terça-feira, 20 de dezembro de 2016

OPOSIÇÃO NO LEGISLATIVO

A formação de um bloco oposicionista no legislativo, deve ser encarada com naturalidade pelo futuro governo; na verdade, essa é a lógica da coisa, afinal de contas, a eleição aconteceu faz pouco mais de 60 dias.

A postura dos novos vereadores, deve ser elogiada,, afinal de contas, o governo passado conseguiu maioria no legislativo, comprando vereadores da oposição, que hoje estão na situação. Na semana passada comentei sobre a barganha dos vereadores para compor a base, fiz o comentário por solicitação de um dos gurus do prefeito; mas tal afirmação foi rechaçada com veemência pelos novos vereadores, alias hoje essa hipótese foi afastada, segundo os entrevistados nunca existiu tratativas, apenas boatos.

A oposição vai eleger a mesa diretora, vai cumprir o papel do vereador, que é fiscalizar os atos do executivo, aprovar projetos e/ou rejeitar e se for o caso propor projetos legislativos; função que ao longo dos últimos anos foi ignorada, uma vez que grande parte dos vereadores vendeu o apoio em troca de emprego para familiares, esposas, ex-esposas, namoradas etc.

A perseguição aos funcionários é uma das preocupações, segundo fui informado, os novos vereadores, já começaram a receber reclamações sobre essa prática de membros da transição e futuros ocupantes, sempre combati essa prática asquerosa, e repudio com veemência.

Na verdade, apesar da larga experiência de legislativo do futuro prefeito, os seus articuladores, agiram com prepotência, sentaram em cima dos cargos, das secretarias, e imaginaram que ficariam com o milho, e ofereceriam o farelo aos vereadores oposicionista para conquistar uma base de apoio com maioria; tentaram ignorar os partidos, esquecendo a lei da fidelidade partidária, e partiram para uma negociação direta, individual com o vereador; o tiro sai pela culatra apenas dois vereadores deixaram a orientação partidária de lado, não faz muito tempo que o partido progressista(PP), expulsou um vereador por descumprir a orientação do seu diretório; como vai agir o partido agora, uma vez que se posiciona como oposição ao futuro governo, além disso, os maiores ataques que o prefeito eleito sofreu foi do PP, inclusive uma denuncia na promotoria da justiça foi assinada por um assessor da candidata derrotada. O apoio do vereador do PP ao futuro prefeito, já era esperado, pois ele contou com o apoio do clã dos Covatti e de seu representante na região; assim sendo, nada mais justo que retribuir esse apoio.


Ainda é muito cedo para se afirmar como será a nova mesa, pois no último ano dessa legislatura, um acerto para formação da mesa diretora, com documento assinado foi rasgado e colocado no lixo.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário