quarta-feira, 10 de maio de 2017







ENTREVISTA DO PREFEITO


Não escutei a entrevista do prefeito, mas recebi vários áudios com o conteúdo da referida entrevista, diante da insistência e/ou cobrança dos meus leitores, resolvi comenta-la.

Bem ao estilo Jack o estripador, vou por partes, e reafirmo, ou o prefeito não tem noção de nada que acontece na sua administração, ou ele é muito dissimulado, pois o seu discurso é totalmente fora da realidade; por outro lado, concordo com ele quando fala na precariedade das escolas, e que é inviável a construção de um posto de saúde em cada bairro.


O prefeito falou em redução de custos, falou que diminuiu as despesas com funcionários, devido ao corte de horas extras; não é verdade, as despesas aumentaram hoje as contratações via terceirizadas superam muito as do governo passado, tanto que o seu governo publicou no site do município um aditivo contratual com a OJAC (Organização jurídica de apoio ao cidadão) no valor de R$306.584,92 considerando que não existe nem um fato novo que justifique esse aumento substancial, e considerando ainda, que essa entidade é uma mera fornecedora de mão de obra ao município, e que as pessoas empregadas todos são por indicação do executivo, ou seja, CC disfarçado, tudo leva crer que esse aumento no valor contratual é apenas para pagar os apadrinhados indicados pelo prefeito. Assim sendo, a economia cantado em prosa e verso é uma mentira deslavada. Ainda com relação à falácia das horas extras, a tal portaria que estabelece um limite de 40 horas mês, não se aplica aos parentes de secretários, que ganham quase três vezes o seu salário nominal.

Ainda com relação à economia, como se justifica um edital para contração de um voluntário, com um valor de R$ 309.600,00 para um contrato de 180 dias na saúde. Não estou inventando esses fatos, pois essas informações estão no site oficial do município, cujas cópias tenho em meu poder.


Outra incoerência do prefeito, diz respeito aos aposentados que continuam trabalhando, ao que tudo indica o prefeito é totalmente contra a essa prática, mas esquece que ele nomeou para área da segurança municipal um aposentado.



O prefeito falou das máquinas novas que foram adquiridas pelo seu governo, mas a compra dessas máquinas só foi possível devido ao saldo de sete milhões deixados em caixa pelo governo passado, da mesma forma que o prefeito fez questão de falar da precariedade do maquinário, deveria fazer referência à origem do dinheiro; pois apesar de ser fruto de repasses do governo federal devido à repatriação, o seu irmão gastou antes de deixar o governo comprando máquinas.

Usina Asfáltica

O prefeito reafirmou que vai comprar uma usina asfáltica, e que vai asfaltar a cidade, na sua visão esse negócio é a solução para todos os problemas. A exemplo do que fiz quando anunciaram o presídio federal, fui buscar informações nas cidades que compraram esse equipamento. Santa do Livramento, bage e Uruguaiana. A informação foi a seguinte: das três usinas, duas completamente desativas, e uma funciona apenas com o serviço tapa buraco. O prefeito sempre citou com referência a usina de Uruguaiana prefeito do seu partido, que se obrigou a fechar a usina devido às despesas, e falta de qualidade do serviço; pois não basta simplesmente despejar asfalto no chão, e a estrutura que envolve é muito cara, inviabiliza o negócio. Santana do Livramento, também desativou, e Bagé hoje tapa os buracos frutos das obras da sua usina; hoje é conhecida na cidade como usina tapa buraco. Segundo as pessoas que falei à estrutura que precisa ser montava é muito onerosa, além disso, as prefeituras não possuem nos seus quadros pessoas com qualificação para tocar o serviço, e as exigências legais também tornam o negócio inviável.


SAÚDE


O prefeito falou que pretende construir mais postos de saúde, as UBS, na verdade o que deveria ser feito era unificar o atendimentos em pontos estratégicos, e assim oferecer médico, remédios e um atendimento de qualidade. Com relação aos remédios e/ou sua entrega, concordo com o prefeito quando diz que o importante é ter o remédio, más também vou dar uma sugestão, contrate um mínimo de farmacêuticos, e estabeleça algumas unidades para a entrega, ou coloca o profissional pela manhã num bairro e a tarde em outro, usando assim os atuais profissionais, mas com o aditivo contratual com a empresa terceirizada quem sabe o prefeito resolve o problema do povo, pois até o momento ele e/ou seu secretario geral estão apenas resolvendo os problemas dos companheiros desempregados, desqualificados de Vacaria e Monte Alegre.

Com relação aos remédios, o prefeito ainda insiste na ideia da tele para a entrega dos remédios, uma ideia estapafúrdia, pois se a entrega do medicamento só pode ser feito por profissional e mediante a receita; com viabilizar essa entrega? Buscando a receita na casa do da pessoa? Buscando a pessoa? Levando o profissional até a casa da pessoa?


RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO


Achei muito interessante a sugestão do prefeito, ele solicitou que todo aquele que for mal atendido, que for perseguido, que faça a denuncia por escrito no gabinete que ele vai tomar as medicas cabíveis. Gostaria de saber se essa orientação se aplica aos seus secretários e demais apadrinhados, pois o grosso das reclamações são dirigidas aos secretários e CC de segundo e terceiros escalão, ainda é preciso saber se os funcionários que sofrem perseguição e assédio moral também podem recorrer a esse tipo solução?


EDUCAÇÃO


Reformas de escolas e vagas nas creches, não é favor, é uma obrigação, afinal de contas essa pasta tem obrigação legal de aplicar 25% do orçamento, e é muito grana. Mas com relação às creches, segundo pessoas ligadas área, a fila não esta sendo respeitada, a lista de espera que antes fica em poder das diretoras, agora ainda segundo fontes, esta na secretaria. Outra reclamação das professoras, diz respeito à falta de qualificação das pessoas que estão caindo de paraquedas nas escolas.



Na verdade, o prefeito ainda joga para a torcida, passado quatro meses de sua gestão, ele ainda não tem a mínima noção daquilo que acontece no seu governo, do discurso até a realidade, à diferença é astronômica; a nomeação de um especialista para saúde não deu certo; a colocação de seu irmão com 12 anos de vida pública ao que tudo indica, foi um grande equivoco, pois administrativamente provou ser um fracasso, e ainda abriu uma disputa interna com os dois gurus do PMDB, e o fogo amigo corre solto, é um verdadeiro fogo amigo, e nessa disputa entre o mar e o rochedo o marisco é o prefeito, que certamente vai ter grande problema na governabilidade, com reflexos no seu futuro como prefeito.



Mas nem tudo esta perdido, a fabrica chinesa vai ser a salvação da lavoura, apesar dos números mirabolantes, vamos torcer para dar certo; e termos um verdadeiro negócio da CHINA.

Um comentário: