quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Conforme prometi na tarde ontem,aqui vai as fotos que comprovam que nosso executivo além de gastar o dinheiro publico em propaganda enganosa, e caríssima, pois o material publicitário é de alta qualidade,proporcionalmente as mentiras expressas no material publicitário; não faz a reciclagem do lixo. As fotos comprovam que o executivo ao invés de reciclar, reutilizar o lixo, usa uma prática ultrapassada, que é a de queimar o lixo. na verdade essa pequena introdução que faço, é apenas para reforçar meus comentários anteriores, nos quais afirmo que o governo do PT, gasta o dinheiro do povo para se auto promover, e além de gastar muito, gasta mal, tanto que exagera na quantidade de material impresso, chegando ao cúmulo de ter de queimar a sua própria propaganda pois devido ao volume é impossível desovar todo o seu estoque. Ainda com relação a essa propaganda, parte dela é aquele material publicitário, distribuído fora da época permitida pela lei eleitoral, que gerou dois processos contra o prefeito, um deles ainda aguarda decisão no tribunal de justiça, mas agora com essa queima de arquivo, fica mais uma vez comprovado, que o prefeito mentiu com relação ao volume de jornais, pois parte do material incinerado era aquele que foi distribuído na campanha de 2012;portanto, a quantia declarada na sua defesa mais uma vez não estava correta. cabe ao MP cobrar explicação e cobrar a restituição desse valor aos cofres do município de Vacaria.                                













quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A divulgação no dia de ontem do descaso com nosso dinheiro, jogando na churrasqueira milhares de panfletos e jornais com propaganda do governo do PT no município, causou frisson no palácio. Ainda segundo fontes, o dia de hoje, foi dedicado para tentar encontrar quem forneceu a informação. Na verdade, que fez a denuncia, mais isso pouco importa, pois o fato principal e a falta de zelo do executivo com o dinheiro do povo, o fato concreto e errado, não é quem informou, como informou, ou quando informou; e sim quem comprou, quem mandou incinerar o material, quanto custou e quem é o responsável. Esse governo tem como hábito inundar a cidade com propagandas impressas e/ou vídeos, não faz muitos dias um novo jornal e um novo vídeo começou a circular, resta saber quantos sobraram para serem queimado, Ao invés de procurar descobrir quem fez a denuncia ou as fotos, o prefeito deveria procurar cuidar dos parcos recursos do nosso município. Afinal de contas, o papel aceita tudo, mas já que gastão fortunas com propaganda, que elas sejam distribuídas para o povo que é quem paga.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Quando a esmola é demais, o santo desconfia; esse é um velho e sábio ditado popular é usado para defender certa desconfiança de alguém que esta sendo muito bonzinho, além do normal, fora dos padrões.

O mesmo serve para um governo que exagera na propaganda para divulgar seus feitos e; ou obras, como é comum nos governos do PT, em todos os níveis, minha casa minha vida, PAC I. PAC II, PAC III, e por ai vai. No nosso caso local a propagando sempre foi o carro chefe do governo, seja ela em vídeos ou em panfletos, ou jornalzinho. No caso dos vídeos institucionais, já temos o segundo, jornais ou panfletos já foram vários, todos caríssimos e pagos pelo povo. Mas quando a propaganda e em demasia, o povo também desconfia, ou a administração sequer consegue distribuir, e acaba tendo de colocar esse material caríssimo no lixo, rasga o dinheiro do povo. Esse fato acontece aqui no município de Vacaria, propagandas do governo do PT, feitas com dinheiro público jogado aos milhares na churrasqueira da casa da maçã no mercado público para serem destruídas, queimadas, parte do material publicitário é ainda da época da campanha da reeleição do atual prefeito, e outra parte do material é referente ao segundo mandato, tais como campanhas de vacinação da secretaria da saúde, um verdadeiro absurdo, um belo exemplo do mau uso do dinheiro público (do povo ).

Os panfletos relativos ao primeiro mandato renderam ao prefeito uma cassação de mandato, que posteriormente foi revertido no TSE graças à interferência politica, mas o mesmo material gerou uma condenação por improbidade administrativa, que ainda aguarda recurso, mas devido à morosidade da nossa justiça certamente o recurso levara alguns anos ainda para ser julgado.

O fato é grave, temos a prova do mau uso do dinheiro publico, e, além disso, fica comprovado que a quantidade do material declarado nos processos não corresponde com a verdade, haja vista, a grande número de jornais guardados nas dependências do mercado público.


Espero uma explicação por parte do executivo, e uma investigação por parte do Ministério Público local, afinal de contas, o momento atual exige uma ação dos órgãos competente, no caso local do nosso MP.

Como uma foto vale mais que mil palavras, abaixo as fotos não deixam dúvidas da veracidade dos fatos, sendo que as fotos foram tirados nessa segunda feira dia 28/12/2015, e para comprovar tenho em meu poder vários fardos do material.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

IPVA E OUTROS SERVIÇOS

O ano começa, e com o novo anos vem os novos velhos impostos, o brasileiro é obrigado a sustentar duas famílias; a sua e o governo.

O IPVA, criado com a função de gerar recursos para manter as estras, perdeu sua função; acontece que, não temos estradas, e/ou boas estradas, e as boas estradas cobram pedágio. Por isso, esse imposto é apenas mais um para assaltar o contribuinte. Mas com relação a imposto ou taxas relacionados com os nossos veículos, o estado do Rio Grande do Sul é campeão no quesito custos e na demora. Qualquer taxa paga aqui no nosso estado, é a metade em Santa Catarina, mas a diferença não é apenas no valor, o tempo de espera pelo novo documento, seja o comprovante de quitação do IPVA ou uma transferência de veículo, além de custar 50% menos em apenas dois dias o contribuinte já esta com o documento em mãos. Alguém se habilita a explicar? Além disso, as estradas do estado vizinho, dão de dez a zero nas nossas. Mas com relação ao IPVA, não é apenas o governo estadual que fica com a arrecadação, se não me falha a memória o município fica com 50% do valor arrecadado, considerando o número de veículos de Vacaria, é muita grana nos cofres da prefeitura, por isso, a guarda municipal faz uma fiscalização intensa para apreender veículos com atraso no referido imposto; cobra e fiscaliza, mas não informa quanto arrecada, e muito menos onde aplica todo esse dinheiro, e logo já vem o nosso IPTU majorado pelo governo do PT que em alguns casos quase chegou a 100% de aumento.

JANTA DA VIA

Conversei agora de manhã, com um CC do governo do PT, falamos de politica e da próxima eleição; ele me afirmou o o seguinte.´´ O PT acabou...a via não ganha a eleição aqui no próximo ano, o povo cansou de mentiras, não adianta o prefeito mentir nas rádios, eu vou nos bairros´´.

Ao longo da conversa ele falou do jantar da via popular, disse ele que a janta foi encomendada para 200 pessoas, e que cada partido compraria uma conta de ingressos ao preço de R$ 20,00(vinte reais) mas segundo esse CC, a surpresa foi na hora da divisão dos ingressos; o PT comprou 50, o PTB 20, e pasmem o PDT apenas 05 ingressos, que junto com os outros que ainda integram a via compraram 25 ingressos. Após essa conversa, tive confirmada minhas suspeitas, ou seja, a via só existe nos cargos, os integrantes querem apenas sugar os cofres públicos até o máximo, e depois cair fora. Na verdade, os atuais integrantes querem correr para o lado da oposição para garantir a teta por mais quatro anos. Ainda segundo esse CC do governo, ninguém acredita que o vereador do PDT encara a disputa para prefeito.




terça-feira, 22 de dezembro de 2015

DEM

Conversei com o presidente do partido no dia de ontem, sobre o processo de expulsão do vereador que apoia o PT aqui em Vacaria. Segundo o presidente, o caso já esta com o presidente estadual Onix Lorenzoni, a expectativa do partido é que a decisão saia no máximo até amanhã; mas devido à posição do partido a nível nacional, e quase certo a expulsão do vereador. Posteriormente o partido vai ingressar na justiça com o objetivo de reaver o mandato que pertence ao partido conforme nossa legislação eleitoral.

PP

Com relação ao caso do vereador que se elegeu usando a sigla do partido progressista, segundo fui informado esta com o conselho de ética; mas certamente não vai ser resolvido com a mesma agilidade do democrata.


VIA EM FESTA

O prefeito reuniu seus súditos, e/ou apoiadores para um jantar de confraternização. Como sempre segundo os presentes, com num discurso exaustivo, e se auto elogiando, cansou os seus vassalos. A sua base de apoio na câmara esteve presente com os fiéis escudeiros, além dos três vereadores do PT, destaque para os vereadores Dengo (PDT), Marcos Lima (PTB) e Osnir Domingues. A ausência dos vereadores Antônio Almeida e Amadeu dengo, confirma aquilo que venho dizendo já faz um bom tempo, eles estão no governo, mas já não são mais governo faz muito tempo. Alias Amadeu Beoira promete uma campanha pesada contra o governo do PT na próxima eleição.


ESTRADAS DO INTERIOR


As estradas do interior estão acabadas, quase impossíveis transportar grãos ou receber insumos, segundo os produtores nunca estiveram nessa situação, quem quiser algum serviço só pagando nos finais de semana. Ainda segundo fontes, as máquinas atendem em tempo integral o assentamento nova estrela, o encarregado das estradas do interior não consegue resistir à pressão do secretário da agricultura, segundo fontes o encarregado das estradas do interior é contra esse tipo de privilégio, mas a pressão dos assentados e do secretário o impedem de tirar as máquinas do local. Tudo sob a benção do MITO.


HOSPITAL


O caso da paciente que estava com meningite, e que veio a óbito, ainda permanece em absoluto silêncio, decerto, o no diretor já esta tomando as devidas providências. Aguardo uma posição oficial do hospital, no caso do silêncio espero que o Ministério Público tome as devidas providencias, alias já tenho algumas informações sobre o fato, mas nada oficial ainda.

sábado, 19 de dezembro de 2015

ELEIÇÃO NO HOSPITAL


Ao longo da semana comentei sobre a eleição para o cargo de diretor clinico do hospital, nos dois comentários afirmei que duas chapas concorreriam, citei apenas o nome do candidato de oposição, pois não fui informado quem seria o candidato situacionista; alias o primeiro foi trocada, e/ou desistiu da concorrer.

Após a eleição, foi informado que venceu o médico Luís Aumond, que fez 32 votos, contra 07 do candidato de oposição Marco Mahfus. Sem dúvida alguma o novo diretor, terá muito trabalho pela frente, pois o cargo de diretor clinico tem como função defender a classe médica sem ser corporativista, defender um bom atendimento para os pacientes, independentemente de qual é plano que esta internado.

O novo diretor que é um médico muito capaz, e que atende já por muito tempo na nossa cidade, e consequentemente no hospital, sabe que o trabalho será árduo, tem sérios problemas na UTI, e de cara já vai ter de apurar uma morte que ocorreu nessa noite de uma paciente que diagnosticada com meningite e que estava baixada na UTI, e que segundo fiquei sabendo por familiares, a medicação indicada teria sido suspensa e/ou trocada. O real motivo do óbito precisa ser apurado com o devido rigor, sem corporativismo; não podemos deixar passar despercebido um fato grave como esse. Além do diretor clinico, o diretor técnico também precisa se manifestar com relação ao foto. Desejo sorte ao novo diretor, pois capacidade sei que não lhe falta.

SOSSEGO PÚBLICO


O sossego público, principalmente durante a noite, é um direito previsto em lei, assim sendo, temos que cumprir, e alguém fiscalizar.

Acontece que, alguns clubes sociais aqui em Vacaria, parecem ignorar essa lei, e o pior, é que quem deveria fiscalizar, parece que ignora esse grave problema; isso ocorre com uma certa frequência em dois clubes, ou seja: Jockey Clube e Guarani.

A falta de respeito com os moradores é uma constante, não existe isolamento acústico, e muito menos uma preocupação com o excesso de barulho. Não consigo entender por qual motivo as autoridades responsáveis não tomam providências, sei que a exigência em cima de outros locais é enorme, para conseguir uma liberação é um parto de mula e exigência às vezes em demasia. Na noite dessa Sexta feira, um evento no Jockey Clube, obrigou moradores das adjacências a passar a noite sem dormir, o barulho era insuportável, além de não possuir isolamento acústico, devido ao calor, janelas estavam abertas, permitindo assim que o barulho se propagasse com mais facilidade. Engraçado que em outros lacais a fiscalização aparece com aparelho para medir o volume, a pergunta é qual a razão para esses dois clubes funcionarem sem obedecer à lei? Segundo estou sabendo hoje tem mais festa, espero que hoje a fiscalização se faça presente.


MOSQUITO DA DENGUE

Todos sabem que o Brasil vive uma grande epidemia ocasionada pelo mosquito da dengue, que agora seguindo as autoridades também transmite outra grave doença. O combate ao mosquito deve ser permanente e em todos os lugares, sabemos que esse inseto se desenvolve nos lugares com acúmulo de água, por isso devemos evitar esses locais.


Acontece que no centro de Vacaria, mais precisamente no Jockey Clube, existe uma piscina abandonada, cheia de água podre, e ninguém toma providência para solucionar esse problema, podemos estar dando chance para o azar, nesse caso para o mosquito da dengue; esta mais que na hora da vigilância sanitária agir, notificar o responsável para tomar solucionar essa situação.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ELEIÇÃO NO HOSPITAL

Acontece hoje a eleição para cargo de diretor clinico do hospital, fui informado que a chapa da situação que representa a direção do hospital, mudou o candidato; não fui informado o motivo da troca. Conforme falei ontem, essa diretoria tem como função defender os interesses da classe e dos pacientes, por isso, promete ser muito disputada, e com reflexos no futuro, pois o novo diretor pode ser um aliado da instituição e/ou uma pedra na sapato.


PMDB- PP

os dois maiores partido do município realizaram na noite de ontem, um jantar de confraternização, reuniram seu diretória para avaliar o ano e projetar o futuro. As reunião aconteceram no mesmo horário mas em locais diferente. O encontro do partido progressista aconteceu na Fazendo Socorro de Sergio De Rossi, que recebeu os integrantes com a cordialidade costumeira, um grande número de filiados e simpatizantes estiveram presente ao encontro;



DECORAÇÃO DE NATAL


Fui visitar a Cripta para ver a decoração de Natal, fui muito bem recebido pelo responsável pelo local, e me surpreendi com a bela decoração, ao contrário da praça que deixa a desejar, a Cripta esta muito bela, muito bem decorada. Parabéns ao responsável pelo local.





CONCURSO

A prefeitura esta anunciando que vai realizar concurso público para preenchimento de diversos cargos no executivo. A realização de concursos é o caminho, mas resta saber se aqueles aprovados no último concurso serão chamados?



quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A situação atual do nosso país, é um verdadeiro caos, vivemos numa crise econômica e politica sem precedentes. Como esperar situação diversa, se os poderes que comandam a nação, estão sob o comando de pessoas ligadas a crimes de corrupção. A chefe de executivo, o presidente do senado e câmara estão sob suspeita e prestes a perderem seus cargos, isso só acontece no Brasil.


ELEIÇÃO NO HOSPITAL


Acontece amanhã às 19 horas, a eleição pra o novo diretor clínico do hospital, que promete ser muito disputada, segundo fontes os bastidores está agitados. O cargo de diretor clínico tem uma importância muito grande, pois visa resguardar os interesses da classe e o bem estar dos pacientes, por isso, ter um diretor afinado com a instituição evita maiores cobranças.

Conversei com o candidato de oposição Marcos Mahfus, que me disse que vai concorrer ao cargo, pois quer reaproximar a classe e cobrar melhoria no atendimento para os pacientes, e citou como uma de suas preocupações o contrato da UTI, que esta vencido e foi denunciado, e caso não seja regularizado a comunidade corre o risco de ficar sem esse serviço.

Com relação ao candidato da situação, ainda não tive conhecimento do nome, fiquei sabendo que uma terceira candidatura poderá aparecer de última hora visando um consenso.


CASO DOS VEREADORES

Segundo fui informado os dois casos já foram encaminhados ao diretório estadual que é o órgão competente para tomar as medidas cabíveis ao caso. Ainda segundo as direções dos dois partidos, essa tomada de decisão visa criar uma nova era nos partidos, o exemplo deve começar na base, aquele que entender que não deve seguir o estatuto do partido deve sair.


PESQUISA


Dias atrás, comentei sobre uma pesquisa que andava circulando pela cidade, alias de agora em diante essa prática vai ser corriqueira. A cada nova pesquisa, novas especulações sobre os números, mas pesquisa fria tem aos montes, os números geralmente são aqueles que quem pagou deseja. Por isso, nada de euforia ou de pânico com esses resultados apresentados, pois esses dados são feitos por encomendas, previamente calculados.

CONVERSAS

Tive e a informação que o PTB e PP teriam agendado uma conversa para essa terça feira, bom até ai nada de novo, pois conversar faz parte da democracia, difícil é acreditar que o partido mais fiel ao PT vai deixar a via popular, se isso realmente acontecer é por que a barco já afundou faz tempo. Mas igual só acredito vendo.


PSB


O presidente bateu o martelo, todos os filiados que ocupam cargos de CC devem sair do governo no dia 31 de Dezembro. Segundo fontes apenas o coordenador da juventude deve deixar o governo, os outros devem permanecer nos cargos, pulando para o PT.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015


O DEVER DE INFORMAR

O setor público, e/ou aquele que ocupa um cargo público, tem o dever de prestar contas de seu trabalho ao cidadão que é quem paga tudo através dos impostos.

O povo não aguenta mais essa situação, a corrupção generalizada, e institucionalizada pelo PT, criou no cidadão de bem um sentimento de revolta, e por isso, o povo passou a desconfiar de tudo e de todos, em alguns casos, até com excessos. No sábado recebi uma ligação de um radialista da cidade do Alegrete, mas não me perguntes onde fica o Alegre, esse radialista, estava preocupado com a situação de um automóvel da prefeitura de Vacaria, que estava estacionado numa rua, antes do dia clarear, segundo ele, pois naquele local não existe hotel e/ou restaurante, pensou que o carro poderia ter sido roubado. Disse o radialista que mandou mensagens para saber qual a razão do veículo do município de Vacaria esta naquele local e não obteve resposta. Compartilhei as fotos no face, para também tentar maiores informações.

Segundo fiquei sabendo, extra oficialmente, o veículo foi levar a candidata representante de Vacaria no concurso da mais bela comunitária. Bom nesse caso, precisamos saber se essa viagem tem amparo legal, se veículos públicos podem transportar candidatas que estão participando de eventos particulares? Precisamos saber, qual foi o custo dessa viagem, quem pagou as diárias do motorista, quem autorizou a viagem?


Nada tenho contra o concurso e muito menos contra a nossa representante, mas entendo que a função da secretaria de Desenvolvimento Social não é transportar candidatas, além disso, ao abrir esse precedente, qualquer cidadão que esteja representando o município em algum concurso e/ou evento, poderá solicitar esse benefício. Volto a afirmar, não sei se o carro estava na cidade do Alegrete para essa finalidade, afirmo mais uma vez a informação foi extraoficial, mas em se tratando de veículo público o prefeito ou a pessoa responsável pela secretaria deve informar ao povo de Vacaria o real motivo da referida viagem.










ELEIÇÃO 2016


Conversei com lideres dos partidos da oposição ao longo do final de semana, e entre eles existe um sentimento comum; o próximo prefeito vai herdar um município numa situação semelhante a encontrada pelo governador Sartóri.

Por isso perguntei para esses lideres, qual a razão para pegar um abacaxi desses? A resposta foi a mesma, Vacaria não merece mais quatro anos de um governo do PT, de um governo empreguista e populista, que quer o poder apenas para beneficiar a companheirada. Essa é a razão que leva empresários de sucesso, a largar seus negócios para colocar novamente Vacaria nos trilhos; senti que a oposição de verdade começa a falar a mesma língua. Mas é sempre bom ressaltar que oposição de verdade é formada por partidos que nunca ocuparam cargos nesse governo.



sábado, 12 de dezembro de 2015

FIM DA VIA POPULAR


Na verdade, a via não acabou, ela diminuiu, encolheu, mas continua a existir. A pergunta é quem ficou na via? Porque ficou na via? Quando falo em sair da via ou permanecer estou me referindo aos partidos com representação na câmara de vereadores, que no segundo mandato do atual prefeito durante três anos, contou com apoio do PDT, PTB, PPS, PSB e o seu partido o PT. Com a saída de três desses partidos, o apoio ficou reduzido, é certo que três vereadores deixaram de votar com o governo, podendo chegar a quatro caso o segundo vereador do PSB também confirme sua saída. Com o episódio da disputa pela presidência da casa, o fim do casamento foi antecipado, e as queixas começaram aparecer, daquele lindo caso de amor, só restaram mágoas, e só ficou quem realmente era importante para o prefeito e para o PT; que saiu valorizado e mais forte no governo foi o PTB.


O presidente do PSB avisou os filiados que devem deixar o governo, segundo ele o partido tem apenas três cargos de CC, considerando que o partido tinha dois vereadores votando com o governo a sua participação e/ou importância junto ao executivo era muito pequena, quase inexistente.

Os outros dois partidos que também deixaram o governo, segundo fontes também não chegam a cinco cargos cada um, somado os três partidos que saíram do governo, a redução nos gastos com CC não chega a 15 pessoas, e nesse caso é possível afirmar que a influência desses vereadores junto ao governo era muito pequena.


Por outro lado, o PDT e o PTB, que contam com apenas um vereador no legislativo, possuem um verdadeiro exército de CC e contratados via terceirizadas, secretarias, diretorias, e muitos cargos espalhados pelo governo. O PTB conta com dois secretários, com várias diretorias, e chefes de departamentos, todos os cargos com salários elevados, e distribuídos em pontos estratégicos da administração.

Com relação ao PDT, segundo informações que vazaram na CPI das horas extras e durante o período em que o vereador do Amadeu Boeira assumiu o governo, conta com quase uma centena de cargos, distribuídos pelo governo, secretários, diretores e chefes de departamentos.


Assim sendo, é possível afirmar que PSB, PSDB e PPS, ao longo desses anos, foram usados pelo PT, mas quem tinha poder de fogo junto ao prefeito era apenas PTB e PDT, que agora se fortalecem ainda mais, e com a vitória do vereador Panisson, o partido que mais se fortaleceu foi p PTB do vereador Marcos Lima, que foi o grande mentor intelectual da vitória do governo na eleição para presidente da câmara; segundo fiquei sabendo ele se credenciou e/ou credenciou seu partido para ampliar espaços no governo e carimbou uma vaga na chapa majoritária que vai representar a via popular na próxima eleição.


VEREADORES INDEPENDENTES



Com relação aos dois vereadores que desobedeceram à orientação partidária, segundo fui informado sobre os dois casos já estão nos respectivos conselhos de ética, que devera encaminhar parecer aos diretórios estaduais para providências cabíveis, em contato com os diretórios em Porto Alegre, a possibilidade de expulsão é concreta.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

FIM DA VIA

Poderia ser também o fim da linha, mas estou falando da via popular, que definitivamente acaba agora no final de Dezembro.

Vamos aos fatos, a eleição da mesa diretora expôs de forma muito clara, aquilo que já vinha acontecendo; ou seja, PSDB-PPS e PSB não fazem mais parte da via popular, aquele faz de conta acabou no episódio da eleição da nova mesa diretora.

Vamos por parte ao estilo Jack o Estripador.

O presidente do PSB vereador Alexandro, que é o atual presidente da câmara e que votou na chapa contra o prefeito bateu o martelo. Todos os filiados do partido com cargos de CC tem prazo para deixar o governo. A data limite é 31-12-2015, caso não cumpram sua determinação devem deixar o partido por livre e espontânea vontade ou serão expulsos, desfiliados. O partido segundo a assessoria do presidente conta com apenas 03(três) cargos de CC no executivo, certamente dos partidos com representatividade no legislativo é o que menos cargos possui. Perguntei sobre o secretário do planejamento, e fui informado que o mesmo não é mais considerado com um filiado do partido, mas que se não se desfiliar na data limite também será expulso.

Quero abrir um parêntese para elogiar a atitude o vereador presidente do PSB, oposição de verdade é aquela que não participa do governo por meio de cargos, alias, já faz um bom tempo que eu cobrava essa postura do vereador. Quero ressaltar ainda, que as críticas que eventualmente tenha feito ao vereador, nada tem com sua pessoa, apenas com relação a sua participação no primeiro mandato desse governo desastrado, a manutenção dos cargos no governo até o presente momento.

CARGOS PARTE II

Outro partido que vai entregar os cargos no final do mês é o PSDB, por determinação de seu líder maior e candidato a prefeito Amadeu Boeira, segundo fui informado, todos os CC deverão sair do governo até o final do mês, caso não saiam, também serão desfiliados do partido.

Com relação ao PPS ainda não tenho informação sobre a entrega dos cargos, mas é certa a saída do partido do bloco governista, passando para a oposição no ano de 2016.


Assim sendo, a via popular vai ficar apenas com o apoio do PTB e PDT, que juntos são os grandes defensores do partido do prefeito na câmara de vereadores, ou seja, o partido do PETROLÃO (PT).


O prefeito não vai ter moleza em 2016, a oposição que contava apenas com PMDB e PP, que tem apenas a vereadora Jane com representante do partido na casa, passara a ter agora PSB-PSDB e PPS, considerando que o vereador Grazziotim é governista, ou ainda não se definiu, a oposição vai ter no próximo ano 07 votos garantidos, e promete fazer muito barulho contra os desmandos do executivo.

A postura adota com antecedência por PSDB-PPS e PSB, favorece esses partidos para buscar coligação com a oposição que hoje é formada por PMDB-PP-DEM-PSD e Solidariedade, qualquer outro partido que permaneça no governo até o apagar das luzes, deve ser encarado pela oposição, como oportunistas a procura de cargos.


OS INFIÉIS



A situação dos dois vereadores que descumpriram com a determinação partidária, começa a ser encaminhada pelas executivas do DEM e do PP, a intenção das direções é concluir o processo de expulsão antes da abertura da janela de transferência. Pois nesse caso, os dois perdem o seu mandato que ficaria com o suplente do partido.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O PÓS ELEIÇÃO NA CÂMARA

A eleição da nova mesa diretora da câmara deixou claro quem é governo, quem esta governo, e quem são oposição; muitas mascaras caíram, no final as máscaras sempre caem. O episódio da escolha, e os desdobramentos do processo, evidenciaram a fragilidade da base, e a falta de caráter de alguns membros da casa; em determinados casos a assinatura não vale nada, mas para outros mesmo com o pescoço na guilhotina cumprem aquilo que assina, e/ou com a palavra empenhada; a eles o meu respeito.

A eleição da câmara foi uma pequena mostra de como estar os vereadores em 2016 na eleição para prefeito, que agora passa a ser pauta dentro da casa, a postura de cada partido na escolha da mesa diretora, é sem dúvida uma prévia para as composições das coligações para a disputa da eleição em 2016.

Com relação à disputa pelo cargo de prefeito, é possível afirmar o seguinte: 1- PSDB e PPS, não vão continuar na via popular, apenas está governo, não é governo; a possibilidade de candidatura própria é grande, mas não aposto todas as minhas fichas, ser vice numa chapa com chances de vencer pode ser um bom negócio. Nesse caso vice do PP pode ser uma alternativa. 2- O PSB dividiu os votos, o atual presidente votou contra o governo, seu colega votou com o governo, o atual presidente que deseja ser candidato na majoritária, segundo fontes do seu partido de dentro do parlamento esta sozinho, isolado dentro do partido, sem poder de decidir. 3- Com relação a candidatos para o executivo, hoje é possível afirmar que com certeza apenas 3 candidaturas, PP- PMDB e o da via popular.

Com relação dos dois vereadores que descumpriram a orientação partidária, PP e DEM devem abrir em seguida processo disciplinar que certamente resultará não expulsão dois vereadores, na verdade, esses dois edis, desde o início do mandato seguem uma linda independente, sem vinculo partidário.


NOMES PARA A DISPUTA

A via popular busca o nome entre PDT e PT, mas como que da as cartas e joga de mão é o prefeito, o candidato para sua sucessão deve ser mesmo do seu partido, ficando o vice para os outros partidos da via popular, que pode ser do PSB.

A oposição composta por PMDB-PP-DEM-PDS e SOLIDARIEDADE, vai com dois candidatos. O partido progressista deverá coligar com solidariedade, com democratas e com PSD, essa coligação já esta alinhavada faz um bom tempo, mas para ser concretizada esses partidos esperam o sim de Ângelo Pegoraro.

Com relação ao PMDB, o partido aposto no novo, e quer como candidato o empresário Celso Gobetti,segundo lideres do partido, uma pesquisa recente deixou claro que o povo deseja votar num administrador com capacidade comprovada, e que não tenho seja politico tradicional.


Com relação ao cargo de vice, até as convenções serão lançados os bois de piranha, aqueles usados como isca para a tropa passar, e ainda surgiram os candidatos sonho, ou seja, aquele que ninguém acredita, ou seja, OS LACAIOS.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ELEIÇÃO DA CÂMARA PARTE III


O novo presidente foi eleito na noite de ontem, Valdecir Panisson vai comandar a casa no ano de 2016, último ano de mandato dos atuais vereadores. Como já era esperado, venceu o candidato do governo, o dia foi de intensa movimentação na base do governo, funcionou o toma lá da cá, e cada um valorizou bem o seu voto. A eleição de ontem, teve um diferencial em relação às anteriores, os partidos de OPOSIÇÃO AO PT, DEM E PP, fecharam questão e decidiram como seus vereadores deveriam votar, tanto que, notificou os seus vereadores orientando sobre a postura dos partidos na eleição da nova mesa diretora. Essa postura é sem dúvida alguma inédita aqui no município, pois apesar de se elegerem por um partido, e com os votos dos demais candidatos, os vereadores desconsideram seus partidos e conduzem seu mandato como se dono dele fosse, quando na verdade segundo a legislação o mandato pertence ao partido, tanto se o vereador trocar de partido perde seu mandato, e/ou se for expulso por infidelidade também perde seu mandato assumindo o seu suplente; alias já tivemos um caso aqui em Vacaria que um vereador trocou de partido e perdeu na justiça o seu mandato assumindo seu suplente, suplente esse que hoje como vereador desconsidera a orientação partidária.

Com relação aos dois vereadores notificados um de DEM e o outro do PP, tenho que ressaltar que mesmo sendo infiéis ao seu partido, diferentemente dos dois vereadores do PT, eles honraram a sua assinatura, pois mesmo correndo o risco de serem expulsos, não retiraram seu nome da chapa, no caso ambos cumprem aquilo que assinam, e isso deve ser ressalto. Como sempre afirmo, eu não crio fatos, apenas divulgo e/ou comento.

Segundo fiquei sabendo, os dois partidos devem abrir processo ético contra os dois vereadores ainda essa semana, o objetivo é enquadrar os edis por infidelidade partidária que certamente culminara na expulsão de ambos; segundo fiquei sabendo o vereador do PP ao ser notificado gritou em alto e bom som que ele não pertencia ao partido por isso, vota em que ele quisesse e que se elegeu sem depender dos votos do partido; mas revendo sua votação, é possível afirmar que os dois vereadores do PP só se elegeram graças às votos da legenda, pois a cada 2.400 votos é que um vereador consegue uma cadeira.

A posição adotada pelos dois partidos pode ser um ponta pé inicial numa nova era na relação entre partido e vereador, que a cada dia esta mais deteriorada graças ao modelo implantado pelo PT no município que segue a cartilha nacional, onde o leito vende o apoio ao executivo para conseguir indicações de CC, mesmo pertencendo a um partido de oposição como é o caso do vereador do DEM e do vereador do PP.


A eleição da nova mesa serviu ainda para mostrar quem esta com o governo, e quem não é mais governo, ao que tudo indica apenas PSDB e PPS deixaram a via popular, PDT e PTB estão de olho no poder, e para se manter no poder tudo pode acontecer; quem viver vera.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ELEIÇÃO PARTE II

O partido progressista de Vacaria, também adotou uma posição com relação a eleição do novo presidente do legislativo; fechou questão em apoio ao vereador Leandro do PMDB. Assim sendo, notificou o vereador Osnir Domingues sobre a postura adotada pela sigla; caso o vereador não acompanhe um processo disciplinar vai ser adotado contra o edil que poderá culminar com sua expulsão.
ELEIÇÃO DA CÂMARA


Um fato de última hora pode mudar o resultado da eleição de hoje, o DEM fechou questão após reunião de sua executiva, e que o seu vereador deve votar conforme determinação partidária. segundo fui informado, o vereador será notificado e/ou já teria sido notificado para que vote de acordo com a determinação de seu partido; que exige que ele vote no vereador do PMDB Leandro, caso não cumpra a determinação será aberta um processo disciplinar com o objetivo de expulsar o vereador que nesse caso perderá o cargo. Infelizmente o PP partido progressista não tomou a mesma postura com relação ao vereador rebelde que apenas usa a sigla. Considerando que a sessão acontece a noite ainda é possível que o PP adote a mesma postura.
ELEIÇÃO NA CÂMARA

A eleição da nova mesa diretora da Câmara de vereadores, como sempre deu pano pra manga, e como já era esperado, duas chapas disputam a presidência. A disputa faz parte do processo democrático, até ai nada de errado, tudo esta previsto no regimento interno. Uma chapa representa o governo do PT, a outra a oposição, considerando que o nosso legislativo é composto por 15 membros e apenas 04 são oposição de verdade, é matematicamente impossível vencer o governo.

Mas como em politica tudo é possível, na Sexta Feira, o vereador Leandro do PMDB, conseguiu compor uma chapa para a disputa, sendo que a referida chapa contava com membros da base governista, que aceitaram compor a referida chapa por livre e espontânea vontade, foi formalizado o apoio através da assinatura no requerimento que foi protocolado na secretaria da casa, que após conferir as assinaturas recebeu a inscrição da chapa dando formalidade a chapa. Após a chapa protocolada, o prefeito e seus comandados no legislativo saíram a campos correndo atrás do prejuízo, e como na política tudo é possível, aquilo que parecia certo, passou a ser incerto, e como para a grande maioria dos políticos acostumados a mentir para o povo, enganar o povo, a comprar o voto, faltar com a palavra é algo normal, os dois vereadores do PT que assinaram o requerimento na Sexta Feira, solicitaram a retirada do seu nome da chapa no dia ontem. Quero ressaltar que toda a pessoa, que tem palavra, para cumprir com aquilo que se compromete não precisa assinar, por outro lado, aquela pessoa que não tem palavra, não cumpre nem aquilo que assina, pois sua assinatura não tem valor, a palavra se perde ao vento, mas o documento fica como prova, e contra prova cabal não existe argumento. A pergunta é a seguinte, como esses políticos pretendem olhar na cara de seu eleitor e assumir compromissos se nem sua assinatura eles cumprem? Outro fato muito estranho, que aconteceu na semana da eleição da nova mesa, diz respeito aos problemas de saúde que levou dois vereadores a se licenciar para tratamento. Além do episódio da retirada de nomes, da comprovação de para alguns assinar um documento é algo sem valor, a eleição também foi muito importante para desmentir alguns vereadores que são da base governista, e vivem se oferecendo para compor com a oposição na próxima eleição, tem vereador que jura amor ao prefeito, mantém cargos no executivo, mas diante a derrota eminente do PT, afirma que quer distância do governo, e implora participação nas chapas do PP ou do PMDB, vai além, chega a espalhar pela cidade que já esta acertado com vice numa das chapas. Decerto esse jogo nojento, tem como objetivo mais um ano de barganha junto ao governo do PT. Na integra o protocolo da chapa com as assinaturas.



.








segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

PESQUISA


A realização de pesquisas é um procedimento normal e período pré-eleitoral, pois partidos querem ter uma noção de como esta a situação de seus candidatos e dos adversários. Normalmente as pesquisas são encomendadas pelos partidos, pois normalmente existem mais que um pretendente ao cargo de candidato da sigla, e por meio de uma consulta normalmente se escolhe aquele com mais chance de vencer a eleição.

Acontece que, essa pesquisa que estava sendo realizada no sábado, tinha um único objetivo, ou seja; credenciar um vereador que alega ser da oposição como possível representante da atual coligação que governa Vacaria já por dois mandatos, mas com a maioria dos partidos e CC com cargos no executivo ao longo de três governos. Algumas perguntas apresentadas ao longa da pesquisa deixam claro que a intenção da pesquisa era favorecer um vereador que vende a imagem de ser oposição, mesmo com cargos do partido que ele preside no governo; as perguntas da referidas pesquisa, se reportavam ao primeiro mandato, que certamente na sua ótica foi um grande mandato; decerto esta se referindo ao postes de plásticos rachados, ao vídeo com avião decolando, as estreitamento da Rua Ramiro Barcelos, ou seria da Panatlantica empresa do ramo de aço?


ELEIÇÃO DA CÂMARA

Após a divulgação da composição da primeira chapa escrita para a disputa, o palácio do governo e alguns representantes do prefeito no legislativo saíram atrás de alguns que assinaram o requerimento, na tentativa de convencê-los a retirar a assinatura; segundo ouvi dizer a pressão em cima dos dois vereadores do PT é forte, mas também tenho informações que os dois vereadores do PT e o vereador do PPS, são homens de uma só palavra, e que aquilo que ambos tratam não tem volta, independente de assinatura. Assim sendo, acho que a esta pelada a coruja, pois além desses três vereadores, sei de fonte segura que o pré-candidato a prefeito Amadeu Boeira, também empenhou a palavra e vota na chapa que tem o vereador Leandro do PMDB como candidato.


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A nova mesa diretora da câmara de vereadores para o último ano de mandato da atual legislatura, já começa a tomar formaes.  Acabo de ser informado da inscrição de uma das chapas que tem como candidato á presidente do legislativo  o vereador do PMDB, Leandro Borges de Lima, que terá como sua vice-presidente a vereadora Jane Andreola do PP. Essa chapa vai disputar com o candidato do PT, ou seja  candidato do prefeito Valdecir Panisson, mas o mais importante nesse episódio, é que a chapa que vai comandar o legislativo no próximo ano, conta com dois vereadores do PT, ou seja, José Antônio Gonsalves de Souza, e Romualdo Michelon, aceitaram fazer parte da mesa encabeçada pelo vereador do PMDB. A base do governo, não conseguiu se articular, e devido à falta de transparência na maneira de condução dos apoios acabou perdendo votos que tinha ou pensava ter; sem dúvida alguma essa posição de alguns vereadores da base de votar contra a imposição do prefeito é algo positivo, e que deve ser saudado com uma luz no final do túnel. Baixo a relação completa da chapa de vai comandar o legislativo em 2016. A postura dos membros dessa chapa é de valorizar o legislativo independente e prezar pelo cumprimento dos compromissos assumidos, ou seja a palavra empenhada vale mais que um documento.




terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CARGOS NA VIA

Conversei com um CC membro de um partido que compões a via popular, ou seja, atual governo; ele foi enfático em afirmar duas situações.

1- Segundo ele, qualquer partido que desejo ter chance na próxima eleição, não poderá ter o a companhia do PT, disse que hoje falar em partido dos trabalhadores é palavrão, e pedir para ser enxotado, disse também para ser justo que esse asco contra a estrela, é culpa das grandes estrelas do PT, aqueles que estão em Brasília.

2- Com relação aos cargos no atual governo, ele fez a seguinte afirmação, que não deixa de ser pertinente, a via popular não é do PT, o atual prefeito só conseguiu se eleger, pois dois mandatos graças aos votos e ao trabalho de todos que compões a coligação, e assim sendo, o PT é dono apenas dos cargos e secretarias que ocupa, e que a participação de todos esses partidos ‘vai terminar dia 31 de Dezembro de 2016.


VEREADORES
Um projeto de iniciativa popular pretende reduzir os salários dos vereadores, e o percentual repassado pelo município ao legislativo. Sem sobra de dúvidas é uma bela iniciativa e deve ser apoiada; com relação a esse tema, ou minha posição, que dizer que sou totalmente favorável, e vou além, apoio a iniciativa, alias, já faz um bom tempo que venho batendo na tecla da redução de gastos com o executivo, faz um bom tempo que afirmo ser um absurdo o percentual que município destina (7%) de sua arrecadação para a câmara de vereadores. Cabe ressaltar que esse valor chegou a 7% no governo do PT, que negociou com o legislativo o aumento no percentual de repasse; uma cidade cheia de problemas, não pode se dar ao luxo de enviar mensalmente uma fortuna para o legislativo gastar com coisa desnecessária, um exemplo é o valor do salário de um vereador e dois assessores, e demais mordomias. Na verdade o excesso de recurso possibilita a construção de sedes luxuosas, gabinetes de alto requinte, ou ainda que seu presidente compre novos computadores para seus membros e assessores, na verdade, com um orçamento desse não tem crise.

Com relação ao valor do salário pago a um vereador, que supera os R$ 10.0000,00 (Dez mil Reais), possibilita que aqueles que se elegem gastem verdadeiras fortunas, com raras exceções, só se elege quem tem muita grana, para gastar, ficou um eleição elitizada, ou o candidato tem muita grana com diz o Ratinho tem de ter (cascalho) ou tem de contar com a máquina municipal para se eleger. Mas o pior é que passado a eleição, a prestação de contas dos eleitos é uma piada, ou seja, meia dúzia de reais chega a ser uma afronta, pois na última eleição, candidatos com sedes individuais, carros, muita gente trabalhando, marqueteiros, apresentam uma prestação de contas com valores insignificantes.


Certamente com a redução dos valores repassados pelo executivo, e com a redução do salário, ninguém mais vai fazer do cargo uma profissão, e/ou não vai mais poder gastar uma fortuna num investimento sem retorno.  Atualmente, além do alto salário, a maioria dos vereadores tem muitos cargos de CC trabalhando no município, fruto de acordo entre prefeito e vereadores com o objetivo de garantir maioria absoluta na casa.