
Secretaria do Meio Ambiente afirma que ficus de 15 metros corria risco de cair
A comerciante Elisabeth Cristina Berté da Cruz descreveu como um choque a sensação que teve ao passar, na segunda-feira, pela praça Otávio Rocha, no Centro Histórico de Porto Alegre: uma árvore de grande porte havia sido completamente retirada e seus galhos, cortados em pedaços, cobriam o piso de pedras portuguesas do espaço, quase centenário. Antes feliz por saber que a praça seria revitalizada, Elisabeth agora lamenta:
— Nos dias quentes, havia a sombra. Nos dias de chuva, me abrigava (na árvore) quando não tinha minha sombrinha. Era bela, majestosa, imponente, há tantos anos ali plantada. Dói ver o que fizeram. Agora falta um pedaço da praça — afirmou.
Leia mais notícias publicadas no Pelas Ruas
A retirada da árvore recebeu críticas e gerou uma série de comentários nas redes sociais. Uma foto da árvore em pedaços postada no Facebook na noite de segunda-feira havia sido compartilhada por mais de 320 usuários até as 17h desta terça. Entre as manifestações, muitas questionavam se a revitalização deveria ou não incluir a retirada da árvore.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), responsável pela poda, informou que a remoção já estava prevista desde o início da obra na praça, em novembro do ano passado. O ficus, de cerca de 15 metros de altura, corria o risco de queda, segundo a secretaria, e comprometia a estrututura de um muro e da rede de esgotos.
O objetivo da obra é fazer uma intervenção em toda a extensão da praça, para devolver ao espaço as características originais, da década de 1930. Dessa forma, a remoção da árvore também atendia aos quesitos estéticos, próprios da inauguração do espaço, em 1932. Novas árvores, no entanto, serão plantadas no local, reconstituindo os antigos jardins. O número de mudas e as espécies, porém, ainda não foram definidas.
O restauro está sendo executado pela empresa Arquium Construções e Restauros e envolve investimentos de R$ 800 mil. Entre as melhorias a serem realizadas na Praça Otávio Rocha, está a restauração do busto do patrono do espaço, o Intendente Otávio Rocha.
A praça, que está coberta por tapumes, será entregue novamente para população no primeiro semestre de 2012.
ZERO HORA
Comentar0CorrigirImprimir
Aqui em Vacaria Rs eles detonam com árvores cortam tudo para construir prédios ou plantar árvores inferiores
ResponderExcluir