quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

ELEIÇÃO DA CÂMARA PARTE III


O novo presidente foi eleito na noite de ontem, Valdecir Panisson vai comandar a casa no ano de 2016, último ano de mandato dos atuais vereadores. Como já era esperado, venceu o candidato do governo, o dia foi de intensa movimentação na base do governo, funcionou o toma lá da cá, e cada um valorizou bem o seu voto. A eleição de ontem, teve um diferencial em relação às anteriores, os partidos de OPOSIÇÃO AO PT, DEM E PP, fecharam questão e decidiram como seus vereadores deveriam votar, tanto que, notificou os seus vereadores orientando sobre a postura dos partidos na eleição da nova mesa diretora. Essa postura é sem dúvida alguma inédita aqui no município, pois apesar de se elegerem por um partido, e com os votos dos demais candidatos, os vereadores desconsideram seus partidos e conduzem seu mandato como se dono dele fosse, quando na verdade segundo a legislação o mandato pertence ao partido, tanto se o vereador trocar de partido perde seu mandato, e/ou se for expulso por infidelidade também perde seu mandato assumindo o seu suplente; alias já tivemos um caso aqui em Vacaria que um vereador trocou de partido e perdeu na justiça o seu mandato assumindo seu suplente, suplente esse que hoje como vereador desconsidera a orientação partidária.

Com relação aos dois vereadores notificados um de DEM e o outro do PP, tenho que ressaltar que mesmo sendo infiéis ao seu partido, diferentemente dos dois vereadores do PT, eles honraram a sua assinatura, pois mesmo correndo o risco de serem expulsos, não retiraram seu nome da chapa, no caso ambos cumprem aquilo que assinam, e isso deve ser ressalto. Como sempre afirmo, eu não crio fatos, apenas divulgo e/ou comento.

Segundo fiquei sabendo, os dois partidos devem abrir processo ético contra os dois vereadores ainda essa semana, o objetivo é enquadrar os edis por infidelidade partidária que certamente culminara na expulsão de ambos; segundo fiquei sabendo o vereador do PP ao ser notificado gritou em alto e bom som que ele não pertencia ao partido por isso, vota em que ele quisesse e que se elegeu sem depender dos votos do partido; mas revendo sua votação, é possível afirmar que os dois vereadores do PP só se elegeram graças às votos da legenda, pois a cada 2.400 votos é que um vereador consegue uma cadeira.

A posição adotada pelos dois partidos pode ser um ponta pé inicial numa nova era na relação entre partido e vereador, que a cada dia esta mais deteriorada graças ao modelo implantado pelo PT no município que segue a cartilha nacional, onde o leito vende o apoio ao executivo para conseguir indicações de CC, mesmo pertencendo a um partido de oposição como é o caso do vereador do DEM e do vereador do PP.


A eleição da nova mesa serviu ainda para mostrar quem esta com o governo, e quem não é mais governo, ao que tudo indica apenas PSDB e PPS deixaram a via popular, PDT e PTB estão de olho no poder, e para se manter no poder tudo pode acontecer; quem viver vera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário