segunda-feira, 30 de setembro de 2019









PLANTÃO

Dois fatos relacionados com o plantão aconteceram nesse final de semana, o primeiro, foi uma nota publicada na imprensa pelo sindicado médico do RS (SIMERS). A nota do sindicato, tinha a finalidade de tornar pública a posição da entidade, e como era de se esperar, veio em defesa dos médicos, pediu prudência, e disse que reprova qualquer denúncia de negligência médica, vejam bem, eles reprovam as denúncias, mas não reprovam uma eventual negligência.


Mas diz que reprova qualquer conduta que fira o código de ética médica, por parte dos profissionais; disse que reprova qualquer ato que tenha como objetivo jogar população contra os médicos; disse que vai agir com rigor na defesa dos médicos, nos casos em que se verifique, injúria, calúnia e difamação.

Com relação ao item acima, quero afirmar de forma peremptória, que inexistem casos de calúnia, de injúria, ou difamação, pois todos os casos que vieram a público, são fatos reais, fatos que aconteceram, a denúncias de mau atendimento, por parte de algum médico, ou por parte do hospital que é o responsável pelo plantão, são fatos reais, público e notória, ninguém criou um fato fictício, uma história de novela, a grande nove que nunca termina é a novela do descaso no atendimento dos pacientes pobres, que usam o SUS, a denúncias feitas pelo médico, são todas acompanhadas de provas, e tanto o sindicado médico, quanto o hospital deveriam investigar, e punir os responsáveis, mas ao contrário, o sindicato lava as mãos e fala em punir os eventuais caluniadores, ora veja, isso chega a beirar um afronta, afinal de contas, que eu saiba o SIMERS, tem autoridade para punir o seus associados, e olha lá.


Outro fato relacionado com o plantão, foi a passeata organizada por mães, que já tiveram algum tipo de problema com o atendimento do plantão, alguns casos de óbitos. O protesto aconteceu de forma ordeira, saiu da praça e veio até o hospital, mas ninguém apareceu para ouvir aquelas mães que sofrem por problemas ainda sem uma solução.

Mas hoje teremos na câmara a votação de mais verba para o plantão, certamente mais uma vez será aprovada, e tudo vai continuar no mesmo lugar graças a Deus, como dizia um samba.


Mas é importante sempre lembrar, que o plantão é o último recurso daquele que sofre, pois quando ele corre para o plantão, isso quer dizer que, ele já sofreu sem atendimento no seu bairro, lá na UBS, já foi na tal de UPA, que não resolve nada, apenas emprega os companheiros, os amigos do Rei, já ficou na Unidade de pronto Atendimento, e saiu sem sequer ser examinado, por isso, eu reafirmo, temos que incluir na lista do péssimo atendimento à saúde municipal, que para o prefeito não é prioridade, mas é sempre bom lembrar que agora você tem o privilégio de sofrer com os pés limpinhos, sem poeira ou barro, afinal de contas, temos o asfalto para todos; e se você morrer teu velório será no limpo.



CPI E OUTRAS DENÚNCIAS


A CPI da habitação vai apurar possíveis irregularidades na pasta, mas o certo é que as irregularidades que o atual prefeito tanto questionou na sua campanha, continuaram nos mesmos níveis, e em alguns casos aumentaram. Mas isso tudo, a CPI vai ter que mostrar. Segundo fontes, devido à grande concorrência na disputa de vagas para vereador no partido do prefeito, o secretário é alvo do fogo amigo.

Outras denúncias, segundo fontes, devem vir à tona em breve, mas nesse caso atingiram o núcleo do poder palaciano, alguns áudios devem abalar as estruturas do poder, algo ao estilo Intercept, quem viver verá. Não tive acesso ao tal material, mas é coisa que está em poder de ex-companheiros.






sexta-feira, 27 de setembro de 2019


CPI


A Câmara de vereadores vai investigar as denunciais de irregularidades nas doações de casas, terrenos, mão de obra e material de construção na secretaria da habitação.

Antes de falar sobre esse tema, quero aqui parabenizar o vereador Maurão pela coragem, pela primeira vez nessa legislatura um vereador vai de fato cumprir com uma de suas obrigações, que é investigar os atos do poder executivo; outros fatos graves já deveriam ter sido investigados por essa casa; um deles virou chacota na cidade, que é o famoso caso dos certificados de conclusão do segundo grau. Mas apesar das evidências, e de fatos que vieram a público, nada foi feito, e passou batido, segundo fontes, isso foi possível devido a atuação de forças ocultas e poderosas, que evitaram uma investigação; mas antes tarde que nunca.

Com relação ao caso da habitação, é flagrante a falta de critérios, faz muito tempo que recebo denúncias com relatos de irregularidades, mas sempre oriento que essas denúncias sejam encaminhadas ao Ministério Público, e/ou aos vereadores de oposição. Muitos casos, são relatados, pessoas que não precisam sendo beneficiadas, pessoas ligadas ao governo, uso político das doações, com pedidos de votos, vendas, doações de terrenos para quem possui imóveis, postes padrão RGE para verdadeiras mansões (tenho fotos); e por aí vai, pessoas que não possuem cadastros apenas falam com o prefeito, ou vão ao gabinete e recebem as doações furando fila e por aí vai; é uma verdadeira farra do boi. Vendas das casas recebidas, ou recebem e alugam, tudo com o conhecimento do governo, isso tudo precisa ser apurado, enviado ao MP e ao tribunal de contas, e os responsáveis punidos exemplarmente; isso é improbidade, o chefe do executivo não pode sair distribuindo materiais, casas, terrenos, como se tudo fosse dele, o dinheiro público e os bens públicos não podem ser doado ao arrepio da lei e por mera vontade do prefeito.


PLANTÃO

Como falei ontem, vou voltar ao tema; a notícia que circula na cidade, é que a direção que mais recurso para manter o plantão funcionando; caso contrário para o atendimento. Quero apenas lembrar, que um plantão foi fechado por ordem da justiça, e que estava funcionando; por isso, caso o hospital resolva fechar o plantão, poderemos usar a justiça para mandar abrir o plantão novamente, que presta um péssimo serviço diga-se de passagem. Meu grifo.

Recebi uma ligação de um médico, que me disse que na verdade, eles não buscam aumento, e que, querem apenas que os vereadores aprovem uma suplementação de verba para possibilitar que a prefeitura pague os valores atuais; e disse mais, que seus honorários médicos estão em atrasados, que não recebeu ainda sequer o mês de agosto. Nesse caso estaria o município em débito com o hospital? Segundo uma fonte, os repasses estão em dia, e ainda segundo informações, os honorários dos médicos plantonistas quem deve pagar é o hospital, que quando contrata com os municípios, recebe e de depois repassa, nesse caso quem deve para os médicos é o hospital. Essa história está muito mal contada, e a verdade dos fatos precisa vir a público. Afinal de contas, é aquilo que eu sempre falo, todo história tem três versões, a minha, atua, e a verdadeira.

Uma coisa é certa, o povo não tem um atendimento adequado, tem plantonista ganhando e não fazendo plantão, quem não quer trabalhar não pode receber.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

PLANTÃO DE URGÊNCIA

Novamente o plantão de urgência é notícia na mídia local, mas também é assunto na câmara de vereadores, na promotoria, e na polícia.  Com toda essa repercussão, é possível afirmar que esse é o assunto do momento. Mas não podemos deixar de lembrar que o plantão de urgência e emergência, é apenas uma parte dos problemas que envolvem a saúde, é claro que a maioria das pessoas quando procuram o plantão, é porque estão numa situação de desespero, algumas na beira da morte; aí nesse caso é impossível exigir que que está vivendo essa situação, tenha calma e muita paciência, ainda mais quando está sendo mais atendido (a), ou alguém de sua família.

Volto a dizer, o problema começa lá no bairro, nas UBS, na falta de médico, de remédios, de exames, de vontade, de capacidade do gestor da saúde municipal; a Unidade de Pronto Atendimento(UPA), que podemos chamar de unidade de demorado atendimento, presta apenas uma atendimento superficial, sem eficácia, recebo diariamente relatos de pessoas que procuram aquele atendimento, que me dizem que o médico atende baseado na ficha feita pela enfermeira, vou citar o caso de uma conhecido, que foi com uma torção no pé, quase não podia caminhar, e quando entrou na sala, o médico apenas perguntou qual era o pé, nem teve o trabalho de olhar, não pediu um exame e apenas uma injeção e foi mandado embora. Mas ainda bem que temos o asfalto, o cidadão não sujou seu pé.


Mas voltando ao Plantão, ninguém quer denigrir a imagem do hospital, e/ou caluniar ninguém, mas vivemos numa democracia, e a livre expressão ainda figura na nossa constituição, não existe lei que proíba o cidadão de reclamar por não receber um atendimento digno nas suas redes sociais; não vivemos numa ditadura, a lei de abuso de autoridade tem como finalidade o abuso de autoridade praticado por autoridades, tentar calar um povo sofrido que busca apenas ser atendido com humanidade; esse é o verdadeiro abuso de autoridade. Cabe lembrar que esse povo que não é atendido, é aquele que através de seus impostos, paga os valores repassados ao hospital pelos municípios, é ele também que paga as emendas parlamentares, que servem de palanque para deputados, vereadores, e assessores, todos com altos salários tirarem fotos, cortarem fitas nas inaugurações.


A atitude de colocar na polícia, na justiça aquele cidadão que grita contra um atendimento desumano, é na verdade uma tentativa de calar o povo; e o pior sempre exigindo mais verbas públicas sem a contrapartida daquele que recebe.


Ninguém atentou contra a honra da instituição, muito menos dos funcionários, independente do setor, sabemos da capacidade dos funcionários, que apesar de profissionais, também estão ali defendendo seu emprego, seu pão de cada dia, cumprem ordens, e sabem que caso não as cumpram é rua na certa.

Mas a queixa não é contra os funcionários, e sim contra alguns médicos que atendem mal, que não atendem, que mandam embora, que não cumprem com sua obrigação, a responsabilidade é de quem comanda, cabe a quem comanda exigir daqueles que recebem verbas públicas um atendimento decente ao público.

A reunião que aconteceu ao que tudo indica não teve resultado, pois os relatos de problemas no atendimento continuam, ao que parece viraram as costas, para as sugestões apresentadas pelo promotor de justiça, que na tentativa de resolver o problema trouxe para a mesa de negociação 18 sugestões, e todas viáveis, de fácil aplicabilidade; mas ao que tudo indica a palavra de ordem é mais verba, mais dinheiro, mas a pergunta que não quer calar é até quando vamos ter colocar mais dinheiro nesse saco sem fundo?

Além das reclamações no atendimento, temos denúncias graves que precisam ser apuradas, essas também merecem um inquérito policial, pois temos denúncias de negligência, de não cumprimento de contrato, entre outras, e todas de extrema gravidade, ou será que uma vida tem uma menor importância se comparada com uma crítica, uma postagem nas redes sociais; precisamos que as autoridades tomem a peito e parem de passar panos quentes.




CPI HABITAÇÃO


Ainda nem começaram os trabalhos da CPI, mas segundo uma fonte, os desdobramentos já preocupam o palácio, mas quem não deve não teme, mas agora vamos tomar conhecimento dos critérios usados para gozar dos benefícios, ganhar casa, terrenos, material de construção, postes RGE, mão de obra, instalação elétrica.


Cabe ressaltar que na campanha o atual prefeito já falava que a secretaria da habitação tinha problemas, que ele ia agir com rigor; mas parece que seguiu a mesma linha de trabalho; quem viver verá.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

SAÚDE








Os problemas da saúde no município, não são exclusividade do plantão, mas o plantão de urgência e emergência, é aquele que pode evitar que uma vida seja ceifada, ou que um problema simples se agrave.

O plantão, mesmo após aquela reunião para inglês ver, que serviu apenas para fotos, e para queixas e desculpas, apenas para justificar a solicitação de mais verbas, continuou com a mesma ineficiência, com reclamações, com os mesmos problemas; a única coisa que mudou, é que agora não aceitam mais reclamações, que reclama ou coloca na mídia os fatos, tem de explicar a polícia.

Vários casos relacionados ao péssimo atendimento no plantão vieram a público, o mais grave foi um fato envolvendo uma gestante que não teve atendimento, e o seu bebê veio a óbito; não conheço os fatos, por isso, não vou comentar, mas esse foi o relato feito por familiares no face.


Seguindo na saúde, temos que reconhecer que o plantão atende mal, mas a péssima gestão da saúde municipal colabora e muito com o problema; mas do ponto de vista do governo municipal, a saúde vai muito bem obrigado, tanto que uma turma de privilegiados na saúde municipal, contam com um benefício de chegar uma hora mais tarde e ainda sair mais cedo, causando sérios problemas no atendimento da população. O atendimento na UPA, também deixa a desejar, pois a única coisa que eles fazem é mandar para o hospital.

Mas problemas e denunciais, não acontecem só na rede pública, hoje fiquei sabendo que um outro médico local encaminhou denúncia ao SIMERS, sobre fatos em um setor da saúde que não é público, assim sendo, podemos dizer que a saúde tem problemas em todos os setores, alias, os artistas que figuram no hospital também figuram em toda parte.


Mas o pior é que com a ação de nossas autoridades, não vejo uma solução a curto prazo, vereadores e prefeito, estão preocupados apenas com suas reeleições, outra autoridade, com fatos e fotos, aí fica difícil de vislumbrar melhores dias. Mas com o asfaltamento das ruas, o cidadão consegue ir para UPA, para o Plantão de urgência, sem sujar os pés, se morrer ele vai morrer sem pó ou barro, já não falta tudo, para ir ao velório você vai pelo asfalto.



CPI


A comissão parlamentar de inquérito que vai investigar as denunciais de possíveis irregularidades na Habitação, promete agir com rigor, segundo o vereador que solicitou a abertura da investigação, o grande número de denúncias que chegaram no seu gabinete, com provas robustas, exigem uma investigação profunda; a esperança é que não acabe numa grande e suculenta PIZZA.



CAMPANHA ANTECIPADA E DESCARADA



A campanha pela reeleição do atual prefeito é explícita e descarada, e fica visível na distribuição dos serviços da máquina, aos favores, doações. Um exemplo claro é a distribuição de cargos e de terra, serviços com máquinas do município em terrenos privados, doações de materiais pela habitação, postes padrão RGE e mais outros serviços. A função do poder executivo não é distribuir terras, muito menos realizar serviços de terraplanagem, e se for o caso esses serviços só podem serem feitos após um projeto aprovado pelo legislativo, agora dizer que estão comprando máquinas para distribuir terras de graça, aí já um abuso.




MÁQUINAS NA PISTA EM PLENO FERIADO.  TERRENO PARTICULAR. HORA EXTRA? BISCATE? CAMPANHA ELEITORAL ANTECIPADA. PODE ISSO MP?

sábado, 21 de setembro de 2019











PLANTÃO

Conforme prometi, vou voltar a falar do plantão; começo dizendo que novamente botaram o bode na sala. Outra vez essa ladainha de reunião,  e o pior, reunião pra encher linguiça, cheia de políticos,  de autoridades sem autoridade, só pra aparecer. Tanto que, na noite dessa sexta feira,  novamente tivemos sérios problemas.  A solução não vai acontecer com politicagem, chega desse mi mi mi, quem tem de sentar com essa direção é quem paga, prefeitos, representantes do governo do estado e governo federal, e ponto final, alguém precisa dar um soco na mesa, afinal aquilo que não tem remédio, remediado está, chega de passar a mão na cabeça dessa direção,  ou eles não querem resolver, ou eles não tem capacidade pra resolver. Essa história virou uma novela Mexicana, não termina nunca, e o pior o enredo é sempre o mesmo, mais dinheiro pro hospital,  chega, ou resolvem ou então que os prefeitos cortem os repasses de dinheiro,  esse saco sem fundo já passou dos limites. Algo precisa ser feito, quem sabe uma ação pra afastar essa diretoria, uma intervenção, uma auditoria, mas  algo precisa ser feito, isso já passou dos limites, as favas com boas intenções, de boas intenções o inferno está cheio. Ouvi dizer que o prefeito Amadeu disse que se continuar esse descaso vai cortar os repasses. Duvido muito, mas os prefeitos da Amucser precisam agir, e volto a dizer, os prefeitos, chega de plateia e reuniões pra fotos, com quem não resolve, com palpiteiros.




quarta-feira, 18 de setembro de 2019

CPI DA HABITAÇÃO

Acabei que conversar com o vereador Maurão(Psb), que me informou que protocolou junto a mesa diretora da casa, requerimento solicitando a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito(CPI) para apurar uma série de denuncias na secretaria da habitação. Acontece que, diariamente o vereador e colegas recebem denuncias de irregularidades no modus operandi da pasta; que vão desde a falta de um cadastro com critério sérios e pré-estabelecidos, ao favorecimento de companheiros políticos, parentes, e pessoas com vários imóveis. Para ter uma idésia da situação, a casa simbolo do programa que, a doação de número 100, foi vendida, e o secretário ao ficar sabendo deu 24 para o comprador que estava irregular sair do imóvel, mas acontece que ocupante era amigo do prefeito,  e procurou o chefe do executivo que desautorizou o secretário, e autorizou o novo ocupante a ficar na casa que era pra ser o simbolo do programa, que virou um verdadeiro comércio. As provas são contundentes, e considerando a qualidade das cazinhas, diria que a casa vai cair. Vamos aguardar os acontecimentos. O engraçado nisso tudo é que na campanha o prefeito fala em problemas gravíssimos nessa pasta, tanto que, prometeu agir com rigor. Outro fato a ser destacado é que o TRIBUNAL DE CONTAS, já andou solicitando informações sobre os critérios usados, provavelmente agora volte a investigar também.






terça-feira, 17 de setembro de 2019










PLANTÃO

Após numeras denuncias e/ou reclamações relacionadas ao péssimo serviço prestado no plantão, colocaram o bode na sala, e mais uma vez passaram a mão na cabeça dos responsáveis. Novamente ignoraram a falta de gestão, e num gesto de irresponsabilidade com o dinheiro público, simplesmente aumentaram o valor dos repasse. O prefeito Aílton foi muito feliz na sua postagem, e com muita propriedade lembrou que o setor público através dos municípios da AMUCSER, colocam mais de dois milhões todo mês no hospital, além disso, o estado e a união também repassam altas somas ao hospital; as reformas e ampliações são bancadas por emendas parlamentar, equipamentos também são na sua grande maioria comprados com verbas públicas. Outro fato a destacar, é que num desses acertos com as prefeituras, a direção solicitou mais 170.000,00 (cento e setenta mil reais), mas como contra partida, ficou acertado o plantão presencial, mas nunca cumpriu com o acordo. Sinceramente,  tenho quase certeza que em breve mais dinheiro voltarão a pedir.

Volto a dizer, o plantão é problemático, em parte graças a péssima gestão municipal na saúde, vivemos um caos, e isso reflete no plantão também,  temos quer justos.

Mas o povo esperava outra postura dos edis, e dos gestores municipais que injetam recursos, jogar dinheiro num plantão que não tem gestão, e que presta um serviço ineficiente, beira a irresponsabilidade.

O plantão deveria ser realmente de urgência e emergência, jamais um sala de consultas, que por sua vez finge que presta uma consulta.

Mas com diz um dito popular, fazer cortesia com o chapéu alheio é fácil.

Não acredito em mudanças, em melhora no atendimento,  mas vou torcer para que isso aconteça, só acredito vendo. Vou crer para ver.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019










SAÚDE

Nunca tive a pretensão de agradar a todos; falo aquilo que penso, e julgo correto, não sou o dono da verdade; se precisar mudar de opinião até posso mudar, caso esteja errado. Não tenho compromisso com o erro.


Com relacro a saúde, tenho que ser justo, o plantão de urgência e emergência não é o único problema,  hoje talvez seja aquele que tem gerado mais problemas. Por isso é foco das atenções, até por aquele local a última esperança do cidadão de ser atendido e evitar a morte.

Mas nada acontece por acaso, tudo fruto do péssimo atendimento das unidades básicas e da unidade de pronto atendimento, e o pior é que esses sistema falido e de péssima gestão consome milhões do imposto pago pelo povo. Ou seja, o povo paga para ser mal tratado, é algo inacreditável, mas acontece.

No caso do hospital, que é filantrópico, mas somente na definição, temos que ressaltar que a sua maior fonte de renda é oriunda dos cofres públicos, segundo fontes é um dos que mais recebe verbas públicas de toda a região que tem a mesma coordenadoria, mas mesmo assim ninguém pode saber nada, é um verdadeira caixa preta.

Mas segundo fiquei sabendo a primeira providência com relação ao plantão já foi tomada, contrataram segurança( armada). Na noite de ontem mais relatos do mau atendimento,  via redes sociais.

Agora volta a ladainha de renovação no contrato, e novamente tem gente querendo mídia, uns para aparecer como é de costume, e outros para tentar se reeleger, a mesma conversa fiada de sempre, ninguém quer botar o dedo na ferida, ninguém quer bater de frente com os poderosos, com os irmão, tirar fotos entregando emendas é mais politicamente correto. Mas certamente mais dinheiro para o bem de todos.

Outro fato que ninguém fala é sobre a mortalidade infantil, que segundo fontes no ano já passa de uma dezena. Onde está a falha? Certamente o atendimento feito com as gestantes tem falhas.


Como falei acima, o plantão não é o único problema, a rede municipal de saúde vive os piores dias, já era ruim, mas depois que passou para o comando familiar, ai ficou muito pior.


Cabe a você que sente na pele esse descaso, dar a resposta no próximo ano, nessa época, todos os que hoje tem cargos vão bater na tua porte e prometer saúde. Você decide se quer continuar sendo enganado.






quarta-feira, 11 de setembro de 2019

AS PRESSÕES DO GOVERNO DOS MANOS


O governo dos três prefeitos sabe que sua rejeição é absurda junto ao povo de Vacaria, isso siguinifica que as chances de continuar no governo são mínimas. Mas como o objetivo é se aproveitar, tudo é válido na tentativa de se reeleger.

Programas nesse governo tem vários, tem o Asfato na terra para alguns, tem o Material de construção para outros, o Meia casa meia vida para uma pequena parcelas, também o poste padrão RGE pra quem não precisa; ainda tem o CC para prováveis candidatos. Ou seja, você que esta desempregado e quer concorrer, temos uma vaga pra você, salário a combinar.

Agora mais um programa acaba de ser lançado, é o programa: Curte, Compartilha e Comenta, esse é um programa específico para CC E PARA FG.  A ordem é essa, ou perde a boca, afinal de contas, o governo precisa passar uma imagem positiva, pois atualmente nas redes sociais nem que é CC tem coragem de elogiar. Agora a coisa vai funcionar.


DIPLOMAS FALSOU OU SUSPEITOS

Aqui no nosso município, no inicio desse governo, numa baita conhencidência, a cidade foi inundada com uma chuva de diplomas e/ou certificados de conclusão do segundo grau. Tudo um mero acaso, mas isso aconteceu logo após instalada a transição de governo, quando os futuros governantes ficaram sabendo que para trabalhar no executivo era exigido o segundo grau. E na lista de pessoas que seriam nomeadas, uma parcela siguinificativa não tinha a escolaridade exigida. Tanto que, numa jogada politica, um projeto revogando essa exigência, foi enviado ao legislativo por solicitação do futuro governo. Mas devido a repercurção estadual, o projeto foi retirado, mas nos bastidores da transição já era ponto pacífico que os certificados seriam conseguidos, inclusivo com a tabela de valores, isso tudo segundo os corredores da transição; tanto que senhores de idade avançada, praticamente sem a miníma noção escolar lograram êxito. Teve um candidato a vereador que na sua documentação disse textualmente que apenas sabia ler e escrever( assinar o nome) um tijitica da Vacaria, mas também obteve aprovação. Ora veja, isso é uma afronta, e mesmo assim ninguém investigou, nada foi feito. Agora após esse fato divulgado pela RBS, queria saber como se sentem aqueles que fizeram vistas grossas para o caso local? Não estou a afirmar que os certificados aqui estejam irregulares, mas INVESTIGAR é a obrigação de alguns poderes. Qual a explicação?









terça-feira, 10 de setembro de 2019

VOTE EM QUE EU SOU A NOVA POLÍTICA








SAÚDE

Ficou o dito pelo não dito as graves denuncias feitas pelo médico Marcos Mahafus. Ao que tudo indica, mais recursos é a solução mágica, nada foi dito sobre fiscalizar e/ou melhorar o atendimento. Cabe lembrar aos que deveriam fiscalizar que a comunidade apoiou integralmente as denuncias, pois a maioria já enfrentou esse calvário. No próximo ano eles vão pedir teu voto. Abra o olho hoje e anote.

ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR

A eleição para conselheiro, virou uma eleição politica,  partidos políticos, vereadores, executivo,  desencadearam uma campanha eleitoral politico partidária. Quem é apartidário esta em desvantagem.


FORMADORES DE OPINIÃO


Volta e meia esse assunto vem a baila na câmara. Não me considero um formador de opinião, muito embora,  constantemente sou instado por pessoas e falar sobre a atuação do executivo e do legislativo.  Isso tudo me faz acreditar que nossos políticos não são FORMADORES de opinião e não tem credibilidade para serem. Acontece que antes da eleição eles são um tipo de politico, pregam a nova politica, após a eleição praticam o doma lá da cá, e só pensam em empregar os parentes e levar vantagens. Outros passam a criticar os atos por eles praticados quatro anos atrás quando estavam no governo. Pimenta no rabo dos outros é gel.


Mas  considerando que vou pensar no assunto,  é bom rezarem para que eu realmente não tenho o poder de formar opinião e orientar o novo caminho,  o futuro pertence a Deus. Me aguardem.

Formador de opinião:







domingo, 8 de setembro de 2019









 A CORRIDA PELA PALÁCIO


Ano quem vem nesse mês, estaremos vivendo mais uma campanha eleitoral. Para prefeito e vereadores, partidos a mil na busca do voto; um novo prefeito e novos vereadores.

A pergunta mais frequente é quantos candidatos teremos para prefeito, ou quantos vereadores se reelegem.

Candidatos para prefeito no mínimo três, podendo chegar a quatro.

O prefeito disse que não quer coligar, pois segundo ele fica difícil governar; isso é uma bravata, pois ele tem atualmente três partidos no seu governo, o dele e mais dois, e quem não cumpriu os acordos foi ele. E mais,  o governo quer coligar sim, sonha com o progressista de vice, esse também é o sonho de consumo do vereador do progressista, que apesar da decisão do partido de sair do governo, ele continua governo,  essa postura desgastou a sua imagem, e sua reeleição é muito complicada. Por outro lado, o presidente do progressista me afirmou que não existe a mínima possibilidade de coligação com o governo,  zero chance,  e isso é ponto pacífico no diretório.

Outros partidos buscam se agrupar para encorpar uma candidatura, MDB, PSB, PTB, PP e por ai vai. O DEM já discutiu o tema, mas a possibilidade de coligação foi rejeitada, pois na mesa das coligações foi cogitado uma parceria com os manos; é aquela velha história na politica tudo é possível. O partido dos trabalhadores sonha com Elói, mas sem chance, pois tem seus direitos políticos cassado.

O PODEMOS que criado em Vacaria, vai pra disputa, promete ser diferente, com um candidato diferente.

Uma coisa é certa, o prefeito tem uma rejeição absurda, o seu governo consegue desagradar todos, é uma unanimidade nesse quesito.

SAÚDE

Após a graves denuncias feitas pelo médico Marcos Mahafus, ainda aguardamos a posição do hospital e das autoridades; ao que tudo indica, tudo vai como antes no castelo de Abrantes. Ou seja, o dito pelo não dito, e nais recursos serão alocados no saco sem fundo. Cave ressaltar que o apoio da população ao médico é total, e os relatos sobre descasos, reforça as denuncias do médico. Volto a dizer a saúde vai mal, e começa lá na unidade básica. A prioridade é o asfalto.




quinta-feira, 5 de setembro de 2019














PROGRAMA MAIS VOTOS








O prefeito joga pesado para tentar reverter sua impopularidade e tentar sua reeleição.

O asfalto foi o primeiro ato, mas não deu resultado, ai os gurus dos três prefeitos reunidos resolveram agir na criação de mais programas eleitoreiros.

A doação de casas e materiais está a mil, com relação as doações de casas, o programa vai numa rapidez espantosa, tanto que uma família com ligações com pessoa do primeiro time, fez sua inscriação esse ano, e já levou uma casa de material e mão de obra.  Não é diz que, é fato consumado.

Outro programa que vai a mil é o meu primeiro poste, padrão RGE. Nunca antes nessa cidade se deu tanto poste, e pra quem não precisa também, tem de ter votos.

A foto abaixo não deixa dúvidas que é pra quem precisa.





Material para construção também é uma Romania no mercado público, quem mora perto e/ou trabalha lá sabe que a fila é grande, tudo também cumprindo a risca a lista; ou seja pegam e riscam risos.

Outro programa que vem a mil é meu emprego meu apoio, esse programa visa atingir partidos que não se venderam ao governo, a meta é aliciar e oferecer um cc para todo aquele que foi candidato a vereador, cabo eleitoral, ou tem potencial para disputar uma vaga no legislativo, salários acima da média e sem muito esforço, mas precisa começar já a campanha, e seis meses antes da eleição vai saber qual partido assina a ficha.


Considerando que as obras e ações do governo não repercutem nas redes sociais, o departamento de imprensa criou um grupo no whats onde todos os cc e terceirizados serão adicionados, ao grupo e serão obrigados a fazer comentários elogiando o governo no grupo, e caberá ao homem da imprensa transportar para o face esses elogios, nós pagamos o salário de mais de 6 mil do homem da imprensa, que inclusive conta com um poderoso Drone para belas filmagens. Isso chegou até minha pessoa por uma fonte que frequenta o palácio e todas as secretarias. Pôr isso, não se impressionem com o aumento de elogiou e/ou curtidas nas postagens do governo. Mais um me engana que eu gosto.


DENUNCIAS NA SAÚDE


As graves denuncias do Dr. Mahafus, causaram grande impacto, não por acaso, o apoio da população foi unânime, e pegou de surpresa o diretores do HNSO, e profissionais que se beneficiam com esse tipo de coisas; tem muita gente ganhando rios de dinheiro, e agora estão furiosos. Tanto que, o médico denunciante passou a receber ameças, e segundo uma fonte, a reação dos denunciados vai ser no sentido de tentar barrar o médico, e criar problemas para ele. Segundo fontes a reação vem com certeza, mas o certo é que tudo que foi denunciado tem provas, e tem mais fatos ainda na manga, que conforme for a reação a resposta vai vir também. Ao que tudo indo a instituição sentiu o golpe, mas ao invés de dar a devida explicação, vai partir para reação. Mas o diabo sabe pra quem aparece.

terça-feira, 3 de setembro de 2019













SAÚDE


A saúde passou a ser o principal assunto depois da denúncia do médico Dr. Marco Antônio Mahafus, o assunto tomou conta das redes sociais, e num segundo momento foi abordado pela imprensa local através das rádios Esmeralda e Cidade. O assunto é sério e preocupante, mas não é de hoje que vai muito mal, tenho sido uma voz solitária no meio da multidão, tanto que na noite de segunda feira da semana passada relatei um fato, no dia seguinte veio a público as denúncias feitas pelo médico. Mas a precariedade não se resume ao plantão de urgência e emergência, e/ou aos internamentos do SUS, ou ainda aos plantonistas do sistema; a rede municipal de saúde, vive o seu pior momento, que começa no péssimo atendimento lá no bairro, passa pela UPA (unidade de pronto atendimento), pela falta de remédios, pela falta de dentistas, de exames e pelo fura fila que até hoje não foi explicado. Com relação aos fatos narrados pelo Dr. Mahafus, quero parabeniza-lo pela coragem, sempre ouvi dizer que lobo não come lobo, mas nesse caso a história foi diferente, pois ele conhece muito de saúde pública, e conheço como poucos o nosso hospital. O coro dos que querem solução foi engrossado pelos vereadores, que são aqueles de devem fiscalizar a utilização do dinheiro público, afinal de contas o hospital tem como sua principal fonte de renda as verbas públicas, sejam através dos repasses do SUS, ou por meio de emendas parlamentares que são usadas para reformar, e aquisição de máquinas e equipamentos, esse instituição é um saco sem fundos, não tem dinheiro que chegue, tanto que querem mais quatrocentos mil reais; passa ano e vem ano e é sempre a mesma ladainha, acho que está mais que na hora de trocar o comando central, pois a chefia já está no comando por longa data e sem dizer a que veio, aliás, ninguém é tão bom que deva se perpetuar no cargo, ainda mais no setor público.

Com a entrada dos vereadores nesse caso, surge uma luz no final do túnel, antes tarde que nunca, afinal de contas em 2020 teremos eleição, e se eleger é uma necessidade. A participação do Ministério Público, é sempre um alento, pois através do MP, é possível uma ação mais efetiva para corrigir distorções, e sem o uso político do caso; mas volto a frisar, precisamos melhorar o atendimento lá na base, nas UBS, que nesse governo vive um caos permanente, é ali no nascedouro do problema que o Ministério Público precisa ser mais enérgico, pois o executivo é relapso com a saúde, apenas encheu as unidades básicas de apadrinhados, que nada fazem em detrimento da contratação de médicos, poderíamos até dizer ( mais médico).


Novamente quero ressaltar que a grande maioria dos funcionários no hospital, enfermeiras e técnicos, prestam um ótimo atendimento, da mesma forma os funcionários concursados da rede municipal de saúde, mas esse abnegados, fazem apenas o impossível, o milagre eles deixam para Deus. Espero todas as partes envolvidas, tenham a gradeza de admitir as falhas, e sentar civilizadamente na busca da solução de grave problema, afinal com saúde não se brinca.

Com relação a sugestão de colocar alguém para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, e o atendimento prestado, acho interessante, mas desde que não seja uma indicação feita pelos três prefeitos, pois as nomeações feitas por eles no executivo deixam a desejar, chegam até parecer uma afronta na maioria dos casos, além disso, certamente seria colocado mais de uma dezenas de apadrinhados para realizar esse serviço.