terça-feira, 31 de outubro de 2017













A REFORMA NO GOVERNO


Comentei ontem, sobre as trocas no governo, a noticia não agradou os envolvidos, e deixou de orelha em pé outros indicados pelos que estão de saída. Com relação ao assunto, tenho que mais uma vez reafirmar, que não é uma invenção da minha cabeça, quem falou em rodas de conversas foi os irmãos, dando como certa as trocas, e foram além justificaram o motivo, e todos de ordem técnicas, administrativas, dando até detalhes de alguns fatos. Dito isso, não cabe a eu questionar, afinal quem vive o dia a dia do governo são eles, quem tem que responder pelos atos de seus secretários é o prefeito.

Mas independente das trocas, ou dos nomes, uma coisa é certa, o primeiro ano do governo dos irmãos, é um fracasso, não tem uma única ação que merece destaque, fizeram o menos do mesmo, numa comparação com o governo passado, o primeiro ano deve ser esquecido. Por isso, entendo que o prefeito e o subprefeito, estão agindo bem, pra mudar tem de trocar, para melhorar tem de mudar, com esses que ai está, o fracasso é certo; mas volto a dizer, o prefeito precisa ampliar a degola, um ano de emprego para os companheiros já esta de bom tamanho, e usando as palavras do prefeito, quem não fez num ano, não vai fazer em quatro, nesse caso, não adianta queimar pólvora em Chimango.

Além de trocar aqueles que não estão dando certo, o prefeito precisa colocar secretários naquelas secretarias que ainda não colocou, o planejamento é um exemplo, ou seja, um péssimo exemplo é uma das piores secretarias do atual governo, a reclamação é generalizada.


Visando agilizar a troca na saúde o prefeito e seu irmão, convidaram a secretária da saúde de Muitos Capões, para assumir aqui em Vacaria, que segundo fontes do vizinho município, a secretária não aceitou. A atual secretária do município vizinho foi CC na saúde por oito anos no governo do PT, por indicação do atual prefeito.



Com relação ao corte nos cargos do PMDB, a informação vem de dentro do partido, que segundo essa fonte, a sigla ficaria apenas com a secretaria da agricultura, que na visão do prefeito faz um bom trabalho. 

domingo, 29 de outubro de 2017





TROCAS NO GOVERNO



Após a entrevista do prefeito, começaram as especulações, quem sai quem não sai. Mas fontes ligadas ao prefeito, e o secretario geral, já antecipam as possíveis trocas no primeiro escalão; saúde, obras, educação e fazenda, devem ter novos secretários. No caso da saúde, é possível que a troca ocorra antes do final do ano, segundo fontes ligadas aos irmãos, o secretário da saúde, deve ser exonerado ainda no próximo mês. Problemas internos da secretaria e apontados pelo controle interno vão derrubar o secretário, e junto com ele deve cair também os seus indicados, como é o caso da assessoria de imprensa, e educação.

Com relação a obras, essa secretaria é uma das piores do governo, e segundo fontes, o prefeito teve sérios desentendimentos com o secretário, ruas em péssimo estado, e estradas do interior intransitáveis.


Com relação à educação, a secretária vai pagar o ônus de ser indicada do secretario da saúde, que sempre esteve em rota de colisão com o secretário geral de governo.

Na verdade, o prefeito precisa ampliar essa reforma, cortar CC e nomear secretários nas pastas que ainda não tem titular como é o caso de uma da secretaria do planejamento uma das mais importantes do governo.

A reforma do secretariado vai acabar com as facções no governo, pois todos sabem que o governo vive uma crise no comando desde o seu início, de um lado o secretário geral, e do outro o secretario da saúde, mais o grande líder do PMDB, Eclair da Rosa que comanda do lado de fora, e essa disputa prejudica as ações do prefeito.

Com relação ao PMDB, segundo fontes ligadas ao secretário geral, não se descarta o rompimento com o partido, pois na visão dos irmãos, a situação mudou muito, e hoje o partido não conta mais com o domínio de seus vereadores na câmara, tanto que deve perder um para o PTB nos próximos dias, com o advento da janela, e o outro que é tio do prefeito, não vai votar contra o prefeito.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017



















REFORMAS NO GOVERNO BOEIRA


O prefeito municipal, afirmou em entrevista, que vai mudar o seu time no começo do ano, segundo ele, quem não mostrou capacidade em um ano, não merece ficar os quatro anos. Na verdade, se o prefeito e seu mano, pretendem tirar do governo quem não mostrou capacidade, vai sobrar quase ninguém, com relação aos secretários, numa análise superficial, mais de 80% deveriam ser exonerados, incapacidade total. Mas cabe lembra aos manos, que se os secretários e os CC de segundo, terceiro e quarto escalão não apresentarem resultado, quem paga a fatura é o prefeito, e ai, o projeto de eleger o seu irmão como sucessor, vai por água baixo. Mas os secretários já esta em campanha, tenho escutado de pessoas que recebem favores do governo, que o geral já pede para segurar os votos que na próxima é ele. Ainda com relação a possíveis trocas, só acredito vendo, acho mais fácil entrar mais uma leva, alias, tem três secretarias sem titular, sendo comandadas por um de segundo escalão. Mas segundo uma fonte fiel, e que eu prezo muito, vai ciar um secretário que pensa que é intocável, e caem também vários membros da sua confiança. Caso se confirme, volto a acreditar que o candidato Amadeu, ressuscitou, e caso se confirme, volto a acreditar que nem tudo esta perdido.



USINA E BRITADOR



O prefeito e seu mano vão por em pratica o projeto da usina de asfalto e do britador, na contra mão da história, onde administradores com visão privatizam e diminui o tamanho do estado, os manos vão criar um elefante branco, com finalidade apenas eleitoreira. Temos o exemplo da cidade de Uruguaiana, que foi governada pelo PSDB e que instalou esse tipo de serviço no município, e hoje esta fechada e cheia de dividas e ações na justiça. Britador e Usina de asfalto é coisa para profissionais, os exemplos estão ai na nossa cara. Mas visando agilizar o processo, no dia de ontem, os boeiras, receberam a empresa que vai vender a usina e o britador, com investimentos na casa dos dez milhões, o projeto deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2018. Considerando a metodologia usada pelos manos na área da habitação, é possível imaginar como vai ser o sistema de distribuição de brita e/ou asfaltamento de ruas. Não tenho a menos dúvida que estão criando um elefante branco, uma nova Codevac, que vai estourar nas mãos do próximo prefeito.



PASSEIOS NA CAPITAL DA CORRUPÇÃO


Nunca na história desse município, se viajou tanto para a ilha da fantasia, a farra nas viagens contaminou o executivo e o legislativo, e passear, conhecer Brasília com nosso dinheiro, passou a ser o programa preferido dos Edis, e dos CC dos manos, e dos manos. Na verdade, tudo aquilo que anunciam, são meras emendas parlamentares que os deputados distribuem para tentar votos no município. A enganação é tanta, que teve um deputado do PP (partido progressista) que anunciou uma emenda, veio na câmara, fez foto, depois mais fotos, e outras fotos, e agora a emenda foi para o governo do estado. Ledo engano, pura enganação. Essa semana, um terço dos nossos vereadores estava na capital mais corrupta do planeta, semana passada a comitiva dos boeiras também marcou presença, e sempre com um grande staff.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017
















CRECHES


A falta de vagas nas creches é uma realidade, uma triste realidade. A ação do Ministério Público, que resultou num ajustamento de conduta, no final do governo passado, ao que tudo indica, não resolveu o problema, pois o número de crianças fora das creches é absurdo, ontem quando anunciei que comentaria o tema, não tinha o conhecimento dos dados fornecidos pelo vereador Donde, que esta em Brasília, e postou em sua pagina, que mais de 1.000 crianças estão esperando por vagas. Na verdade, esse problema é grave, é de difícil solução, por isso, é preciso fazer uma triagem, pois tem mães que levam seus filhos para as creches de caminhonete Diesel, de carro automático, que moram em casas de luxo, e tem mães assalariadas, que gastam quase metade daquilo que ganham, pagando alguém para cuidar de seus filhos. Infelizmente, a lei é injusta, e não podemos querer tratar iguais os desiguais. O pior de tudo é saber que o atual governo não tem previsão de novas vagas, de construir novas creches, a solução de colocar crianças no antigo colégio São Francisco, foi uma ideia minha, alias, o novo governo ao longo de dez meses, nada apresentou. Ainda com relação às creches, existe um desencontro de informações, pois o secretário geral anunciou verba pra construir e reformar, mas o vereador da base que esta na capital, informa que busca com deputados de todos os partidos apoios para viabilizar esses recursos; nesse caso, ou falta comunicação, ou alguém esta faltando com a verdade. O certo é que tem criança esperando vaga desde a gravidez da mãe, e já esta com dois anos de idade, e até agora nada de solução. Chega de propaganda, de mídia por parte das autoridades, o povo precisa de solução.



CPI


A democracia brasileira permite aos políticos, usar de meios legais, mas imorais, para se mantiver no poder. O presidente Temer esta fazendo, o Dilma fez, e todos, de todos os partidos fazem, faz parte do jogo político, é legal, mas é imoral, asqueroso, mas quem disse que político liga para essas coisas, tanto faz se é no município, no estado, ou na capital federal.

Mas vamos ao nosso caso local, coisa da paróquia, da lendária Vacaria, que no final de ano passado ficamos sabendo que para ingressar no governo do município, todo candidato a um cargo, precisava ter no mínimo o segundo grau; essa noticia colocou em polvorosa o futuro governo, no caso o atual, que na lista de candidatos aos cargos de CC de primeiro e segundo escalão, constava mais de uma dezena se semianalfabetos. Tentando suprir a exigência legal, induziram o ex-prefeito, a enviar um projeto revogando a lei. Mas devido ao impacto negativo, e acusações entre os que iriam se beneficiar e que quem tentava beneficiar os sem estudos, o projeto foi retirado, mas já circulava no meio politico, informação de que o certificado estava a caminho, e que chegaria antes do inicio do novo governo, da (esperança que veio do povo). E chegaram os certificados, da forma inédita, tanto na maneira de se conseguir, quanto na rapidez de se concluir o primeiro e o segundo grau, é quase um consenso na cidade, que esses certificados, são no mínimo inéditos no Brasil, e se bobear no mundo. Dois poderes têm a obrigação legal e moral de fiscalizar o executivo e todos os seus atos, o legislativo e o Ministério Público, cabe a eles essa tarefa, o povo espera por respostas, mas vamos concluir 10 meses de governo, o a lei do silêncio impera.

Com relação a CPI que foi o tema, fiquei sabendo ontem, que mesmo de posse de farta documentação, é quase certo, que a tal CPI, não vai ser instalada, pois todos sabem que no caso de sua instalação, o governo seria atingido em cheio, e que isso poderia provocar mudanças no governo, ou até mesmo outros desdobramentos, que beneficiariam o PMDB, partido mais carguista do Brasil, e como na visão de alguns edis, beneficiar o partido do Temer seria um equivoco, melhor deixar tudo como esta. Em tempo, alguns vereadores da base desejam a CPI, certamente votariam contra os interesses do governo, mas solicitar a abertura é serviço da oposição, que certamente vai deixar tudo em banho Maria, e usar o artigo sexto. Do lixo.







ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA



O governo tem a maioria dos votos, e deve eleger o novo presidente, que pode ser quem ele quiser, a oposição sonha em contar com rebelde, que pode ser do PMDB, e assim continuar no comando. Cabe lembrar, que o governo usou um vereador do PTB para tentar vencer a eleição passada, e o próprio governo junto com o PMDB, buscou os remédios jurídicos para evitar a expulsão do vereador Papado. Assim sendo, o que mata é a dosagem, não o veneno, e esse antídoto pode ser usado pela oposição. Não creio em bruxas, mas dizem existem.

TURISMO



Nunca na história de nosso município, se viajou tanto para a ilha da fantasia, e isso vale para os dois poderes, executivo e legislativo, passeio à custa do povo. Mas de concreto até agora, apenas fotos, teve um caso, que um vereador da base divulgou a conquista de uma emenda, e passado um tempo, o prefeito e seu estafe, foram a até Brasília para fazer uma foto e divulgar a mesma emenda. As emendas liberadas por deputados são usadas em troca de votos, e não é necessária uma viagem até a capital para conseguir, basta um telefone e/ou um oficio, a viagem é uma maneira de fazer turismo.

terça-feira, 24 de outubro de 2017




MANOS EM BRASÍLIA



A ORDEM DO SECRETÁRIO






CRISE NA GUARDA



A guarda municipal tem sido alvo de crises e desentendimentos, desde o inicio do governo dos irmãos boeiras. Tanto que, já tivemos CPI, Sindicância, registros na policia, no MP, e processos judiciais, a guarda municipal, vive uma crise sem precedentes desde a sua criação; volto a frisar, que isso tudo que aconteceu, poderia ter sido evitado; mas falto habilidade ao prefeito.


O fato novo, que gerou mais uma crise na guarda, diz respeito, a liberação de dois guardas, para representar a nossa corporação na assembleia legislativa, num ato solene que homenageia todas as guardas municipais do estado. Acontece que, os dois guardas que vão representar a nossa corporação, solicitaram ao comando, duas autorização. A primeira era para ir representar Vacaria fardados, e a segunda solicitação, era para uma troca de serviço entre colegas, coisa corriqueira, pois os dois representantes locais precisariam pegar o ônibus a meia noite para Porto Alegre. A solicitação foi concedida em partes, pois não foi permitido o uso da farda. Mas como tudo que esta ruim, sempre pode piorar a troca de serviço também foi cancelada, inviabilizando a viagem.

A confusão movimentou os poderes legislativo e executivo, discursos na tribuna, e o envolvimento do presidente da casa, que pela TV câmara, assumiu publicamente que resolveria o caso. Ledo engado, perdeu seu tempo, nada conseguiu, apesar do ótimo relacionamento com os manos boeiras, mesmo estando afinado com o governo nada conseguiu.

A situação só foi resolvida, após entrar em campo, o vereador de maior prestigio junto ao governo, e da base na câmara, Ado Silva, que procurou o secretário geral de governo, que numa atitude elogiável, e de grande desprendimento, recebeu dois vereadores tarde da noite em sua residência, e despachou mesmo fora de expediente. O secretário geral, que tem poderes autorizar, disse sim a troca de serviço, e disse sim ao uso da farda. Resolvido o problema, e seguindo as normas, os guardas foram até a sede da corporação para comunicar o plantonista sobre o fato, que ligou para o comando, e recebeu do comando a afirmação que não aceitava ordens do secretario geral, apenas o prefeito tem esse poder, e que não recebia a tal autorização do mano do prefeito. O fato gerou mais um registro policial. Certamente teremos desdobramentos, dois tigres não moram num mesmo capão.

Quero apenas ressaltar que, o secretário geral, é sempre o braço direito do prefeito, aquele que da as ordens, queiram os outros ou não, no caso local, o prefeito trouxe seu mano, para se sentir seguro, pagou o ônus de nomear o irmão, para poder contar com sua experiência, quem quiser bater de frente, vai se dar mal, o PMDB tentou e baixou a bola.



BATE BOCA


A exitosa viagem dos irmãos boeiras ao planalto gerou uma discussão entre o secretário geral e Leonardo Zamboni, membro do governo de Muitos Capões, o motivo da discussão, segundo as postagens, foi devido ao volume de recursos conseguido pelo secretário geral, e aos programas inéditos que Vacaria teve acesso. A discussão foi acalorada, teve inclusive revelações de atos anteriores ao governo dos manos. Vamos aguardar os próximos capítulos da novela.




terça-feira, 17 de outubro de 2017




ENTREVISTA


O secretário de desenvolvimento, Mario Almeida, concedeu entrevista no dia de ontem, o assunto principal foi a busca por novas empresas, mas segundo o secretário, o município perdeu de receber um novo investimento, devido a atuação de alguns vereadores de oposição, segundo ele, um empresário que estava acertando a instalação de sua empresa em Vacaria, após assistir via internet a sessão da câmara de vereadores, desistiu de investir aqui devido a postura de alguns membros da casa.


PTB


O partido trabalhista, esta reforçando o seu time, na noite de ontem, recebeu a ex-vereadora do PMDB, que assinou ficha no partido. Cabe lembrar, que ela chegou a ser anunciada como candidata do partido na última eleição após vencer a convenção, mas foi boicotada pelos companheiro e renunciou sua candidatura.

Segundo fontes do partido, novas filiações de impacto devem acontecer nos próximos dias, ainda segundo essa fonte, o partido terá nomes para a disputar uma vaga na assembléia legislativa e para a disputa municipal daqui a três anos.


VIAGEM


O prefeito municipal, acompanhado do seu irmãos, e do vereador mais atuante do governo, viajaram para Brasília, a comitiva foi em busca de recursos, considerando que na capital federal, PT e PSDB não se bicam, não sei como essa mistura heterogênea vai funcionar. Mas aguardamos com expectativa o anuncio dos recursos, pois após quase uma dezena de viagens do nosso prefeito, a captação de recursos é pífia.


MESA DIRETORA DA CÂMARA


A próxima eleição para a mesa da câmara, movimenta os bastidores, e o acordo fechado para os quatro anos, já corre risco. Com a entrada do vereador do PT na base do governo, a tendencia é que o executivo eleja o novo presidente da casa.





AMBULÂNCIA


Costumo dizer que toda a história tem três versões a minha, a tua e a verdadeira; assim sendo, quero voltar ao tema ambulância, que foi tema de um comentário aqui no blog no dia 29/09/2017,quando relatei uma denuncia recebida por profissionais da saúde(médicos), na qual eles denunciavam supostas irregularidades na referida ambulância, e nos serviços prestados pela equipe contratada pelo município. Entre essa irregularidades, foi listado a falta d aparelhagem exigida para uma ambulância UTI, e a demora no deslocamento quando da solicitação dos serviços; além disso, os esse profissionais da saúde, afirmaram que a demora tria ocasionado um grave problema na remoção, que teria ocasionado um óbito de uma criança que não com problemas graves de saúde e que precisava de remoção. Fui procurado pela gerente da empresa, senhora Debora Ribas, supervisora da empresa( Trasmedic), que afirmou ser improcedentes as denuncias, e foi além, me convidou para conhecer a ambulância que presta esses serviços, e levou o veículo na frente dos hospital, para que fosse comprovado em loco as condições e toda aparelhagem. Apesar de não ter condições da avaliar, a supervisora e sua equipe detalharam todos os equipamentos, e convidaram vários médicos para conhecer e avaliar. Inclusive os autores da denuncia, que não vou citar os nomes, com relação aos atrasos, disse que nunca ocorreu, e que nunca solicitou equipamentos emprestados, e que os profissionais que acompanham os pacientes são todos capacitados e com larga experiência, com relação a foto envolvendo a criança, não procede a informação, e que a solicitação de remoção era para um gestante. Assim sendo, a denuncia não procede, a informação que me passaram não corresponde com a verdade, mesmo os médicos dizendo que todas as solicitação ficam registradas nos prontuários, tenho que me deter naquilo que eu vi, ou seja, a ambulância conta com todos os equipamentos exigidos, e com relação aos atrasos nunca existiu. Faço essa ratificação, e/ou retratação, para repor a verdade dos fatos, afinal essa é e sempre será o objetivo dos meus comentários aqui no blog. Pau que da em chico da em Francisco.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017







HOMENAGEM 

A ordem dos advogados do estado do rio grande do sul(OAB), prestou uma justa homenagem, ao presidente da seccional de Vacaria, Teodoro Stedile Ribeiro, concedendo a ele, uma menção de agradecimentos, pelos serviços prestados. Essa honraria, é concedida aos advogados que se destacaram ao longo dos 85 anos da entidade no estado. Sem sombra de duvidas, é presidente da OAB da nossa cidade, é merecedor dessa homenagem, pois além de ser um brilhante profissional, representa sua classe de forma impar. Parabéns ao Dr Teodoro.




PERGUNTAS SEM RESPOSTAS



Faz muito tempo, que eu venho comentando fatos que acontecem na atual administração, reclamações, péssimo serviço, e empreguismo, o atual governo nada faz, todos sabem que o prefeito eleito, não manda nada, quem manda é o seu irmão e os dois gurus do PMDB, que travam uma batalha pela disputa do comando. Por isso, hoje vou deixar algumas perguntas para o atual governo responder.


AMEAÇAS 


O apresentador Betão Carneiro, denunciou no ar, uma ameaça do comando da guarda por telefone, mas disse que não foi a primeira, foi ameaçado pessoalmente na praça no dia do evento do carros velhos. Não me caus espanto, pois eu já recebi vários recados de pessoas ligadas ao alto comando do governo, tudo leva a crer que ameaças é algo corriqueiro no governo dos Manos. 








AMEAÇAS II


Vereadores do bloco de oposição também já foram ameaçados, mais de um vereador me relatou essa prática, a última ameaça aos membros do legislativo, foi na tentativa de intimidar a instalação da CPI dos certificados. Ao que tudo indica deu certo, o assunto morreu, todos sabem que se a CPI sair do papel, o governo vai ruir, a casa cai, por isso as ameaças.




SAÚDE


A empresa que administra a UPA, fez solenidade para devolver valores ao município, colocou o bode na sala para desviar a atenção. Mas por outro lado, as reclamações relacionadas ao atendimento são inúmeras, todas dizem que os médicos sequer tocam no paciente, vou postar um relato abaixo de uma pessoa.

Outro fato diz respeito ao salário dos funcionários, recebi várias denuncias que a empresa não pagou os valores corretamente, que as pessoas começaram no dia 1, mas a carteira só foi assinada no dia 16, que os dias sem assinatura na carteira não foi pago, outra reclamação é que o dia 20 de setembro feriado do gaúcho, não foi pago, pois no estado da matriz não é feriado nesse dia. Pode isso Arnaldo?


ABAIXO O RELATO DE UMAS DAS PESSOAS. 




Raquel Matos Fabiano está  se sentindo indignada.
19 h
 a dosagem da medicação sem ao menos ter visto o prontuário dele!!! É ela não olhou o prontuário não minha gente e como eu sei?Pq além dela ter dado uma receita com o nome de outro paciente e eu ao questionar apenas riscou e colocou o nome dele e como se não bastasse colocou uma medicação a qual ele é alérgico!!! Sendo que nos prontuários vem um adesivo informativo quando o paciente é alérgico!!Voltei a questionar que ele era alérgico a medicação que ela havia prescrito e o que fez??? Só disse para suspender nada mais!!!Aí eu me pergunto com tantos médicos qualificados em nossa cidade e precisam trazer de fora para tratar a população assim ????Eles estão tratando de vidas!!! Será que alguém pode tomar alguma providência????Pq estamos a mercê!!! Saúde pública um caos!!!!Pra não falar outras coisas..... Precisamos de médicos que honrem o seu juramento,de médicos comprometidos com a saúde da população, precisamos disso pra ontem!!! Hoje foi meu filho que passou por essa"negligência" graças a Deus nada lhe aconteceu!!!Mas será que é preciso esperar que algo pior aconteça para se tomar uma providência???Ou será que a saúde pública só tem valor em época de eleição????
#prontofalei





PRESTADORA DE SERVIÇO DE MÃO DE OBRA


Fui informado que a empresa que terceiriza os serviços de mãos de obra ao município, aqueles CC disfarçados, usados pelo governo, e que teve o contrato reajustado, também emprega na secretaria do planejamento a esposa do gerente da empresa contratada. Pode até ser legal, mas é muito imoral. Com a palavra o MP.