sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A crise financeira do nosso estado, obrigado o governador a parcelar salários. Essa situação, não foi criada pelo atual governo, vem se arrastando já por mais de 30 anos; mas piorou consideravelmente no últimos quatros, fruto da irresponsabilidade do ex-governador e da política econômica dos governos do PT que destruíram  a estabilidade econômica atingida com o plano real.


A crise é geral e irrestrita, ninguém esta imune, no setor privado, empresários são obrigados a cortar custos, rever projetos, mudar as estratégias; por fim, acabam por demitir. Na contra mão da história, o setor público, continua gastando a torto e a direito, o governo federal aumenta impostos, cria mais taxas, mas não reduz um cargo de confiança, não reduz um ministério sequer. Aqui na nossa cidade, o executivo igualmente não corta um CC, não corta gasto, mas apesar da crise faz serviços gratuitamente para clube de lazer. Se de um lado sobra verba para auxiliar clubes de lazer, do outro falta recurso para contratar um pediatra e colocar na UPA(unidade de pronto atendimento) pois apesar da lei exigir a presença de dois médicos e de especialistas, no caso pediatra, o prefeito e seu secretário de obras descumprem as portarias do Ministério da Saúde e não colocam esses profissionais a disposição da população, e o pior é que ninguém fiscaliza essa situação, alias aqui ninguém investiga nada. Abaixo o relato de uma mãe que foi procurar por atendimento na UPA...veja o desabafo e o desespero dessa mãe.





E mais uma vez a postagem do prefeito que é contra os ricos, que se preocupa com os pobres, não gosta de quem toma cerveja importada e come picanha, só ajuda aqueles que são humildes e praticam tiro ao alvo, pessoas da classe C.

SALÁRIO DOS VEREADORES EM VACARIA


A situação econômica do nosso estado é de penúria, o nosso município vive situação semelhante, o salário pago ao trabalhador local é baixo, na média não atinge mil reais; atualmente existe uma carência de emprego, Alheios a essa realidade, os nossos vereadores ganham quase dez mil reais por mês, para duas noites de trabalho árduo e exaustivo, e ainda contam com dois assessores. A câmara de vereadores recebe mensalmente do poder executivo 7% de toda a arrecadação, cabe lembrar que esse percentual foi alcançado no governo do atual prefeito para recompensar a boa relação entre os poderes.

Considerando que o orçamento municipal gira na casa de cento e trinta milhões por anos, o poder legislativo recebe mensalmente quase oitocentos mil reais (800.000,00) uma verdadeira fortuna. O custo de uma vereador ao cofres públicos vai além do seu salário, pois ele conta com dois assessores que ganham segundo fontes acima de dois mil e quinhentos reais, mais conta de telefone, internet, e material de expediente. Considerando que o vereador tem o compromisso de comparecer ao seu trabalho quatro noites por mês, ele recebe por sessão algo em torno de R$ 1.200,00 por noite de trabalho.

A câmara recebe quase dez milhões de reais anualmente do executivo, considerando que as despesas da casa se restringem apenas ao pagamento de salários e manutenção, exceto quando o poder legislativo resolve construir uma sede luxuosa como a atual; não cabe ao legislativo ficar comprando veículos para doação e/ou fazer doação a instituições, ao executivo cabe fiscalizar o executivo, aprovar projeto e/ou propor. Com relação ao custo de um vereador aos cofres, no caso dos situacionistas que oficialmente são onze, esse custo se eleva, pois a cada uma dos apoiadores do prefeito tem o direito de empregar cabos eleitorais na executivo, segundo fontes existe um vereadores que emprega mais de 70 cabos eleitorais no executivo; talvez ai se explique os gastos de campanha, pois atualmente em Vacaria só se elege vereador quem investe uma alta quantia de dinheiro na campanha.

Considerando que o salário básico do município pago ao magistério, com uma noite de trabalho de um vereador é possível pagar um mês de trabalho de um professor que cursou uma universidade.

Considerando a crise econômica brasileira, precisamos encarar a nova realidade, e a realidade atual não permite esse tipo de situação, esse tipo de privilégio, ser vereador numa cidade pequena não pode ser profissão, não tenho absolutamente nada contra nem um dos vereadores, alias, tenho boa relação com a maioria, apenas uma minoria que não aceita criticas não me relaciono, também nada tenho contra  o emprego e o ótimo salário dos assessores,apenas acho desnecessário um vereador que pouco ou nada faz contar com dois assessores para ajuda-lo.

Não sou o dono da verdade, o espaço esta aberto, gostaria que o presidente do executivo informasse com exatidão quanto custa cada vereador aos cofres do município, quanto custa o seu gabinete incluindo gastos com assessoria e despesas de gabinete. Na verdade é um direito do povo saber quem ganha, quanto ganha.














































Um comentário:

  1. Boa tarde João Amaro! Li com atenção os teus relatos postados nessa edição do teu Blog. Na verdade os assuntos se repetem pois as noticias nesses últimos tempos politicos ,são os mesmos aumentando a gravidade dos fatos a cada dia e assim estarrecendo cada vez mais a moral politica dos , vacarianos, gauchos e todos os brasileiros. Entretanto um tópico entre os demais do teu relato me agrediu os olhos ao lê-lo, É justo sabermos que tem um vereador , que através de suas prerrogativas proporciona emprego para 70 pessoas no executivo? É lamentável termos que tomar conhecimento de uma informação como essa. Realmente estamos em situação como a do provérbio que diz; "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"! O Povo esta mesmo sem pai e nem mãe!

    ResponderExcluir