sábado, 3 de outubro de 2015

Faltando um ano e dois dias para á próxima eleição, o cenário ainda esta indefinido. O prazo para novas filiações, encerrou, isso segundo a velha legislação eleitoral de 2013, considerando que no Brasil, tudo que esta relacionado a política é uma zona, por isso, os locais de votação são denominados de zona; a nova legislação eleitoral aprovada pelo congresso em 2015, diz que o prazo para novos filiados que desejam disputar a o pelito de 2016 encerra em 02 de Abril do mesmo ano.

Na verdade, o congresso fala uma coisa, a justiça determina outra, e a presidenta veta aqui que não lhe interessa, como o voto impresso, que impediria que o PT de manipular o resultado; ou seja, de roubar as eleições.

Com relação a novas filiações, ao que tudo indica não temos grandes surpresas, além disso, a maioria dos partidos não divulgou a lista de novos filiados, apenas o partido progressista divulgou as novas adesões.

Considerando o atual quadro, é possível afirmar que, a disputa eleitoral vai ser travada entre nomes conhecidos e militantes na política local; caberá ao eleitor escolher entre os politiqueiros tradicionais ou administradores. Ainda com relação a novas filiações, fiquei sabendo que que os Democratas(DEM) realizaram na noite de ontem, um jantar de confraternização dos novos e velhos filiados, mas não tive assesso a relação.

Conforme informei através das redes sociais, o blog fez uma enquete junto aos seus leitores, visando ter uma noção de como está a cotação dos possíveis candidatos ao governo municipal. Considerando que uma enquete não tem valor científico, não vou divulgar os números, apenas tecer alguns comentários sobre o cenário atual, considerando que falta um ano para o pleito, e que a política é dinâmica, tudo pode mudar.


A situação atual, o cenário que se apresenta hoje, é que teríamos uma disputa entre PMDB e PP, é possível afirmar ainda, que o descredito do PT, atinge todos os possíveis candidatos que atualmente  estão participando da via. Considerando que PSDB, PTB e possivelmente PSB terão nomes próprios para a majoritária, a tarefa de se desvincular do PT será árdua.

Outro fato que me chamou a atenção na enquete, é que nomes ligados ao esporte, as religiões, trabalhos sociais, e/ou tradições, tem a mínima importância no cenário eleitoral, tanto que ninguém que integre esses segmentos teve seu nome citado. Ainda com relação a minha enquete, é possível afirmar que o povo não quer mais votar no PT, mas volto a frizar, esse cenário traduz o sentimento atual de Setembro de 2015. Também é possível afirmar, que o fator Sartóri vai causar problemas ao candidato do PMDB, o povo não aguenta mais aumentos de impostos,






Nenhum comentário:

Postar um comentário