quarta-feira, 4 de maio de 2016


VACARIA NA TV


Mais uma vez nossa cidade é manchete no estado, infelizmente por uma péssima noticia dessa vez o fato envolve maus tratos a uma criança praticados por uma professora; mas dessa vez o fato se tornou noticia estadual, devido à falta de ação, de providências do prefeito e da secretaria da educação. Acontece que, esse fato aconteceu já faz um bom tempo, e mesmo sendo do conhecimento da administração, o fato foi ignorado, tentaram por panos quentes; e só nessa segunda após o fato atingir as redes sociais, com compartilhamentos dos diálogos e com a possibilidade concreta da mídia estadual apurar o fato que surgiu uma nota de esclarecimento e que a imprensa local noticiou o fato. Na verdade, a entrevista lamentável da secretária, da uma ideia da importância que a administração deu ao fato; mas agora tudo esta a cargo da policia civil e do delegado Anderson, que certamente vai esclarecer o fato. A verdade é que esse fato já era público desde o inicio do ano letivo e o prefeito não agiu, botou panos quentes.



CANDIDATURAS E COLIGAÇÕES.


Com relação a candidaturas, é preciso esclarecer, que nem todo o pré-candidato vai ser um candidato; a maioria é apenas balão de ensaio, ou não tem a mínima chance. de enfrentar uma eleição. Por isso, vamos com muita calma no que diz respeito aos possíveis candidatos. Por vou comentar por partes.


VIA POPULAR


A via popular, ao que tudo indica vai se resumir a dois partidos, PT que governa Vacaria e PDT que tem a vice-prefeitura, isso tudo devido à proibição do diretório estadual do partido dos trabalhares que vetou coligação com partidos que votaram favorável ao processo de afastamento da presidenta, que é o caso do PTB, PR e PV.


PMDB

O maior partido de Vacaria, dificilmente terá candidatura própria, apesar da sua pré-candidata esta em campanha, os números dela na pesquisa feita pelo partido indicam que ela não tem chance de ganhar a eleição e muito menos de coligação com ela na cabeça de chapa. A tendência do partido é coligar com o PSDB indicando o vice. Numa ampla coligação com PSB, PPS, PSD e Solidariedade. Acontece que a pesquisa que o partido fez recentemente aponta um disputa acirrada entre o candidato do PT e Amadeu Boeira, e como a maior meta do PMDB é tirar do poder o partido dos trabalhadores, essa me parece a melhor estratégia.


PARTIDO PROGRESSISTA (PP)

A estratégia do partido progressista é a mesma usada nas últimas eleições, ou seja, um nome novo, que não é politico, que não é conhecido, que é administrador, que é sério, que é do bem. Mas diferente de outras campanhas, essa é curta, apenas 45 dias, e com uma crise financeira, e com uma legislação eleitoral que não permite excessos no marketing. Mas além do candidato que é novo, a equipe escalda para organizar a campanha também é nova, e promete revolucionar a campanha, já montou um grupo de notáveis e de intelectuais, escolhidos a dedo para uma campanha inédita. Mas segundo fontes, o candidato do partido alheio a esse grupo, vem mantendo contados e buscando apoios de todos os setores. Com relação à coligação, ao que tudo indica o partido vai com chapa puro sangue, e segundo seus dirigentes, quem quiser coligar vai ter de aceitar apenas compor a chapa, pois no entendimento deles, o candidato do partido é favorito para vencer o pleito e quem quiser participar vai ter de aderir sem fazer parte da chapa majoritária. Na verdade essa estratégia mostra que o partido não quer ninguém com vinculo com o PT e seu governo, apesar da maioria da executiva ser favorável a uma coligação com PTB o partido mais fiel ao prefeito.


DEM


O partido promete lançar candidato, mas não acredito, na verdade o partido tem uma nominata completa para vereador, e não vejo nos três pré-candidatos densidade eleitoral para enfrentar uma campanha em carreira solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário