sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 





        CORSAN ÁGUA E ETC.

 

Cabe ao prefeito zelar pelo município, e defender os interesses de seus munícipes, procurando oferecer ao seu povo os serviços essências, e exigindo das concessionárias o comprimento dos eventuais serviços cedidos.

 

Dito isso, precisamos lembrar ao povo de Vacaria, que o contrato com a Corsan, vem de décadas, desde que se iniciou a distribuição na cidade, esse serviço é prestado por essa estatal. Mas o referido contrato, foi renovado, com alterações das obrigações, ainda no governo passado, e como é de conhecimento público, a empresa quando renovou o contrato, assumiu compromissos com o município, como o povo de Vacaria. Entre eles, o tratamento de esgoto.

 

Cabe ao executivo, na pessoa do prefeito, fiscalizar e exigir que o mesmo seja comprido, e essa obrigação, ultrapassa mandatos, todo o prefeito que estiver no comando do município, tem a obrigação de ficar vigilante as obrigações.

 

O prefeito passado, que assinou o contrato, muito pouco exigiu, diz a lenda que a estação de tratamento, que deveria ser construída no bairro Monte Claro, tinha um prazo para a obra, e que após esse prazo, a empresa cessionária estava desobrigada, não sei se procede, ou se é lenda.

 

Mas o certo é que não foi feito nada ao longo do seu mandato, mas, o atual prefeito, ao assumir o executivo, tinha a obrigação de agir, e tinha motivos, as constantes falta de água na cidade, que ocorrem de forma corriqueira, passou a ser algo normal o povo não ter água; mas da mesma forma nada fez. Agora no calor da campanha, os dois que nada fizeram dizem que vão fazer, difícil acreditar. Mas uma coisa é certa, algo precisa ser feito.

 

IVESTIGAÇÃO ELEITORAL

 

Na tarde de ontem, foi protocolada na justiça uma ação de investigação eleitoral, contra a coligação do atual prefeito. A ação segundo fontes, pede ao juiz eleitoral a cassação da chapa por abuso de poder econômico e por uso da máquina. Conversei com um advogado experiente sobre o conteúdo da peça, e ele me falou que a ação é consistente, que as provas são contundentes e muito claras, ainda segundo esse profissional no conteúdo probatório, fica explícito o uso da máquina do município em favor do prefeito que busca sua reeleição, de alguns candidatos a vereador que contam com o apoio do prefeito. Certamente a justiça eleitoral e o Ministério Público, vai agir e decidir sobre esse grave fato.

Mas convenhamos, o abuso da máquina é explícito, descarado, algo jamais visto a esses níveis.

A ação de investigação eleitoral tem o objetivo a punição com multa e cancelamento do registro dos candidatos, ou quem os auxilie, que abusem do poder econômico ou político ou, ainda, usem de forma ilegal o cargo (ou emprego público) ou meios de comunicação em prol de candidaturas. Caso seja julgada procedente, terá por consequência a declaração de inelegibilidade do candidato e de quantos participem do ato ilícito.

 

Apenas para ilustrar, esse tipo de ação, cassou o mandato do ex-prefeito Elói do partido dos trabalhadores, que foi inclusive retirado do cargo pelo TER, e quem assumiu temporariamente foi o atual prefeito, que agora corre sério risco de sofrer a mesma punição. A raposa tanto vai ao ninho que um dia deixa o focinho.

 

Ainda para refrescar a memória, o ex-prefeito voltou ao cargo, graças a influência do seu partido quando exercia a Petização do tribunal eleitoral.






Nenhum comentário:

Postar um comentário