domingo, 8 de março de 2020


Será que aguenta até a eleição?












O PREÇO DA REELEIÇÃO

A reeleição tem um custo alto, mas quem paga é o povo através da máquina, quem tem o poder, usa e abusa na distribuição de cargos, de favores, é na verdade uma compra de votos, de apoio indiretamente.

Mas cada povo tem o governo que merece, os que aí estão, e os que estiveram, tem o mesmo modus operandi, favores, compra de apoio no legislativo, uso da máquina na campanha e por aí vai, não vamos nos iludir.

Agora o mais repugnante, é ver partidos que eram contra o jeito dos manos fazer governo, contra esse governo perdulário, sem projeto, demagogo, que diziam que Vacaria precisa de um projeto de governo, que eram contra o empreguismo, contra incompetentes no governo, contra nepotismo, de uma hora para outra, como num passe de mágica passaram a adorar o atual governo, não resistiram a ofertas de cargos, secretarias, de vantagem, falou mais alto o lado mercenário, e que se dana o município. Esse é o caso do Progressistas e do Podemos, tudo aquilo que era errado, ruim, hoje não mais.

O progressista rechaçava qualquer hipótese de coligar com os manos, o seu vereador árduo defensor do atual governo, era tido como mercenário e traidor, o partido fez parte da base por um curto período, mas em reunião do diretório aprovou a saída do governo por unanimidade, claro que o seu vereador jamais acatou tal decisão, mesmo tendo voto pela saída. Mas provou o próprio veneno, pois o partido não cogita sequer a possibilidade de indica-lo para compor a chapa majoritária; e não tenho dúvidas que sua reeleição é pouco provável. Com relação ao outro partido, não há o que falar, pois inexiste em se tratando de votos. O progressista, hoje vive de lembranças, já teve, prefeito, deputados, e oito vereadores num universo de 19 vereadores, mas na última eleição elegeu apenas um vereador, e com a menor votação da história, e tenta candiata a prefeito que ficou em segundo lugar, a chance de ficar sem bancada é real. Por isso, um apoio ilusório.

Ninguém deseja a volta do partido do lula ao comando do município (PT), mas qual a diferença entre o que está no governo e o que quer voltar para o governo, tanto que o atual prefeito ocupou a cadeira de prefeito na última gestão do PT, graças à atuação do prefeito do partido do Lula, que foi quem articulou a eleição do então vereador hoje prefeito na presidência da câmara, por isso ele ocupou o cargo de prefeito por um período; o prefeito do PSDB, emprega parentes no governo do PT, a atual secretária da saúde era CC do ex-prefeito.

Além disso, todos sabem que com essa negociata em curso, o próximo governo em caso de reeleição, vai ser ainda mais inchado, pois a oferta ao progressista é generosa, coisa em torno da vice mais 05 secretarias, mais 02 ao Podemos, vai faltar vaga no governo.
Assim sendo, fica reforçada a informação de que os atuais ccs do mais alto ao mais baixo escalão estarão de fora, os parentes dos vereadores também serão excluídos.

A saúde é um caos, apesar de milhões jogado no lixo, os valores gastos são aplicados de forma equivocada, o gasto com apadrinhados é o maior da história no setor, por isso, não tem remédio, não tem médicos, exames e por aí vai, na verdade não tem sequer um responsável no setor, e isso é convicção do geral.
Mas caso se confirme a troca de todos os secretários, e de todos os cargos de confianças, e das terceirizadas, e do comando da UPA, tenho que dar a mão à palmatória, pois essa atitude vai ser um grande ato, o maior ato do governo.

O retrato do péssimo governo, vai ser dado nas urnas, a enxurrada de candidatos CCS, secretário, diretores e chefes de departamento, será a prova nas urnas do fracasso que é o governo, pois no máximo dois secretários devem se eleger, o da habitação que distribuiu centenas de terrenos, e secretaria da saúde que vai contar com a máquina, pois será a candidata oficial do prefeito, como já aconteceu na eleição passado quando concentrou forças na campanha da sua irmã, e buscou nas principais figuras da sua campanha apoio para eleger ela.

Queira ou não, o povo me pergunta, sou constantemente instado para falar sobre os candidatos, e sinto na grande maioria um incomodo grande em ter de optar entre o atual e o passado, ninguém deseja ter de escolher o menos ruim, ou escolher se vota contra o PT, ou se em não tendo outra opção menos ruim vota no menos pior.

A oposição que ficou reduzida, não pode entrar em desespero, a disputa está aberta, o prefeito tem uma rejeição jamais vista, e o outro é do PT, quem viver verá, o asfalto não vai salvar esse desgoverno, e os apoios que estão sendo comprados, com acordos com os donos dos partidos, não vão se traduzir em votos.

Quero sugerir aos eleitores, que observem as trocas de partidos, vejam se não vem embutido no pacote, uma série de vantagens.


Não ficarei vendo alheio ao processo, quero o melhor para minha cidade, ao contrário daqueles que querem cargos e vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário