sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CONTRAPONTO 11-02-2012

MAGISTÉRIO - As professoras do município ganham mal. Valorizar quer dizer pagar bem, mas pagar bem para essa administração é apenas promessa de campanha. O plano de carreira, que é uma reivindicação da classe e promessa do prefeito, não vai ser cumprido. Tanto que na sessão de terça-feira da Câmara, o Executivo tentou aplicar um projeto muito diferente daquele que desejam as professoras. O projeto causou um bate-boca na Câmara e levou um grande número de professoras ao plenário que protestaram com veemência contra o projeto. A base do governo tentou convencer e não conseguiu e aí partiu para a ameaça de mandar retirar as professoras do plenário. A desculpa foi usar o regimento interno. Falar em usar ou seguir o regimento só pode ser piada.
CENSURA NA CÂMARA - O novo presidente do Legislativo, com apoio da mesa diretora, que é formada por um vereador do PP, por uma vereadora do PMDB, um do PDT, além de um vereador do PSDB e outro do PPS, de forma autoritária decidiu acabar com o informativo da Câmara, que era transmitido nas rádios locais. A medida é casuística e tem como objetivo proibir as críticas da oposição aos desmandos do Executivo. Essa medida tem como escopo proteger o prefeito no ano eleitoral. Com essa proibição e com o apoio das rádios, o "nosso guia mor" fica imune as críticas na imprensa. Não me causa espanto essa decisão, pois o mesmo presidente que baixou a portaria queria expulsar da Câmara as professoras municipais que protestavam em plenário. Como esperar outra postura de uma mesa que é formada na maioria por vereadores com atitudes e posturas contraditórias?
UPA - A Unidade de Pronto Atendimento é a esperança do prefeito para reverter o caos da saúde no município. A tal de UPA é a solução para todos os males, mas parece que a coisa não é bem assim. Segundo ouvi dizer, a abertura da UPA está dando dor de cabeça no prefeito e se bobear, ao invés de fazer um beija-flor, vai fazer um urubu. Acontece que, dizem as más línguas, a unidade de pronto-atendimento foi projetada para ser regional e isso implica em recurso dos outros municípios, mas pelo que sei os outros prefeitos não vão colocar azeitona na empada do "grande guia". Sendo assim, vai enfeiar o olho da gateada. Sem grana dos outros, o nosso município não tem recursos para manter esse elefante branco. Senão vejamos, para abrir a UPA temos que ter médicos 24 horas, dentistas, laboratório, raio X, enfermeiras, auxiliares, motoristas, etc. Considerando o plantão 24 horas, dá para ter uma ideia do número de profissionais que terão de ser contratados. Por outro lado, existe a possibilidade de abrir a UPA meia-boca, num faz de conta, num caça votos.
FALANDO EM SAÚDE... - O nossos administradores falam que a saúde no município está maravilhosa. A redação do jornal e a coluna receberam um e-mail relatando que uma jovem paciente chegou ao hospital em trabalho de parto essa semana, por volta das 8 da noite, e foi informada que não haviam médicos no plantão. A gestante, em trabalho de parto num estágio avançado, foi obrigada a esperar até a manhã do dia seguinte, pois não havia nenhum médico para atendê-la. Quando chegou o médico para fazer o parto, já era tarde. O bebê nasceu e o mesmo logo faleceu. Tudo isso por falta de médicos e pelo caos que vive a saúde do município.
PROPAGANDA - O gasto com propaganda pelo atual governo, sem sombra de dúvidas, é o maior da história de Vacaria. O prefeito atual, com o apoio da mídia falada, tenta enganar a população através da propaganda. No Rodeio foi um exagero, basta alguém da prefeitura assinar um bilhete que lá está a imprensa fotografando, filmando e o povo pagando. Fiz uma referência a revista na coluna passada, mas quero dizer: ao menos aquelas belas fotos vão percorrer o Brasil. Ao contrário do gasto com rádios, que só pegam até a divisa do rio Pelotas. Mas uma administração não se sustenta apenas por propaganda enganosa, por acertos com vereadores.
CONTRATAÇÕES - Na última coluna fiz um comentário, uma referência às contratações feitas pelo município através de empresas terceirizadas, que tem como objetivo colocar apadrinhados políticos, cc's disfarçados que ainda burlam a lei de responsabilidade fiscal no limite do gasto com pessoal. Aqui na nossa cidade a prefeitura contratou uma para efetuar esse tipo de serviço, falei e repito. Acontece que a dona da empresa ou responsável, pelo que andei sabendo, não gostou e disse que vai me processar. Por isso quero dizer que se sinta a vontade e sugiro que comece me denunciando ao MP e faça tudo aquilo que a lei lhe facultar.
VEREADORES - E o salário dos vereadores, hein? R$ 7.500,00 a partir de janeiro de 2013. Pergunto: quantas pessoas ganham este salário em Vacaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário