terça-feira, 6 de outubro de 2015

As movimentações da política local, não apresentaram grandes surpresas;ainda. Inicialmente, um boato dizia que três vereadores estariam entrando no PSDB, mas tudo não passou de um boato, pois caso saíssem de seus partidos os edis perderiam o mandato na justiça, e isso representaria um grande prejuízo; um péssimo negócio. Considerando que a política para a grande maioria dos políticos é um negócio, eles jamais tomariam essa decisão.

Entretanto, com a possibilidade concreta da abertura da janela de transferência seis meses antes da próxima eleição, que será criada apenas para beneficiar esse tipo de político, todos eles poderão trocar de partido sem perder seu mandato; e nesse caso poderão fazer um bom negócio, ou tentar fazer.


As movimentações de troca de partido, visam apenas atender os interesses dos políticos, que buscam se agrupar para tentar sua reeleição; nada tem haver com o interesse coletivo,e/ou com os problemas da sua comunidade.

Com relação a esses políticos que buscam se perpetuar no poder por meio de sucessivas reeleições, não encontro adjetivo para descreve-los a não ser políticos profissionais; não vejo uma razão plausível para um vereador continuar se reelegendo por mais de uma dezena de anos ou em alguns casos por mais de vinte anos; se pegar como base o salário atual, quem se elegeu por exemplo por mais de três mandatos, já recebeu mais de 1.500.000 de reias no caso de quem esta na câmara por vinte anos, já recebeu dos cofres públicos mais de 6.000.000 de reais, em ambos os casos, esses valores correspondem apenas ao salário do vereador(a), mas o seu custo para os cofres públicos dobra considerando as despesas com assessores e verbas de gabinete; ai eu pergunto: Qual o benefício que a sociedade recebeu? Por isso, a reeleição deveria ter limites em todos os níveis.

Felizmente, o povo parece que começa a acordar, mas como a política é dinâmica, e o povo tem memória fraca e curta, até Outubro 2016 tudo pode mudar. Faço essa observação, pois tenho em mãos dados de uma pesquisa séria, é a referida pesquisa buscou conhecer os anseios da comunidade de Vacaria; um dos quesitos que a pesquisa buscou junto aos eleitores locais, foi qual o perfil do próximo prefeito eles querem para a nossa cidade. Confesso que para mim não foi surpresa; 95% dos entrevistados, e a pesquisa ouviu mais de 900 eleitores, quer para prefeito da nossa cidade uma pessoa que tenha capacidade, um administrador com capacidade comprovada, não quer um político de carreira, ou seja, um politiqueiro,quer um empresário com capacidade comprovada, o povo quer um gestor para comandar Vacaria.

Por isso, quero deixar a pergunta no ar para os meus leitores; como podemos definir quem já esta com legislativo por mais de uma dezena de anos? Político profissional? Administrador?

O Brasil precisa ser passado a limpo, mas o exemplo precisa começar aqui na base, vamos cuidar primeiro da nossa casa, Vacaria merece andar para frente, chega de conchavos, de politicagem que tem com objetivo apenas o interesse próprio, de empregar mulher, filhos, namoradas, e apaniguados políticos, o povo não aguenta mais pagar a conta sem retorno. Chega!






Nenhum comentário:

Postar um comentário