segunda-feira, 23 de maio de 2016

SAÚDE

A ultima semana foi movimentada na área da saúde, primeiro foi a CPI que em mais uma reunião ouviu mais dois médicos. Prestou depoimento, o médico responsável pelo atendimento do plantão de urgência e emergência e médico que representa sua classe junto à direção do hospital. Na verdade, os dois depoentes, ficaram na defensiva, um dos depoentes fez críticas aos próprios colegas, uma verdadeira guerra de bugios.

O segundo evento relacionado à saúde, foi à audiência pública realizada na câmara de vereadores, sob o comando do presidente da comissão de saúde, vereador Marcos Lima (PTB); presente no encontro, representantes do hospital, do executivo, de dois deputados, médicos, empresários entre outros. Na verdade, essa audiência foi mais um desses encontros que não resolvem nada, tipo não quer resolver cria uma comissão e marca uma reunião, muito conversa fiado e nada de pratico. Salvou a noite a proposta do Dr. Marco Antônio Mahfus, que sugeriu a criação de um conselho de gestão participativa no SUS.


CANDIDATOS E PRÉ-CANDIDATOS

Nossa cidade, ao que tudo indica, terá um número recorde de candidatos ao executivo. Acredito que, o surgimento de vários candidatos é devido à falta de um nome de peso, que iniba o surgimento de candidatos em qualquer esquina; além disso, parece que os comandantes partidários, pensam que basta dizer o meu candidato é o melhor, o meu candidato nunca foi politico e pronto é o novo prefeito. Ser honesto, não é qualidade, é obrigação de todos, ser politico, não significa ser desonesto, ou carecer de qualidades para ser prefeito; quem disse que todo aquele que já ocupou um cargo eletivo deve ser excluído do processo.

A eleição esta aberta volto a dizer, quanto mais candidatos mais se beneficia o candidato do governo, que hoje é o favorito; queiram ou não os outros candidatos.

O PMDB vive um dilema, ter ou não ter candidato (a), eis a questão. Mas uma coisa é certa, com o sem, o partido vai dividido, quem coligar leva 60% do time, quem sair candidato leva 40%.

O DEM lançou o seu pré-candidato, afinal agora é moda, mas na verdade, mira uma boa coligação.

O partido progressista (PP) joga muito mal o jogo das coligações, ao que tudo indica, vai ficar sozinho, quer dar as cartas e jogar de mão, mas volto a frisar não tem esse cacife; mas vive um clima da já ganhou, e ninguém ganha antes de jogar.

Por outro lado, o PSDB ao que tudo indica, vai formar a maior coligação, o seu candidato é experiente, e sabe amarrar os acordos, se preparou para esse momento, não vai deixar escapar a oportunidade, por isso, cuida pessoalmente dos contatos.

O partido trabalhista brasileiro (PTB), também tem seu pré-candidato, e com muita vontade de concorrer, mas não encontra respaldo junto aos seus companheiros, e ao que tudo indica o partido vai com o candidato do governo.

Via popular

O governo vai com o mais forte dos candidatos, o vereador do PDT, que tenta a façanha de se manter no poder por três mandatos. Apesar de muito reduzida, a v ia popular conta com a máquina na mão, e todos nós sabemos que sempre tem um peso significativo na hora do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário