domingo, 18 de dezembro de 2016

INDEFINIÇÕES DO NOVO GOVERNO

Faltando apenas 15 dias para o inicio do novo governo, o novo prefeito ainda não definiu o time que entra em campo no dia primeiro de Janeiro. A falta de convicção, disputa de poder entre a ala peemedebista de Vacaria,e o prefeito derrotado de Monte Alegre, já causam incertezas; uma situação inédita na politica local. A secretaria da saúde, que é vital para uma administração, virou o centro dessa disputa, tanto que o futuro prefeito vem protelando o anuncio do secretário. O governo ainda não começou, e a disputa pelo poder já causa problemas, imagina quando todos estiveram empossados e com a caneta na mão. O nome preferido pelo prefeito é o do ex-secretário do governo Suzin, Douglas Firmino Borges, mas mesmo assim, seu irmão insiste em convidar outras pessoas de fora do município para assumir o cargo; esse convite foi feito para o atual secretário do município de Bom Jesus; convite semelhante foi feito para outras pessoas. Agora, como ultima cartada, o irmão do futuro prefeito, tenta colocar a secretária da saúde de Monte Alegre, como adjunta aqui em Vacaria. Ao que tudo indica, os cargos no futuro governo, passou a ser uma questão de família e/ou de velhos  colegas de legislativo, muito diferente das promessas de campanha, onde o então candidato afirmava que colocaria como secretário pessoas competente, e que ele, apenas ele iria decidir, cabendo aos partidos e aliado apenas indicar os nomes, ficando a seu critério a escolha.


Seu primeiro erro, foi anunciar como secretário, dois nomes que não tinham a escolaridade exigida pela lei municipal que estabelece que para ocupar cargos na administração o postulante precisa ter o segundo grau completo; mesmo sabendo da existência da lei; pagando um ônus desnecessário; mesmo assim preservou as pastas, aguardando pelos indicados, que dificilmente vão conseguir concluir o segundo grau pelos métodos tradicionais.

A disputa de beleza, não se restringe apenas a saúde, o comando da guarda municipal é outro  exemplo,pois mesmo após o acerto com o vereador do PP, que Luciano Ramos seria o chefe da guarda, os gurus do PMDB, entraram em ação, e melaram o acordo; apesar de já deterem mais de 60% dos cargos no futuro governo.


O futuro prefeito, sabe que o povo, ou parte do povo acreditou nas suas promessas,  acreditou no seu projeto de governo, que prometia entre outras coisas, acabar com a falta de médico, com as cirurgias eletivas,com a falta de exames especializados, no construção do viaduto na Julio de castilhos, na travessia com a Avenida Militar, na ligação do Jardim América com bairro Petrópolis, no novo distrito  industrial, e por isso, não pode ficar a merce de disputa de beleza entre amigos e seu irmão. Na verdade, o governo sequer assumiu, e o prefeito eleito vive dias de marisco, na briga entre o mar e o rochedo.

LEGISLATIVO

O futuro prefeito terá apenas cinco vereadores do seu lado,  dois do PSDB, dois do PMDB e mais o vereador do PP,, que acertou o seu apoio a futuro governo,  mesmo com a sua grande experiência, não logou exito na busca de apoio, comentei aqui a pedido de um de seus gurus sobre as exigências do novos vereadores, que queriam negociar o apoio, mas todos negaram qualquer tipo de negociação. Ainda segundo fontes, a oposição esta fechada, e vai aprovar apenas projetos de interesse do povo, fazendo uma oposição atuante e responsável; tanto que já formalizaram em ata, um acordo visando a composição da mesa diretora para os quatro anos, inclusive com registro em cartório; a foto abaixo não deixa duvida, tanto que o vereador Marcos Lima, colocou como legenda ´´ Os entendedores entenderam´´.








Nenhum comentário:

Postar um comentário