quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O RESULTADO DA ELEIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.


Após o resultado das urnas, as entrevistas dos candidatos, é preciso analisar o pleito com a imparcialidade de sempre; no executivo e no legislativo.

 Com relação ao resultado, não teve surpresa, a única ressalva é com relação às votações de cada candidato, e uma alteração na segunda posição. Mas considerando que o segundo é sempre o primeiro dos perdedores, tudo no seu devido lugar.

Vou começar falando da eleição para prefeito, inédita por apresentar pela primeira vez na história do município apenas vereadores (a) na disputa, todos com um longo tempo de vida pública através de seus mandatos. Por isso, pessoas conhecidas na cidade. A campanha trouxe surpresas, pois o resultado apresentou uma disputa acirrada entre os quatro candidatos, sendo definidos entre os dois primeiros colocados quase que voto a voto.


A surpresa da eleição foi o bom desempenho do candidato do PSB, que apostou no discurso do mais preparado, e acabou se dando bem; conseguindo eleger a maior bancada da câmara junto do o partido governista. Por outro lado, não é correto atribuir a ele o bom desempenho de seus candidatos, pois dois dos eleitos ocuparam cargos de confiança no atual governo, e é correto afirmar que o cargo que ocuparam no governo foi fundamental para garantir suas votações. Por outro lado, devemos elogiar a visão do presidente do PSB, quando trouxe para sua agremiação nomes com grande penetração na comunidade, tanto que, a sua legenda teve candidatos com votação superior a vereadores de outras siglas e não se elegeram.

Ficou mais uma vez comprado, que os partidos perderam a importância junto ao eleitorado, as coligações e/ou junção de partido não tem importância na campanha, em alguns casos até atrapalha. Outro fato a ser considerado, é com relação ao PMDB e PP, uma esta praticamente acabou no município, e o outro caminha a passos largos para o mesmo fim, caso não se recicle; a participação no futuro governo pode ser a salvação da lavoura.


O resultado também decretou o fim da carreira politica de uma dezena de políticos, uns devido ao resultado da majoritária e o restante devido a não reeleição no legislativo.


Com relação à composição da câmara, devemos saudar a renovação, apenas três dos atuais conseguiu permanecer no poder, mas é preciso considerar que 05 não concorreram devido sua participação na corrida para o governo municipal.
Com relação a essa tão falada renovação, ficou evidente que quatro anos no executivo é fator decisivo na disputa por uma cadeira. Acontece que dos 12 novos vereadores, seis deles são oriundos do governo atual, todos com participação em secretarias e/ou departamentos importantes do governo, que através do cargo se tornaram conhecidos da população, e na hora de pedir o voto levaram uma grande vantagem, que sirva de alerta aos futuros componentes do novo governo.

O futuro governo conta com apenas quatro vereadores, vai ter de negociar apoio; para conseguir a maioria e aprovar seus projetos, pois conforme falou na campanha, ele pretende implementar uma série de ações, que só poderão acontecer com a anuência da câmara, mas sei da intenção dos novos legisladores, todos prometem aprovar aquilo que for de interesse do município; e nesse caso o importante é ter bons projetos, sem negociatas como fez o atual governo, que ficou refém da sua base, e teve que inchar o governo para atender pedidos. 

O futuro prefeito tem 20 anos de legislativo, e é uma politico hábil, certamente saberá como se relacionar com a casa que ele conhece como ninguém.











Nenhum comentário:

Postar um comentário