quinta-feira, 12 de janeiro de 2017








PRESÍDIO FEDERAL

A noticia da possível construção de uma unidade prisional federal em Vacaria pegou a população de surpresa. A informação partiu do secretário geral de governo do município, ainda segundo ele, o local escolhido para a construção do presídio, já esta definida, e caso a obra seja confirmada será construída junta a FEPAGRO, que acabou de ser extinta; ou seja, o governo troca um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, por uma penitenciária para presos de altíssima periculosidade.

Considerando a relevância do tema, fui dar uma pesquisada para me inteirar sobre o caso, segundo fontes do Ministério da Justiça, o Brasil conta com quatro penitenciárias do gênero, as unidades prisionais abrigam 25 grupos diferentes, todos organizados ligados as mais diferentes facções, sendo o estado do Rio de Janeiro responsável por 41% dos encarcerados. O Brasil conta com quatro unidades federais de segurança máxima: em Catanduva (PR), Mossoró (RN), Campo Grande (MS), e Porto Velho (RO). O objetivo principal das unidades é distanciar o grupo criminoso do local de origem ou de seu domínio, conforme a disponibilidade de vagas. Cada unidade tem 208 vagas que são disponibilizadas para criminosos de alta periculosidade, na sua grande maioria chefes das facções.

Ainda visando me inteirar, procurei manter contato com pessoas das localidades onde existem esses presídios, em todos os contatos mantidos, ninguém apontou vantagem após a instalação das unidades, segundo eles, as pessoas que trabalham nesses presídios por questão se segurança praticamente não se envolvem com a comunidade, e que a economia não sentiu reflexos. O exemplo da construção da barragem de Barra Grande as construtoras trazem a maioria do material a ser usado de fora do estado, e os trabalhadores também, como aconteceu na Barra Grande.


Mesmo que venha a ser construído o presídio, e importante ressaltar que o presídio estadual continuara super. Lotado, e sem condições, pois os apenados que cumprem pena ali naquele local não vai cumprir pena no presídio federal.


EMPREGOS

A boa noticia veio do secretário de desenvolvimento, Mario Bala, anunciou a instalação de uma nova empresa na cidade que vai gerar 80 empregos diretos. Uma excelente notícia para a cidade, pois a criação de empregos é sempre muito bem vinda. A instalação do camelódromo também de responsabilidade do secretário de desenvolvimento é sem dúvida uma ótima noticia.


SAÚDE

Conversei na noite de ontem, com Douglas Fermino Borges, secretário da saúde, queria saber dele como encontrou a sua pasta, segundo ele, a secretária estava abandonado, o abandono era geral e irrestrito, num levantamento preliminar, o déficit em exames, consultas e cirurgias vem desde o ano de 2013, segundo o secretário, já esta sendo feito um relatório, e que após a conclusão do trabalho o mesmo vai estar disponível para a comunidade e uma cópia será enviada ao MP.


GUARDA MUNICIPAL



As ações do novo comado da guarda municipal já começam a ser sentido, guarda nas ruas, posto no centro, e a proibição das bicicletas e skates na praça e nas calçadas, é sem dúvida uma grande notícia. Além dessas duas ações, a nova chefia já anunciou que os guardas vão auxiliar na segurança da cidade, sem dúvida alguma começa muito bem as ações desse setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário