quarta-feira, 31 de maio de 2017





(FOTO ILUSTRATIVA FEITA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA )



ENTREVISTA DO PREFEITO


Pela primeira vez escutei uma entrevista do prefeito, e para ser justo, até gostei de sua fala.
Mas não concordo com a maioria das suas afirmações.


Vou começar pela guarda municipal, um prefeito não pode ir à imprensa para fazer ilações sobre atestados médicos, pois nesse caso, ele esta duvidando dos guardas e dos médicos, e não podemos levantar suspeitas apenas baseadas em suposições. Falhou o prefeito nesse quesito. Com relação aos problemas de arrombamentos, e de relacionamento entre comando e guardas, esse assunto já passou dos limites, e só chegou a esse ponto por falta de habilidade do prefeito e do secretário geral, que veio como o carimbo de experiente, mas na verdade é um neófito em matéria de administração pública. Já esta mais que comprovado que o atual comando não tem condições de continuar, aliás, circula um áudio onde o chefe da guarda faz críticas veladas ao governo, que ser justo e dizer que subscrevo as críticas do chefe de guarda. Mas ele na condição de cargo de confiança do prefeito não fazer esse tipo de comentário.

Com relação a sua intenção de contratar empresa terceirizada para serviço de vigilância nos bens do município, entendo ser desnecessário uma consulta para saber se pode ou não pode, pois a função precípua da guarda é cuidar dos próprios do município, outros serviços vêm depois, deixa o serviço de trânsito com a brigada.


APOSENTADOS


Muita calma nessa hora, mais uma vez informarão errado o prefeito, o salário de um agente administrativo não é esse que o prefeito informou, e mandar esses aposentados embora, e colocar indicados políticos, vai desqualificar o seu governo, os partidos coligados, que muito pouco ajudaram para sua vitória, estão de olho em mais cargos, e na sua cadeira.


ECONOMIA


O prefeito falou que caiu a arrecadação, e que, por isso, provavelmente em breve teremos meio turno, essa medida, vai afetar o atendimento público, e não vão resultar em economia, apenas água e luz, nada mais, pois aquilo que se faz em um mês vai demorar dois, e o povo pagando. Na verdade, se o prefeito quer economizar, ele precisa cortar na carne, demitir cargos de confiança, que são muitos, demitir parentes, cortar cargos do PMDB, cortar cargos dos vereadores que ele comprou. Como ele justifica a implantação de turno único, e quer trazer o PDT para o governo, se para tal, vai ter que abrir as pernas e encher de cargos, como falar em economia, se ele já contemplou membros da imprensa com empregos para familiares? Como falar em economia sem demitir o exército que seu irmão trouxe de Monte Alegre?

O famoso portal da transparência não mostra os contratados via terceirizadas, será que ele desconhece mais esse fato? Na verdade, a impressão que eu tenho, é que o prefeito esta sendo boicotado pelo secretariado, e principalmente pelos gurus.

Como falar em economia, viajando uma vez por mês para Brasília, e levando assessor de imprensa e mais secretários, onerando os cofres, como falar em economizar se para ir até Porto Alegre pedir um terreno precisa de dois secretários na comitiva e só não foi o da saúde devido a compromissos assumidos.

Chega de jogar para a torcida, a campanha já passou, e o prefeito sabe que escalou muito mal o seu time, se quer realmente fazer o governo que ele prometeu, está na hora de mudar o time, 90% dos seus indicados não aprovou, e o pior estão acabando com seu governo, estaria o prefeito com as mãos atadas? Não é preciso ser um gênio para perceber que o barco esta afundando, basta olhar as redes sociais, escutar o povo.

Na verdade, a maioria dos serviços no atual governo piorou e muito, tenho que admitir, e saibam que isso me custa muito, afinal de contas, sempre fui o inimigo número 1 do governo passado, trabalhei contra o meu partido, pois queria tirar o PT do governo, mas a coisa está muito feia, e o prefeito não consegue perceber o tamanho do caos.

Com relação a terceirizar serviços, entendo ser o caminho nos dias de hoje, mas nesse caso, ele deve incluir os serviços de asfaltamento e abortar essa ideia maluca de comprar usina de asfalto.

O prefeito não pode e não deve ser autoritário, mas deve ter autoridade, coisa que nesses cinco meses de governo ele ainda não demostrou, vou citar dois casos: A ordem para voltar os guardas nos postos e colégios e o fornecimento de informações para o legislativo. Tem secretário boicotando o prefeito.

terça-feira, 30 de maio de 2017












OS DESENCONTROS DO GOVERNO AMADEU


Escrevi semana passada, que o atual governo, não tem rumo, e nem comando, para alguns pareceu um exagero; mas respondi que era exatamente como eu estava vendo o quadro. Teve uma pessoa que ocupa cargo no governo, que é meu amigo (a), que me disse não critica tanto, deveria falar do governo passado, da situação que eles deixaram o governo. Eu respondi o seguinte: Eu critiquei o governo do PT, até o dia 31 de Dezembro passado, e a radiografia da situação atual, quem tem de dar é o prefeito, que, aliás, prometeu uma auditoria, não fez nada, pois a notícia que circulou pelas rádios, foi que o prefeito Elói, deixou sete milhões no caixa, fruto da repatriação, coisa que o irmão do prefeito não deixou lá na sua cidade, e que as contas ficaram em dia; ou seja, tudo aquilo que um prefeito deseja receber dinheiro no caixa e as contas pagas. Na verdade, o prefeito gostou tanto da maneira como seu antecessor cuidava das contas, da contabilidade, que promoveu o contador do governo do PT, ao cargo de secretário de finanças, entregou a chave do cofre ao ex-contador do governo do PT.


O governo como um todo é um fracasso, não tem setor para ser destacado, a crítica é geral e irrestrita, o empreguismo impera, tem mais gente não fazendo nada que no governo passado, as perseguições aos funcionários é algo corriqueiro, ordens do prefeito não se cumpre, e o pior é que ele paga o Mico nas suas entrevistas, foi assim no caso do pedidos da CPI, que ele afirmou que ordenou que todos fossem enviados dentro do prazo, até hoje dia 31 de Maio de 2017 nada chegou ao legislativo, o mesmo aconteceu ontem quando ele na imprensa afirmou que tinha determinado a volta da guarda para cuidar do patrimônio do município, a ordem reforçada pelo seu mano (secretario geral), e nada foi feito, e o chefe da guarda afirmou hoje que não vai colocar guardas para cuidar do patrimônio, pois entende que não é necessário (12 arrombamentos em 5 meses), e não é preciso, e hoje anuncia uma vigia em apenas dois locais, deve ser piada e de muito mau gosto. Outro fato sobre os arrombamentos, é que dos 12 casos, a maioria sequer foi efetuado o registro na delegacia.


CÂMARA


O presidente do legislativo convocou entrevista coletiva para esclarecer a relação entre os dois poderes, ficou evidente que o executivo esta obstruindo os trabalhos da CPI, é inegável, que as atitudes do governo tem claramente esse objetivo. Volto a frisar, o relator é do governo, e lobo não come lobo, e ele no comando de um partido que precisa de cargos para sair da UTI, jamais vai relatar contra o governo, além disso, o relatório é muito subjetivo, e cada um interpreta conforme lhe convém; já vi um relatório feito por uma vereadora do PP no governo passado, mais imprestável, nem por encomenda se conseguiria igual. Quem duvida que isso já formasse jurisprudência dentro do partido.

Ainda sobre a Câmara, foi convocado para dar explicações sobre o caos da saúde na próxima semana, o secretario da pasta, o assessor jurídico, o secretário mano do prefeito, e o secretário de finanças. Soube de fonte segura, e de dentro do governo, que o caos da saúde, faz parte da estratégia para derrubar o secretário Douglas, que vetou a compra dos terrenos para o novo super. Posto, pois segundo ele, após um contato inicial com o proprietário para um ajuste de preço, o mesmo teve uma alteração de considerável após um emissário entrar no circuito.

Sobre a possibilidade de processo visando à cassação de mandato do prefeito, o chefe do executivo ironizou, e disse que o presidente atual não tem condições de presidir a casa; mas considerando que o vice é do PMDB, é bom o prefeito não brincar com a sorte. Achei estranho o legislativo na apontar como uma das conquistas do novo governo, o novo método pelo qual analfabetos funcionais, concluem o primeiro e segundo grau em tempo recorde e sem sair der casa.


Na verdade essa coletiva de imprensa convocada pelo presidente do legislativo, também levou o prefeito a contra atacar, e ele também a sua coletiva para as 17 horas de hoje. Virou um briga de Bugio.




sexta-feira, 26 de maio de 2017











O GOVERNO AMADEU


Breve histórico.


Amadeu Boeira se elegeu com um discurso simples, falando aquilo que o povo queria ouvir, falava ser humilde, sem estudo, pois precisou trabalhar e não pode estudar; prometeu cortar despesas, cortar cargos de confiança. Disse ainda, que ia resolver o problema da saúde, valorizar o funcionário de carreira, que moralizar o serviço público, que ia fazer uma auditoria nas contas do prefeito Elói, disse que quem não trabalhasse ia pra rua, no caso dos seus cargos de confiança, e disse que ia montar uma equipe de gente competente, para ficar na história de Vacaria como a melhor administração. Escutei tanto esse discurso que cheguei a decorar. Ledo engano, no outro dia após sua vitória, o discurso já era outro, de cara nomeou seu irmão que tinha sofrido a maior derrota da história em Monte Alegre dos Campos, para fazer a transição de governo, sob a desculpa de que seu mano tinha livre trânsito com o governo, e com o prefeito Elói. Essa sua decisão já causou indignação na comunidade, e sua credibilidade começou a despencar; mas questionado pelas rádios locais se ele ia dar emprego pro seu irmão, afirmou peremptoriamente, que seu irmão não ocuparia cargo no governo, que ele ia cuidar de seus negócios, mais uma vez faltou com a verdade, na maior cara de pau, seu irmão anunciou o seu irmão como secretário geral de governo, sendo o primeiro a ser anunciado, com a desculpa de vasta experiência no executivo. Mas para piorar a situação, ficaram sabendo que para ingresso no município, o nomeado precisava ter o segundo grau complete, considerando que sue mano não tinha sequer o primeiro grau, tentou uma jogada de trivela, e pediram ao prefeito Elói que enviasse um projeto mudando a lei, devido à repercussão, o projeto foi retirado, mas buscou-se um jeito pouco convencional e resolveram o problema, que hoje é fruto de investigação no MP local e Federal.  Cabe ressaltar que comandar uma secretaria aqui em Vacaria, exige mais que ser prefeito em Monte Alegre. O anuncio do seu irmão, abriu um racha no governo antes mesmo da posse, o comando do PMDB nunca engoliu a indicação do irmão, e do dia do anuncio até o dia de hoje, existe uma disputa velada entre os gurus, o fogo amigo teve inicio antes da posse, com o poder da caneta na mão, o irmão do prefeito manda e não pede, tanto que foi trouxe do seu governo uma leva de CC, e colocou-os nos pontos estratégicos do governo, ignorando a lei do nepotismo encheu o governo de parentes, hoje o governo já ultrapassou longe o numero de cargos de confiança do governo passado duramente critica pelo atual prefeito na campanha.


Acredito sinceramente no prefeito, e seu discurso não foi premeditado, com o objetivo de enganar o povo, mas como o governo escapou de seu controle, ele não sabe da missa a metade, o seus secretários fazem como bem entendem, hoje o prefeito não sabe da missa a metade, e como cometeu o erro de nomear que não vai poder tirar, o seu futuro é negro, tanto que o seu mano já projeta uma grande frentão para a próxima eleição, mesmo antes de completar um semestre de governo, um desrespeito ao prefeito que pode pleitear a sua reeleição, ou é comprovação pública de quem nem ele acredita no atual governo. Infelizmente, esse não é o governo que eu ajudei eleger, e muito menos o homem humilde que mora no bairro, ao entregar ao seu irmão o governo, o prefeito perdeu o comando, isso já se reflete na base na câmara que já avisou prefeito que esta descontente com poderoso chefão.






PODE ISSO ARNALDO?


Um representante comercial, que vende para prefeitura, que participa de licitações indicando empresas, pode despachar no gabinete do secretário? Pode atender ao telefone da sala do secretário? Pode instalar um escritório particular no salão de atos da prefeitura? Pode ajudar na montagem dos editais? A lei é clara, se é funcionário não pode ter relações comercias com empresas que vendem para o município, e se é representante das empresas, não pode estar dentro da prefeitura nas funções de um funcionário. Considerando que essa figura é do tipo boquirroto, que costuma falar nas empresas sobre as vantagens que oferece, e/ou já ofereceu nos negócios com o setor público. Nunca é demais lembrar, no serviço público não basta ser honesto, tem de parecer honesto, em pleno à lava jato, o Brasil exigindo seriedade e transparência, esse tipo de situação não é admissível.



PARTIDO PROGRESSISTA


O vereador e atual presidente do partido, disse em entrevista, entre outras coisas, que o partido que já foi acusado de ser dos coronéis, dos ricos, que não abria espaço para os jovens, agora vive um novo momento, concordo com ele, mas como ele é novo na política, e sem história no partido, quero complementar a sua entrevista.

Realmente o partido progressista (PP), já foi tantas coisas, já foi o partido dos coronéis, dos ricos, já foi o maior partido de Vacaria, já teve deputados federais e estaduais eleitos aqui no município, já foi o partido com a maior bancada na câmara de vereador, onde num universo de 19 vereadores o PP elegeu 8 sem coligação, e numa época em que não se comprava votos, não usava caixa dois, cestas básicas, não ganhava dinheiro de empresários sem declarar. O partido já foi o partido do prefeito, o partido quando perdia a eleição se mantinha firme na oposição, já foi um partido que o vereador eleito pelo partido fazia oposição firme e responsável, os representantes do partido na câmara, não se vendiam para o prefeito em troca de cargos, a famosa venda do apoio. O partido progressista já fez convenções abertas, com disputas pela presidência, com participação dos filiados, hoje o partido realiza uma convenção que nem é valida perante a justiça, pois não consegue sequer a presença da totalidade dos membros do diretório, tem de deixar a ata em aberto, coisa que só um partido em extinção pode se submeter.  O partido progressista teve grandes líderes, como Darci Rech, Jarbas Lima, Francisco Appio, hoje não temos mais liderança, nomes sequer para formar uma nominata completa para disputar o legislativo, coisa que na época em que o partido era grande, sobravam candidatos e faltavam vagas, e candidatos com potencial, hoje o partido mal e parcamente elege um vereador com uma votação ridícula, e meia dúzia de donos, acham que esta tudo perfeito. O partido já foi grande, hoje cabe numa micro ônibus, e caso se confirme a proibição das coligações na proporcional, certamente não elegera sequer um vereador na próxima eleição; pois um partido que se vende perde a credibilidade, e aqui na aldeia todos conhecem os índios.




CERTIFICADOS


O promotor disse na tribuna livre, que a investigação sobre os certificados esta adiantada, disse ainda que pediu ajuda para o MPF. Com relação a os pseudos certificados, quero dizer que tive acesso aos documentos. E posso afirmar que não existe certificados, o que existe é uma declaração sem valor legal algum. Temos apenas uma simples declaração feita numa folha com o timbre do tal instituto, sem firma reconhecida, sem nada a respeito da pessoa que assina essa declaração. Na verdade, esse documento não poderia ter sido aceito pelo setor responsável pela confecção das portarias. Outro fato que precisa ser destacado, é que procurei ouvir educadoras, inclusive da prefeitura, e todas (os) foram unânimes em afirmar, que é impossível uma pessoa que não tem escolaridade definida, ou seja, é um analfabeto funcional, prestar uma prova com questões de primeiro e segundo grau e conseguir aprovação. Além disso, uma das beneficiárias com esse documento, que assumiu um cargo de CC no município, conta sem constrangimento, como conseguiu, de que forma conseguiu, e quanto pagou pela conclusão. Ora veja, não é preciso ser um membro da Cia Americana, para saber que esse documento é no mínimo questionável.


POSTO ARROMBADO


A falta de responsabilidade da atual administração, já passou dos limites, a quebra de braço entre o comando da guarda e a corporação, extrapolou todos os limites, impera a prepotência , e a soberba; o castigo aplicado aos guardas, pesa no bolso do contribuinte, por meio dos danos ao patrimônio da comunidade. Afinal de contas, unidades básicas de saúde, colégios, são construídos com o dinheiro do povo, e é também o dinheiro do povo que paga o salário do prefeito, e do comando da guarda municipal. Considerando que estamos sem comando no município, não existe um chefe que tenha poder para bater na mesa e botar ordem na casa, quero sugerir que a sede do palácio municipal, também abra mão da proteção do guarda mo turno da noite, até durante o dia, afinal a grande maioria dos que ali estão, não tem nada para fazer, apenas esperam o final do mês para sacar o seu soldo. O posto da vez, foi o do Barcelos, arrombado nessa noite chuvosa e fria, propícia para os meliantes atuar, o dano só não foi maior devido a atuação do guarda que chegou antes de seu horário e percebeu o fato, mas por alguns minutos o dano seria irreparável.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRAS. NÃO PRECISA LEGENDA .GOVERNADOR, SECRETÁRIOS, FUFA E OS PAPAGAIOS DE PIRATA.


















AGORA VA

Na história da humanidade, existem vários registros de personagens que agiam em três, os três reis magos, os três mosqueteiros, os três patetas, e no Brasil o trio parada dura.

Enganam-se aqueles que pensam que eu torço contra o governo do Amadeu Boeira, como vou torcer contra o governo que eu ajudei a eleger, contra aquele que sai junto todas as tarde batendo de porta em porta pedindo votos? Na verdade, eu não concordo com o péssimo governo que ele vem fazendo, que, aliás, isso tudo acontece devido às escolhas erradas que ele fez. Explico: Logo após se eleger, Amadeu Boeira, escolheu a dedo os três gurus que iriam mandar no seu governo, por isso, entregou a eles a transição, reconhecendo que não tinha condições intelectuais, e muito menos administrativas, entregou a esses três figurões, o comando de seu governo, e eles montaram o governo bem a sua imagem e semelhança, e deu no que deu, até agora é um desastre, sem duvida a pior gestão da história de Vacaria. Pois usam a prefeitura apenas para empregar parceiros, parentes, filhos, cunhadas, filiais e laçadores, fazendo jus à terra dos rodeios. Mas eis que surge uma luz no final do túnel, como num passe de mágica, o prefeito acordou, e foi buscar a pessoa certa para resolver os seus problemas, como no seriado Chapolin Colorado, o prefeito gritou... e agora quem poderá me defender? Eis que aparece o seu novo herói João Almir de Oliveira (fufa), e finalmente as coisas começam a surgir. Fufa é um homem ligado ao meio sindical, com trânsito entre os grandes empresários, e junto aos maiores políticos do Brasil, tanto que, devido a sua atuação, a última viagem a Brasília, foi à única produtiva, onde o prefeito foi recebido por presidente de estatais e políticos de renome, foi graças à atuação de Fufa, que surgiu a possibilidade de Vacaria conquistar a fábrica Chinesa, que vai mudar o cenário de Vacaria e região, e graças a sua grande amizade com o governador, nosso município vai ganhar a área junto a Fepagro, na verdade, Fufa entra e sai do gabinete do governador a hora que quer sem ser anunciado pela secretária, liga e recebe ligações do governador dando sugestões, sem dúvida alguma agora o prefeito acertou, entendo que essa participação deveria ser oficial, e graças ao prestigio do Fufa aqui no estado e em Brasília, o prefeito deveria criar um cargo para que ele represente nossa cidade oficialmente e possa assim assinar protocolos de intenção e/ou convênios com outras entidades da federação.

Por isso, torna-se desnecessário o município continuar bancando passeios dos secretários, gastando com carros, e diárias. Mas segundo fontes, a próxima compra do prefeito será um confortável  micro ônibus para levar todo a sua comitiva, que conta inclusive com sua assessoria de imprensa. Em tempo, sugiro a inclusão na comitiva de um Personal Style.





CPI

As CPI pelo Brasil, sempre acabam em PIZZA, na verdade, isso acontece sempre que os governantes tem maioria, com a maioria, raramente a oposição consegue algum êxito, no caso da CPI da guarda, já é possível ter uma ideia do placar na votação. O governo tem o relator e mais dois dos membros, não é necessário ser um matemático para saber o resultado dessa conta, tanto que, na tarde de ontem o vereador do PMDB passou à tarde numa reunião a portas fechadas com o comando da guarda. O relator que agora ocupa o cargo de presidente do PP o quarto partido no município, pretende reformular a sigla com cargos do executivo, a lista de nomes é grande, além disso, ele tem uma divida com a família Covati e com o representante deles no município, atual secretário da saúde, e digo mais, sem o apoio do clã, ele não se elegeria.

Ainda com relação a CPI, o presidente da câmara em entrevistas hoje na rádio Fátima, disse que o prefeito não vem cumprindo a lei, segundo ele, o prefeito não atende pedidos de informações de ninguém, nem do Ministério Público, no caso da CPI, é evidente a tentativa de obstruir o andamento dos trabalhos. Segundo Marcos Lima, caso o prefeito continue com essa postura, um processo de cassação de mandato poderá ser aberto no legislativo.


A postura do atual governo é lamentável, pois tudo aqui que é público tem de ser aberto ao povo, é sempre bom lembrar que quem não deve não teme, não basta ser honesto, tem de parecer honesto.
















terça-feira, 23 de maio de 2017









GUARDA MUNICIPAL

Novamente a sessão da câmara contou com grande participação dos guardas municipais, e a presidente em exercício da associação usou a tribuna livre para relatar os fatos que ensejaram a CPI. Os relatos são muito fortes, a chefia segundo ela, continua usando do cargo para favorecer companheiros, e perseguir quem não concorda com ele, tanto que ocorrências policiais e processos por assédio moral já tramitam na comarca local. O prefeito Amadeu poderia ter evitado isso tudo, cortado o mal pela raiz, mas preferiu ouvir os seus gurus e vai no mínimo pagar um mico. Antes tinhas o mito, poderemos ter um mico, pois acena com a possibilidade de contratar segurança particular para proteger os próprios do município, quando temos a guarda e sua principal finalidade, zelar pelos bens do município.

O relator da CPI vereador da base do governo, que trocou seu apoio por cargos, e já negocia mais cargos no governo, agora na condição de presidente do seu partido, ficou numa sinuca de bico, ou agrada o chefe no seu relatório, ou quebra os pratos se relatar a realidade. Considerando que ele na qualidade de relator já tem conhecimento da obstrução do executivo não enviando os documentos, já pode ter uma noção da barra que vai enfrentar. Reza à lenda, que relator que é governista não faz relatório contra o chefe, a justificativa é simples, pois a conclusão é subjetiva, e cada um tem o direito de interpretar como quiser, ou como lhe convém.

O vereador presidente da comissão parlamentar de inquérito relatou que recebeu ofertas de secretaria para passar a fazer parte do governo, segundo fontes ligadas ao vereador a secretaria de esportes foi oferecida a ele. Esse tipo de atitude é muito comum em Brasília, decerto essas viagens ao planalto já serviram para aperfeiçoar a administração. Mas a lava jato tem mostrado que o Brasil vive outro momento, caldo de galinha e cautela não faz mal. Oferecer secretaria para o presidente da CPI, sendo ele da oposição, é muita bondade.


PROMOTOR



O Dr. Luís Augusto, também participou da sessão de hoje, usou a tribuna livre, e falou sobre assuntos de interesses do município, esclareceu duvidas, e disse que sempre a lei em primeiro lugar, com relação a CPI, disse que aguardara o relatório final para tomar as providências cabíveis. O promotor respondeu ainda a perguntas, entre elas, uma que não quer calar, ou seja, sobre os certificados de conclusão do segundo grau que inundaram a cidade, e que só por mero acaso, todos os beneficiados tinham como objetivo um cargo de CC no município. Segundo o promotor, ele solicitou auxílio do Ministério Público Federal, e aguarda as diligências. Na verdade, não sei qual será a conclusão dos procuradores, mas esses certificados são no mínimo raros, pois pessoas que declararam a escolaridade na justiça eleitoral como apenas sabem ler e escrever em poucos dias concluiu o primeiro e o segundo grau como num passe de imagem. (me engana que eu gosto). Mas desafio qualquer um dos que recebeu esse certificado a prestar uma prova do primeiro grau.

domingo, 21 de maio de 2017









OBRAS

O ex-prefeito e grande amigo do secretario geral de governo entrou em cena essa semana, postou na sua pagina social fotos das obras que a atual governo vem mostrado como suas, e afirmou deixei licitadas, inicias quase prontas e o dinheiro em caixa, o mesmo acontece com as máquinas que o atual governo comprou e posou para fotos.







CAIXA II

A divulgação da delação dos donos da JBS, mais uma vez mostrou a forma de agir da grande maioria dos políticos brasileiros, que começa nos municípios entre prefeitos e vereadores, e empresas que prestam serviços, passa pelos estados envolvendo governadores e deputados estaduais, e em seu ápice no governa federal com senadores, deputados federais, ministros e grande empresários. Não existem santo, todos os partidos s estão contaminados, a exceção é ser honesto, a regra é ser corrupto (ladrão). O caixa dois corre solto em todas as campanhas, a única diferença é o valor gasto, quem ousaria em afirmar que na última eleição aqui no município essa prática não ocorreu aqui, que os valores gasto na campanha são aqueles declarados na prestação de contas entregues na justiça eleitoral?


Com relação à corrupção, tudo começa no município, no inicio das carreiras politicas, pois no mínimo 90% dos políticos que esta em Brasília, começou a sua carreira na sua cidade, como vereador, como prefeito ou como candidato a deputado estadual. Agora eu pergunto: O prefeito que compra o apoio de um vereador de oposição, que compra o silêncio dos apresentadores de rádios, por meio de emprego para familiares, qual a definição para esse negócio? Todos os envolvidos são mau caráter, mas o que compra e os que se vendem são corruptos, e o pior é que o prefeito compra o voto do vereador e o silêncio da imprensa, com cargos no executivo, que são pagos pelo povo; compra e o povo paga. Mas no caso do vereador que vende o apoio, entendo que ele é muito mais mau caráter que aquele que trabalha na imprensa, pois o vereador se elegeu por outro partido, por outra coligação, e se vende por empregos para parceiros, que também são sem vergonha e aceitam na maior cara de pau. A grande pergunta sobre o caixa II é se um candidato que se elege utilizando esse benefício ilegal é confiável? Já dizia meu avô quem faz um cesto faz um cento, dos eleitos aqui na nossa cidade, quantos se utilizaram dessa prática? Mas aqueles que não se elegeram também vão jurar comprimento à lei eleitoral. Por falar nisso aquele processo por compra de votos por meio de cestas básicas, qual será o desfecho? Certamente nada.


O nepotismo também é uma pratica proibida em lei, e quando essa lei não é cumprida, qual seria a definição para essa prática?


VIAGENS DE TURISMO



Os novos prefeitos e vereadores estão indo com muita sede ao pote, ao que tudo indica, querem passear ao máximo, o prefeito de Vacaria, por exemplo, em quatro meses de governo, já viajou para Brasília três vezes, o pior sem resultado algum, apenas proporcionou que novos companheiros tivessem a oportunidade de conhecer a ilha da fantasia, e da corrupção mundial. Na contabilidade, fotos com deputados federais para agradecer emendas, mas os deputados usam as emendas como demagogia para se reeleger, não é necessária uma viagem ao planalto. Vou exemplificar, no governo passado, o ex-prefeito nunca fez uma foto com os deputados do PP e eles mandaram muitas emendas para Vacaria, vou citar o deputado Afonso Hann que foi quem mais ajudou o hospital, e sem fotos com o prefeito no seu gabinete, nem com vereadores, tanto que seu assessor é de São Marcos.


Mas segundo informação nas redes sociais, os prefeitos da região se preparam para um passeia internacional, agora o turismo será na Coréia, tomara que nas Coréia do ditador, assim pode ser que sejam recebidos com honras militares. No caso de Vacaria, a viagem teria de para a China.


ARROMBAMENTOS


O abandono dos bens do município já ultrapassou todos os limites, todo dia um novo arrombamento, tudo devido à falta de comando no governo, a chefia da guarda resolveu retirar os guardas das UBS, dos colégios e das creches, esse ato impensado e equivocado vem causando prejuízos ao erário, segundo fontes a meta e contratar uma empresa de monitoramento, considerando que a primeira função da guarda municipal é cuidar o patrimônio do município, certamente essa contratação será apontada pelo Tribunal de Contas, e o prefeito vai ter de ressarcir os cofres.


SAÚDE

Os presidentes das associações de moradores dos bairros se movimentam para cobrar a falta de médicos nas UBS. O secretário anunciou na imprensa que nossa cidade vai ser referência em cirurgias de adenoide, e de cirurgias buco facial, uma grande conquista, mas o grande problema é médico no posto lá no bairro.


NÃO COMANDA


A falta de autoridade do prefeito é consenso na cidade, já virou jurisprudência que quem manda no governo é seu mano, que veio sob a desculpa de larga experiência administrativa, já escutei diversas pessoas que marcaram uma audiência com o prefeito, foram muito bem recebidas, que o prefeito é muito educado, mas não manda nada, quem manda soltar e manda prender é seu irmão. Por uma questão de justiça, discordo, o mano de preito não tem ingerência nas secretárias do PMDB, lá quem manda é os dois gurus.









terça-feira, 16 de maio de 2017




AS FOTOS DO AEROPORTO SÃO PARA COMEMORAR A SEGUNDA ASSINATURA DO CONTRATO PARA CONSTRUÇÃO DO TERMINAL DE PASSAGEIROS...








´´ É perigoso ser um homem honesto``, dizia Michael Corleone sobre o recém-leito papa.
 João Paulo I no filme O poderoso chefão III ´´

NEPOTISMO

O empreguismo no atual governo é sem precedentes na história do nosso município, apesar da grave crise, da queda na arrecadação, o prefeito e seus gurus, empilham amigos e parentes por todos os setores como sem critério, ignorando as leis e o orçamento. A lei do Nepotismo é ignora, e parentes do prefeito e dos seus secretários são nomeados como CC ou por meio da empresa que terceiriza serviços ao município, que alias teve um aditivo contratual com aumento substancial, acontece que os parentes e amigos colocados no município através dessa empresa, não aparecem no portal da transparência. Cabe ressaltar, que a lei proíbe o emprego de parentes mesmo por meio dessas empresas.


CERTIFICADOS


O município de Vacaria tem uma lei que exige o segundo grau completo para ingressar em qualquer cargo no executivo, por isso no final do governo passado, a pedido do futuro governo, o ex-prefeito tentou revogar a lei através de um novo projeto; mas devido a grande repercussão, o projeto foi retirado. Considerando que o novo governo pretendia nomear mais de uma dezena de semianalfabetos, esse impedimento legal precisava ser superado, foi ai então que esses postulantes buscassem por métodos não convencionais, a conclusão do segundo grau. Apesar das declarações de escolaridades enviadas a justiça eleitoral por alguns candidatos no último pleito, que em um determinado caso, o candidato declarou que apena sabia ler e escrever´´, era o nosso Tiririca, em pouco mais de 30 dias, esse e os outros todos concluíram o segundo grau, tendo ainda o caso de um idoso. Mas nem no caso dos parentes, nem no caso dos certificados, as autoridades até o presente momento nada fizeram.

Cabe ao legislativo fiscalizar os atos do executivo, é uma obrigação dos vereadores fiscalizar os atos do prefeito, mas segundo alguns vereadores, até agora nada foi feito, pois segundo eles o Ministério Público estaria com uma investigação em andamento, mas tudo no campo das hipóteses, e entre uma conversa e outra já passaram quatro meses, e um jogo a responsabilidade no colo do outro.



ROUBOS NAS UBS


A UBS do Jardim dos Pampas, já pode pedir música no Fantástico, já foi arrombada por três vezes, na verdade, essa desculpa de falta de efetivo não se sustenta, pois os últimos três prefeitos, todos colocavam guardas para proteger o patrimônio público, nos oito anos do governo passado, não foi registrado roubos nas UBS. A opção por tirar os guardas, esta gerando prejuízos aos cofres públicos, e esse valores precisam ser cobrado do prefeito que é o responsável pelo zelo ao patrimônio.



MARCHA DOS PREFEITOS




Esse passeia anual dos prefeitos com o dinheiro do contribuinte, já virou tradição, na verdade, essa é uma desculpa esfarrapada, e todos nós sabemos que todo anos eles vão até Brasília com os mesmos pedidos, a pauta não muda, muda apenas às moscas. Alias essas viagens, já estão passando dos limites, pois no máximo que os prefeitos conseguem, é tirar fotos com deputados, para agradecer as emendas que já estavam anunciadas antes das viagens. Essas viagens servem ainda para levar CC para conhecer a capital, pois a cada viagem um novo amigo recebe de presente esse passeio.



VOLUNTARIADO


Os parentes que estão no governo como voluntários, é algo sem precedentes, sinceramente Vacaria vai ser modelo para o Brasil, nunca na história desse município tantas pessoas trabalharam de graça, e mesmo precisando de emprego.

quarta-feira, 10 de maio de 2017







ENTREVISTA DO PREFEITO


Não escutei a entrevista do prefeito, mas recebi vários áudios com o conteúdo da referida entrevista, diante da insistência e/ou cobrança dos meus leitores, resolvi comenta-la.

Bem ao estilo Jack o estripador, vou por partes, e reafirmo, ou o prefeito não tem noção de nada que acontece na sua administração, ou ele é muito dissimulado, pois o seu discurso é totalmente fora da realidade; por outro lado, concordo com ele quando fala na precariedade das escolas, e que é inviável a construção de um posto de saúde em cada bairro.


O prefeito falou em redução de custos, falou que diminuiu as despesas com funcionários, devido ao corte de horas extras; não é verdade, as despesas aumentaram hoje as contratações via terceirizadas superam muito as do governo passado, tanto que o seu governo publicou no site do município um aditivo contratual com a OJAC (Organização jurídica de apoio ao cidadão) no valor de R$306.584,92 considerando que não existe nem um fato novo que justifique esse aumento substancial, e considerando ainda, que essa entidade é uma mera fornecedora de mão de obra ao município, e que as pessoas empregadas todos são por indicação do executivo, ou seja, CC disfarçado, tudo leva crer que esse aumento no valor contratual é apenas para pagar os apadrinhados indicados pelo prefeito. Assim sendo, a economia cantado em prosa e verso é uma mentira deslavada. Ainda com relação à falácia das horas extras, a tal portaria que estabelece um limite de 40 horas mês, não se aplica aos parentes de secretários, que ganham quase três vezes o seu salário nominal.

Ainda com relação à economia, como se justifica um edital para contração de um voluntário, com um valor de R$ 309.600,00 para um contrato de 180 dias na saúde. Não estou inventando esses fatos, pois essas informações estão no site oficial do município, cujas cópias tenho em meu poder.


Outra incoerência do prefeito, diz respeito aos aposentados que continuam trabalhando, ao que tudo indica o prefeito é totalmente contra a essa prática, mas esquece que ele nomeou para área da segurança municipal um aposentado.



O prefeito falou das máquinas novas que foram adquiridas pelo seu governo, mas a compra dessas máquinas só foi possível devido ao saldo de sete milhões deixados em caixa pelo governo passado, da mesma forma que o prefeito fez questão de falar da precariedade do maquinário, deveria fazer referência à origem do dinheiro; pois apesar de ser fruto de repasses do governo federal devido à repatriação, o seu irmão gastou antes de deixar o governo comprando máquinas.

Usina Asfáltica

O prefeito reafirmou que vai comprar uma usina asfáltica, e que vai asfaltar a cidade, na sua visão esse negócio é a solução para todos os problemas. A exemplo do que fiz quando anunciaram o presídio federal, fui buscar informações nas cidades que compraram esse equipamento. Santa do Livramento, bage e Uruguaiana. A informação foi a seguinte: das três usinas, duas completamente desativas, e uma funciona apenas com o serviço tapa buraco. O prefeito sempre citou com referência a usina de Uruguaiana prefeito do seu partido, que se obrigou a fechar a usina devido às despesas, e falta de qualidade do serviço; pois não basta simplesmente despejar asfalto no chão, e a estrutura que envolve é muito cara, inviabiliza o negócio. Santana do Livramento, também desativou, e Bagé hoje tapa os buracos frutos das obras da sua usina; hoje é conhecida na cidade como usina tapa buraco. Segundo as pessoas que falei à estrutura que precisa ser montava é muito onerosa, além disso, as prefeituras não possuem nos seus quadros pessoas com qualificação para tocar o serviço, e as exigências legais também tornam o negócio inviável.


SAÚDE


O prefeito falou que pretende construir mais postos de saúde, as UBS, na verdade o que deveria ser feito era unificar o atendimentos em pontos estratégicos, e assim oferecer médico, remédios e um atendimento de qualidade. Com relação aos remédios e/ou sua entrega, concordo com o prefeito quando diz que o importante é ter o remédio, más também vou dar uma sugestão, contrate um mínimo de farmacêuticos, e estabeleça algumas unidades para a entrega, ou coloca o profissional pela manhã num bairro e a tarde em outro, usando assim os atuais profissionais, mas com o aditivo contratual com a empresa terceirizada quem sabe o prefeito resolve o problema do povo, pois até o momento ele e/ou seu secretario geral estão apenas resolvendo os problemas dos companheiros desempregados, desqualificados de Vacaria e Monte Alegre.

Com relação aos remédios, o prefeito ainda insiste na ideia da tele para a entrega dos remédios, uma ideia estapafúrdia, pois se a entrega do medicamento só pode ser feito por profissional e mediante a receita; com viabilizar essa entrega? Buscando a receita na casa do da pessoa? Buscando a pessoa? Levando o profissional até a casa da pessoa?


RECLAMAÇÕES NO ATENDIMENTO


Achei muito interessante a sugestão do prefeito, ele solicitou que todo aquele que for mal atendido, que for perseguido, que faça a denuncia por escrito no gabinete que ele vai tomar as medicas cabíveis. Gostaria de saber se essa orientação se aplica aos seus secretários e demais apadrinhados, pois o grosso das reclamações são dirigidas aos secretários e CC de segundo e terceiros escalão, ainda é preciso saber se os funcionários que sofrem perseguição e assédio moral também podem recorrer a esse tipo solução?


EDUCAÇÃO


Reformas de escolas e vagas nas creches, não é favor, é uma obrigação, afinal de contas essa pasta tem obrigação legal de aplicar 25% do orçamento, e é muito grana. Mas com relação às creches, segundo pessoas ligadas área, a fila não esta sendo respeitada, a lista de espera que antes fica em poder das diretoras, agora ainda segundo fontes, esta na secretaria. Outra reclamação das professoras, diz respeito à falta de qualificação das pessoas que estão caindo de paraquedas nas escolas.



Na verdade, o prefeito ainda joga para a torcida, passado quatro meses de sua gestão, ele ainda não tem a mínima noção daquilo que acontece no seu governo, do discurso até a realidade, à diferença é astronômica; a nomeação de um especialista para saúde não deu certo; a colocação de seu irmão com 12 anos de vida pública ao que tudo indica, foi um grande equivoco, pois administrativamente provou ser um fracasso, e ainda abriu uma disputa interna com os dois gurus do PMDB, e o fogo amigo corre solto, é um verdadeiro fogo amigo, e nessa disputa entre o mar e o rochedo o marisco é o prefeito, que certamente vai ter grande problema na governabilidade, com reflexos no seu futuro como prefeito.



Mas nem tudo esta perdido, a fabrica chinesa vai ser a salvação da lavoura, apesar dos números mirabolantes, vamos torcer para dar certo; e termos um verdadeiro negócio da CHINA.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

SAÚDE

o prefeito municipal falou sobre o tema na Radio Fátima, tentou justificar a falta de médicos nos unidades básicas de saúde. Segundo ele, o problema é a dificuldade em contratar esses profissionais, disse o executivo tentou contratar temporariamente mas devido ao baixo salário não apareceu médicos interessados. Com relação a essa afirmação, fica explícita a incapacidade administrativa do atual governo, pois ao afirmar que a baixa remuneração foi a razão do desinteresse, o prefeito assume a incapacidade; e derruba de uma vez por todas a afirmação que tinha nomeado para comandar a pasta um especialista, e assume que nentiu quando falou que tinha filas de medicos noedestino acertados com o seu governo. Com relação a licitação visando a contratação de uma empresa, tudo vai depender do valor a ser pago, pois corre o risco de não aparecer interessados, ou do processo licitatorio sofrer impugnação, nesse caso, o problema pode perdur por mais tempo. O certo é que o atual govrrno conseguiu a façanha de piorar aquilo que já era péssimo. E a piora dos serviços não é privilégio apenas da saúde; o governo dos Boeiras não sabe o que faz .

O prefeito falou que vai construir um posto na Kennedy, mais uma vez vai cometer um equívoco, pois o povo não precisa de obras, precisa de médicos, exames, remedios, de dentistas entre outras coisas, um novo prédio não é solução para o problema do povo; o prefeito prometeu melhorar o atendimento, mas em 4 meses de governo se limitou a empregar parentes e apaniguados políticos.

terça-feira, 2 de maio de 2017


Foto meramente ilustrativa(credito Rádio Fátima)






NOVA EMPRESA


Quero começar o mês de Maio com boas noticiais, e como pau que da em Chico da em Francisco, quero com muita alegria, saudar a chegada uma empresa Chinesa ao município, segundo uma fonte que tem a esposa como CC no governo, o secretario geral de governo confirmou a doação de 30 has de terra pelo governo do estado, a área esta localizada junto a FEPAGRO, essa doação vai possibilitar a instalação de uma esmagadora de soja. Sem sombra de dúvidas essa é uma grande noticia para nossa cidade e região, pois segundo informou o governo municipal, o grupo Chinês pretende investir vários bilhões de reais no projeto. Parabéns ao prefeito e ao secretário da saúde pelo belo trabalho.


NEPOTISMO


Nepotismo é um termo utilizado para designar o favorecimento de parentes ou amigos próximos em detrimento de pessoas mais qualificadas, geralmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos públicos e políticos.

Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim nepos, que significa literalmente “neto” ou “descendente”.

Originalmente, a palavra era usada exclusivamente no âmbito das relações do papa com seus parentes.




A definição acima, não deixa dúvidas com relação ao tema em questão, mas segundo reiteradas denuncias que tenho recebido a administração municipal, ignora a lei, e emprega parentes a torto e a direito, ainda segundo fontes, o emprego de parentes do prefeito, dos secretários e de vereadores no governo municipal, é o maior de todos os tempos, segundo denuncias, dos cargos CC e terceirizados preenchidos no atual governo, mais de 10% das indicações são de parentes do prefeito, de secretários e de vereadores da base.


GUARDA MUNICIPAL CPI E SINDICÂNCIA


As denunciais contra o comando da guarda, estão sendo apuradas pela câmara e pela comissão de sindicância nomeada pelo prefeito, os dois processos correm a passos de tartaruga, mas de forma independente, e segundo informações, em ambos os casos, todos os envolvidos que já foram ouvidos confirmaram as acusações. O prefeito já informou que aguarda a conclusão da sua sindicância para tomar as providências cabíveis ao caso. Cabe ressaltar, essas irregularidades também foram denunciadas ao Ministério Público local. Com relação a CPI, o povo não acredita mais, pois na maioria das vezes tem um viés politico e acaba em Pizza.



CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DO SEGUNDO GRAU

No final do governo passado, durante a transição, veio a público a existência de uma lei municipal, que exigia o segundo grau completo para entrar nos quadros do município, inclusive cargos de CC, a referido lei causou um verdadeiro pânico em alguns possíveis integrantes do novo governo, secretário e ocupantes do segundo e terceiro escalão. Numa tentativa de evitar essa exigência, o ex-prefeito enviou um projeto para a câmara com o objetivo de mudar a lei, atendendo um pedido do futuro governo; devido a grande impacto, inclusive a nível estadual, o prefeito retirou o projeto. Assim sendo, vários dos escolhidos pelo prefeito para ocupar cargos de primeiro e segundo escalão estariam fora do governo; mas ai como num passe de magica, apareceu na vida dos amigos do prefeito, um instituto chamado CEDURP (projetando o futuro), e resolveu o problema dessa turma, bem ao estilo das organizações Tabajara, aquela do programa humorístico Casseta e Planeta, seus problemas acabaram. Tive acesso ao documento que credenciou essa turma a ser nomeada, tive a acesso a metodologia usada na aplicação das provas, sinceramente, me recurso a comentar, mas posso afirmar que nunca vi nada parecido.


Quero lembrar aos vereadores, que uma das suas funções constitucionais, é fiscalizar todos os atos do executivo, alias é uma obrigação, por isso, gostaria de perguntar aos nobres edis, em que município eles estão legislando? Gostaria de perguntar se eles desconhecem a lei do nepotismo? Gostaria de perguntar se eles desconhecem os fatos relacionados ao novo e revolucionário método de conclusão do segundo grau?


Mas nem tudo esta perdido, pois ainda temos uma luz no final do túnel, essa luz é o Ministério Público, que na operação lava jato, renovou as esperanças do povo brasileiro, e considerando que o MP pode e deve agir de ofício, essa é a nossa última esperança. Quem poderá nos defender.