sábado, 4 de junho de 2016

A DESISTÊNCIA DO PRÉ CANDIDATO PERIN









(creditos da foto Radio Fátima)
Esperei baixar a poeira, e só após 24 horas vou comentar o fato, a saída de Jaime Perin, deixa o PP(partido progressista), no mato sem cachorro, usando uma expressão bem gaúcha, com o Areio na massega. Na verdade, a saída do pré-candidato pegou todo mundo de surpresa, afinal de contas, lançado como candidato já a quase dois meses, Perin já estava em campanha, participando de festas, eventos e reuniões; segundo fiquei sabendo por meio de uma postagem nas redes sociais, feita pelo vice presidente do partido Luciano Ramos, o motivo alegado pelo ex-pre candidato foi de cunha particular, e que ele não estaria conseguindo dar conta da agenda e dos compromissos. Na verdade, quem conhece o Jaime Perin, sabe que ele por ser um ser humano de conduta inatacável, dono de uma educação impar, jamais iria declinar os verdadeiros motivos, e optou por uma decisão salomonica, sem polemizar e/ou melindrar pessoas.

Mas vou analisar apenas o fato, sem vincular a pessoa do ex-candidato; na verdade, Perin ocupava a quarta colocação entre os quatro postulantes ao cargo de prefeito, os números das pesquisas não favoreciam o candidato do PP, a estrutura partidária oferecida a ele, não animava, as perspectivas de coligação eram as piores possíveis, a condução inicial de sua pre campanha era um verdadeiros caos.

Tive um encontro com ex candidato na terceira feira para um café da manha, na companhia do tesoureiro do partido e do Sergio de Rossi; numa conversa franca e descontraída, trocamos idéias da real situação política, das possibilidades de coligação, da inexistência de coligação até o presente momento; dei um visão geral de como funciona um estrutura de campanha; inclusive a estrutura financeira. Mostrei a ele os números das pesquisas atuais, já que seu partido até o momento ainda não fez uma pesquisa para avaliar o atual cenário, trabalham em cima de hipóteses.

Naquele momento percebi no pré-candidato um homem entusiasmado, e com muita disposição para fazer algo pelo nosso município, com relação a problemas particulares, os mesmo devem ter ocorridos após nosso encontro, pois ficamos de marcar novas conversas.


Na verdade, Perin percebeu que estava embarcando numa canoa furada, pois estavam vendo para ele terrenos no céu, o cenário pintado pelos que cercavam Perin, era mera ilusão, despido da realidade das ruas, da politica, e dos partidos; mesmo sendo disparado o melhor nome para governar Vacaria, e para vencer as eleições, sua perspicácia falou mais alto e ela pulou da barca; ele é maior que o partido não precisava passar por esse tipo de situação.

Com a saída de Jaime Perin, o partido progressista(PP), volta a estaca zero, sem um nome sequer para pleitear a vice, com um nominata fraquíssima de candidatos ao legislativo,(sem desmerecer os seus candidatos a vereador), mas tenho que ser imparcial na análise; as coligações não vão esperar o PP e ao que tudo indica, vai ter de buscar espaço como coadjuvante na falta de ator principal; essa é a situação do partido que já teve oito vereadores quando a câmara era composta por dezenove membros, teve deputados estaduais e federais e teve o comando do município. A única saída para o partido seria uma candidatura do ex-prefeito, mas creio que esse possibilidade é zero.


Esse episódio vai favorecer as candidaturas dos outros três partidos, entendo que o PMDB vai sair ganhando, pois hoje sua candidata ocupa a segunda posição nas pesquisas e certamente como tem pessoas habilidosas, com bastante trânsito junto aos outros partidos, não vai deixar escapar o momento e deve fechar coligação com DEM e outros partidos, sem soberba e sem a arrogância de quem desconhece o assunto e apenas ser arvora de ser um grande gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário