quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

















AS MUDANÇAS NO GOVERNO





O ano novo no governo dos Boeiras deve iniciar com amplas mudanças, novos secretários devem assumir a secretaria da saúde, das finanças e planejamento. Além dessas secretarias, outras mudanças devem acontecer.





No planejamento assume João Acauan, que hoje ocupa o cargo de diretor executivo na secretaria da agricultura; segundo fontes, assume com carta branca do prefeito para mudar tudo que for necessário, vai reformar todo o setor, vai incorporar o meio ambiente ao setor do planejamento. O futuro secretario se filiou ao PSDB logo após a vitória do atual prefeito.





Na secretaria de gestão e finanças, deve assumir o indicado do vereador Marcelo Donde, que é um ex- integrante do partido dos trabalhadores (PT), que ocupou cargo no executivo nos últimos 12 anos, se caracterizou por ser um grande perseguidor dos filiados do PP que eram concursados, assinou ficha para buscar um cargo. Na verdade, o atual presidente do partido progressista, que não tem história no partido, tem colocado no governo pessoas sem vinculo com o PP, apenas pessoas ligadas a ele, tanto que todos os seus indicados tem atuação apagada que ninguém sabe que são, e onde eles estão; a grande pergunta é se os filiados tradicionais estão sendo deixados de lado, ou se recusam a integrar esse governo? O futuro secretario deve ser Vilson Anzolin, que estava revoltado com seus ex-companheiros que aceitaram cargos no governo do DEM em Muitos Capões, mas como a política é dinâmica, tudo é possível. Diga o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Engana-me que eu gosto. Considerando que o vereador tem pretensões de ser o candidato do PP na próxima eleição, deveria prestigiar mais os antigos integrantes, com, por exemplo, quem concorreu para vereador e com seus votos ajudou a eleger ele, como por exemplo, o ex-presidente que foi presidente da CIC também, que certamente teria todas as condições de assumir uma secretaria.

Considerando que o setor de comunicação e cultura já tem novos integrantes, aos poucos o governo dos manos vai se renovando.






Na saúde deve assumir a ex-mulher do prefeito, que tem larga experiência no setor onde trabalhou nos últimos 08 anos do governo PT. A futura secretária desfruta de um bom relacionamento dentro da secretaria e entre os profissionais da saúde.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017





PODE ISSO ARNALDO? CARRO DA ASSISTÊNCIA NA CASA DE CC? FOTO DOS LEITORES DO BLOG.












UM GOVERNO E DOIS PREFEITOS





O primeiro ano do governo dos Boeiras, é sem dúvidas o pior da história, é triste, mas essa a realidade de nosso município, alias, que acompanha o blog sabe; vivemos um governo de dois prefeitos, um que foi eleito, e o outro que manda e não pode. O outro faz de conta que manda.



Com relação à realidade atual e ao futuro, o promotor de justiça Dr. Luís Augusto, foi muito feliz quando avaliou o primeiro ano desse governo, e fez previsão para os próximos três anos, e como tudo aquilo que está ruim, ainda pode piorar, na visão do nosso promotor, o último ano teremos terra arrasada, só um salvador da pátria para tentar fazer algo. Vejam bem, essa á visão do nosso promotor de justiça que já passou por no mínimo outros três prefeitos. Assim sendo conhece como poucos os meandros de uma administração, e sendo justo com o promotor, sempre se colocou como um parceiro dos prefeitos nos pleitos do município.





Por outro lado, com a máxima vênia, e mantendo a minha coerência, que discordar que no caos administrativo dos Boeiras, o poder legislativo é corresponsável, e que não existe diálogo entre os poderes.



Primeiro, pois entendo que a função do legislativo é fiscalizar o executivo, propor projetos e aprovar projetos.



Com relação à aprovação dos projetos, o prefeito que elegeu apenas 04 dos quinze vereadores, conseguiu o milagre de conquistar a maioria da na casa, tudo na base do toma lá da cá, toma seu cargo, para seu parente e me da o voto; coisa que o prefeito com seus 20 anos como vereador sempre fez ao longo de seus mandatos, empregou no executivo era favorável, não empregou era contra, independente de ser bom ou não para o município, na verdade, o único prefeito que não usou desse expediente e não cedeu as pressões do atual prefeito e dos vereadores foi Ângelo Pegoraro que na época demitiu a esposa do atual prefeito que era CC.





O prefeito atual tem a maioria na casa, aprova o que quiser, além disso, a câmara em apenas um ano teve mais sessões extraordinárias solicitadas pelo atual prefeito, que os quatro anos do ex-prefeito do PT.



Ai eu pergunto, como atribuir a câmara uma parcela de culpa pelo desgoverno dos manos? O prefeito aprova tudo que quer, foi assim com o turno único, com o projeto do moinho, só não aprovou o aumento na taxa de lixo e na iluminação pública por que um vereador da base se rebelou para defender o povo. Alias esse projeto já tinha sido rejeitado, e mesmo assim o prefeito tentou usar de uma manobra para aprovar, mas não de certo.







O prefeito usa e abusa do jeito toma lá da cá para governar, tanto que cooptou o Partido Progressista, e seduziu o seu presidente que também é vereador, e através do balcão de negócios faz o PP de capacho, lamento informar, mas na legislatura passada os vereadores que se portaram assim, o povo mandou embora, e acho que o atual representante do PP esta cavando a sua sepultura, já se elegeu com uma votação ridícula, e com essa postura, vai ter uma carreira curta na política.







Agora o governo resolveu taxar a imprensa local de lixo, na visão daquele que manda no governo, a culpa do fracasso administrativa é da imprensa.



Na verdade a imprensa local é muito boazinha com o prefeito e sua equipe, tanto que, nunca questionou os certificados que formaram analfabetos funcionais, nunca questionou o nepotismo, nunca questionou o empreguismo, nunca questionou a importação dos apadrinhados do prefeito derrotado em Monte Alegre, nunca questionou nada no atual governo.



As rádios de Vacaria são parceiras do poder executivo, mas dai querer que divulguem realizações do atual governo, é exigir que as rádios e seus apresentadores mentissem, inventem, pois ao completar o primeiro ano do governo dos manos, nada foi feito, não tem nada de positivo a ser divulgado.



Considerando que nada vai mudar, e que vamos continuar a ser governador pelo ex-prefeito de Monte Alegre, que segundo fontes já esta sendo considerado o futuro prefeito daquele município, o futuro de Vacaria, realmente é catastrófico, estamos no mato sem cachorro, teremos certamente terra arrasada, conforme afirmou o promotor. Considerando ainda que, o promotor tem poderes para agir de oficio, nossa esperança é a última que morre, que o Ministério Público, caso necessário tome as providências em defesa do nosso município. Diariamente eu recebo denuncias, e mando que encaminhem ao legislativo e ao MP, pois somente ele tem poder para agir.


Mas nem tudo está perdido, segundo fontes, o prefeito de direito, já descartou o seu prefeito de fato como secretário da saúde, apesar o prefeito de Monte Alegre, ter se autonomeado no cargo de secretário da saúde e anunciado a sua equipe. Caso de confirme a informação ganha o povo de Vacaria, e ganha o prefeito eleito. Mas só acredito vendo.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017







                O GOVERNO DO BOEIRA

O resultado da votação de ontem, foi à confirmação da falta de comando e de sintonia no governo do Boeira; não digo dos Boeiras, pois é fato consumado, que quem manda no governo, é o boeira sem mandato.

O prefeito eleito, ao que tudo indica, imitando Don Pedro abdicou do cargo, mas no nosso caso, em favor de seu irmão; e passou a ser um Rei dentro de um sistema parlamentarista; não manda nada, e o pior, ao que tudo indica, também não sabe de nada que acontece no seu governo, contratações, demissões, pressões e até ameaças.


Na verdade, nosso município, é governado, por um prefeito de fato, é num fato inédito, ele perdeu a eleição em Monte Alegre, e virou prefeito em Vacaria; sinceramente, nossa comunidade não merecia essa situação.

Mas ao completar o primeiro ano de um prefeito interino, a coisa só piora, tanto que em plena a globalização, com democracia plena, as rádios locais, são ameaçadas devido à vinculação de algumas críticas, alias mínimas, certamente o prefeito eleito não conhece esses fatos. Mas a coisa vai além, e invade até mesmo o futebol local, onde o vereador que sempre se vestiu de Leão do Glória, já recebeu a informação que não poderá mais fazer o papel de mascote do clube, devido a sua atuação no legislativo. Mais um fato lamentável.


Conversei com vereadores de oposição, e o entendimento é que nem a base do governo sabe que manda na prefeitura, na verdade eles sabem quem não manda.


A derrota de ontem, foi uma vitória do povo, que não suporta mais arcar com os gastos do município, a derrota de ontem, foi um aviso que ninguém é bobo, não é possível aceitar que um governo que rasga dinheiro através do empreguismo, gastos desnecessários, compra de carros de luxo, importação de funcionários de outro município, alegue que precisa aumentar impostos, criar mais tributos para poder fazer frente às despesas. Um governo sério e capaz, primeiro faz a sua parte, corta na carne.


Os absurdos do atual governo se repetem a cada dia, o prefeito não assumiu ainda, e passado quase 12 meses, amarga uma rejeição sem precedentes, a críticas nas redes sociais, na imprensa, e em qualquer lugar de cidade só aumentam, e não vai ser através de ameaças que a imagem do governo vai mudar, decisões são anunciadas nas bodegas, em rodas de trago, é um salve-se quem puder.

O prefeito eleito, com uma vida pública de 20 anos como vereador, esta fazendo um papel de Neófito, suas ordens não tem efeito, na verdade é muito mal assessorado, a impressão que se tem, é que quem esta ao seu lado quer ver o circo pegar fogo, quanto pior melhor, desautorizando o prefeito, e em reunião tecendo comentário crítico a falta de capacidade, de experiência do prefeito, fazendo uso do velho e conhecido fogo amigo.


Ainda com relação ao governo, é público que existe uma guerra de beleza no governo, o secretário geral, que não participou da campanha, sem esteve em rota de colisão com o comando do PMDB, e isso sem dúvida, prejudica o ambiente, segundo fontes, o secretario geral disse que agora em 2018, ele vai tirar todos do PMDB do governo, vai montar um governo conforme ele deseja; de certa forma, não deixa de ser uma boa ideia, pois dessa forma o governo deixa de ter duas correntes, deixa de ter atritos.


Na verdade, o secretário geral, que veio para o governo, credenciado pela sua experiência de 12 anos como prefeito, ainda não disse a que veio, mas devido a seu estilo de governar, fruto dos três mandatos, ele atropela as coisas, deixa de lado o prefeito, que por não saber nada de executivo, acaba aceitando a situação; e os dois estão sucumbindo juntos, como diz o ditado, vão morrer abraçado.  A situação da saúde será o primeiro grande teste do secretário geral, pois vai assumir uma pasta complexa, que tem um orçamento que supera os cinquenta milhões de reais, que lida com a vida das pessoas, que exige dedicação integral, que não permite ausência do secretário, e que exige muito conhecimento; agora vai ser a hora da verdade.

Com relação ao projeto do Lixo e da Iluminação pública, que aqui por uma questão de compromisso com o povo, que é quem paga o salário dos vereadores, do prefeito, dos secretários e de todo o funcionalismo, passar o nome de quem votou contra o projeto e de quem votou favorável ao projeto.

















CONTRA O PROJETO


Marcos Lima (PTB)

Douglas Cenci (PT)

Selmari de Souza(PT)

Fernando Maciel (PDT)

Mauro Schuler (PSB)

Osvaldo Grigolo (PSB)

Rita dos Cachorros (PSB)

André Rokoski (PMDB)

A FAVOR DO PROJETO DO AUMENTO 


Aldo Silva (PT)

Valmir Grazziotin (PDT)

Joaquim Boeira (PMDB)

Moacir Bossardi (PSDB)

Marcelo Donde (PP)

Valdemir Papado (PTB)

Vanessa Beoira (PSDB)

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017





PRESENTE DA NATAL DO PREFEITO.













É PRECISO MUDAR O JEITO DE GOVERNAR


Ao completar seu primeiro ano do governo dos irmãos Boeiras, a cenário é preocupante, sem duvida alguma, é a pior administração da história de Vacaria.



As ações do governo ao longo do ano, são desastrosas, não existe nada que posso a ser elogiado, o prefeito recebeu o município com os cofres rechiados, o ex-prefeito falou na radio, que deixou sete milhões em caixa, ou seja, as máquinas fotografadas pelo atual governo foram compradas com o dinheiro deixado pelo governo passado.



Na melhor das hipóteses, o governo faz o mais do mesmo, um exemplo é a secretaria de cultura, o secretário que não é secretário, faz o feijão com o arroz, mas no meio das nulidades do governo, é uma ilha no deserto.



Temos que reconhecer que a saúde, que teve um início complicado, hoje vive seus melhores dias, acabou a gritaria, e entre os secretários do prefeito Amadeu, o da saúde é disparado o melhor, tanto que é alvo do fogo amigo, o secretario geral, sempre que pode tenta desmerecer o trabalho de seu colega, tanto que quer sua pasta. Com relação ao fogo amigo, o secretário da saúde, foi alvo de acusações nas rodas de bate papo, e nas bodegas de esquina, e essas acusações foram feitas pelos irmãos, tanto que chegou anunciar a demissão do secretario via imprensa, mas tiveram que recuar.



Com relação a falácias internas (fogo amigo), é preciso lembrar que, tudo que envolve a administração, o grande responsável é o prefeito, na visão da lei, o prefeito é que responde pelos atos de seus comandados, além disso, existe uma assessoria jurídica, existe o assessor jurídico que tem a obrigação de dar o parecer sobre qualquer processo licitatório e/ou de contratação, com ou sem licitação.



Segundo fontes, o atual secretário, já esta convocado para dar explicações na sessão extraordinária da próxima semana, espero que os vereadores não deixem passar em branco a oportunidade. Precisamos saber de quem é a ideia de tirar médicos das UBS, e de mudar contratos.



Considerando que o atual secretário foi alvo de várias criticas e até acusações, vindas de dentro do governo, os vereadores precisam esclarecer bem esses fatos, afinal o ônus da prova cabe aquele que acusa, e em se tratando de coisa pública, tudo precisa ser transparente, não pode ficar o dito pelo não dito.



AS ENTREVISTAS DOS MANOS

A cada nova entrevista, uma nova pérola, e o pior é que um desautoriza o outro, mas na visão geral, as redes sociais é que destorcem os fatos.


A afirmação do prefeito, que já ordenou o comando da guarda a não atuar durante o horário de expediente, é um verdadeiro absurdo, como um prefeito pode estabelecer horários para a guarda fiscalizar o trânsito? Como um prefeito dentro da sua ignorância imaginar que tem poder para se sobrepor ao ordenamento jurídico, ao código de trânsito?


Na visão do governo, 2% de aumento para o funcionalismo é muito, mas 30% de aumento para taxa de lixo e iluminação pública é pouco.

A falta de conexão entre os membros do governo é clara, tanto que em entrevista hoje, o novo líder do governo na câmara, afirmou que não esta convicto sobre o aumento, e que para o povo humilde é muito cara, e disse que ainda não tem definida sua posição. Considerando que o líder tão se diz um homem do povo, certamente vai ficar ao lado do povo, e votar contra.


O presidente da câmara agiu de forma cirúrgica, colocou para votação ainda esse ano dois temas relevantes para o município, e deixou aquilo que não tem importância para o próximo ano, alias, caso os aumentos sejam aprovados, o povo vai ficar livre por mais um ano, pois só poderão ser cobrados em 2019.


Com relação à doação de verba para o rodeio, que dizer que sou totalmente contra, quem quer fazer festa que se organize, temos o exemplo da festa da uva de Caxias do Sul, não tinha verba, foi adiada, nosso rodeio precisa se modernizar, a cada nova edição é um novo prejuízo, é um verdadeiro saco sem fundo. Vivemos se submetendo as regras do MTG, que peçam recursos para essa entidade que só sabe impor regras.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MUDANÇAS NO GOVERNO


O segundo ano do governos dos manos, deve começar com uma série de mudanças, o primeiro escalão deve sofrer mudanças drásticas. Na verdade, o prefeito escalou muito mal o seu time, ignorou a competência, e foi fazendo do governo a sua imagem e semelhança; o seu maior erro, foi nomear o seu irmão, pois a sua nomeação além de gerar um desgaste desnecessário, criou uma disputa interna pelo poder entre o seu irmão e o PMDB; praticamente dois governos. Considerando que o seu irmão ele jamais vai tirar do governo, a melhor opção e acabar com as facções, e entregar ao seu irmão a montagem do novo governo para pacificar o ambiente.

Mas é preciso ir além, não basta trocar as pastas sob a tutela do secretário da saúde, o prefeito e seu irmão precisam corrigir os erros, a secretaria do planejamento não funciona, não tem sequer um secretário, a assistência social é um abagunça, a habitação ainda não conseguiu sair da chácara das palmeiras, obras é a pior dos últimos 20 anos; assim sendo, os manos precisam agir com urgência, para salvar o governo.


LICITAÇÕES


O vereador Osvaldo(PSB), solicitou informações sobre a licitação da caminhonete, e segundo fontes, também quer mais informações sobre a contratação de horas máquinas pelo executivo. Segundo fiquei sabendo, alguns itens do edital precisam sem explicados, eu diria muito bem explicado; o homem público, além de ser sério, precisa parecer sério. nada como deixar tudo bem esclarecido e sem dúvidas.

PARQUE DOS RODEIOS


A inciativa de tornar o parque dos rodeios um espaço de uso continuo, é uma grande notícia, o envolvimento do poder público vai viabilizar esse projeto. A participação do secretário geral de governo, sem duvida alguma vai ser decisiva para a viabilização, segundo fontes o envolvimento do secretário, vai além da utilização do parque, visa acabar com idia esdrúxula da criação de uma cancha de laço no antigo aeroporto. Parabéns ao secretário geral, bela inciativa.

Com relação ao parque, a primeira reunião aconteceu ontem, mas como sempre, se você não quer que algo funcione, crie uma comissão, tanto que das entidades presentes no encontro, apenas a associação rural e a câmara agiram; a associação com o gesto de disponibilizar o seu patrimônio para a parceria, e a câmara disponibilizando cem mil reais no mês de janeiro para fazer frentes as primeiras ações e/ou despesas. Com relação aos outros participantes apenas as conversas fiadas.








DOAÇÃO DE TERRENOS


O incentivar a instalação de novas empresas no município, é o caminho para geração de novos empregos; mas é preciso ter cuidado, não podemos privilegiar sempre a mesma empresa, é preciso ter cuidado com o bem público.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017














POSTURA DO GOVERNO


Todo o detentor de cargo público deve satisfação ao povo, afinal de contas, sua função é prestar serviço ao povo; seja ele um servidor concursado, ou em cargo político. Pois nem um dos dois, é obrigado a permanecer no seu cargo, caso não esteja satisfeito.

No caso do executivo local, já esta na hora do prefeito e de seu irmão, pararem de reclamar das críticas merecidas que recebem, pois eles ocupam um cargo de confiança, o prefeito foi colocado no seu cargo por pouco mais de 27% dos eleitores, e o outro é cargo de confiança do prefeito, seu irmão, os dois empregados do povo, e muito bem pagos considerando a capacidade administrativa de ambos. No caso do prefeito, chega de jogar a culpa no ex-prefeito, quem assume um governo, assume o ônus e o bônus, esta na hora dos irmãos, aceitar as críticas quem vem do povo, e as criticas dos vereadores da oposição e eventualmente votos contrário, e/ou a não aprovação de projetos do executivo, como foi o caso do projeto do novo código tributário, que foi rejeitado democraticamente por 8 votos a sete, alias o prefeito já teve resultados favoráveis pelo mesmo escore. O prefeito, não pode medir a atuação dos vereadores da oposição, com a mesma régua que pautou sua vida política na câmara ao longo dos 20 anos de mandatos, pois durante seus cinco mandatos, apenas na gestão do PP ele não empregou CC no governo, por isso, foi um crítico feros do governo e sem critério, mas muito suave com os governos nos quais encheu de CC. O seu irmão precisa aprender a conviver com críticas e fiscalização.



O prefeito precisa prestar mais atenção naqueles que lhe cercam, sempre digo e repito, o prefeito é um homem de bem, bem intencionado e correto, mas muito mal assessorado, vou justificar, veja o episódio da exoneração e/ou destituição dos cargos de ouvidor e corregedor da guarda, agiu de forma intempestiva, foi incoerente, foi induzido ao erro, certamente por aqueles que não sabem orienta-lo, mas vivem a lhe bajular. Alias, segundo afirmações do prefeito ao longo da sua campanha, um emissário tentou convencer ele por no mínimo três vezes a desistir da sua candidatura, e aceitar ser vice, mediante uma compensação financeira, pois ainda segundo esse emissário, ele não tinha chance de vencer. Mas o emissário hoje da às cartas. O fato envolvendo a guarda, é a prova cabal que o prefeito é muito mal assessorado, tanto que exonerou o ouvidor e o corregedor da guarda, ignorando a lei.

Agora por determinação do TJ-RS vai ter de reconduzir o ouvidor e o corregedor aos seus cargos, e mais, vai ter de pagar os salários relativos ao tempo de afastamento. Considerando que qualquer recurso não tem efeito suspensivo, vai ter de reconduzir ambos aos seus cargos; mas e agora, os que vão sair não poderão usar do mesmo expediente? Pau que da em Chico da no Francisco.


Com relação ao esse caso, quero dizer que acho essa lei um absurdo, pois todos nos sabemos, que o cargo de confiança é de livre escolha do prefeito, e cabe a ele colocar e tirar quando achar necessário, mas como nesse país a maioria das leis são no mínimo questionáveis, tem que agir dentro da lei.


Com relação aos votos dos vereadores na câmara, o governo precisa respeitar a posição de cada vereador, eles estão lá para defender o povo, que foi quem colocou eles lá, definir quem não é favorável ao governo com termos chulo, não é o melhor caminho, vivemos numa democracia, e aqui em Vacaria, as coisas são um pouco diferente, aqui o coronelismo já deixou de existir a décadas, mas isso faz parte da história, e só conhece história quem tem no mínimo o segundo grau.


Com relação às críticas nas redes sociais, é preciso entender que essa ferramenta é a arma do povo, como não querer ser criticado, após o seu irmão afirmar que o município esta quebrado, que tem de cortar gastos, economizar, ele contrata mais CC, coloca mais partidos na teta, anunciam um show de quinta categoria, que no mercado custa muito menos, compram uma caminhonete para as viagens do prefeito? Impossível aceitar esses absurdos de braço cruzado, como aceitar a nomeação de parente de secretário para o setor de fiscalização, sendo que a pessoa fica o dia todo sem fazer nada?

Como aceitar contradições tipo temos que licitar horas de máquinas, pois é mais barato, e ao mesmo tempo anunciar que vai comprar uma usina de asfalto? O dinheiro público deve ser tratado com zelo, como não criticar um prefeito que prometeu cortar no mínimo 30% dos cargos de CC e dos terceirizados e dobrou o número, nomeando apadrinhados sem a mínima capacidade para o cargo.

Ainda com relação a eventuais críticas, e/ou elogios, confesso que não tenho problemas em elogiar quem é merecedor, já fiz isso, mas sempre que alguém do governo dos Boeiras foi elogiado por mim, foi chamado para dar explicações, e passou a ser considerado um espião. Por isso, procuro ter cuidado em elogiar membros do governo. 

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

FINANÇAS DO MUNICÍPIO

O secretario geral de governo afirmou em entrevista, que sem economia o município vai quebrar. Diante dessa afirmação, qualquer governo usaria do bom senso, e cortaria gastos, mas um governo competente, não cortaria serviços básicos, entao. Ousaria. A primeira ação de um governo capaz e responsável, cortaria na própria carne; e demitiria funcionários, considerando que os concursados tem estabilidade, demitiria cc. Aliás, a redução no número dos cargos de confiança e terceirizados foi promessa de campanga ( mentira de campanha); pois praticamente dobrou o número e reajustou o contrato com a terceirizada em valor astronômicos.

Mas ao que tudo indica, o município nada em dinheiro, pois após as falácias do secretário, mais um partido ingressou no governo, foi anunciado um show de humor por um valor absurdo, pago pelo e executivo, foi encaminhado ao legislativo projeto que pretende pagar aos membros da comissão de sindicância 160% do valor do piso, e foi anunciado a intenção de adiquirir um camionete 4×4  para uso do prefeito e de seu staff.

Com relação à essa aquisição, quero dizer que fico surpreso, pois o prefeito que se auto intitula homem do povo, nunca se preocupou com coisas supérfluas, com luxo, ou com vaidades, mesmo sendo um homem de posses, oculta que é rico , mas todos sabem que é um homem de posses, com o advento de seus 20 anos como vereador, só em salários recebidos, se tornou um milionário, pois 20 anos de salários atualizados aos valores recebidos hoje , recebeu mais de um milhão de reais dos cofres públicos, tornando-se um milionario. Mas mesmo assim, continuou humilde, um homem do povo.

Considerado ainda, que o executivo fala em fechar um turno do colegio na fazenda da Estrela, a falta de exames na saúde, de cirurgia, de fraldas nas creches, como explicar esses gastos com show de humor, gratificações e aquisição de camionete de luxo? Onde está a verdade sobre as finanças do município?

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017









PROJETO


A intenção do prefeito de aumentar impostos e criar tributos, vai ter de esperar mais um ano, acontece que a oposição se articulou e não deixou o projeto ir para a pauta de votação, como eu já esperava, foi rejeitado por 8 votos contrário e 7 favoráveis. A decisão coube a presidente que fulminou a pretensão dos manos.

A comunidade precisa estar atenta, e observar o seu vereador, pois ta na hora do eleitor marcar na paleta aquele que se candidatou por um partido, por outra coligação, se elegeu com os votos de seus partido de seus colegas que concorreram e contribuíram para que eles conseguissem se eleger, e após eleitos, na maior cara de pau e em troca de cargos, se bandearam para o lado do prefeito, cabe lembrar aqueles que concorreram e colaboraram com seus votos para a eleição do vereador de seu partido, que após se eleger e mudar de lado, mudar o discurso, apenas o vereador emprega seu parceiros no governo, e você que correu gastou seu tempo e seu dinheiro, e muitos casos esta ganhando um salário muito menor do que recebe os indicados dos apoiadores do governo.

A relação dos votos favoráveis ao projeto e contra o povo:

Marcelo Donde(PP)
Andrezinho (PMDB)
Vanessa Boeira (PSDB)
Alemão Fiorio (PMDB)
ALDO SILVA (PT)
Grziotin (PDT)
Moacir Bossardi (PSDB)


Votaram contra o projeto e a favor do povo.

Douglas Cenci

Osvaldo Grigolo

Flávio Rokoski

Fernando Maciel (leão)

Selmari

Rita Zamboni

Maurão

Marcos Lima



A relação dos nomes e dos votos é pública, e tenho o dever de divulgar para que o eleitor que é quem paga a conta, saber quem é quem na defesa do povo, para saber quem apoia o empreguismo exagerado desse governo, que não para de empregar parceiros e grita aos quatro ventos que não tem dinheiro, que o município vai quebrar. 

Confesso que não entendi a posição do vereador Andrezinho, pois entregou a liderança do governo, mas vota com o governo e contra o povo, espero que ele não se intitulo um homem do povo como faz o prefeito.

domingo, 3 de dezembro de 2017













LÍDER DO GOVERNO


O vereador Andrezinho, renunciou a liderança do governo na câmara, comunicou oficialmente que deixa o cargo; segundo ele, o motivo foi à falta de sintonia entre ele e o prefeito. Na verdade, o vereador estava numa posição desconfortável,pois ser líder desse governo, é um ônus muito grande, defender as ações de um prefeito que é mandado pele irmão, que visa apenas empregar apadrinhados, não combinava com a postura do vereador Andrezinho, que alias, na campanha foi tratado com um traidor pelo próprio prefeito, o comando dizia que o ex- líder fazia campanha para a candidata do PP. Ao longo do ano, o vereador que mais defendeu o prefeito, foi desprestigiado, nunca teve por parte do prefeito o reconhecimento, deu à cara a tapa, e sua posição de fidelidade ao prefeito, nunca teve respaldo. A sua decisão sem sobra de duvidas vai forças que o prefeito mude sua estratégia, apesar da maioria na câmara, que já não é mais uma certeza.


A nova política exige postura semelhante à adotada pelo vereador, o Brasil não tolera mais essa politica do toma lá da cá, do interesse pessoal, que é a politica do atual prefeito e de seu irmão, o vereador do PMDB que abandonou a liderança do governo, sempre defendeu esse governo desastrado, colocou a sua credibilidade na berlinda, para defender o indefensável, foi um herói; mas cansou, quando percebeu que o governo não era fiel a ele, quando foi traído pelo governo na hora que pleiteou ser candidato a presidente da casa. Agora, caberá o prefeito e seu irmão, escolher o novo líder, aquele que se queira queimar a sua imagem para defender o maior empreguismo da história de Vacaria.



PROJETO DE AUMENTO DE IMPOSTO


O prefeito vai colocar em votação amanhã, o projeto que visa aumentar impostos, onerar ainda mais o contribuinte local, tentando iludir o povo e os vereadores, suprimiu do projeto a parte relacionada ao IPTU. Com o objetivo de fazer frente ao aumento das despesas, fruto do maior empreguismo da história de Vacaria, o governo tenta aplicar a conta no bolso do contribuinte, a conta da sua falta de gestão.

Por isso, cabe a você contribuinte, ligar para seu vereador, seja ele da situação ou da oposição, e cobrar dele a não aprovação desse projeto, cabe lembrar os edis, que na última eleição, apenas três vereadores se reelegeram, e dos que voltaram pra casa, à maioria votou a favor do aumento de IPTU do governo passado.

Segundo fontes, o governo joga pesado para aprovar, tanto que o vereador Dr. Joaquim que se posicionou contra, se licenciou, pois ele tem luz própria e não depende do prefeito, e certamente votaria contra, assim sendo, assume Alemão Fiorio, que é CC e não pode votar contra, depende do cargo. Além disso, segundo dizem, o prefeito abriu mão de ter o presidente da casa, e apoiou o vereador da oposição para garantir a aprovação do projeto. O resultado da votação vai balizar a nova relação do prefeito com o legislativo.


FEIRA PEQUENOS FRUTOS


Estive no mercado público na tarde desse domingo, um bom público prestigiou o evento que já é tradicional, conversei com João Acauan, que me falou sobre a organização da feira, segundo ele, o município pela primeira vez não gastou um centavo sequer no evento; tudo foi feito através de patrocínio privado e taxas dos expositores, sendo que os produtores ficaram isento.

Parabéns a secretária de agricultura pela iniciativa, pois mostrou ao governo como um todo como se faz economia de verdade.