quarta-feira, 17 de abril de 2019

BOLSA FAMÍLIA

No último comentário falei da bolsa família destinada, exclusiva para parentes e apadrinhados. Falei do caso de Caxias do Sul relatada pelo jornal Pioneiro.  Como teve pessoas duvidando do fato, ai está a matéria, ainda bem em Vacaria não temos essa prática.





SAÚDE


Não de hoje que falo que os usuários do sistema único de saúde, e da saúde municipal, sofrem com o descaso, e com o péssimo atendimento.  Mas se tem um lado temos um péssimo atendimento, do outro temos um saco sem fundo nos gastos do dinheiro público, a UPA é um horror, e o atendimento SUS no HNSO também, temos um péssimo atendimento parelho, geral e irrestrito. O caso que vou relatar abaixo define a situação.


Estava eu aguardando para um consulta particular, marcada para as 14 horas, que sempre atrasa, mas dessa vez atrasou ainda mais, pois Derrepente surgiu no consultório do médico, familiares de um senhor que estava a beira da morte por falta de atendimento. Mas isso tudo apos peregrinar pela UPA E PELO PLANTÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HNSO.

Se essa peregrinação fosse so essa semana, poderia-mos dizer que era devido a semana santa; mas esse calvário já dura dias.

Relatou que o mesmo se encontrava já a dois dias internado na emergência, sem atendimento médico, pois segundo esse familiar os médicos do SUS; na atendem ba emergência, mesmo estando os internados naquele setor serem usuários so sistema único de saúde, alias segundo fontes os medicos SUS não visitam pacientes e não fazem internações apos as 30 horas, existe relatos de casos o médico passa pra ver o internado a cada dois ou três dias, apesar do alto salário.

Na volta o médico me disse que fez o atendimento e deixou a conduta de internação sugerida, uma vez que é impedido de internar pelo sistema único de saúde.

Esse não é um caso isolado, são vários os relatos desse tipo de conduta, alguém precisa fazer algo, mas o município que deveria exigir um bom atendimento por disponibilizar mensalmente um alto valor, não tem moral para exigir pois a parte que lhe toca é um verdadeiro caos, assim sendo o pessimo atendimento continua em todos os setores locais.


Devido a esse desrespeito, já se articula uma associação de defesa dos usuários do SUS e do sistema municipal de saúde, para buscar garantir o direito constitucional de acesso a saúde gratuita. Fui procurado e prometi meu apoio, chega de descaso com o povo que aguarda nas filas das UBS, da UPA E na Urgência e Emergência.

Precisamos defender esse povo que sofre.

Precisamos de um prefeito que cuide do povo, que gaste o dinheiro do povo com o povo, não com cargos de cc para parentes de vereadores e de membros do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário