quarta-feira, 14 de outubro de 2015

LIXO-
O lixo é talvez um dos temas mais importantes da atualidade, quando se pensa em meio ambiente. O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial têm levado a humanidade a produzir uma quantidade cada vez maior e mais variada de lixo.
O povo produz cada vez mais lixo, as pessoas não tem o hábito de se preocupar com uma destinação correta para seu lixo, para o lixo que elas produzem, as pessoas na sua grande maioria não estão preocupadas onde nem quando vão colocar seu lixo na rua, que se dane o meio ambiente, que se dane o viznho.

Por outro lado, a ineficiência dos governantes, colabora para um mundo cada vez mais cheio de lixo, para a destruição do meio ambiente, num mundo a cada dia mais pouido. Um exemplo da falta de compromisso dos governantes e plíticos brasileiros é a prorrogação no prazo para o fim dos lixões no Brasil para 2018, na verdade esses lixões já deveriam ter cabado, pois o prazo inspirou já faz 4 anos.

Por isso, quero tratar desse tema aqui na nossa cidade de Vacaria, pois temos que começar pela nossa casa, no caso pelo nosso município. A nossa cidade é muito suja, o lixo se acomula pelas ruas, pelos terrenos baldios, e a coleta é ineficiente, a reclamação é geral, o servisso é péssimo. É corretoa afirmar que a maioria das pessoas não colabora, mas a maioria afirma que ninguém sabe quando e muito menos que hora vai passar a coleta, e nem se vai passar. As pessoas afirmam que não adianta separar o lixo seco do orgânico se na coleta tudo é misturado, vai tudo no mesmo caminhão. Outro grave problema da cidade, são os entulhos e restos de construção, as pesoas colocam na rua na frente de suas casas, prejudicando muitas vezes o trânsito e ainda causando entupimento das bocasa de lobo. As ruas de nossa cidade na sua grande maiora estão cheias de lixo, um péssimo cartão postal. Mas vou além, quero falar do setor de alimentação, bares, restaurantes, lancherias e das casas de nos nossos famosos Cheeseburger; esse lugares na sua grande maioria e com raras exceções, colocam os restos de comidas em sacolas plásticas nas calçadas, ou simplismente jogam no chão sem acondicionamento, o resultado disso tudo é calçadas sujas, engrachadas, com restos de comida,e/ou cães rasgando sacos e espalhando sujeira pelo chão; mas ainda temos os supermercados, que também colcaboram para sujar a cidade, com restos de frutas, verduras e demais lixo.
Mas vou além, as lojas de móvies e eletro domésticos também colocam caixas, estrados e isopor na calçada a espera dos catadores.
Considerando que o nosso prefeito aumentou em mais de 100% a taxa de coleta do lixo, ta mais que na hora de oferecer um serviço eficiente, proporcional ao valor cobrado. O executivo tem a obrigação de fiscalizar, de multar, não permitir que esses estabelecimentos joguem esse tipo de lixo na calçada,esta na hora de criar uma lei e multar que jogue lixo na rua, de probir que o setor da alimentação simplismente jogo restos de comida na rua. Aqui na rua João Teodoro Duarte, atrás do jockey a câmara de vereador colocou dois continers, a disposição dos moradores da rua, mas um restaurante e uma padaria se adonoram e sem chance dos moradores colocar o lixo.

Uma coisa é certa, sobra lixo nas ruas, nas calçadas, falta educação, e falta responsabilidade e capacidade desse governo em cuidar de nossa cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário