segunda-feira, 30 de setembro de 2019









PLANTÃO

Dois fatos relacionados com o plantão aconteceram nesse final de semana, o primeiro, foi uma nota publicada na imprensa pelo sindicado médico do RS (SIMERS). A nota do sindicato, tinha a finalidade de tornar pública a posição da entidade, e como era de se esperar, veio em defesa dos médicos, pediu prudência, e disse que reprova qualquer denúncia de negligência médica, vejam bem, eles reprovam as denúncias, mas não reprovam uma eventual negligência.


Mas diz que reprova qualquer conduta que fira o código de ética médica, por parte dos profissionais; disse que reprova qualquer ato que tenha como objetivo jogar população contra os médicos; disse que vai agir com rigor na defesa dos médicos, nos casos em que se verifique, injúria, calúnia e difamação.

Com relação ao item acima, quero afirmar de forma peremptória, que inexistem casos de calúnia, de injúria, ou difamação, pois todos os casos que vieram a público, são fatos reais, fatos que aconteceram, a denúncias de mau atendimento, por parte de algum médico, ou por parte do hospital que é o responsável pelo plantão, são fatos reais, público e notória, ninguém criou um fato fictício, uma história de novela, a grande nove que nunca termina é a novela do descaso no atendimento dos pacientes pobres, que usam o SUS, a denúncias feitas pelo médico, são todas acompanhadas de provas, e tanto o sindicado médico, quanto o hospital deveriam investigar, e punir os responsáveis, mas ao contrário, o sindicato lava as mãos e fala em punir os eventuais caluniadores, ora veja, isso chega a beirar um afronta, afinal de contas, que eu saiba o SIMERS, tem autoridade para punir o seus associados, e olha lá.


Outro fato relacionado com o plantão, foi a passeata organizada por mães, que já tiveram algum tipo de problema com o atendimento do plantão, alguns casos de óbitos. O protesto aconteceu de forma ordeira, saiu da praça e veio até o hospital, mas ninguém apareceu para ouvir aquelas mães que sofrem por problemas ainda sem uma solução.

Mas hoje teremos na câmara a votação de mais verba para o plantão, certamente mais uma vez será aprovada, e tudo vai continuar no mesmo lugar graças a Deus, como dizia um samba.


Mas é importante sempre lembrar, que o plantão é o último recurso daquele que sofre, pois quando ele corre para o plantão, isso quer dizer que, ele já sofreu sem atendimento no seu bairro, lá na UBS, já foi na tal de UPA, que não resolve nada, apenas emprega os companheiros, os amigos do Rei, já ficou na Unidade de pronto Atendimento, e saiu sem sequer ser examinado, por isso, eu reafirmo, temos que incluir na lista do péssimo atendimento à saúde municipal, que para o prefeito não é prioridade, mas é sempre bom lembrar que agora você tem o privilégio de sofrer com os pés limpinhos, sem poeira ou barro, afinal de contas, temos o asfalto para todos; e se você morrer teu velório será no limpo.



CPI E OUTRAS DENÚNCIAS


A CPI da habitação vai apurar possíveis irregularidades na pasta, mas o certo é que as irregularidades que o atual prefeito tanto questionou na sua campanha, continuaram nos mesmos níveis, e em alguns casos aumentaram. Mas isso tudo, a CPI vai ter que mostrar. Segundo fontes, devido à grande concorrência na disputa de vagas para vereador no partido do prefeito, o secretário é alvo do fogo amigo.

Outras denúncias, segundo fontes, devem vir à tona em breve, mas nesse caso atingiram o núcleo do poder palaciano, alguns áudios devem abalar as estruturas do poder, algo ao estilo Intercept, quem viver verá. Não tive acesso ao tal material, mas é coisa que está em poder de ex-companheiros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário