sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CONTRAPONTO 18-02-2012

SAÚDE - A situação da saúde no município é precária e vive um caos. A prova inequívoca dessa situação é o plantão de urgência e emergência do HNSO. Pois o plantão que era de urgência virou plantão de polícia, sala de consultas e de atestado. Os últimos acontecimentos não deixam dúvidas que a saúde no município agoniza, pede socorro. O prefeito se elegeu prometendo plantão municipal 24 horas, posto aberto no bairro até as 22 horas, mas após a eleição passou todo o mandato falando em UPA, falando em Governo Federal, gastando horrores com propaganda e esqueceu que saúde se faz com médicos, remédios e exames. Ainda não se resolveu o problema da saúde no posto do bairro, mas teimam em construir mais prédios.
SAÚDE II - O plantão de urgência e emergência nessa semana viveu seu ápice. Problemas com médicos, falta de médicos, problemas com atendimento, agressão, vidros quebrados e bate boca geral, além de problema envolvendo uma pessoa ligada a Polícia Civil devido a recusa de um médico em chamar o pediatra. Conversei com profissionais da área e com pessoas que utilizam o plantão. Os profissionais da área afirmam que a causa dos problemas no plantão é a falta de atendimento nos bairros. Segundo algumas enfermeiras, a ambulância do SAMU funciona como um táxi de bêbados, onde a maioria dos atendidos são pessoas alcoolizadas, e, segundo ouvi dizer, como estamos em época de eleição, a ordem é atender todo o chamado. O prefeito aposta suas fichas na UPA e vai abrir a toque de caixa, por isso quero alertar ao MP que a UPA precisa ter todos os seus serviços funcionando 24 horas. Médicos, enfermeiros, laboratório, raio x e outros serviços. Fica aqui o alerta.
FORÇA TAREFA - A organização de uma força tarefa composta pelo MP, HNSO e SMS com o objetivo de solucionar problemas no plantão é a prova do caos da saúde no município, ao contrário daquilo que tentou ser vendido para a opinião pública. Esse tipo de ação é uma atitude extrema, de exceção, não deveria ser a regra e só reafirma a precariedade da saúde. Apesar disso, devemos elogiar a ação que deveria ser contínua.
PROPAGANDA - O gasto com propaganda da atual administração é, sem dúvida alguma, a maior da história. A atual administração gasta muito dinheiro para tentar mostrar ao povo coisas que ainda não existem, não funcionam ou nem sabemos se vão existir. E é o povo quem paga esse tipo de serviço. A falta de critério para esse tipo de gasto é evidente, tanto que são aplicadas altas somas em um jornalzinho sem expressão. O povo que paga esse abuso tem o direito de saber quanto já foi gasto com as rádios locais, com um jornal que é destinado apenas ao público tradicionalista, com uma revista, com vídeos e panfletos. Quais os critérios usados para aplicar recursos nesse jornal? A propaganda desse jornal foi licitada? E quem fiscaliza vai tomar alguma atitude?
FICHA LIMPA - A Lei da Ficha Limpa foi aprovada pelo STF. Agora quem já tem condenação não poderá sair candidato. Problema para alguns candidatos e solução para partidos.
COLIGAÇÃO PARA PREFEITO - A coligação entre PP e PMDB para a majoritária está certa, é irreversível, faltam apenas os nomes para o pleito. Com esse acerto vou afirmar, sete meses antes da eleição, que com os dois grandes correndo juntos, a vitória deve se confirmar.
GINGANA - A gincana é um evento cultural e tradicional de nossa cidade. As equipes se organizam e cobram inscrições de seus membros e arrumam patrocínio de empresas para fazer frente as despesas. A prefeitura reeditou o evento e contratou a empresa para organizar, sendo apenas um órgão gestor ou regulador do evento.
PARTIDO PROGRESSISTA - O presidente do PP, Romeu Lovato, marcou para o final de fevereiro a primeira prévia do partido visando a escolha do seu candidato a prefeito. Todo o filiado que pretenda concorrer ao cargo deverá colocar o nome à disposição. Conversei com Ângelo Pegoraro sobre o tema e ele afirmou que vai colocar seu nome e disputará a convenção. Disse que pretende concorrer ao cargo de prefeito e se a regra do partido é vencer a prévia ele vai para a disputa. Disse que em sua primeira vez que foi candidato pelo partido enfrentou na prévia o prefeito, o vice e o presidente da Câmara de Vereadores.
QUESTIONAMENTO - Tenho recebido e-mail's e ligações de algumas pessoas e de funcionários do município que me questionam sobre o fato de uma determinada pessoa que está sendo processada por ocupar cargo de confiança na prefeitura. Com relação a esse fato, quero dizer o seguinte: mesmo que essa pessoa esteja sendo processada pelo MP, ainda não saiu a sentença e só depois de condenada e transitada em julgado a pessoa ou as pessoas ficariam proibidas de exercer cargo de confiança. Nesse caso, fica a critério do prefeito, pois pode ser legal mas não é moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário