sábado, 14 de março de 2020


SEMPRE ESTIVERAM JUNTOS.(foto 2017)


COLIGAÇÃO FECHADA


O partido progressista bateu martelo, o vereador saiu vencedor, conseguiu convencer o partido; que na verdade sempre foi governo, desde o primeiro dia dessa administração manteve cargos e indicou parentes.

Mas vou dizer hoje, e quero que anotem, o progressista assinou na noite de ontem sua sentença de morte, o atual prefeito não ganha, vai perder a eleição, tem a maior rejeição de todos, o povo não deseja repetir esse terrível erro. (Nem eu).
 O progressista passou uma borracha nas divergências, de partido que mediu as casinhas dos cachorros, tema frequente nos discursos do vereador e hoje prefeito, hoje é um amigo fiel, indispensável.

A confirmação da coligação com o progressista, deixou claro qual vai ser o norte da campanha dos manos, que será baseada no empreguismo, no loteamento da prefeitura, tanto que ao progressista foi oferecido a vaga de vice, e mais quatro ou cinco secretarias, e não é fofoca do blog, essa é a oferta, e vai além, todos os candidatos a vereador já tem emprego garantido, considerando que hoje o prefeito conta com 05 partidos na coligação, e que cada partido pode lançar 23 candidatos, somente para os candidatos ao legislativo, o prefeito precisará reservar em torno de 115 cargos de CC.

Considerando ainda, que essa turma que já está no governo certamente permaneceria em caso de vitória, o número de CC vai ultrapassar as duas centenas; tudo pago pelo povo, que certamente vai ter de pagar mais imposto, IPTU e demais taxas.

Mas volto a afirmar, felizmente isso não vai acontecer, pois o atual governo está com seus dias contados, o povo vai demitir essa turma, acabou a mamata, chega.


O partido progressista vai receber nos próximos dias dois filiados de peso, o secretário de obras, e o vereador Andrezinho, ambos para reforçar a nominata de candidatos, e que aguardavam a confirmação do apoio do partido aos manos, pois os dois são da base do prefeito.



Com essas novas filiações o partido vai manter sua bancada e poderá eleger os dois, mais uma vez entrega o partido para quem quer apenas usar a sigla para se eleger.

Os outros partidos de apoio aos manos, são partido sem expressão, que na sua grande maioria não vão sequer eleger bancadas, principalmente o partido que vendeu as vagas ao legislativo por cargos já no mês de maio; mas terão apenas 08 meses no poder.

Quero me dirigir ao funcionalismo, que sofre sem aumentos, que é obrigado a conviver com CC que nada faz e nada sabe, ganhando mais que o dobro do salário do concursado; agora a bola está com o funcionalismo, que precisa usar a sua força.

quinta-feira, 12 de março de 2020



O GOVERNO TENTA TUDO PARA FAZER SUA CANDIDATURA SUBIR


















O MERCADO DOS CARGOS


Ter um partido na mão, ou ter um mandato na câmara, no mercado da eleição, pode render muitos cargos e vantagens; na lei da oferta e da procura, o governo municipal está no mercando comprando e pagando bem. Secretarias, e muitos cargos de segundo e terceiro escalão estão o balcão de negócios.

Como o atual governo não goza de credibilidade, a oferta já começa a valer em maio, assim sendo, todo aquele que vender o seu apoio, já começa a receber antes da eleição, em caso de vitória, que acho muito difícil, o vendedor fica garantido até o final do ano. Mas devido ao excesso de ofertas, que se vender, corre o mesmo risco de receber o mesmo tratamento que foi dado ao MDB, ou seja, em política acordos não tem validade jurídica, precisa ter palavra, coisa que esse governo não tem.

Outro fato que deve ser levado em consideração, é que o prefeito manda emissários, o secretário do planejamento é um deles, mas segundo fontes ligadas aquele que realmente manda na prefeitura, a permanência do secretário do planejamento num futuro governo, já é pouco provável, na verdade, não vejo ninguém com serviço prestado que lhe credencie a ficar, se ficara é apenas por bajulação.

Quem manda no governo é o geral, e isso que disse foi ele em entrevista numa rádio, mas confirmou aquilo que todos sabem, e disse mais, que seu irmão, aquele que faz o papel de prefeito não sabe nada. (Concordo).

Mas voltando as negociatas envolvendo coligações, e trocas de partidos, toda essa movimentação, deixa evidente o medo do atual governo, ele sabe que tem a maior rejeição, sabe que suas chances de vencer são reduzidas, por isso, tenta a qualquer preço (cargos), que o povo paga, tirar da disputa outros candidatos, por isso vai comprando partido e vereadores, ou alguém acredita que esses vereadores que estão trocando de partido para se alinhar aos manos estão fazendo isso por amor ao município? Certamente não, a oferta é tentadora, tão tentadora que a maioria está se matando, vai sucumbir as urnas pensando nos cargos, mas esquece que eles sem mandatos não terão cargos, sem mandatos seus parentes perderam o emprego, e eles também vão ter de trabalhar.


A máquina vai funcionar, o governo tem cargos e muita grana, quem esteve com ele na eleição passada já pode perceber o quanto gastou sem ter dinheiro, depois os CC deram um jeito, imagine agora com grana, muita grana e a máquina na mão.

Mas o desespero é grande, tanto que, estão queimando pólvora em chimangos, estão buscando apoio em partido sem votos e sem membros, somente uma sigla, nada mais; para outros oferecem tudo, é o caso do PP, na mesa das oferendas, está a vice prefeitura e mais 05 secretarias, tudo em nome da governabilidade, e do bem-estar, dos membros do governo.

Uma coisa é certa, o ex-prefeito e o prefeito atual, não vão enxugar a máquina, e muito menos priorizar a saúde, querem o poder a qualquer custo, mas na verdade as custas do povo.

Os índices do município na saúde e na educação pioram a cada dia, mas como espera algo em matéria de educação num governo que usa métodos estranhos para possibilitar o acesso de analfabetos funcionais na administração?

A saúde vai de mal a pior, e bom é que não existe distinção, tanto que o Dr. Marco Antônio fez mais um vídeo detonado o atendimento do hospital, e olha que o cidadão que não recebeu o atendimento adequado é homem forte do governo, e não estava pelo SUS. Bom ninguém pode acusar de discriminação, todos somos iguais no mau atendimento na saúde em Vacaria.

domingo, 8 de março de 2020


Será que aguenta até a eleição?












O PREÇO DA REELEIÇÃO

A reeleição tem um custo alto, mas quem paga é o povo através da máquina, quem tem o poder, usa e abusa na distribuição de cargos, de favores, é na verdade uma compra de votos, de apoio indiretamente.

Mas cada povo tem o governo que merece, os que aí estão, e os que estiveram, tem o mesmo modus operandi, favores, compra de apoio no legislativo, uso da máquina na campanha e por aí vai, não vamos nos iludir.

Agora o mais repugnante, é ver partidos que eram contra o jeito dos manos fazer governo, contra esse governo perdulário, sem projeto, demagogo, que diziam que Vacaria precisa de um projeto de governo, que eram contra o empreguismo, contra incompetentes no governo, contra nepotismo, de uma hora para outra, como num passe de mágica passaram a adorar o atual governo, não resistiram a ofertas de cargos, secretarias, de vantagem, falou mais alto o lado mercenário, e que se dana o município. Esse é o caso do Progressistas e do Podemos, tudo aquilo que era errado, ruim, hoje não mais.

O progressista rechaçava qualquer hipótese de coligar com os manos, o seu vereador árduo defensor do atual governo, era tido como mercenário e traidor, o partido fez parte da base por um curto período, mas em reunião do diretório aprovou a saída do governo por unanimidade, claro que o seu vereador jamais acatou tal decisão, mesmo tendo voto pela saída. Mas provou o próprio veneno, pois o partido não cogita sequer a possibilidade de indica-lo para compor a chapa majoritária; e não tenho dúvidas que sua reeleição é pouco provável. Com relação ao outro partido, não há o que falar, pois inexiste em se tratando de votos. O progressista, hoje vive de lembranças, já teve, prefeito, deputados, e oito vereadores num universo de 19 vereadores, mas na última eleição elegeu apenas um vereador, e com a menor votação da história, e tenta candiata a prefeito que ficou em segundo lugar, a chance de ficar sem bancada é real. Por isso, um apoio ilusório.

Ninguém deseja a volta do partido do lula ao comando do município (PT), mas qual a diferença entre o que está no governo e o que quer voltar para o governo, tanto que o atual prefeito ocupou a cadeira de prefeito na última gestão do PT, graças à atuação do prefeito do partido do Lula, que foi quem articulou a eleição do então vereador hoje prefeito na presidência da câmara, por isso ele ocupou o cargo de prefeito por um período; o prefeito do PSDB, emprega parentes no governo do PT, a atual secretária da saúde era CC do ex-prefeito.

Além disso, todos sabem que com essa negociata em curso, o próximo governo em caso de reeleição, vai ser ainda mais inchado, pois a oferta ao progressista é generosa, coisa em torno da vice mais 05 secretarias, mais 02 ao Podemos, vai faltar vaga no governo.
Assim sendo, fica reforçada a informação de que os atuais ccs do mais alto ao mais baixo escalão estarão de fora, os parentes dos vereadores também serão excluídos.

A saúde é um caos, apesar de milhões jogado no lixo, os valores gastos são aplicados de forma equivocada, o gasto com apadrinhados é o maior da história no setor, por isso, não tem remédio, não tem médicos, exames e por aí vai, na verdade não tem sequer um responsável no setor, e isso é convicção do geral.
Mas caso se confirme a troca de todos os secretários, e de todos os cargos de confianças, e das terceirizadas, e do comando da UPA, tenho que dar a mão à palmatória, pois essa atitude vai ser um grande ato, o maior ato do governo.

O retrato do péssimo governo, vai ser dado nas urnas, a enxurrada de candidatos CCS, secretário, diretores e chefes de departamento, será a prova nas urnas do fracasso que é o governo, pois no máximo dois secretários devem se eleger, o da habitação que distribuiu centenas de terrenos, e secretaria da saúde que vai contar com a máquina, pois será a candidata oficial do prefeito, como já aconteceu na eleição passado quando concentrou forças na campanha da sua irmã, e buscou nas principais figuras da sua campanha apoio para eleger ela.

Queira ou não, o povo me pergunta, sou constantemente instado para falar sobre os candidatos, e sinto na grande maioria um incomodo grande em ter de optar entre o atual e o passado, ninguém deseja ter de escolher o menos ruim, ou escolher se vota contra o PT, ou se em não tendo outra opção menos ruim vota no menos pior.

A oposição que ficou reduzida, não pode entrar em desespero, a disputa está aberta, o prefeito tem uma rejeição jamais vista, e o outro é do PT, quem viver verá, o asfalto não vai salvar esse desgoverno, e os apoios que estão sendo comprados, com acordos com os donos dos partidos, não vão se traduzir em votos.

Quero sugerir aos eleitores, que observem as trocas de partidos, vejam se não vem embutido no pacote, uma série de vantagens.


Não ficarei vendo alheio ao processo, quero o melhor para minha cidade, ao contrário daqueles que querem cargos e vantagens.

sexta-feira, 6 de março de 2020






O CUSTO DO APOIO

Governo corre para formar a sua coligação, com a máquina na mão vai em busca de apoio, mas está utilizando um método padrão, vale quanto pesa, se eleger vereador é um peso, sem vereador não leva nada.


Mas na intensão de seduzir possíveis parceiros, já avisa que vai ter cargos a rodo, tanto que afirma pelo seu representando maior, que dos atuais secretários ninguém vai retornar, a exceção da regra se aplica ao geral e ao do planejamento; o mesmo critério vai ser usado com os ocupantes de segundo e terceiro escalão. Essa postura é elogiável, pois ninguém dos ocupantes de cargos tem um desempenho satisfatório, o governo assume que errou quando nomeou pessoas sem qualificação para cargos no governo, se realmente firmar essa posição, em caso de êxito no pleito, certamente terá uma administração com pessoas capazes.

OPOSIÇÃO


Após várias reuniões, o bloco de partidos oposicionista, começa a trabalhar de forma mais organizada e coerente, entenderam que o povo quer mudar, e não quer voltar, mas quer uma opção capaz de vencer os atuais e os do passado, que juntos representam o mais do mesmo.

Segundo fontes, o nome que vai enfrentar o poder, vai ser aquele que apresente condições reais de vitória, e isso só as pesquisas vão mostrar. Uma coisa é certa, o povo não quer o continuísmo, que é representado pelos que hoje estão no poder, estiveram no poder os 08 anos de governo PT.

TROCAS

Vários vereadores vão mudar de partido, o ex-presidente do legislativo vereador Douglas Cenci assinou no PL, partido atual do ex-candidato a prefeito pelo PDT.
A corrida por novos partidos agita o legislativo, vai ser uma briga de foice, pois o governo está agindo para neutralizar aqueles que ele não quer que se elejam, por isso, estrategicamente está colocando candidatos em alguns partidos com o objetivo de evitar que alguns chantagistas e carguistas se reelegem, mas alguns membros do governo também estão na mira do fogo amigo.


Conversei com uma fonte do MDB, me disse que caso se confirme a saída dos dois vereadores, o partido vai se fortalecer, pois ai vai surgir vários novos candidatos, e certamente o partido vai aumentar a sua representação na câmara, segundo essa fonte, os dois vereadores não gozam de confiança dentro do partido. Na verdade, eles são independentes, agem de acordo com seus interesses.


EX-VEREADORA

A ex-vereadora e quase candidata na eleição passada pelo MDB, que hoje é filiada ao PTB, corre o risco de acabar concorrendo a uma vaga na câmara, pois o seu partido que inicialmente lançou seu nome com pré-candidata a vice na chapa do seu partido, corre o risco de ficar fora, pois, o candidato M Lima, tem buscado uma coligação e oferece a vaga de vice. Mais uma vez ela pode ficar de fora.

quinta-feira, 5 de março de 2020










ACORDOS E TROCAS DE PARTIDOS

As negociações se intensificam, o governo tenta de todas as formas desarticular possíveis adversários, fez assim quando enrolou o vereador do progressistas, usou a mesma estratégia com o PODEMOS, e após as conversas em reuniões com outros partidos fez pouco caso com esses dois partidos, afirmou de forma categórica que o progressista se quiser participar da coligação vai ter de ser sem promessas de secretarias, e só terá cargos caso faça um vereador, já com relação ao outro partido, disse que os membros não tem 50 votos, querem apenas afastar a possibilidade de candidatura própria que seria um tiro nas pretensões do atual governo.

Tanto que procuraram o DEM (Democratas), com o objetivo de enfraquecer a candidatura do PSB, aliás eles só não têm coragem de procurar o MDB e o PSB, o resto eles acertam com todos, fazem acordo até com o diabo visando se manter no poder, mas não cumprem com ninguém.
Com relação ao vice escolhido pelo geral, fiquei sabendo que ontem após meu comentário, ele rechaçou qualquer possibilidade de concorrer na vaga de vice.
Assim sendo, a vaga de vice volta para a mesa das negociatas, mas a situação do atual vice, não recomenda ninguém a aceitar esse fardo.

Com relação aos cargos de confiança que vão deixar o cargo para concorrer, segundo fontes, já tem esposa pronta para entrar na boca e manter a renda familiar inalterada; veja como o dinheiro do teu imposta é tratado por esse governo.

Queiram ou não, hoje a possibilidade da volta do PT, é real, tudo graças ao atual governo, que é dono da maior rejeição da história do município, nem asfalto vai salvar ele, o povo não é mais bobo, e não aceita esse tipo de governante, que subestima a inteligência do povo.

CANIDADOS AO LEGISLATIVO

Várias dezenas de cargos de confianças vão deixar o governo para concorrer ao legislativo, como a fartura de CCS, o prefeito vai ter a maior nominata de candidatos para vereador, secretários, diretores de departamentos e diretores executivos, na farra dos cargos vai faltar vagas, por isso, a necessidade de usar partidos como barriga de aluguel para abrigar todos os seus candidatos.

As trocas de partidos também entram na pauta, segundo fontes ligadas ao legislativo, alguns partidos vão sofrer grande baixas, ao que tudo indica, o MDB vai ficar sem bancada, e o PT, deverá ficar com apenas uma representante; o PDT deve reduzir pela metade sua bancada, já o partido do prefeito vai se tornar a maior bancada da câmara.
A famosa dança das cadeiras vai acontecer, tudo em nome da ideologia e da fidelidade partidária, os candidatos apenas usam o partido, com relação ao MDB, a saída dos dois vereadores, já agita os bastidores, e a procura por vaga para concorrer vai triplicar, caso os dois não saiam o número de candidatos no partido vai ser muito reduzido, mas com a saída o partido vai ter nominata cheia para a disputa ao legislativo.


Lembrando que o prazo para novas filiações é 30 de março, isso quer dizer que, ainda temos tempo para novos nomes na disputa ao governo do município, ainda existe tempo para uma nova opção para quebrar a polarização entre o atual e o ex-prefeito, Vacaria merece algo melhor, mais sério, que pense no povo, no desenvolvimento, na saúde, e no bem comum, não apenas em empregar a companheirada.

Ainda existe uma luz no final do túnel, para a verdadeira mudança, na hora certa vai aparecer.

quarta-feira, 4 de março de 2020





QUAL CANDIDATURA VAI CONSEGUIR DECOLAR?













ELEIÇÃO E OS CANDIDATOS

Uma coisa é certa, todos querem o poder, uns querem continuar, outros querem retornar, e outros querem entrar, mas esses também não são assim tão novos, de certa forma já estiveram no poder.


Mas ao menos agora na campanha, todos querem o bem do povo, e percebo que todos estão assumindo minhas posições, saúde, educação, e enxugamento da máquina; agora quem vai cumprir depois de eleito, em quem podemos confiar? Essa é a grande questão.


A saúde vai muito mal, e isso já fato consumado, o atual governo já percebeu, e quer mudar tudo caso seja reeleito, inclusive todo o comando, que como sempre falo, não tem a mínima noção de como administrar uma pasta com essa importância, e não se salva ninguém, tem de mudar tudo e acabar com o cabide de emprego que consome um caminhão de dinheiro.

Aliás com relação a mudar, fiquei sabendo de fonte segura, que em caso de reeleição, só fica no próximo mandato, dois secretários, o geral e o do planejamento, mas esse último trocará de setor, ficara com uma secretaria menor, seu desempenho também não agrada ao geral; mas devido a sua proximidade com o prefeito, terá um novo cargo, isso tudo em caso de vitória.
Todos os cargos de segundo e terceiro escalão também não retornarão, quem sair para concorrer não volta mais, inclusive aqueles que tem o padrinho poderoso. Como tenho que ser imparcial, dou mão à palmatória se o prefeito fizer isso, vai mudar mesmo, afinal quatro anos de mamata para essa turma já é muito coisa.

Outra definição no governo é com relação ao vice candidato na chapa majoritária, o nome escolhido é o do Advogado e tradicionalista Rubem Filho, ligado ao CTG e atualmente é assessor jurídico no governo, com boas relações junto a sua classe, e aos amantes da tradição, não tem rejeição, não é político, por isso, é a grande aposta do governo, e assim, de certa forma o prefeito se livra dos vereadores com alta rejeição que desejavam a vaga, mas que trariam sérios prejuízos ao prefeito. Acertou na escolha, matou dois coelhos com uma só paulada, agora partidos que quiserem fazer parte da coligação não podem mais pleitear a vaga do vice, acho que eliminou um dos grandes problemas.

A oposição ainda se articula, temos dos candidatos, o do PTB e o candidato PSB-MDB-DEM (|Democratas), e tudo se encaminha nesse sentido, mas ainda pode surgir um novo candidato, buscando ocupar de fato o espaço para ser uma real opção ao que aí está, e ao que já esteve, pois, o povo ao que tudo indica, sonha com essa opção para não ter que ir para o suicídio entre escolher o menos pior.


Considerando que não tem mais coligação na proporcional, partidos estão com menos de 30 dias para buscar novas filiações, ou para ceder espaço para candidatos sem partido.

Os partidos da base do governo, certamente terão o maior número de candidatos, afinal esse foi o acordo quando assumiram o seu cargo de CC, e segundo fontes palacianas, quem não concorrer vai ser exonerado, e quem sair para concorrer não volta mais, vai valer aquele velho e bom ditado, não existe mal que sempre dure, e nem bem que nunca termine.

segunda-feira, 2 de março de 2020


A REELEIÇÃO A QUALQUER CUSTO

Se reeleger é a meta do governo, com a máquina na mão não importa quanto vai custar; e se tem uma coisa que eles sabem fazer é usar a máquina. Por isso, o prefeito eleito nomeou seu irmão para comandar, pois ele tinha 12 anos de experiência no ramo (twelve years).

Mas como já diz um velho ditado, o diabo assusta mais por ser velho que por ser diabo, a autoconfiança as vezes não é boa conselheira, e como eles pensam que sabem tudo em matéria do politicagem, de acordos espúrios, firmados no submundo da política, estão dando importância e cargos para qualquer um que prometa apoio, ou que queira se opor a eles; buscam partidos pela sigla, sem votos, sem representatividade, apenas pelo espaço de rádio, e pelas vagas nas nominatas para vereadores, pois quanto mais candidatos nas ruas mais cabos eleitorais levando o nome do candidato. Essa é a realidade atual, e alguns dizem e com razão, não podemos permitir a volta do PT ao comando de Vacaria; mas aí eu pergunto mas devemos manter isso que aí está? Um governo que desrespeita as leis, que faz como bem entende, que diz quem manda na cidade sou eu e ponto final? Um governo que começou ignorando a lei do nepotismo, que aceitou certificados de procedência duvidosa, que aceitou uma simples declaração de conclusão de segundo grau, que autoriza invasão de locais públicos para construir casas, que não respeita os funcionários concursados, que não concede aumento, que está sendo processado acusado de propina em licitações, qual a diferença em manter esse o voltar p PT? Precisamos é mudar de verdade.

Abaixo uma mostra das ruas sendo estreitadas, de invasão na área verde, mas qualquer empresário que queira implantar um novo loteamento, é obrigado a seguir as leis municipais e estaduais, cumprir com a burocracia da FEPAN e dos órgãos ambientais do município, e colocar toda a infraestrutura no seu empreendimento; mas ai o prefeito numa ação demagógica e eleitoreira, vai lá joga asfalto em cima da terra, estreita as ruas para gastar menos e assim enganar mais eleitores pela cidade, ou faz vistas grossas para as invasões nas áreas verdes, enquanto isso o empreendedor tem de se submeter aos rigores das leis. Viva a desobediência, viva a conivência daquele que faz vistas grossas para os desmandos do prefeito, isso como dizia ao maior ladrão da história do Brasil, o que acontece aqui jamais foi visto na história de Vacaria. Quem tem um padrinho assim, faz e desfaz e não tem problema, mas já está ficando muito feio. Um dia a casa cai.







Essa invasão segundo vizinhos em pouco mais de um dia a obra ficou pronta. Esse tipo de obra me parece padrão, acho que esse modelo eu já vi em algum lugar?