sexta-feira, 26 de maio de 2017











O GOVERNO AMADEU


Breve histórico.


Amadeu Boeira se elegeu com um discurso simples, falando aquilo que o povo queria ouvir, falava ser humilde, sem estudo, pois precisou trabalhar e não pode estudar; prometeu cortar despesas, cortar cargos de confiança. Disse ainda, que ia resolver o problema da saúde, valorizar o funcionário de carreira, que moralizar o serviço público, que ia fazer uma auditoria nas contas do prefeito Elói, disse que quem não trabalhasse ia pra rua, no caso dos seus cargos de confiança, e disse que ia montar uma equipe de gente competente, para ficar na história de Vacaria como a melhor administração. Escutei tanto esse discurso que cheguei a decorar. Ledo engano, no outro dia após sua vitória, o discurso já era outro, de cara nomeou seu irmão que tinha sofrido a maior derrota da história em Monte Alegre dos Campos, para fazer a transição de governo, sob a desculpa de que seu mano tinha livre trânsito com o governo, e com o prefeito Elói. Essa sua decisão já causou indignação na comunidade, e sua credibilidade começou a despencar; mas questionado pelas rádios locais se ele ia dar emprego pro seu irmão, afirmou peremptoriamente, que seu irmão não ocuparia cargo no governo, que ele ia cuidar de seus negócios, mais uma vez faltou com a verdade, na maior cara de pau, seu irmão anunciou o seu irmão como secretário geral de governo, sendo o primeiro a ser anunciado, com a desculpa de vasta experiência no executivo. Mas para piorar a situação, ficaram sabendo que para ingresso no município, o nomeado precisava ter o segundo grau complete, considerando que sue mano não tinha sequer o primeiro grau, tentou uma jogada de trivela, e pediram ao prefeito Elói que enviasse um projeto mudando a lei, devido à repercussão, o projeto foi retirado, mas buscou-se um jeito pouco convencional e resolveram o problema, que hoje é fruto de investigação no MP local e Federal.  Cabe ressaltar que comandar uma secretaria aqui em Vacaria, exige mais que ser prefeito em Monte Alegre. O anuncio do seu irmão, abriu um racha no governo antes mesmo da posse, o comando do PMDB nunca engoliu a indicação do irmão, e do dia do anuncio até o dia de hoje, existe uma disputa velada entre os gurus, o fogo amigo teve inicio antes da posse, com o poder da caneta na mão, o irmão do prefeito manda e não pede, tanto que foi trouxe do seu governo uma leva de CC, e colocou-os nos pontos estratégicos do governo, ignorando a lei do nepotismo encheu o governo de parentes, hoje o governo já ultrapassou longe o numero de cargos de confiança do governo passado duramente critica pelo atual prefeito na campanha.


Acredito sinceramente no prefeito, e seu discurso não foi premeditado, com o objetivo de enganar o povo, mas como o governo escapou de seu controle, ele não sabe da missa a metade, o seus secretários fazem como bem entendem, hoje o prefeito não sabe da missa a metade, e como cometeu o erro de nomear que não vai poder tirar, o seu futuro é negro, tanto que o seu mano já projeta uma grande frentão para a próxima eleição, mesmo antes de completar um semestre de governo, um desrespeito ao prefeito que pode pleitear a sua reeleição, ou é comprovação pública de quem nem ele acredita no atual governo. Infelizmente, esse não é o governo que eu ajudei eleger, e muito menos o homem humilde que mora no bairro, ao entregar ao seu irmão o governo, o prefeito perdeu o comando, isso já se reflete na base na câmara que já avisou prefeito que esta descontente com poderoso chefão.






PODE ISSO ARNALDO?


Um representante comercial, que vende para prefeitura, que participa de licitações indicando empresas, pode despachar no gabinete do secretário? Pode atender ao telefone da sala do secretário? Pode instalar um escritório particular no salão de atos da prefeitura? Pode ajudar na montagem dos editais? A lei é clara, se é funcionário não pode ter relações comercias com empresas que vendem para o município, e se é representante das empresas, não pode estar dentro da prefeitura nas funções de um funcionário. Considerando que essa figura é do tipo boquirroto, que costuma falar nas empresas sobre as vantagens que oferece, e/ou já ofereceu nos negócios com o setor público. Nunca é demais lembrar, no serviço público não basta ser honesto, tem de parecer honesto, em pleno à lava jato, o Brasil exigindo seriedade e transparência, esse tipo de situação não é admissível.



PARTIDO PROGRESSISTA


O vereador e atual presidente do partido, disse em entrevista, entre outras coisas, que o partido que já foi acusado de ser dos coronéis, dos ricos, que não abria espaço para os jovens, agora vive um novo momento, concordo com ele, mas como ele é novo na política, e sem história no partido, quero complementar a sua entrevista.

Realmente o partido progressista (PP), já foi tantas coisas, já foi o partido dos coronéis, dos ricos, já foi o maior partido de Vacaria, já teve deputados federais e estaduais eleitos aqui no município, já foi o partido com a maior bancada na câmara de vereador, onde num universo de 19 vereadores o PP elegeu 8 sem coligação, e numa época em que não se comprava votos, não usava caixa dois, cestas básicas, não ganhava dinheiro de empresários sem declarar. O partido já foi o partido do prefeito, o partido quando perdia a eleição se mantinha firme na oposição, já foi um partido que o vereador eleito pelo partido fazia oposição firme e responsável, os representantes do partido na câmara, não se vendiam para o prefeito em troca de cargos, a famosa venda do apoio. O partido progressista já fez convenções abertas, com disputas pela presidência, com participação dos filiados, hoje o partido realiza uma convenção que nem é valida perante a justiça, pois não consegue sequer a presença da totalidade dos membros do diretório, tem de deixar a ata em aberto, coisa que só um partido em extinção pode se submeter.  O partido progressista teve grandes líderes, como Darci Rech, Jarbas Lima, Francisco Appio, hoje não temos mais liderança, nomes sequer para formar uma nominata completa para disputar o legislativo, coisa que na época em que o partido era grande, sobravam candidatos e faltavam vagas, e candidatos com potencial, hoje o partido mal e parcamente elege um vereador com uma votação ridícula, e meia dúzia de donos, acham que esta tudo perfeito. O partido já foi grande, hoje cabe numa micro ônibus, e caso se confirme a proibição das coligações na proporcional, certamente não elegera sequer um vereador na próxima eleição; pois um partido que se vende perde a credibilidade, e aqui na aldeia todos conhecem os índios.




CERTIFICADOS


O promotor disse na tribuna livre, que a investigação sobre os certificados esta adiantada, disse ainda que pediu ajuda para o MPF. Com relação a os pseudos certificados, quero dizer que tive acesso aos documentos. E posso afirmar que não existe certificados, o que existe é uma declaração sem valor legal algum. Temos apenas uma simples declaração feita numa folha com o timbre do tal instituto, sem firma reconhecida, sem nada a respeito da pessoa que assina essa declaração. Na verdade, esse documento não poderia ter sido aceito pelo setor responsável pela confecção das portarias. Outro fato que precisa ser destacado, é que procurei ouvir educadoras, inclusive da prefeitura, e todas (os) foram unânimes em afirmar, que é impossível uma pessoa que não tem escolaridade definida, ou seja, é um analfabeto funcional, prestar uma prova com questões de primeiro e segundo grau e conseguir aprovação. Além disso, uma das beneficiárias com esse documento, que assumiu um cargo de CC no município, conta sem constrangimento, como conseguiu, de que forma conseguiu, e quanto pagou pela conclusão. Ora veja, não é preciso ser um membro da Cia Americana, para saber que esse documento é no mínimo questionável.


POSTO ARROMBADO


A falta de responsabilidade da atual administração, já passou dos limites, a quebra de braço entre o comando da guarda e a corporação, extrapolou todos os limites, impera a prepotência , e a soberba; o castigo aplicado aos guardas, pesa no bolso do contribuinte, por meio dos danos ao patrimônio da comunidade. Afinal de contas, unidades básicas de saúde, colégios, são construídos com o dinheiro do povo, e é também o dinheiro do povo que paga o salário do prefeito, e do comando da guarda municipal. Considerando que estamos sem comando no município, não existe um chefe que tenha poder para bater na mesa e botar ordem na casa, quero sugerir que a sede do palácio municipal, também abra mão da proteção do guarda mo turno da noite, até durante o dia, afinal a grande maioria dos que ali estão, não tem nada para fazer, apenas esperam o final do mês para sacar o seu soldo. O posto da vez, foi o do Barcelos, arrombado nessa noite chuvosa e fria, propícia para os meliantes atuar, o dano só não foi maior devido a atuação do guarda que chegou antes de seu horário e percebeu o fato, mas por alguns minutos o dano seria irreparável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário