terça-feira, 11 de julho de 2017




















TURNO ÚNICO


O projeto que institui o turno único por noventa dias será votado na próxima sexta feira, numa sessão extraordinária vai apreciar. Os vereadores vão decidir se o novo horário deve ou não ser adotado, por meio de postagens nas redes sociais, os vereadores estão consultando a população sobre esse fato, e como já era esperado, o a população é totalmente contra. Na verdade, o prefeito inchou a máquina, cedeu às pressões do empreguismo do PMDB, partido do seu vice, e encheu a prefeitura de apadrinhados, e ao contrário daquilo que prometeu na campanha, ao invés de cortar 30% dos CC, superou o governo do partido dos trabalhadores (PT), e foi além, manteve mais de uma dezena dos cargos de confiança do PT. Usou e abusou das contratações via terceirizadas, superou o seu antecessor, e ao contrário das promessas, encheu o governo de pessoas desqualificadas, de pessoas que conseguiram por métodos não tradicionais concluir o segundo grau, chegamos ao cúmulo de ter motorista para secretário que não sabe sequer dirigir um automóvel, a onde tinha um chefe, agora tem dois ou mais, e pretende enfiar goela abaixo uma redução de horário, que vai apenas penalizar o contribuinte, pois o tempo para realizar um trabalho vai aumentar, veja o caso da secretaria de obras, para realizar um serviço no interior, terá de se deslocar mais vezes para realizar o mesmo serviço, aumentando assim os custos. Caso o prefeito queira economizar, deve cortar CC, analisar as contratações feitas sem critério, fazer a auditoria em todos os contratos vigentes, e ficar atento aos novos contratos, um deles é com a empresa responsável pelo lixo, que comento abaixo.



O LUXO DO LIXO

Um dos grandes problemas do mundo moderno é o lixo, mas por outro lado, o lixo é um grande negócio, e as empresas do ramo, transformam o lixo em luxo. Nas grandes metrópoles, o lixo envolve bilhões, e é disputado por grandes grupos, o negócio é muito bom, tanto que aqui na nossa cidade, a empresa que antecedeu a atual era segundo informações do estado do Rio de Janeiro, e atual vem do estado vizinho se Santa Catarina, mais precisamente da cidade de Joinville. Nossa cidade tem coleta seletiva de lixo, e aterro sanitário, ter um aterro sanitário é privilégio para pouquíssimas cidades, hoje devidos às leis ambientais, conseguir a liberação para implantação de um aterro, é algo quase impossível. Mas o nosso segundo essa fonte, corre sério risco.

O contrato entre o município e a empresa Serrana, que esta em vigor a mais de 04 anos, nunca foi cumprida na sua integralidade, causando prejuízos ao erário municipal, e o prefeito que quer reduzir gastos devido à queda na arrecadação, deveria mandar seu jurídico analisar o atual contrato, alias, o prefeito encheu seu governo de advogados (as), atendeu o PMDB na integra. Com relação ao descumprimento das obrigações, vou citar o caso dos Containers e de um caminhão adequado para a esse tipo de coleta. Mas vou além, a empresa segundo uma fonte de dentro do governo, teria terceirizado os serviços no aterro sanitário para uma empresa que não é do ramo, e segundo documentos, a empresa responsável pelo aterro é do ramo da alimentação, mais precisamente um restaurante, caso essa informação seja verdadeira, algo precisa ser feito, como falei anteriormente essa informação veio de dentro do governo, se for procedente é preciso verificar se o contrato permite, se não permite, é uma irregularidade grave. Mas a carteira do funcionário que cuida é assinada por uma outra empresa.Volto a frisar, o contrato entre a empresa Serrana e o município, é do governo passado, mas o novo governo herda o bônus e o ônus, cabe ao atual prefeito, ao secretário da agricultura e do meio ambiente, fiscalizar e cobrar o comprimento, à final são eles que autorizam os pagamentos, e são eles os responsáveis, e em caso de pagamentos indevidos, devem ser responsabilizados.

Ainda segundo essa fonte, o contrato dos serviços do lixo, vence no segundo semestre, mas o prefeito o seu maior partido da base o PMDB, pretendem prorrogar, a exemplo do prefeito passado, deixa vencer e depois aplica um contrato emergencial e vai prorrogando, aditivado, empurrando com a barriga. A grande pergunta, a pergunta que não quer calar, é por qual motivo estariam os nossos gestores querendo evitar uma nova licitação? A regra é clara, venceu licita, quer economizar, a licitação é o caminho, afinal vence o melhor preço, que pode ser inclusive a empresa atual. Mas não me venham com chorumelas, não basta ser honesto, tem de parecer honesto.

Ainda com relação a possível prorrogação do contrato do lixo, o prefeito antes de assumir se mostrava contrariado com as prorrogações feitas pelo prefeito do PT, que no apagar das luzes prorrogou contratos e deixou o atual de mãos atadas, estaria o atual contaminado pelo mesmo vírus? Qual seria o motivo da mudança? O certo é que o prefeito e seu secretário responsável por esse serviço precisam explicar e deixar tudo bem esclarecido, não estou acusando ninguém, mas o homem público deve explicação e a transparência é uma obrigação para com seus contribuintes. Além disso, se o prefeito quer economizar, que o município fique com o produto da venda do lixo reciclado, que é entregue de graça para meia duzia de pessoas ligadas ao ex-prefeito, somente com o produto da venda do lixo reciclado, o município teria uma renda maior que a alegada redução nos custas com o turno único.


Quero ainda lembrar o prefeito, que o seu vice é do PMDB, o partido mais carguista do planeta, e que, adora assumir o governo sem ser eleito.

Alias, com relação ao PMDB, quero lembrar o prefeito, que no dia que a ala dissidente do partido perdeu a convenção para a vereadora, logo em seguida, se reuniu com a candidata do partido progressista (PP), e acertou que o atual prefeito seria desistiria de sua candidatura e seria vice dela, com um acerto de seis secretarias para os que estavam apoiando o candidato Amadeu, e que ele seria o secretário de obras. O acerto só não se consumou, pois na segunda feira logo cedo o então candidato me consultou da possibilidade e eu não aceitei, disse que estava fora, e ele me pediu alguns minutos, pois ia consultar alguns candidatos a vereador de seu partido e do PPS, e em menos de meia hora me retornou dizendo que seus candidatos também não aceitavam e que com nosso apoio a sua candidatura era irreversível. Apesar de ele atribuir a minha pessoa a vitória apertada, ele deve minha pessoa parte da manutenção de sua candidatura. Obra o olha prefeito, aqueles que queriam entregar tua cabeça ao partido progressista hoje estão no governo, e mandando.







Nenhum comentário:

Postar um comentário