quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

AUDITORIA NAS CONTAS


O prefeito de Vacaria confirmou que vai solicitar uma auditoria nas contas passadas. Na verdade, essa foi uma das suas promessas de campanha, reduzir em 330% o número de secretarias também, reduzir drasticamente o número de CC, cortar despesas, montar um governo com pessoas qualificadas, indicadas pelos partidos e escolhidas por ele, também estavam no seu discurso de campanha, repetido a exaustão. Mas ao que tudo indica apenas a auditoria vai ser levada a cabo.


Com relação à auditoria, é importante salientar, que todos os relatórios de um governo, enviados ao TCE (tribunal de contas do estado), aos ministérios, e/ou a qualquer órgão, vai com a assinatura do prefeito e do contador do município. Considerando que o contador da gestão passada, foi promovido ao cargo de secretário da fazenda, e agora vai ser o responsável pelo dinheiro, vai ser aquele que tem a chave do cofre; solicitar uma devassa nas contas do governo passado, de certa forma é por em dúvida o trabalho, do ex- contador.

Por outro lado, solicitar auditoria ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), é uma jogada politica, demagogia barata, pois o tribunal de contas realiza auditorias periódicas em todos os municípios, e eventuais irregularidades, são apontadas através dos relatórios, e tudo aquilo que não estiver de acordo com a lei, é apontado nesse relatório, e o prefeito é responsabilizado se for o caso, inclusive com o ressarcimento se for o caso.

O tribunal de Contas tem o seu calendário pré-estabelecido, e não sai promovendo caça as bruxas ao bel prazer de cada prefeito, imaginem se todos os prefeitos eleitos se acharem no direito de solicitar uma auditoria, certamente vai faltar auditores para realizar esse serviço. Por isso, cabe ao novo governo, apontar as irregularidades, formalizando por meio de denuncias, com os devidos comprovantes, não apenas ao TCE, essas irregularidades caso existam, devem ser encaminhadas ao Ministério Público também.


Além da auditoria, entendo que o novo governo deve divulgar para a sociedade, o número de CC do governo passado, quantos e qual o valor gasto, deve ainda divulgar qual o número de contratados por meio de terceirizadas, qual o número de estagiários, e os valores gastos com esse pessoal. Deve ainda, tornar público, qual o setor da administração esse pessoal contratado estava locado, qual o valor gasto por secretária, como era feito essas contratações, qual a função esse povo desempenhava, quanto o governo passado gastava em horas extras, quantos advogados, quantos engenheiros ambientais, quantos dentistas prestavam serviço ao município por meio de contrações, ou como CC.

Essas informações são importantíssimas, pois segundo a lenda, apenas um vereador da base do governo passado tinha mais de setenta indicações ao óscar de maior empregador do município; mas ao que tudo indica, e segundo fontes, a aquisição do passe dos três vereadores da oposição custou no mínimo 05 cargos para cada vereador, assim sendo, só esse agrado, custa 15 novos CC ou velhos, pois um dos apoiadores apenas já estava com esse povo no governo passado.


Ainda com relação ao número de CC, as noticias que chegam, é que na maioria dos setores, na melhor das hipóteses, o novo governo não reduziu em nada as indicações de CC, ao contrário, em alguns casos dobrou.


Acredito que o prefeito não tem ainda essas informações, pois é inadmissível que ele mude de opinião 90 dias após a eleição, e jogue no lixo todas as suas promessas de campanha. Ainda é cedo, mas o prefeito precisa tomar as rédeas e governar, se deixar na mão de três gurus, que disputam o poder interno feito uma facção, esta fadado ao fracasso. Outro fato a ser destaco, nos dois primeiros dias de governo, diz respeito às ameaças aos funcionários de carreira, aqueles que prestaram concurso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário