segunda-feira, 3 de abril de 2017














APOSENTADOS

Conversei agora pouco com o assessor jurídico do município, Carlos Máximo Paim, ele queria esclarecer sobre o projeto que autoriza o executivo a demitir os servidores que se aposentam que solicitam a sua aposentadoria. Segundo ele, alei das exonerações dos aposentados é apenas uma correção na lei; pois no estatuto do servidor, diz que a vacância no cargo se dará pela aposentadoria. Logo para vagar o cargo, tem de arrumar o artigo que trata das exonerações, que não se refere sobre a aposentadoria, mas determina a vacância do cargo, sem explicitar. Além disso, há varias ações na justiça de servidores contra o município de servidores que se aposentaram, e tem de sair por causa da vacância, mas através das ações estão recebendo os últimos cincos anos de salário integral, além de danos morais por falta da previsão legal. Essa situação é objeto de apontamento do TCE pelo fato do município não estar cumprindo a lei ao não exonerar quando as aposentadorias são concedidas. Cabe ressaltar que as referidas aposentadorias são solicitadas de livremente e não imposta pelo poder público.

Esse tema foi assunto no blog e eu fiz uma crítica severa ao projeto do executivo, mas acontece que a maneira colocada pelo prefeito sobre esse projeto, deixou muitas duvidas, alias, ele alegou como motivo apenas economia, mas como ficou claro que ele desconhecia o tema, a coisa ficou muito mal explicada. Na verdade, esse assunto deixa evidente o quanto o prefeito esta mal assessorado, pois certos assuntos não são da alçada do prefeito, e na maioria das vezes, notícia ruim, deve ser anunciada por outras pessoas, pelo secretário geral, deixando sempre um espaço para uma última palavra a critério do prefeito, que poderá tomar outra decisão, mas quando jogam o prefeito aos leões, temos a nítida impressão que a última coisa que querem é preservar o chefe do executivo, ainda mais que falar não é o forte do prefeito; como diz o Romário, ´´ o prefeito de boca fechada é um poeta´´.

Com relação ao esclarecimento, faço com a maior naturalidade, pois sempre primei pela imparcialidade nos meus comentários, apesar de votar e fazer campanha para o atual prefeito, mesmo contra a candidatura do meu partido, não posso deixar de ser imparcial. Mesmo que os agora situação que antes aprovavam meus comentários e teciam rasgados elogios, hoje me virem à cara e entendam de maneira diversa. Tanto que, um dos guru do prefeito, chegou ao cumulo de mentir numa reunião dos secretariado, dizendo que após algumas criticas minhas ao governo, ele ligou e me lavou de nome e me intimidou, e que daquele momento em diante, eu não ia mais fazer comentários criticando o governo. Além de mentiroso, ele certamente não tem a mínima condição de ocupar uma pasta no município, pois além de mentir, caso sua afirmação fosse verdadeira, essa certamente não seria a postura de um secretário municipal. Mas como ele não passa de um bravateiro incompetente eu faço aqui o registro, mas o próximo pode ser na polícia ou no Ministério Público.


ARROMBAMENTOS


Mais uma unidade básica de saúde foi arrombada nessa noite, dessa vez foi a COHAB, segundo informações, dessa vez fizeram uma limpa, esse deve ser o sexto arrombamento; o prefeito vai ter de optar entre o roubo ou as horas extras para os guardas cuidarem do patrimônio do povo. Mas o viveiro municipal também recebeu a visita dos donos do alheio; segundo o secretário da saúde a ordem para retirar os guardas das UBS não foi sua, alias, disse que não é de sua competência esse assunto. Por falar em competência, parede que esse item também esta em falta no atual governo; além de remédios, exames, médicos e etc.



QUEDA DO SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO


Bem ao estilo do novo governo, a administração vai ficar sem planejamento; mas vamos colocar as coisas no seu devido lugar, a demissão do secretário nada tem com a tal economia. Na verdade, o secretário só foi secretário por duas semanas, após esse tempo, apenas esteve secretário, e quase foi demitido com apenas 17 dias de governo, o motivo para sua saída foi de relacionamento com os funcionários, e como quem manda na pasta erra a sua adjunta, teve um pouco de fogo amigo. Mas para restabelecer a verdade dos fatos, sem essa chorumela de economia.


SAÚDE


O secretário prometeu hoje na rádio Esmeralda, que em breve com a informatização, vai acabar com as filas, e que as consultas serão marcadas com antecedência, e que exames também serão marcados no mesmo sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário