segunda-feira, 21 de dezembro de 2020









COVID 19

 

 

 

A liberação das atividades no pré-eleitoral, prepararam terreno para uma campanha livre, leve e solta; quase dois meses de campanha e aglomero, o resultado não poderia ser outro. Agora a fatura chegou, mas o pior é quem paga a conta, como sempre, é o povo, que apenas cumpre com os desmandos dos governos. Com relação a eleição, essa situação é a nível de Brasil.

 

 

 

Mas ainda sobre o Covid, o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e nas unidades de saúde, tem sido elogiada, que precisa de atendimento para Covid, tem recebido um ótimo atendimento. Na verdade, a saúde pós gerenciamento familiar, teve uma melhora sensível.

 

 

 

NATAL

 

 

 

Apesar das restrições, o espirito natalino deve prevalecer, sempre com os devidos cuidados. Por isso, quero elogiar a bela decoração da nossa praça, infelizmente o povo não consegue aproveitar, mas o trabalho foi muito bem feito,

 

O espirito de Natal também está presente na rua Santos Dumont, desde a esquina com a rua |Brudemburgo até a Av. Antônio Ribeiro Branco, moradores enfeitam a rua, as casas, um belo trabalho que já vem sendo realizado faz alguns anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORMAÇÃO DO NOVO VELHO GOVERNO

 

 

 

Antes de falar em cargos de confiança, é preciso ressaltar, que quem dispõe sobre eles é o chefe do executivo, no nosso caso o chefe oficial, legal, e o chefe em off, o chefe de fato, aquele que realmente manda no governo, pois o chefe legal é uma espécie de rainha da Inglaterra.

 

 

 

Dito isso, nada de novo, a família amplia os tentáculos no governo, as negociatas seguem, partidos da campanha de lados, e segue e o baile. O progressista segundo fontes não está nada satisfeito com o tratamento que vem recebendo, mas que deve piorar. A linha adotada por um dos vereadores eleito, é a mesma que o atual vice adotou no seu mandato, agiu à revelia do partido ou orientações partidárias, fez o seu jogo. Essa é a postura do vereador que vai assumir secretaria, até o guru é o mesmo, o ex-secretário da saúde, e homem forte dos Covati na lendária foi quem orientou o atual vice, indicando inclusive assessora para o vereador, e o fato se repete, segundo fontes, o vereador futuro secretário se reúne a portas fechadas com o homem forte dos Covati diariamente, e ainda segundo essa fonte reza a cartilha. A julgar pelos fatos, é possível imaginar que o ex-secretário nunca se afastou do seu antigo colega de câmara.

 

 

 

A NOVA COMPOSIÇÃO NA CÃMARA DE VEREADORES

 

 

 

O governo tem oito dos quinze vereadores, uma maioria esmagadora, isso quer dizer que vai aprovar tudo aquilo que quiser. Mas para ampliar o comando no legislativo, o governo vai nomear três dos eleitos como secretário, abrindo vagas para três suplentes que precisam só emprego, do salário, assim sendo, serão fieis ao prefeito, comandados pelo prefeito, uma vez que o titular da vaga ao contrário do suplente, não deve obediência a prefeito, e/ou ao seu irmão. Mas o suplente se não andar na linha, perde o emprego.

 

 

 

A influência dos manos no legislativo, fica explicita, nas indicações de alguns assessores, por exemplo: a irmã do prefeito e atual vereadora será assessora de um dos suplentes que vai assumir, o mesmo acontecendo com a cunhada do prefeito, entre outros, além disso, os cargos de confianças nas pastas que serão comandadas pelos vereadores, todos serão indicados pelos manos. Sem sombra de dúvidas o governo comanda o executivo e o legislativo.

 

 

 

Apesar do vereador mais votado, Andrezinho lançar candidatura, a presidência vai ficar com o governo, e o progressista mais uma vez apenas servira como barriga de aluguel para os vereadores, mas esse modelo teve início no mandato do atual vice, então; bode bom não berra.

 

 

 

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO ELEITORAL

 

 

 

Diariamente sou questionado sobre a ação que tem como objetivo cassar a chapa do prefeito eleito por irregularidades. A resposta é a seguinte, sei que a ação corre em segredo de justiça, sei que as irregularidades praticadas pela chapa, ultrapassaram o limite do absurdo, sei que prefeito pelo estado por muito menos já foram cassados; mas como cada caso é um caso, vamos aguardar, mas já está meio demorado.

 

Cabe lembrar que o ex-prefeito do partido dos trabalhadores (PT), foi cassado em 2012, por propaganda irregular, onde se promoveu usando imagem de obras, propaganda essa paga com dinheiro público. Resta saber se pode usar a máquina para conseguir votos?

 

 

 

Não tenho conhecimento dos detalhes da ação, mas sei segundo fontes, que é muito bem fundamentada; e que o conteúdo probatório é forte. Uma coisa é certa, as irregularidades eram nítidas, o uso da máquina foi explicito, caberá ao judiciário decidir. O processo está com o Dr. Mauro Freitas, o magistrado mais antigo da comarca, que está de saída, não sei se o processo vai ser julgado por ele, mas uma coisa é certa; esse processo poderá ficar na história, absolvendo o condenando.

 

 

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

 

 

Dei uma olhada superficial em algumas prestações de contas dos candidatos ao executivo, e ao legislativo; qualquer cidadão com a mínima noção de valores de propagando, serviço de cabos eleitorais, sabe que uma campanha custa caro, e algumas candidaturas, tinham uma estrutura de campanha monstruosa, muito cara, e esses valores apresentados são ridículos.

 

Veja o caso da campanha do prefeito, sem sombra de dúvidas, foi a campanha mais cara que Vacaria já presenciou, eu participei da campanha passada do atual prefeito, nossa estrutura era ridícula comparada a essa desse ano. E os valores gastos na passada foram superiores aos declarados esse ano, tanto que aquela gravação que é objeto de processo, o mensageiro do governo relata uma dívida de campanha com um empresário superior a cinquenta mil, fora valores que não foi pago, e mais os declarados.

 

Somente em cabos eleitorais esse valor já seria consumido, mas como a prestação apenas proforma, tudo certo e segue o baile. E como diz uma música da dupla sertaneja Fernado&Sorocaba, essa conta não bate, essa conta não fecha.


terça-feira, 10 de novembro de 2020

     





IMPARCIALIDADE INCOMODA

 

Desde o início do blog, procurei ser isento, e focar nos fatos, mesmo tendo lado, ou estando do ouro lado.

Por isso, geralmente quem se incomoda com meus comentários, e eventuais críticas, são os falcatruas, aqueles que gostam de se locupletar com o dinheiro do povo. Mas se serviu o chapéu então use-o.

 

Não deveria, mas vou exemplificar com um fato, claro e inequívoco; em 2012, filiado ao partido progressista, e apoiando o candidato Francisco Appio, enfrentamos na eleição para prefeito, o candidato do governo, ou seja, o prefeito, que concorria à reeleição. Situação idêntica a atual, prefeito com a máquina, com uma boa popularidade, e usando a máquina. Nós da oposição, tinha uma dura missão, quase impossível. O candidato daquele pleito, usava a máquina, mas de forma discreta e comedida, quase impossível de comprovar, de provar, mas nós estava de olho, vigilante. Foi quando surgiu o jornalzinho; opa, finalmente surgiu a prova do uso da máquina, e a coligação recorreu ao judiciário, batemos a porta da justiça eleitoral. O resultado todos já sabem, foi no (TRE), tribunal regional eleitoral que a ação teve êxito.

Nessa eleição, acontece a mesma situação elencada acima, tudo igual, menos com relação ao uso da máquina, que passou a ser um abuso descarado, uma afronta a lei eleitoral, pois dessa vez, o governo sequer disfarça. Por isso, os partidos adversários ao prefeito, buscam na justiça a cassação da chapa governista.

 

Mas o mais surpreendente, é alguns de fraca memória, e que naquela eleição, achavam que era correto buscar a cassação da chapa, que o uso da máquina era crime, hoje me atacam devidos aos meus comentários. Aí eu pergunto, quem mudou de opinião? Quem não tem coerência?

 

 

ATAQUES E AMEAÇAS

 

A baixaria nas redes sociais, os ataques e as ameaças, estão superando o limite do bom senso, tanto que o próprio prefeito, está usando colete a prova de bala, um verdadeiro absurdo, ainda mais que são alguns de seus apoiadores que fazem ameaças veladas, contra seus adversários. Entendo que o prefeito que é um homem de paz, que não pratica ataques a ninguém (ameaças), deveria colocar freio nos seus comandados, pois são seu subordinados CC. Muitas das ameaças são por áudios e outras nas redes sociais.

 

 

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE

 

Baseado nesse ditado popular, que a oposição cansada com os absurdos praticados na campanha, vai buscar longe da paróquia o antidoto para esse mal. Quem tem um bom padrinho, não morre pagão, e é exatamente isso que mostra o cenário. A bala de prata parece que vem de fora da cidade.

 

COMENTÁRIOS NAS REDES SOCIAIS

 

Algumas pessoas, devido a sua posição, deveriam se abster de tecer comentários nas redes sociais, pois em alguns casos, um comentário despretensioso, pode soar com um apoio velado, como um recado, e o pior, pode prejudicar uma futura posição.

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

 OS SETE DIAS DECISIVOS 


Na contagem regressiva para a eleição, partidos buscam os votos dos indecisos. 

Mas tem eleitor mudando seu voto, fruto dos acontecimentos da última semana. 

O governo corre contra o tempo, pois a cada dia, novos fatos surgem.

Na semana passada, dois acontecimentos abalaram a estrutura fo palácio municipal. 

Primeiro foi a ação de investgação eleitoral, que tem como objetivo cassar a chapa governista por abuso de pode, e por abuso da máquina em favor da campanha do prefeito. Uma ação muito bem fundamentada e com provas claras do uso da máquina e do poder econômico. 

Outro fato grave, foi a divulgação de um aúdio que trás a público um suposto esquema de corrupção dentro do governo, esse esquema é muito mais audacioso do que os do PT nos do Petrolão e/ou Mensalão. A divulgação do suposto esquema acabou com o discurso eleitoreio que vendia a imagem de ser diferente do partido dos trabalhadores. Sem dúvida, foi um balde de água gelada na campanha milionária do prefeito. O poderio econômico do candidato a reeleição é algo jamais visto na cidade,  estou curioso para ver a prestação de conta. Certamente será infinitamente desproporcional sos gastos, foi assim quatro anos atrás. 


Com relação ao uso da máquina, causa surpresa o silêncio das autoridades,  pois o abuso beira o abdurdo, passou do limite, estão zombando com o povo.

Mas o governo não faz distinção, pois trabalha no sabádo para grandes empresas, e trabalha no bairro mais pobre da cidade, e com todos os cuidados, faz campanha numa rua ao sábado à tarde, enquanto as máquinas trabalham na rua abaixo,  com carro de som anunciando os trabalhos por órdem do prefeito que vai pedindo votos no mesmo local. Essa é a maior prova de interagir com o povo, trabalho, campanha e votos do homem que voltou para o meio do povo.


Por isso, segundo fontes, entre hoje e amanhã novas ações seram impetradas, e com outras provas, ividenciando que a campanha do governo faz pouco caso para lei eleitoral, ignora a legislação faz e desfaz, acredito que desde o episódio dos certificados passaram a agir ao arrepio da lei, como verdadeiros donos da cidade que fazem a lei ao estilo do nordeste no tempo do coronéis.

Com relação ao pleito, reafirmo novamente,  tem um percentual grande de indecisos ainda. Mas o prefeito mantem uma diferença confortavel ainda.


Dessa forma, tem duas certezas:


1- O prefeito deverá ser reeleito, não com a diferença apontada pelos apostadores do governo. Que deveriam no momento da propositura da aposta, juntar cópia da declaração de renda daquele que quer apostar, mas jogo de azar é crime.


2- A segunda é que certamente a chapa do governo vai ser cassada, pois o ex- prefeito do PT, foi cassado por distribuir um jornalzinho com auto promoção, e que fazia campanha antecipada com dinheiro público.


GASOLINA


Todos os donos de carros, reclamam do preço da gasolina na cidade, por isso ontem, teve promoção do combustível em alguns estabelecimrntos, gostaria de saber se a promoção era apenas para a tarde de ontem? Já tivemos investigação para apurar a existencia de cartel no setor aqui em Vacaria. Certamente esse fato também seria investgado.

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 





        CORSAN ÁGUA E ETC.

 

Cabe ao prefeito zelar pelo município, e defender os interesses de seus munícipes, procurando oferecer ao seu povo os serviços essências, e exigindo das concessionárias o comprimento dos eventuais serviços cedidos.

 

Dito isso, precisamos lembrar ao povo de Vacaria, que o contrato com a Corsan, vem de décadas, desde que se iniciou a distribuição na cidade, esse serviço é prestado por essa estatal. Mas o referido contrato, foi renovado, com alterações das obrigações, ainda no governo passado, e como é de conhecimento público, a empresa quando renovou o contrato, assumiu compromissos com o município, como o povo de Vacaria. Entre eles, o tratamento de esgoto.

 

Cabe ao executivo, na pessoa do prefeito, fiscalizar e exigir que o mesmo seja comprido, e essa obrigação, ultrapassa mandatos, todo o prefeito que estiver no comando do município, tem a obrigação de ficar vigilante as obrigações.

 

O prefeito passado, que assinou o contrato, muito pouco exigiu, diz a lenda que a estação de tratamento, que deveria ser construída no bairro Monte Claro, tinha um prazo para a obra, e que após esse prazo, a empresa cessionária estava desobrigada, não sei se procede, ou se é lenda.

 

Mas o certo é que não foi feito nada ao longo do seu mandato, mas, o atual prefeito, ao assumir o executivo, tinha a obrigação de agir, e tinha motivos, as constantes falta de água na cidade, que ocorrem de forma corriqueira, passou a ser algo normal o povo não ter água; mas da mesma forma nada fez. Agora no calor da campanha, os dois que nada fizeram dizem que vão fazer, difícil acreditar. Mas uma coisa é certa, algo precisa ser feito.

 

IVESTIGAÇÃO ELEITORAL

 

Na tarde de ontem, foi protocolada na justiça uma ação de investigação eleitoral, contra a coligação do atual prefeito. A ação segundo fontes, pede ao juiz eleitoral a cassação da chapa por abuso de poder econômico e por uso da máquina. Conversei com um advogado experiente sobre o conteúdo da peça, e ele me falou que a ação é consistente, que as provas são contundentes e muito claras, ainda segundo esse profissional no conteúdo probatório, fica explícito o uso da máquina do município em favor do prefeito que busca sua reeleição, de alguns candidatos a vereador que contam com o apoio do prefeito. Certamente a justiça eleitoral e o Ministério Público, vai agir e decidir sobre esse grave fato.

Mas convenhamos, o abuso da máquina é explícito, descarado, algo jamais visto a esses níveis.

A ação de investigação eleitoral tem o objetivo a punição com multa e cancelamento do registro dos candidatos, ou quem os auxilie, que abusem do poder econômico ou político ou, ainda, usem de forma ilegal o cargo (ou emprego público) ou meios de comunicação em prol de candidaturas. Caso seja julgada procedente, terá por consequência a declaração de inelegibilidade do candidato e de quantos participem do ato ilícito.

 

Apenas para ilustrar, esse tipo de ação, cassou o mandato do ex-prefeito Elói do partido dos trabalhadores, que foi inclusive retirado do cargo pelo TER, e quem assumiu temporariamente foi o atual prefeito, que agora corre sério risco de sofrer a mesma punição. A raposa tanto vai ao ninho que um dia deixa o focinho.

 

Ainda para refrescar a memória, o ex-prefeito voltou ao cargo, graças a influência do seu partido quando exercia a Petização do tribunal eleitoral.






quarta-feira, 4 de novembro de 2020


 




A CAMPANHA ELEITORAL AO ARREPIO DA LEI


Já participei de algumas campanhas, todas ela apoiando um candidato que não era governo, ou seja, contra a máquina,  contra o poder. E sei melhor que ninguém que quem tem a máquina na mão, usa, uns mais, Outros menos. A diferença é que em outras eleições ao menos se disfarçava, tentavam fazer de conta que era um trabalho normal, habitual.


Mas nessa campanha, o governo não usa a máquina, ele abusa, faz campanha, faz pouco caso com o cidadão que paga isso tudo, e com a lei, com que deveria fiscalizar a lei; até parece ter certeza da impunidade, decerto essa certeza vem das novas decisões sobre estupro e outras aqui na lendária. 

FAKES E FATOS


A destruição de banners em apoio ao prefeito, é um fato, as acusações de que partidários do ex-prefeito seriam os responsáveis é um fake News. Mas o pior é que esse fake foi postado na pagina ou face do candidato Amadeu.  Considerando que o candidato não faz as suas postagens, o responsável pelas atualizações, cometeu um ato irresponsável. Aliás, com relação ao candidato Amadeu, tenho que ser justo,  ele não se envolve com discussões, com calúnias e etc, não cria esse tipo de fato, e também não responde. 


O acirramento dos ânimos não contribue em nada, ameaças e calúnias muito menos, acho que os responsáveis pela campanha deveriam tomar providências.


COVID 19 E O DIA 15


O relaxamento dos cuidados com a Covid é fruto da campanha,  e não é privilégio de Vacaria. Mas como moramos aqui, é aqui que mora o perigo. Por isso, todo cuidado é pouco, e todo o aglomero deveria ser proibido. Mas não isso que acontece, cabos eleitorais sem máscara, sem o mínimo de cuidado entram nas casas, invadem as ruas.

Após o inicio da campanha, os casos que estavam diminuindo, voltam a aumentar, tudo por mero acaso, a conta vem após o dia 15.

PESQUISA 

Circula nas redes sociais uma pesquisa falsa, apoiadores do 45 inundaram as redes socias.


INDECISOS


O número de indecisos ainda é muito alto, e pode decidir a eleição. 


AÇÕES ELEITORAIS 


Segundo fontes,  a justiça eleitoral vai ser acionada essa semana, o MP eleitoral também será acionado, o motivo a ser questionado.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

 

QUINZE DIAS PARA O DIA 15 E AS SUCATAS DO PT AINDA ESTÃO NO PÁTIO

 

 

Na reta final de campanha, ao que tudo indica, teremos duas semanas de fortes emoções; e o vale tudo em busca do voto, já começa a extrapolar limite do razoável.

 

Mas esse vale tudo vai desde ataques nas redes sociais, ao vale tudo no uso da máquina.

As postagens desnecessárias, ofensivas, fatos relacionados a vida pessoal em nada contribuem para a campanha, muito menos ameaças, por isso, aqueles que estão na linha de frente da campanha, deveriam procurar manter o nível, e desestimular esses ataques, ao invés de partir deles ataques e/ou ameaças, que em nada contribuem. Calma e serenidade nessa hora, falta duas semanas.

 

Com relação ao uso da máquina por parte de quem está no poder, isso já algo meio institucional, faz parte da cultura dos políticos brasileiros, que a pretexto de que a máquina não pode parar, usam descaradamente a máquina pública, trocando serviços públicos por votos, ou pela promessa do voto.

Mas não vamos nos iludir, quem está no poder usa a máquina, isso aconteceu na gestão do ex-prefeito do partido dos trabalhadores (PT), nas duas eleições que ele estava na chefia do executivo, uma vez se beneficiou e acabou cassado, a outro tento ajudar o seu candidato.

 

Por isso, como pau que dá no Francisco, também dá em Chico, hoje que usa a máquina é o prefeito, que sentiu o peso da máquina na eleição passada quando enfrentou o governo. Ao que tudo indica, aprendeu muito bem, mas perderam a noção, e o uso, passou a ser abuso, chega a ser um escárnio, agem como se tivessem a certeza da impunidade, ou então descaso.

 

MAQUINAS SUCATEADAS

 

O prefeito falou com muita propriedade, que pegou o parque de máquinas sucateado, acabado, maquinas no cepo, sem combustível, fato público e notório, disse ainda que renovou o maquinário, comprou muitas máquinas, mas apesar das compras, duas situações precisam ser explicadas, o gasto exagerado com horas máquinas terceirizadas, e o grande número de sucatas que ainda ocupam espaço nas garagens, mas que segundo informações, a maioria dessas máquinas encostadas, estragaram na sua administração. Se não tem conserto, que faça um leilão de inservíveis e limpe o pátio.







 

 

 

 

 

ATAQUES E ETC

 

Na eleição passada, o atual prefeito, e seus apoiadores mais próximos, foram alvo de ataques, injúrias e muitas calúnias, eu que fazia campanha e estava na linha de frente, junto com o prefeito éramos os alvos preferidos, e o mais interessante, por um partido que hoje é parte e que fez parte do governo logo após a eleição, mesmo tendo tentado através de áudio falcatrua, cassar a chapa do prefeito, e esse áudio também foi usado como motivo descumprir acordos. Mas como nada como um dia após o outro, áudios de fatos da campanha e graves, circulam no dia a dia da campanha. Considerando que um áudio tem importância, decerto vai ter candidato em maus lençóis.

 

Mas uma coisa é certa, baixaria não conquista votos, e na maioria das vezes quando identificado o autor, ele acaba perdendo seus votos, que geralmente são poucos.

 

AÇÕES A BOMBA DA OPOSIÇÃO

 

Tomei conhecimento hoje, que a oposição vai entrar com diversas ações contra a chapa do prefeito, entre eles uma de Investigação Eleitoral, aquela famosa ação que casou o mandato do ex-prefeito Elói, mas foi salvo em Brasília. Considerando que o candidato do partido dos trabalhadores (PT), foi cassado em plena era dos petralhas, e correto afirmar que, quando existem provas cabais, o MP eleitoral e o juiz eleitoral agem com rigor. Aqui em Vacaria, o promotor eleitoral Dr. Luís Augusto e o juiz eleitoral Dr. Mauro, são duas autoridades com vasto conhecimento na área, e certamente vão uma resposta a sociedade dentro da lei.

 

O abuso de poder, deve ser coibido pela justiça eleitoral e pelo Ministério Público, que costuma agir firme, temos um exemplo local, onde o prefeito reeleito foi cassado pelo TER, e o atual prefeito que era presidente da câmara, assumiu o executivo, mas o prefeito cassado conseguiu reverter no TSE.

 

A oposição fala que tem provas claras do uso da máquina em benefício do candidato do governo, não conheço tais provas, segundo essas fotos são irrefutáveis, fotos, vídeos, documentos, obras e etc. por falar em vídeos, o povo do governo que gosta tanto de falar em vídeo, parece que dessa feita terão muito vídeos e áudios verdadeiros para explicar.

 

Uma coisa é certa, a lei é para todos, ninguém está acima da lei, e todos os candidatos no caso da eleição precisam seguir a regra, independente do cargo que ocupa.

Ainda segundo fontes, a ação vai ser contra a chapa majoritária e contra candidatos a vereador do governo que estariam sendo beneficiados pela máquina, e/ou cobrando por serviço realizados antes da eleição.

 

 

 

 

sábado, 31 de outubro de 2020

 


DEBATE DOS VICES

 

 

A rádio Fátima realizou na manhã de ontem, o primeiro debate entre os candidatos a vice-prefeito de Vacaria, foi um grande debate, na minha opinião, superou longe o debate dos candidatos a prefeito.

 

Sem sombra de dúvidas, os candidatos a vice-prefeitos são mais preparados para, e isso ficou visível ao longo do debate.

 

Como era esperado, o candidato governista foi emparedado, Marcos e Lima e Osvaldo Grigolo, colocaram o candidato do prefeito no paredão, e diante da realidade, da verdade, o vice do atual prefeito apenas tergiversou, mas não convenceu.

 

Segundo as opiniões que auscultei, o povo gostou do debate, e mesmo nos momentos mais apimentados, nada foi considerado ofensivo. No quesito destaque, Marcos Lima levou uma pequena vantagem em relação ao candidato Osvaldo, com relação ao candidato do progressista, temos de admitir que sua tarefa era inglória, pois defender a pauta do prefeito não é nada fácil, já pelo lado do MDB, todos sabem das limitações do seu representante, que procurou fazer o trivial e não decepcionou.

 

 

CADEIRAS NO LEGISLATIVO

 

A pergunta mais frequente que escuto, é a seguinte: quantos se reelegem? Quem se reelege? Sempre respondo, não tenho bola de cristal, e digo certeza mesmo é que apenas os três vices não voltam, o resto é possível.

 

Mas como não fico em cima do muro, faço minhas previsões, acredito que volta quatro de certeza, e dependendo do desempenho de alguns partidos podemos ter a permanência de mais vereadores da atual legislatura.

 

Pela coligação governista, temos seis partidos concorrendo, dos quais o partido do prefeito deve eleger o maior número de vereadores, colocando três de certeza e brigando pela quarta cadeira, os demais devem colocar apenas um, com o progressista correndo por fora para dobrar sua representatividade no legislativo, o nome provável do progressista deve ser Andrezinho, mesmo tendo que enfrentar o governo que trabalha de mangas arregaçadas para não deixar o vereador se reeleger, colocando a máquina para tirar votos do vereador, ajudar outros da sigla, mas acho que faz buraco na água. Os demais partidos da coligação brigam por uma vaga, mas tem dois que correm sério risco, pois contam com poucos candidatos, e nem um com possibilidade de grande votação.

O partido dos trabalhadores, certamente elegerá dois, por outro lado, o PSB, que elegeu 03 vereadores, deve ficar com duas cadeiras, brigando pela terceira vaga na tal de sobra.

O partido do vice Osvaldo, deve manter uma cadeira, o vereador do PL, que deve fazer boa votação, é outro que tem grandes chances de continuar.

Com relação ao partido do vice Marcos, acredite que vai manter duas cadeiras, e briga pela terceira na tal se sobra.

 

Pelo lado do governo, a aposta é nos cargos de confiança (CC), mas a maioria vai ficar de fora e com votação insignificante, reflexo do trabalho ao longo dos 04 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

sexta-feira, 30 de outubro de 2020


 

ELEIÇÃO MUNICIPAL II

 

 

Volto ao tema, pois vamos entrar na reta final de campanha, e ainda não está definido; apesar do governo cantar vitória.

 

INDECISOS

 

O número de indecisos é expressivo, não tenho dúvidas que ultrapassa a casa dos vinte por cento, e esses indecisos podem mudar a eleição. Outro fato relacionado aos indecisos, é de que, esse povo não vota no governo, óbvio que nem todos os indecisos vão optar pelo mesmo candidato, mas afirmo, se resolverem votar no terceiro colocado, podem eleger um novo prefeito.

 

 

FUNCIONALISMO MUNICIPAL

 

Na semana que se comemora o dia do funcionário público, quero alertar aos funcionários públicos do município, que eles podem ter um papel decisivo no resultado da eleição. Tenho a informação que os funcionários reprovam o atual governo, e estão cobertos de razão; afinal de contas nunca na história do município o funcionalismo foi tratado dessa forma, e em detrimento de um exército de cargos de confiança sem a mínima capacidade para chefiar e ganhando muitas vezes mais que o concursado. Por isso, agora é a hora.

 

 

MAQUINAS EM AÇÃO

 

O prefeito alardeia que renovou o parque de máquinas, que segundo ele estava sucateado e em cima de cepos nas garagens. Mas a pergunta que não quer calar e a seguinte: com ele explica os valores absurdos pagos em horas de máquinas apesar da renovação do parque de máquinas? A administração passada apesar do sucateamento não paga horas a terceiros. Como o ex-prefeito realizava os serviços? Seria um mágico?

 

 

USO DA MÁQUINA E ABUSO DO PODER ECONÔMICO

 

Fiquei sabendo por algumas fontes ligadas aos partidos de oposição ao governo atual, que na próxima semana, várias ações judiciais serão impetradas contra a chapa governista, abuso do poder econômico, uso da máquina pública entre outras irregularidades. A ação de investigação eleitoral cassou o mandato do ex-prefeito por uso da máquina e abuso do poder, e o fato gerador foi um jornalzinho no qual ressaltava as ações do prefeito, caracterizando de forma clara a autopromoção e o isso da máquina para angariar votos, em desvantagem ao seu adversário. Hoje o que verificamos descaradamente, é o uso do asfalto como forma de conquistar votos, e o pior sem o menor constrangimento, na cara dura, faz o comício pede voto e no outro dia a obra.

 

GERAÇÃO DE EMPREGO

 

O prefeito foi muito infeliz quando falou que as empresas de Vacaria, estão precisando de mão de obras, e que sobra emprego, não vou nem comentar o fato dele chamar desempregados de vadio, pois entendo que foi uma fala direcionada para algum desafeto, mas para ele e sua turma que gostam de falar de áudios e vídeos, e agora? Tem áudios aos montes pela cidade que relatam o uso do poder, e a pressão política em cima de pessoas que tiveram algum benefício do governo. Coagir as pessoas também é crime eleitoral. Mas ainda sobre a falta de emprego, quero afirmar que se não existisse o Nepotismo por parte do prefeito e de seu vice, certamente os índices seriam ainda muito maiores.

 

CANDIDATOS

 

A eleição municipal tem quatro candidatos ao cargo de prefeito, a narrativa criada entre PSDB e PT, é falsa, pois para não deixar o partido dos trabalhadores voltar, o atual prefeito não é a única opção, e mais, as práticas do atual governo são as mesmas do partido do Lula, mas no caso local, eles aprimoraram e muito.

 

 

CANDIDATOS CC

 

Todo aquele que colocou seu nome à disposição do prefeito para concorrer ao legislativo, cumpriu com sua obrigação. Mas não esqueça que a sua votação vai estar relacionada ao seu trabalho como CC no governo. Nesse caso, quem fizer uma baixa votação, certamente não voltara ao seu cargo. Aliás, a maioria do CC e secretários não voltara, apenas o geral e o do planejamento, que é na verdade o garoto propagando do prefeito vão voltar no caso de reeleição, os outros estão com os dias contados.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

 


ELEIÇÃO MUNICIPAL

 

 

Antes de iniciar meu comentário, quero mais uma vez ressaltar, que comento fatos, não falo da vida particular de ninguém, e mais, ainda não decidi em quem votar, mas sei em quem não vou votar.

 

CANDIDATOS E PARTIDOS

 

Começo analisando a candidatura governistas, ou do prefeito que busca sua reeleição, a permanência do clã dos Boeiras no poder; quando falo no clã, vou além do prefeito e do secretário geral, falo da família.

 

Com relação ao secretário geral, apesar de seus erros e acertos, é o único que se salva no governo, mesmo eu não concordando com parentes no governo, sem a sua participação, o governo não existia, pois, o prefeito não tem a mínima noção do que faz.

 

A campanha do prefeito é baseada em três pilares.

 

1-  O uso da máquina.

2-   O Antipetismo.

3-    Poder econômico

 

Com relação a máquina, não podemos ser hipócritas, todos os governos usam a máquina, sob o pretexto de que a máquina não pode parar, mas o governo usa e abusa. O asfaltamento das ruas é um exemplo claro, o ritmo e o número de ruas asfaltada para engaliar votos é descarado, chega a ser um abuso com o contribuinte que até hoje pagou pelo seu calçamento. Mas quero deixar claro que não sou contra o projeto de asfaltamento, ou qualquer outro projeto de saneamento básico; mas que tenho como objetivo o bem comum. O uso eleitoral fica evidente na desproporcionalidade no volume desserviços de asfaltamento e na rapidez do serviço, outra característica é a péssima qualidade, feito a toque de caixa, tudo pelo voto, é massa asfáltica em cima da terra de grama e por aí vai, sem projeto, e com obras em ruas e bairros que não constam no cronograma, evidenciando o uso eleitoral do serviço.

 

A estrutura financeira é desproporcional aos outros candidatos, quero o ver a prestação de contas como vai ser, mas a julgar pela prestação de contas da companha passada, é possível imaginar. Mas certamente as doações de CC não permitem todo esse aparato.

 

Assim sendo, é possível afirmar que o prefeito será reeleito.

No caso de reeleição, o prefeito já deixou claro que vai aumentar impostos, IPTU entre outros, a desculpa de atualização de valores é frágil, todos sabem que para garantir o exército de CC que já estão no governo e mais outra leva, vai ter de aumentar imposto. Por isso, aperta o 45 e depois aperta o cinto e pague mais imposto, aliás o prefeito tentou diversas vezes aumentar imposto ao longo do seu primeiro mandato. Afinal empregar parentes custa cara.

 

MDB

 

O partido caminha a passos largo para sua extinção, corre o risco de não eleger um vereador, e fechar a porteira, vai ser o maior vexame da história, o partido do maior prefeito da história de Vacaria, vai terminar de forma melancólica. Triste fim.

 

PROGRESSISTA

 

O antigo PDS, sucumbiu aos interesses pessoais do seu vereador, que vai carregar o título de vereador com a menor votação da história, mas que foi muito habilidoso na questão de tratar dos seus interesses pessoais e familiares, vendeu o apoio ao prefeito, e carimbou a vaga de vice, trocando assim uma candidatura à reeleição que seria um fracasso, pela vaga de vice, que mesmo não somando nada para o chapa, certamente será o vice, vamos ver como vai ser sua relação com o geral de governo, pois o vice do MDB, que não indicou parentes, não teve chance alguma no governo, mas o vice do PP tenho pretensões futuras. Vamos ver, mas no quesito nepotismo ambos combinam. O progressista vai eleger bancada, acho que um representante é certo, com chance da segunda vaga.

 

PSL

 

O candidato apostou no discurso de ser o representante do Bolsonaro, mas não colou, e nesse jogo de não votar no PT que está faturando é o prefeito. Acho que não faz representante no legislativo.

 

PARTIDO DOS TRABALHADORES

 

O partido dos trabalhadores, está provando o seu veneno, que sempre usou a máquina, está sendo esmagada por ela, esconder a estrela e as cores parece que não deu certo, e no caso de derrota por uma diferença fora da realidade, também decreta o fim da sigla no município. Mas deve fazer no mínimo dois vereadores.

 

Com relação a vereadores, a maioria dos partidos não vai eleger representante, mas o objetivo da sua direção é conseguir cargos no governo, no caso dos partidos coligados com o prefeito, dois é certo que não vão eleger bancada, aí após a eleição vai ser uma choradeira por cargos, quem viver verá.

 

PROMESSAS

 

Se engane com os próprios olhos, mas quem não fez em oito anos, ou quem não fez em quatro, também não vai fazer.

 

 

CONSELHO TUTELAR

 

Se conselho fosse bom, eu vendia, mas com relação a decisão referente ao caso.

domingo, 13 de setembro de 2020

 

 O QUADRO ELEITORAL PARA PREFEITO.

 

 

Escrevo desde de 2010, sem compromisso com pessoas ou entidades, mas com compromisso com a verdade e a isenção. Por isso, considerando a momento pré-eleitoral, tenho limitado ao máximo os meus comentários, pois não me considero um órgão de imprensa, mas sem falsa modéstia, sei que meus comentários podem influenciar alguém, e por procurar manter a isenção, vou limitar ao máximo minhas postagens abordando o tema. Mas estejam certos, que no momento ideal vou tomar uma posição, pois não sou de ficar em cima do muro. Aliás, quem fica em cima do muro leva chumbo dos dois lados. Dito isso, vou avaliar o quadro atual para prefeito.

 

No momento temos quatro candidaturas confirmadas, com candidatos a prefeito e a vice, ao que tudo indica, teremos 04 vereadores na vaga de vice-prefeito, cabe lembrar que na última eleição todos os candidatos eram vereadores.

 

 

Na minha humilde opinião, apenas dois candidatos disputam de verdade o cargo de prefeito, sem menos prezar os outros, não vislumbro a mínima possiblidade de alterar esse quadro.

 

Ainda com relação a eleição passada, o quadro se alterou um pouco, no último pleito, o atual prefeito tinha o apoio do MDB e do PPS, mais os dissidentes o partido progressista, acrescido de alguns progressistas que faziam o jogo duplo, de dia faziam de conta que apoiavam a candidata, e a noite se encontravam às escuras com o assessor dos Covati para traçar estratégias e trocar informações; coisa normal na política e nos politiqueiros.

 

Nesse ano a coisa de inverteu, o partido progressista apoio oficialmente a reeleição do prefeito, e indicou o seu vereador como candidato a vice. Mas ao que tudo indica, o partido não está unido, parte por discordar da indicação do nome do vice, e outra parte é aquela que foi traída na última eleição.

 

Por outro lado, o MDB antigo aliado do prefeito, lançou candidato próprio, com chapa puro sangue, mas o objetivo maior é inviabilizar a reeleição do prefeito, antigo aliado, pois o partido entende que foi traído.

 

Uma coisa é certa, quanto mais voto fizer o MDB, mais voto perde o prefeito.

 

A disputa entre PSD e PT, está acirrada, e isso que a campanha ainda não começou, ao que tudo indica, o PSB vai apoiar o ex-prefeito, e isso encorpa ainda mais a chapa formada pelo PT/PDT.

 

A judicialização da campanha parece ser uma tendência, tanto que, o ex-prefeito já usou desse expediente para responder acusações do prefeito numa entrevista.

 

O povo cansou de bate boca, quer ouvir projetos, caberá aos candidatos apresentar esses projetos, e conquistar a confiança do eleitor.

 

A pandemia vai dificultar a campanha, mas que apostar apenas nas redes sócias já pode enrolar a bandeira.

 

O discurso de ser o representante do Bolsonaro, e/ou ser de direito vai ser usado por todos, com exceção do candidato do PT, mas o problema vai ser convencer o eleitor, pois alguns dos atuais bolsonaristas, apareceram agora, ao longa dos últimos anos ninguém sabia que eles existiam. Acho que esse discurso não vai colar, ou vão ter de disputar no par ou impar.

 

Alguns temas vão exigir do candidato posições firmes, mas volto a dizer, como convencer o eleitor sobre o Nepotismo?

 

As cartas estão na mesa, final do mês a cobra vai fumar, e ao longo de 45 dias tudo pode acontecer.

 

Sorte ao povo, pois quem paga o pato é sempre o povo.

 

 

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

ELEIÇÃO MUNICIPAL

A CORRIDA PELA PREFEITURA

 

Após um período sem comentários, vou voltar com meus comentários sobre os fatos da nossa cidade e região.

 

Ante de qualquer coisa, quero reafirmar que meus comentários dão de cunho pessoal, sob minha responsabilidade, não sou órgão de imprensa, meu blog é pessoal, escrevo por prazer, não ganho nada com isso, ainda reafirmo que não sou jornalista, não sou radialista, comunista, ciclista e nem comentarista. Com relação ao diploma de jornalista, essa exigência foi extinta pelo presidente condenado (Lula). Assim sendo, acho que respondo alguns questionamentos.

 

O tempo que parei de escrever, foi devido a possibilidade de compor alguma chapa para a eleição; não tem relação com proibição judicial ou qualquer outro fato, sei que os falcatruas sonham com isso. Mas esperem sentados os Alexandres de Moraes estão lá na capital federal.

 

 

CORRIDA PELA PREFEITURA

 

A disputa queira ou não vai ser entre o ex-prefeito e o prefeito atual, nada contra o candidato do PSL, nada contra o candidato do MDB. Mas essa é a realidade, é isso que vamos ver na hora de deitar para capar.

 

Na eleição passada o prefeito contava na sua coligação com MDB-PPS e com os dissidentes do partido progressista, que na ocasião foi a verdadeira bala de prata para a vitória do prefeito; faço essa afirmação embasado na seguinte afirmativa: alguém duvida que a dissidência não tirou da candidata do progressista 600 votos? Então cada um tirado de lá representa dois do outro lado, considerando ainda que a diferença foi de menos de 1.200, está aí o fato. Quem vai ser a Bala de Prata nessa eleição. Em tempo o prefeito traiu os dissidentes do progressista, não cumpriu com a palavra.

 

Mas é bom pensar, o progressista fez apenas um vereador na eleição passada, com a menor votação da história, teria se reinventado ao longo desses quatro anos? E o vereador é o candidato a vice do prefeito. Mas...

 

Com exceção do candidato do PT, todos vão se apresentar com representantes do Bolsonaro, um diz que apoiou, outro que gosta do exército, que gosta do clube de tiro. Mas com dizia o saudoso José Mendes, temo terceiro que vai dizer: Alto lá, eu estive dentro do governo Bolsonaro por mais de ano, eu conheço o caminho das pedras. Durma com esse barulho.

 

MISSÃO IMPOSSÍVEL

 

Apesar de alguns desvairados do governo, todos sabem que a eleição é difícil, por isso, a missão impossível, e tentar convencer o PSL a abortar sua candidatura, e apoiar os MANOS. Essa missão é impossível, mas em política tudo é possível, cargos, vantagens e etc.

 

FUNDO ELEITORAL

 

O dinheiro do fundo eleitoral deveria estar sendo usado na saúde do povo, no combate a pandemia, mas vai para os partidos e para os candidatos. Quem vai usar esse dinheiro aqui em Vacaria? Quanto vai ser usado? O povo quer e precisa saber.

 

 

FATO OU FAKE?

 

As tais fake News é a moda do momento, até o termo é copiado do americano, deveríamos falar em notícias falsas e ponto.

 

Mas no final da tarde de ontem, um fato tomou conta das redes sociais, um fato virou fake. Exatamente isso, pois um pedido do delegado para uma busca e apreensão, encaminhado ao promotor eleitoral, vazou antes do parecer do promotor e da decisão do juiz, e esse fato foi usado como fake, pois se espalhou pela cidade, como se a medida tivesse sido comprida, quando sequer tinha uma posição do MP, e muito menos do juiz. Além disso, cabe uma indagação, já foi declarado aberta o período eleitoral? Já estamos em campanha?  Mas o certo é que esse vazamento prejudicou a operação, pois possibilitou interpretações precipitadas e jogou por terra a operação, pois os envolvidos ficaram sabendo antes do fato se consumar. Vamos aguardar e que a verdade prevaleça sempre.

 

 

quinta-feira, 25 de junho de 2020

COVID 19

Desde o começo da pandemia, tenho posições definidas, precisamos tamar todos os cuidados, e precisamos manter a economia os empregos, e ad empresas. Mas sem se descuidar dos protocolos. Falei e reiteto, que o sistema de saúde local, pouco foi alterado, o EXECUTIVO e o nosso HOSPITAL, praticamente não aumentaram a sua capacidade. Volto a dizer, o pouco que mudou foi graças ao promotor de justiça Dr. LUIS AUGUSTO. diferenças a parte.

O prefeito se omite, e o hospital só pensa em DINHEIRO, tanto que os milhões enviados pelo governo Federal, foi dedtinado para essa instituição. E com justiça. Mas queremos ver retorno desses invstimento na ampliação do atendimento ao COVID.

Mas para minha surpresa, o presidente da AMUCSER, divulgou, que o HNSO quer mais 190 mil mês para ampliar leitos na UTI da ala Covid. Sinceramente isso é um abuso, e o pior tal ampliação levaria no mínimo mais um mês. Se não fosse trágico, seria piada, de péssimo gosto, é um saco sem fundos.





NEPOTISMO


A denúncia feita pelo vereador MAURÃO, sobre NEPOTISMO ns secretária da agricultura, já tem desfecho, o ex-secretário propos pagamento de mil reais pata ajustamento de conduta ao MP, mas o prontor de justiça Luis Augusto não aceitou e exigiu quatro mil reais, parcelados para efeivar o ajustamento.  Mas quero discordar, pois se existiu o NEPOTISMO, o responsável é o prefeito, que é quem tem a caneta bic na mão; nada acontece sem a anuência do chefe do executivo. Não entendo por qual razão ele sempre sai ileso, idem o caso da habitação, será que temos outro Lula na cidade que não sabe de nada?

Segundo boatos outro caso de irregularidade envolvendo gente do primeiro escalão também já está no MP. É dose pra mamute.

PARADA DE ÔNIBUS

O caso envolvendo a parada precisa ser mais bem explicada, ou seja, quem construiu aquele elefante verde, fora dis padrões exigidos, sem projeto e o técnico responsável, precisam indenizar os cofres do município, e pagar os danos causados no caminhão. Ou será mais um caso de desperdício de dinheiro do povo?


AS POSSÍVEIS CANDIDATURAS AO PASSO MUNICIPAL

A política é dinâmica, mas o interesse dos políticos muito mais, por isso, a última informação em se tratando de candidaturas pode ser a penúltima.

Mas uma coisa é certa, as candidaturas do Partido dos trabalhadores (PT) e a dos Manos (governo), quanto aos demais, tudo é possível. Mas uma coisa é certa, o Frentão como estava sendo desenhado não tem a mínimas chances. Motivo, vaidades e arrogâncias e quase nada de votos.

Mas bem ao estilo do Jack o estripador, vamos por parte, vou tentar passar a novas opções e/ou possibilidades.

Começando pelo Progressista, o velho PDS, que já foi grande, já foi o maior partido da cidade, onde sozinha chegou a ter quase 50% das cadeiras no legislativo; isso num universo de 19 membros, atualmente conta com apenas uma cadeira, e de um vereador que não segue as orientações do partido, tanto que mesmo após várias reuniões da executiva e diretório, nas quais ficou estabelecido que o partido não apoiaria o governo o vereador seguiu apoiando e empregando seus apadrinhados no governo. E atualmente, tenta impor sua vontade que é de coligação com o governo, mesmo tendo o empresário José Sozo colocando seu nome a disposição do partido para concorrer.

A sua posição não se sustenta, haja visto que todos sabem que caso o governo venha a vencer, todo aquele que se eleger poderá negociar o apoio com os manos em troca de cargo como fizeram todos os vereadores de oposição que passaram a apoiar p governo. O risco seria o candidato do partido vencer, aí não terá negociatas.


O frentão devido as vaidades e aos caciques, deverá perder força, tudo fruto da falta de habilidade, mas como imaginar democracia quando três dos cincos partidos do frentão, são comandados pelos mesmos donos por mais de 20 anos?

Mas uma mulher poderá surgir como uma opção para a coligação, seria uma boa alternativa para o enfrentamento dos que aí estão e ao que quer voltar. O povo merece coisa melhor.


O governo vive um dilema, comemora o adiamento da eleição, ou fica triste com o adiamento? Uma faca de dois gumes, o lado bom é que poderá usar a máquina mais tempo, fazer asfaltos, o lado ruim, é que os asfalto já começou a ruir, e as denúncias que ainda estão por vir, poderão aparecer antes da eleição. A CPI da habitação, a ação do Ministério Público contra o secretário da pasta, ainda aguarda uma posição do prefeito e do secretário geral, mas eles estão pisando em ovos, se jogar o secretário aos leões, ele cai atirando, e ele tem a caixa preta da pasta e de outros atos na mão, portanto, é preciso saber como desarmar essa bomba relógio. Mas o governo precisa se posicionar sobre o tema, mas reitero, o secretário não agiu sozinho, as ações do secretário junto a sua pasta, todas são de conhecimento dos chefes, e mais se houve propaganda eleitoral antecipada, ela beneficiou o prefeito também. Pau que dá em chico dá em Francisco.
Quanto a possíveis irregularidades um passarinho me contou, que vem mais uma enxurrada, inclusive coisas da época do nosso maior evento, o gaúcho as vezes enrosca o pala.


Pelo lado do PT, segue a dupla Elói e Osvaldo, mas carregando a rejeição do povo ao partido do Lula, vejo que o povo ainda não esqueceu a roubalheira do partido do Petrolão.







terça-feira, 23 de junho de 2020









CORREÇÃO

Com relação a Ação Cível Pública Cível N 5001424-18.2020.8.21.0038/RS, que tem como autor o Ministério Público, e como Réu o Ex-secretário da habitação, ela tem como base fatos levantados pela CPI da Habitação, mas refere-se a propaganda eleitoral antecipada, algumas das ações dentro da pasta, na visão do M e segundo as provas caracterizam propaganda eleitoral ilegal e antecipada, na postagem anterior disse que a referida ação era relacionada aos fatos relatados ao longo da CPI.

Mas reitero a pronta ação do ministério público, que num curto espaço de tempo, tomou as providências ingressando com a referida ação. Assim sendo, reafirmo o título a CPI não acabou em PIZZA, e certamente teremos desdobramentos em breve de fatos apontados no relatório final, pois reafirmo, um secretário municipal nunca age de moto próprio, tudo é de conhecimento do seu chefe, e quando existe propaganda ilegal e antecipada por ações de um secretário, ele também está fazendo propaganda para o seu chefe. (O prefeito).

Além da rápida ação no caso acima, quero ainda, elogiar o trabalho do MP de Vacaria, na coordenação das ações de combate ao COVID19, onde o promotor de justiça Luís Augusto, comanda as ações aqui no nosso município, pois sem dúvida alguma, sem a sua participação a situação seria muito diferente. Diferenças a parte, elogiar as boas ações é nosso dever.


CANDIDATOS AO GARGO DE PREFEITO



Como falei antes, teremos apenas três candidatos ao passo municipal, o atual prefeito, o ex-prefeito, que mesmo condenado por improbidade, segundo o promotor ele está apto para concorrer, e o candidato do Frentão, que segundo seus comandantes deverá ter uma chapa formada pelo ex-comandante da brigada militar e o ex-candidato a prefeito pelo PSB.

O povo deseja mudança, e não quero o retorno do PT, por isso, a missão da dupla da oposição é árdua, pois enfrentarão o prefeito com a máquina pública na mão, e eles sabem usar a máquina, e o ex-prefeito, que governou por oito anos, e tem um capital político considerável. Considerando os problemas causados pela pandemia, numa campanha curta, quem já é conhecido, tem uma ligeira vantagem, mas o adiamento da eleição poderá ajudar a dupla opositora. A oposição conta com 05 partidos, e com mais de 100 candidatos a vereador para ajudar a divulgar a imagem da dupla e o seu projeto de governo.

Mas o prefeito também terá mais de 100 candidatos a vereador, por outro lado, a maioria desses candidatos ao legislativo, são apenas bois de piranha, com potencial para pouco mais de uma centena de votos, e quanto mais candidatos a vereador, mais compromisso com cargos num futuro governo. Não existe almoço de graça.

terça-feira, 9 de junho de 2020



NOVA PRESIDENTE

Quero iniciar meu comentário, elogiando a câmara pela escolha da nova presidente. Vou ressaltar minha satisfação pela escolha da vereadora Selmari, pelas suas qualidades, pela grande mulher que ela é, não farei menção a sua cor pois jamais olha esse detalhe, pois para mim todos somos seres humanos.
Quero ainda ressaltar que nosso executivo é um dos poucos que 20% dos seus componentes são mulheres, uma vez que dos 15 membros, 03 são mulheres, é bom lembrar que 20% é uma exigência legal na relação das candidaturas dos partidos.

Dito isso, entendo que nosso legislativo ontem saiu fortalecido, pois além da nova mesa, desentertou o RELATÓRIO arquivado equivocadamente; colocou em votação aprovando o mesmo.

Respeito cada posição, cada um e responsável pelo seu voto, cada vereador sabe do seu compromisso, uns com o povo, outros com o governo.
Mas mesmo aqueles que votaram contra o relatório, merecem o meu respeito, pois tiveram a DIGUINIDADE e tomaram publicamente sua posição. Vida que segue, ali na frente todos terão o ônus e o bônus.

Quanto ao RELATÓRIO, caberá aos órgãos competente analisar as provas e julgar, caso seja necessário.

Não resta dúvidas que o maisGOVERNO foi derrotado, é mais uma grande derrota do GOVERNO, o interlocutor escolhido para essa missão falhou, mas considerando que esse escolhido é um neófito em política, o resultado não poderia ser outro.

Tanto que, já existem boatos que o prefeito já cogita desistir de concorrer a reeleição. Mas caso isso ocorra, entendo que a chapa governista se fortalece.