quinta-feira, 2 de junho de 2016

 A ELEIÇÃO ESTA ABERTA


O quadro eleitoral na disputa pela prefeitura, esta aberto e indefinido; os números e as colocações refletem apenas o momento, por isso, podem mudar a qualquer momento.  Essa mudança foi constatada nas pesquisas do PMDB e do PT, realizadas no final do mês; as duas amostragens registraram mudança nas primeiras posições, houve alteração entre o segundo e o terceiro colocado; essa alternância de posição deixa claro que o eleitor não tem convicção ainda em quem votar. Dito isso, é possível afirmar, que aquele candidato que conseguir agrupar em torno de suas candidatura um grupo de partido, certamente terá maior possibilidade de sair vencedor. Considerando que após as novas pesquisas, teremos quatro candidaturas, PP- PMDB-PSDB-PDT/PT, a eleição vai ser decidida nas coligações. Excluídos os partidos com candidatos, as opções de coligações são as seguintes: DEM-PSB-PSD-PPS-PTB e solidariedade; vou analisar as opções.

DEM

A tendencia do partido é não coligar com representantes do atual governo, a sigla é disputada pelo PP e pelo PMDB, cabe lembrar que o DEM conta com uma boa nominata para vereador, que pode ser um fator decisivo.

PSB

Segundo fontes o partido também tem nominata completa para vereador, e conta com o ex secretário para compor uma chapa majoritária, alias, seu nome aparece sempre na quinta colocação nas pesquisas.

PSD e SOLIDARIEDADE

Esses dois partidos formaram um bloco de pequenos partidos, que visa negociar em conjunto, segundo seus líderes junto com eles vem PHS e também tem uma nominata formada para vereador.

PPS

O partido que fez parte da base do governo por oito anos, esta acertado com o PSDB

PTB

O partido mais fiel ao prefeito de Vacaria, esta completamente dividido, o seu vereador negocia isoladamente uma vaga na majoritária, busca uma participação a todo custo, mas segundo os ocupantes de cargos no governo, a intenção do vereador e maior líder do partido não vai prosperar; caso ele consiga aprovar qualquer coligação que não seja com o atual prefeito, todos os CC vai continuar no governo, pois já definiram o apoio ao candidato do PT vereador Dengo.

Um comentário:

  1. Desculpe amigo João Amaro. Ouvi falar de seu blog outro dia e comecei a ler quase que diariamente. Inclusive sou admirador seu e da sua visão para este tema que é tão esquecido pela nossa comunidade. Ganhou um fã...kkkk. Entretanto as vezes não entendo algumas coisas que você coloca. Por exemplo, quando cita as candidaturas PP-PMDB-PSDB você não cita os partidos coligados mas quando cita a candidatura do PDT você associa PDT/PT. Os outros partidos não tem coligações? Quando comecei a ler seus posts achei que era imparcial mas tenho observado uma tendência para um ou outro partido. Estou certo? Es filiado a algum partido? percebi q vc sempre associa o PDT ao PT obrigatoriamente, como se tentasse sempre desmoralizar aquele pré-candidato por ser da via popular. Não tenho visto você associar nada do cenário federal do PMDB e PP ao cenário local, mas quando era o PT vc fazia! não to mais entendendo! Poderia esclarecer?

    ResponderExcluir