, e antes tarde que nunca.

O terceiro bloco de coligação será formado por partidos que representam a verdadeira oposição, que jamais participaram do governo do PT ao longo dos oitos anos desse governo. Agora com a janela de transferência, a nominata de candidatos a vereador não terá inimigo na trincheira.


JANELA

Amanhã é o dia mais aguardado pelos detentores de cargos eletivos, que desejam mudar de lado, alguns apenas oficializar, o dia 18 de Fevereiro vai ficar marcado na história, vai marcar o inicio do prazo legal para a troca de partido.


ADIADO


O depoimento do ex-presidente Lula e de sua esposa que estava marcado para o dia de hoje, foi adiando, um conselheiro do MP atendeu um pedido de um deputado do PT. O autor do pedido é um dos deputados mais próximo do ex-presidente; ao justificar a sua decisão, o conselheiro disse que vislumbrou a FUMAÇA DO BOM DIREITO. Considerando que onde existe fumaça, existe fogo, a coisa realmente esta complicada.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

TROCA DE PARTIDO


Finalmente será oficializada a troca de partido por dois vereadores aqui em Vacaria, os dois edis devem trocar de partido após o dia 18 quando entra em vigor a PEC que vai autorizar a troca sem a perda do mandato. Com relação aos dois vereadores, eles apenas oficializam aquilo que já era público e notório, apenas usavam as siglas, mas não pertenciam aos partidos. Ambos são da base do governo, indicaram cargos no executivo. Cabe ressaltar, que com a entrada em vigência dessa PEC, os dois vereadores que respondiam processo disciplinar, não correm mais o risco de perder o seu mandato, e deixam os antigos partidos sem precisar responder os tais processos. Salvos pelo gongo, deixaram seus antigos partidos pela porta da frente, após usar e abusar.


COLIGAÇÕES

A via popular vai encolher isso é fato, perde no mínimo três dos antigos parceiros, PSB, PSDB e PPS, permanecem os mais fiéis PTB, PDT e PT, além daqueles que por serem inexpressivos apenas contribuem com o espaço no rádio e forma o terceiro escalão nos cargos. A oposição caminha a passos largos para uma ampla coligação, alias, entendo esse ser o melhor caminho para enfrentar o atual governo que conta com um exército de CC, e com a máquina administrativa.


OBRAS


Na reta final do mandato, o governo acelera a execução de obras, mantendo o padrão de qualidade que é a marca desse governo. A obra de duplicação da ponte do rio Carazinho, esta em fase final, mas aquilo que era para ser funcional e simples foi transformada em um labirinto, ao invés de apenas duplicar criaram uma rotatória cheia de canteiros, que dificulta a circulação dos veículos.




sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Inciamos o ano com as atenções voltadas para o Rodeio da Vacaria, logo em seguida o carnaval dispersou as atenções. Mas é ano eleitoral, teremos eleição para prefeito e vereadores(as), o executivo já tem seu candidato, na oposições tudo indefinido, alguns ensaios de  candidaturas apenas para atrair atenção. Por outro lado, aqueles que foram governo por 8 anos, agora de dizem oposição, e nesse time, temos um candidato definido, o vereador do PSDB, mas segundo fontes, o ex-presidente da câmara vereador do PSB, também deseja compor a chapa majoritária.

Uma coisa é certa, ganhe quem ganhar, vai ter muito trabalho pela frente, vai pegar um município endividado, cheio de dividas bancárias, com sua capacidade de endividamento estourada, o atual governo vai contrair empréstimos o máximo, e não pagar nada, ou quase nada, a maioria da obras que estão sendo feitas, uma aqui outra acola, são todas com recursos de empréstimos bancários, apesar da mentira de obras do PAC; só um grande administrador será capaz de dar a volta em quatro anos de mandato. Parece que já assisti esse filme, e não faz muito tempo,ou melhor faz 16 anos.

CÂMERAS DE MONITORAMENTO


Nossa cidade é um verdadeiro Big brother Brasil, cheio da câmeras, que deveriam monitorar os passos da nossa cidade 24 horas por dia. Segundo fontes, o monitoramento dessas câmeras e compartilhado em três setores, brigada militar, policia civil e guarda municipal. Ainda segundo fontes, a maioria desses aparelhos esta com problemas de funcionamento devido a falta de manutenção, se e verdadeira essa afirmação não saberia responder. Por isso, seria de bom alvitre, que esses poderes viessem a público para informar a população, agora uma coisa me chama a atenção, não me recordo de que algum fato que tenha sido evitado devido ao monitoramento, e é sempre a mesma ladainha, que vamos analisar as imagens das câmaras de monitoramento; isso leva a crer que é tudo após o fato. O povo quer saber, quem cuida, e se elas funcionam  e ponto final.


VEREADORES

Segundo o apresentador Betão Carneiro, dia 18 de dois vereadores trocam de partido, na verdade apenas oficializam aquilo que todos já sabiam, ou seja, nunca pertenceram aos partidos pelos quais se elegeram. Ainda com relação aos dois vereadores, ao que tudo indica não serão expulsos, serão salvos pelo gongo; mas mesmo assim, ponto para os vereadores. Com relação aos processos disciplinares, o artigo a ser aplicado é o sexto(do lixo).


SAÚDE

Um caso grave promete mais uma vez movimentar a CPI da saúde, segundo fontes, o fato envolvendo uma grávida que não teve o devido atendimento no plantão do hospital.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

PESQUISAS E COLIGAÇÕES


Comentei ainda essa semana sobre coligações, e sobre o perigo de coligar mal, falei também sobre aqueles que querem comandar as articulações sem ter habilidade para montar coligações, neófitos em politica, pessoas arrogantes e interesseiras, isso tudo favorece o candidato do governo que tem a máquina, um exército de CC para sua campanha, e a imprensa.

Com relação às pesquisas, quero dizer que esse instrumento é muito útil, pois da uma visão do cenário eleitoral, mas é preciso cuidado, pois as falcatruas são grandes, e não é de hoje, lembro ainda que no ano de dois mil, um jornal local, publicou na sua capa uma pesquisa fria, comprada, com a intenção de prejudicar o então candidato Ângelo Pegoraro, inverteu os números na tentativa de ajudar o candidato que estava em segundo lugar; números que vieram a se confirmar na hora do pleito no qual Pegoraro foi eleito prefeito.

Por isso, as maiorias das pesquisas que são encomendadas nessa época visam apenas valorizar o passe daquele que encomenda, ou garantir espaços nas campanhas e nos governos de interesseiros de plantão, ou seja, caçadores de cargos.

Não vou revelar os números da pesquisa que tive acesso ontem, pois tenho respeito com meus leitores, e não confio nessas pesquisas, mas é um indicativo. A julgar pelas perguntas, essa pesquisa foi encomendada pelo PT, pelo atual governo, a pesquisa queria avaliar o candidato do governo o vereador do PDT, que insiste em se desvincular do PT.  Confesso que os nomes e os números não apresentam surpresas, não acredito nos percentuais, mas através desses dados é possível uma análise sobre os rumos da próxima campanha, e me permito a afirmar, a eleição esta aberta, a carreira se ganha no atar, ao que tudo indica o melhor parelheiro esta atando mal a sua carreira, e corre o risco de perder folego na reta final da corrida.


INAUGURAÇÃO


A comunidade do bairro Jardim Toscano, comemorou a inauguração de sua unidade de saúde na tarde de ontem, o bairro passa a contar com esse serviço, e não vai mais precisar se deslocar para outros bairros.

Mas preciso fazer alguns questionamentos a respeito dessa nova unidade ontem inaugurada, segundo moradores, esse local é um conjunto de salas alugadas pelo município, que essas salas já estavam alugadas há quase um ano. Ainda sobre essa unidade, considerando que o Ministério da Saúde estabelece projetos padrão para essa unidade, e considerando ainda, que esse governo construiu duas unidades novas em dois bairros que existia essas unidades, e atualmente esses dois imóveis estão fechado, qual seria o motivo para não construir uma unidade dentro dos padrões ali nesse bairro.


Construir unidade, e/ou alugar salas não resolve o problema, se continuar a falta de médico, de remédios e até de vacinas do calendário de vacinação, que das 12 obrigatórias segundo informou a rádio Fátima 7 estão em falta. Seria mais uma jangada eleitoral como foi à inauguração da famosa UPA?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

A deputada Silvana Covatti (PP) assumiu na tarde desta quarta-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, antes presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB). Ela é a primeira mulher a assumir o cargo nos 180 anos da Casa.
Para ser eleita, a chapa que integra a nova Mesa Diretora obteve a maioria absoluta dos votos dos parlamentares (28 votos). O ex-deputado Francisco Appio na qualidade de delegado do partido representou o PP de Vacaria e região, que não poderia estar mais bem representado, pois Appio é sem dúvida a maior liderança do PP regional; segundo fontes foi muito bem recebido na solenidade de posse, sendo inclusive citado pelo protocolo como o único representante presente no evento.

A JOGADA DE MESTRE DE UM MEMBRO DO ATUAL GOVERNO
Na atividade politica, de um politico profissional, quem menos corre voa, é assim que joga um politico que atualmente integra o governo do PT no município, e é sem dúvida alguma o mais influente junto ao prefeito municipal. Essa mestre da politica local, um grande jogador na arde do poder, temendo perder espaço no próximo governo, temendo a derrota do representante do governo na corrida eleitoral, traçou planos para se manter no poder e ampliar espaços, e/ou conquistar mais poder. Após uma análise profunda da situação, resolveu agir em busca de mais poder, como estratégia inicial, infiltrou pessoas de sua estrema confiança num partido de oposição, de maneira ardilosa, criou situações que levaram esses seus aliados a se filiarem nesse partido. Em seguida, através desses seus soldados, filiou mais gente oriunda de outros partidos, dando a impressão que isso tudo era um mero acaso. Com essas filiações, a primeira parte do plano estava completa, ai veio à segunda parte, que seria executada por meio de uma suposta marqueteira, que apareceu do nada e se apresentou como solução para viabilizar a vitória desse partido de oposição, a marqueteira iniciou pedindo um alto valor, mas acabou acertando por valores irrisórios, pois o objetivo real era se infiltrar e vender a ideia que a solução para a vitória era esse partido que hoje integra a via popular. Mas a primeira parte do plano foi por água abaixo, a marqueteira foi dispensada por não apresentar resultados; nesse caso toda a artilharia foi voltada para os filiados infiltrados, que num trabalho de bajulação e fofocas, passaram a influenciar alguns neófitos desse partido, numa verdadeira plano B, resta saber se esse plano vai lograr êxito, e se esse politico profissional vai carimbar a vaga de vice na chapa de oposição, que nesse caso não será poderá ser chamada de oposição, e sim de arranjão. Vamos aguardar os próximos capítulos, e quem sabe mais adiante essa grande jogada se torne pública, ou seja, implodida antes de nascer; quem viver vera.
RODEIO


Terminada a festa, temos que fazer o balanço, não está falando do balanço financeiro, pois esse é sempre um caso a parte, e muito demorado.

O balanço que eu falo é aquele que o povo me pede, para comentar, sobre os erros e acertos; por isso, vou ser curto e grosso, bem ao estilo campeiro. Trinta e um rodeios, sessenta e dois anos de história, a festa é particular com muita verba pública, a ladainha é sempre a mesma e grande vilã é sempre a associação rural; a festa aumenta a cada edição e a infraestrutura continua a mesma. Ao longo desse tempo a única coisa que mudou foi o tempo que um patrão pode permanecer no cargo, ou seja, dois mandatos e/ou dois rodeios. Aposto que o próximo patrão será alguém indicado por essa patronagem, que vai ser padrão por dois rodeio, e que a programação do próximo vai sair 30 dias antes do rodeio como foi esse. O rodeio é sempre um sucesso de público, mas nunca é de renda, esse, por exemplo, mais de 289.000 pessoas passaram pelas roletas, se passaram pagaram, se não pagaram tem de ter uma explicação; considerando o valor do ingresso e o número de pessoas que entrou, é possível imaginar que o rodeio deu lucro. Aguardamos o balanço, e que venha 2018.


ELEIÇÃO 2016


A eleição acontece daqui oito meses, após o carnaval a coisa começa a esquentar, partidos e candidatos precisam colocar o bloco na rua, e montar suas estratégias.

Sem sombra de dúvidas, o candidato do governo, o cavalo do comissário, larga em vantagem, tem a máquina na mão, um exército de CC, e tem o dinheiro do PT, que mesmo que aleguem que não existe dinheiro, eles tem muita grana. Com relação ao exército que esta no governo através de indicações politicas, todos vão dar o sangue para se manter na teta. Outro fator que beneficia o candidato do governo, é que enquanto a oposição divaga sobre candidaturas, o governo faz campanha, inaugura obras, tem a máquina na mão, tem a imprensa ao lado.


Na verdade, a oposição ainda busca nomes, mas alguns ´´ lideres´` neófitos teimam em perder tempo com partidos fieis ao governo. Apenas o PSDB tem candidato, os demais ainda buscam esse nome, mas além do nome precisam se acertar, acertar os interesses pessoais, e passar por cima das vaidades, enquanto isso o tempo passa, o cavalo vai passar encilhado; eu já vi esse filme, marmelada na hora da morte mata. Ao que tudo indica, em alguns partidos a vaidade e a arrogância vai ser decisiva.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O governador do estado, esteve em Vacaria no sábado, e cumpriu um extensa agenda, na companhia do secretário de segurança, inaugurou a central de polícia; o secretario chegou ainda na sexta feira e foi recebido ma fazenda do socorro pelo Sergio de Rossi.  Após a inauguração da central de policia, o governador fez a abertura oficial da safra da maça num dos pomares da Rasip, juntamente com o prefeito municipal e empresário do setor, sendo esse evento organizado pela Agapomi. Particpou ainda do almoço oficial no porteira, e logo em seguida se dirigiu para o parque dos rodeios, junto com o patrão, e membros do PMDB local; passeou pelo rodeio. pelo acampamento, tirou fotos e foi muito bem recebido pelo povo. Segundo fontes, nas conversas com seu partido, o assunto foi a eleição municipal, coligações e o protagonismo que o maior partido do município precisa exercer. Com relação a esse assunto, conversei com grande líder do PMDB, e ele me afirmou que estão abertos para conversar com todos os partidos sobre coligação, exceto o PT. Na qualidade de maior partido do município, com a maior bancada da câmara, o partido precisa ocupar esse espaço visando retomar o poder.