quarta-feira, 25 de maio de 2016

COLIGAÇÕES
Pode até parecer assunto requentado, mas volto ao tema, pois é o assunto do momento, e vem tirando o sono de alguns candidatos.

Na corrida pelo palácio municipal, temos vários postulantes ao cargo, uns apenas boi de piranha, que buscam apenas valorizar seu passe para conseguir secretarias e cargos. Na busca de apoio, candidatos e presidentes correm atrás de coligações, mas nada será decido antes da pesquisa encomendada pelo PMDB, os próximos números vão definir os rumos das coligações. Após a referida pesquisa, o PMDB decido seu futuro numa pré-convenção, alias essa deveria ser a postura de todos os partidos, afinal de contas, presidente é dono apenas de seu voto, não do partido, e a executiva se resume a um seleto grupo, que geralmente não tem voto.


Não sou vidente, mas o futuro do PMDB tem apenas dois caminhos:

1- Concorre com candidatura própria, lançando como candidata a vereadora Elisabete Vargas, que ocupa atualmente a terceira colocação nas pesquisas.


2- Coliga com o PSDB e indica o vereador Leandro com vice da chapa que ai nesse caso contaria com mais DEM e PPS.


Queiram ou não esse é o cenário das coligações, quero ressaltar ainda, que qualquer pesquisa séria indicara o seguinte quadro. e/ou colocações
1-Dagmar Dengo
2-Amadeu Beoira
3-Elisabete Vargas
4-Jaime Perin
5- Dallasanta

sendo que a diferença do primeiro e segundo para o quarto candidato é mais que o dobro da intenção de voto, essa é a realidade local no momento, mas não significa que essa ordem garanta a vitória na eleição, outros fatores poderão altera esse quadro, tais como o vice, e a composição das coligações.


Para coligar, é preciso negociar, ninguém vai negociar com quem quer impor, como um candidato e seu presidente podem imaginar que apresentando uma chapa própria com nomes sem expressão conseguirão adesões? Na politica tudo gira na base do interesse, sem jogo de cintura, sem manha ninguém consegue nada.

Volto a afirmar, quanto mais candidatos, maior a chance do cavalo do comissário, numa eleição curta, sem recursos, a máquina e o exército de CCS pode ser a diferença; quem viver vera; além dos cargos de confiança uma boa nominata ao legislativo  sempre ajuda, e nesse caso quanto mais partidos coligados mais candidatos nas ruas buscando votos.

Atualmente temos três candidatos definidos, PSDB, PP e PDT/PT, a possibilidade da terceira candidatura passa pelo PMDB, mas acho muito remotas as chances, e nesse caso os outros dois pré-candidatos, ou seja, os vereadores do PTB e PSB, não tem estofo para um a candidatura própria

Um comentário:

  1. Bem colocado caro João Amaro,eu acredito que o PMDB sai com candidato sim,e arrisco mais nessa conjuntura de que a chapa do PMDB que haverá uma inversão de SIGLAS sendo PMDB/PSDB e não o que o amigo afirma no Blog.
    E aposto na candidatura do PSB ou seja -Dagmar Dengo
    -Elisabete Vargas
    -Jaime Perin
    - Dallasanta
    Lembro...não sou politico apenas expresso a minha opinião.
    Abraços e vida longa a o Blog.

    ResponderExcluir