sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CONTRAPONTO 30-12-2012

O BALANÇO DO PREFEITO - O nosso ''Grande Guia'' tomou conta das rádios para falar de seus três anos de governo. Como já era esperado, falou de uma cidade imaginária, quase como que um profeta está conduzindo seu povo para a ''Terra Prometida''. Certamente o ''nosso guia'' é adepto àquela teoria de que uma mentira dita mais de cem vezes passa a ser verdade. Na sua conversa ou no seu jornalzinho, listou aquilo que não foi ele que fez, mas esqueceu de relacionar aquilo que prometeu e igualmente não fez. Na visão do ''nosso guia'' tudo está relacionado com verba federal, na tentativa de se valorizar ou de iludir a opinião pública, parecendo, inclusive, que o orçamento de mais de cem milhões pouco importa para o andamento da máquina municipal.
BALANÇO DO PREFEITO II - O ''nosso guia'', nas suas entrevistas, listou obras que não são dele. No jornalzinho colocou fotos daquilo que não existe. Por isso, vou listar aquilo que a imprensa paga não fala e que o jornalzinho não mostra. (fotos no blog)
Promessas não cumpridas: 1 - Plantão 24 horas no Postão Central; 2 - Posto aberto atá as 22 horas no bairro e médico e dentista durante todo o dia; 3 - Internet grátis para o povo de baixa renda e 4 - Plano de carreira para o magistério municipal.
JORNAL - Falando em jornalzinho, a divulgação está uma beleza. Nem irei falar das rádios que sabemos, algumas estão de rabo preso com o ''nosso guia'', afinal ganham horrores para apenas falar bem. Mas o engraçado é que o nosso guia e sua trupe deram uma desculpa e não estão publicando editais em nossa cidade, ou seja, estão publicando num jornal com mínima circulação em nossa cidade. Por que motivo será que não querem publicar no Correio Vacariense?
JORNAL II - Da mesma forma, quando pensamos nos anúncios institucionais, por que o ''nosso guia'' demonstra o desrespeito a quem trabalha e gera emprego a anos, fazendo um boicote descarado ao Correio Vacariense? Vejam que há mais dois ''jornais'' na cidade e os dois recebem páginas e páginas, anúncios e mais anuncios falando da prefeitura. E o Correio Vacariense nada. Por que será? Por culpa minha? Os eleitores sabem o porquê.
A CIDADE DOS SONHOS - O ''nosso guia'' fala de uma Vacaria que não é a nossa cidade. Na cidade do guia tudo está perfeito. Na minha cidade o lixo está por todos os lados, a nossa rodoviária é um fiasco, os buracos nos boxes de ônibus vão virar um pesque e pague. A entrada dos ônibus na Samuel Guazzeli, apelidada de circuito das caminhadas, é um vexame, além dos buracos e escuridão na noite, apesar da taxa de iluminação. Na educação, nunca na história desse município esse setor foi tratado com tanto descaso. O material, quando não falta, é de péssima qualidade, tudo de quinta categoria. Nas creches, as funcionárias que cuidam dos bebês com menos de seis meses estão usando neles fraldas G ou EG. O material de expediente e limpeza é reduzido e de péssima qualidade. Quero ressaltar que a educação leva 25% da arrecadação municipal e isso equivale a mais de vinte e cinco milhões. O ''grande guia'' esqueceu ainda de dizer que dois médicos pediram demissão para trabalhar nos municípios vizinhos onde o salário é mais que o dobro.
PRESÍDIO - O promotor reuniu líderes para falar do presídio, um assunto requentado. Como já diz um ditado popular: ''Se reunião resolvesse, o time da penitenciária era campeão do mundo''. Quanto custa um novo presídio? Uma nova sala para a Câmara custa R$ 1.700.000,00. Os nossos governantes não cumprem as promessas da educação, será que vão se importar com presídios? E aí vale a máxima ''eduquem as crianças para que não seja preciso punir os homens.''
AOS DESAVISADOS - Esse foi o título do pedido de direito de resposta da vereadora. A direção do jornal aceitou o pedido e publicou no pé da coluna as alegações da vereadora. Com relação ao referido pedido, quero informar aos leitores o seguinte:
1 - A vereadora foi convidada sim, pelo partido, para participar das reuniões tendo, inclusive, confirmado presença numa reunião da bancada na qual seria formada a chapa e não compareceu.
2 - A executiva do partido deixou a critério da bancada escolher quem o representaria na chapa e os vereadores decidiram indicar o vereador Leandro para presidente e a vereadora, caso tivesse participado da reunião, estaria na chapa.
3 - Quanto a afirmação de que ela não trabalhou para o candidato, fiz esse comentário após ver declaração assinada por três pessoas de idade, membros do partido e que, inclusive, afirmaram essa posição na campanha da vereadora para deputada, na presença de uma de suas assessoras dentro do comitê do PMDB.
DESTAQUES - Como já faço há três anos, na próxima coluna, a primeira de 2012, divulgarei a relação dos destaques 2011 da coluna Contraponto e do meu blog. A escolha dos destaques independe da sua posição social, política, financeira ou do cargo que exerce. Ao contrário de muitos que, ao outorgar títulos, procuram agradar pessoas ou autoridades.
ÚLTIMA COLUNA DO ANO - Ao longo desses três anos escrevendo o Contraponto aqui no Correio Vacariense, conquistei muitos leitores e, para minha felicidade, a grande maioria aprova meus comentários. Por isso quero afirmar que, a cada nova coluna, a responsabilidade aumenta e tenho o maior respeito por todos, inclusive àqueles que não gostam e mesmo assim a leem. Estes também merecem o meu respeito. Mas é aos que gostam que eu dedico minha coluna e é para eles que procuro fazer o melhor a cada edição. É por eles que compro as brigas e falo a verdade sem temer processos ou ameaças. Quero desejar a todos um Ano-Novo cheio de paz, amor e saúde. Obrigado pela companhia e espero contar com todos no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário