sábado, 17 de dezembro de 2011

CONTRAPONTO 17-12-2011

ELEIÇÃO DA CÂMARA - O resultado da disputa pelo comando na Câmara marca uma nova etapa na política local e na relação entre os partidos e seus vereadores. A disputa foi um embate entre oposição e governo. Houve um empate e prevaleceu o regimento: o mais velho levou. como diz um velho ditado popular ?o diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo.? Foi a vitória de Piro, ganhou, mas não levou, afinal o governo vai passar o último ano com minoria no plenário. A oposição vai aprovar apenas aquilo que for de interesse do povo. Projetos eleitoreiros e demagógicos, não passaram.
OS VOTOS DOS INFIÉIS - A vitória da base do governo só foi possível graças a infidelidade partidária do vereador do PP e da vereadora do PMDB. Apesar do fechamento da questão pelas executivas, os dois vereadores votaram a favor do governo e de seus interesses. A postura do vereador Osnir, já conhecida, é folclórica, caracterizada por discursos sem nexo e vocabulário chulo. A sua posição de apoio ao PT vem desde a campanha quando organizou jantas para o atual Prefeito em sua casa, buscando o apoio da Guarda Municipal ao candidato do PT. Ao votar com o Prefeito, foi fiel àquele que o salvou no episódio da cassação de seu mandato no caso que envolveu sua secretária e aos cargos de cc e fg que indicou na administração do PT, pois, segundo dizem, na Prefeitura seus apadrinhados são muitos.
OS VOTOS DOS INFIÉIS II - A vereadora Elizabete finalmente assumiu o seu lado e votou no PT, todos sabem da sua relação com o Prefeito e, segundo dizem, essa proximidade começou na campanha eleitoral quando não apoiou o candidato do partido por achá-lo ?um velho?. A votação aberta obrigou a vereadora a finalmente assumir seu lado, caiu sua máscara e aquele discurso usado na disputa pela presidência, negando a intenção de aliar-se ao PT, caiu por terra, foi para o espaço. Do mesmo modo que a pretensão de concorrer a algum cargo na majoritária terá de ser adiado por mais alguns anos, já que o prazo para se filiar ao PT já expirou. Segundo vozes do poder local e estadual a vereadora já esta acertada com o Governo Estadual para ocupar um cargo. No caso do vereador, não saberia dizer se no Governo do Estado tem o cargo de barbeiro.
O VOTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS - A infidelidade dos dois vereadores certamente terá desdobramentos. O Partido dos Trabalhadores (PT) não aceita traição ou insubordinação e expulsa quem não cumpre as determinações ou acordos. Heloísa Helena, Marina Silva e até a filha do atual Governador sentiu na carne o peso da determinação do partido. Por isso, os filiados dos dois partidos aguardam uma posição firme das executivas do PP e do PMDB.
JORNALZINHO DO PREFEITO - A administração da Via Popular começou a distribuir na terça-feira um jornalzinho com propaganda do atual prefeito. Do ponto de vista da qualidade do material um luxo, deve ter custado caríssimo, a pergunta: Quem pagou? As fotos, como já era de se esperar, um show de ilusionismo, obras que não existem - ou de outros prefeitos. É a verdadeira "Terra Prometida". A praça está pronta, a saúde é perfeita, temos uma Universidade Federal e aviões fazem pousos e decolagens no nosso aeroporto de cargas. Mas, ao analisar mais atentamente, percebo que faltaram as fotos do plantão de urgência, dos postos dos bairros sem médico sem funcionar até as 22 horas, dos buracos nas ruas, da iluminação precária dos bairros...
MAGISTÉRIO MUNICIPAL - As professoras aguardam ainda a implantação de seu plano de CCarreira, promessa do atual prefeito. O salário de um professora com pós-graduação e 20 horas semanais é pouco mais de R$ 700,00, BRUTO, bem menos que o salário dos vereadores, prefeito e secretários, que foi aprovado semana passada. Ah! mas o aumento para o Legislativo não causa ?impacto? no orçamento. O dos professores, SIM. Deve ser isso.
SAÚDE - A situação da saúde é precária, apenas no jornalzinho tudo está perfeito. Vou tomar como exemplo o bairro Municipal que é um dos mais carentes. Aquele bairro ganhou um posto de saúde no governo Pegoraro e tinha um clínico geral, um pediatra e um gGinecologista. Esses médicos atendiam diariamente 32 fichas pela parte da manhã e à tarde. Hoje, o pediatra atende um dia por semana, não tem ginecologista e o cClínico atende todos os dias. Considerando que as causas da mortalidade infantil são falta de pré-natal e de atendimento pediátrico, é fácil imaginar porque Vacaria é campeã no Estado no quesito mortalidade infantil. Mas, como o papel aceita tudo, aqui temos saúde de primeiro mundo!
MOREIRA PAZ E SUAS PECULIARIDADES - Na coluna abordei os problemas da Avenida Moreira Paz durante a noite e nas tarde de sábado e domingo. Meu comentário foi feito atendendo pedido dos moradores que não aguentam mais essa situação. Lembro ter dito que o local era perigoso, pessoas pela calçada, bebendo e impedindo o direito de ir e vir do cidadão. Essa semana aconteceu a poucos metros da delegacia uma tentativa de homicídio, uma pessoa foi baleada, mas a baderna na noite continua igual. O cidadão de bem que paga seu imposto não tem mais direito ao sossego. Mas nem tudo esta perdido, no sábado passado o Governador veio para lançar o "Território da Paz".
VEREADORES - O novo salário dos vereadores, aprovado por eles mesmos, tem gerado polêmica. Ranto que um grupo de moradores, liderados pelo presidente da Associação do Bairro Jardim América pediu uma audiência com o prefeito para solicitar o veto. Após a conversa com o chefe do Executivo saíram decepcionados, pois ele não vai fazer nada, afinal seu salário também teve aumento. A desculpa do prefeito foi que não pode comprar briga com os vereadores; Certamente ele acha mais fácil comprar os vereadores. O fato lamentável da audiência com o prefeito foi a ausência da imprensa falada.
VEREADORES II - Na tentativa de justificar o novo salário, um vereador disse que merece receber pois ele fica a disposição do povo as 24 horas do dia. Seguindo essa linha de raciocínio e considerando que o SAMU recebe as ligações em Caxias do Sul, o vereador deveria divulgar seu 0800 assim teremos além do banco 24 horas o vereador 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário