quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
















FUNCIONALISMO MUNICIPAL

A Câmara de vereadores aprovou o aumento do funcionalismo na sessão extraordinária de ontem,
aumento concedido pelo executivo foi de 2% (dois por cento) , exceto o magistério, que teve um percentual diferenciado de 6%. Ao contrário do ano passado , quando o prefeito  foi generoso no aumento, fruto de sua inexperiência, esse ano ele não abriu a mão.  A justificativa para um aumento ridículo, foi a mesma de sempre, ou seja, a necessidade de economizar, mas essa desculpa não se sustenta, pois esse é o governo que mais emprega parceiros políticos na história de Vacaria, chegando a empregar desempregados de Monte Alegre. Mas pior que o aumento , é o discurso de alguns vereadores da base, tentando justificar o injustificável, quando na verdade se eles estivessem preocupados com as finanças do município, não empregariam seus cabos eleitorais sem capacidade no executivo, e o pior que alguns desses ocupantes apesar de apresentar certificado e/ou declaração de conclusão do segundo grau, continuam sendo analfabetos funcionais. Mas infelizmente as autoridades preferiram cruzar os braços a invés de investigar, apesar dos indícios, dos boatos, e dos comentários. Sempre devemos preservar a fonte, mas onde existe fumaça existe fogo.

Na verdade, o aumento ficou muito abaixo do esperado, mas acima da inflação, cabe lembrar que o executivo queria reajustar as taxas de lixo e iluminação acima dos 15%, é aquela coisa, pimenta no do outro é colírio, ou diga o que eu digo mas não faça o que eu faço.





SAÚDE

Como já comentei, a indicação da nova secretária está repercutindo muito bem, o fato do prefeito anunciar que não terá ninguém assumindo interinamente também deu credibilidade ao prefeito e a nova secretária, apesar do anúncio feito pelo geral, o prefeito bateu o martelo. Na verdade, a postura do prefeito diante de caso, mais uma vez deixa claro que ele começou a tomar rédias do governo, mas o fato de não mudar no time da saúde, segundo fontes, faz parte de um acordo com o atual secretário, e com o PMDB, partido que garantiu a sua eleição, e ao qual o prefeito deve gratidão, deve a sua eleição; brigar com o maior aliado, pode ser não ser o melhor caminho, ou um caminho sem volta; ainda mais que o seu vice é do PMDB e se tem algo que o partido do presidente da república gosta e de assumir o executivo. Mas reafirmo, acerta o prefeito na indicação, e manter seu discurso de campanha de que não mudaria secretário de pasta.





FOGO AMIGO


O partido do prefeito, que muito pouco colaborou com ele na sua eleição, vive tentando puxar o tapete do PMDB; talvez tentado agradar o secretário geral, que nunca engoliu o partido do vice prefeito. O partido do prefeito elegeu apenas a sua irmã, mas sua eleição foi garantida por pessoas de outros partidos, com seu empenho pessoal, com cabos eleitorais do PMDB e com inclusive com o meu apoio. O seu partido foi inexpressivo na sua campanha, os candidatos do partido que disputaram uma vaga na câmara tiveram um desempenho ridículo; mas todos os CC do partido do prefeito desejam ver o PMDB fora do governo, alguns dizem que só não chutam o pau da barraca por causa do apoio na câmara. Acontece que o prefeito não pensa dessa forma, ele sabe que foi importante para ele na sua campanha, e sabe que ele sacaneou, e por isso, não quer correr o risco de ter o PMDB de inimigo, pois estaria cavando a sua sepultura. A mesma postura ele precisa ter com o atual secretário da saúde, pois apesar de companheiro de 21 anos de vida pública, o prefeito sabe que o secretário da saúde tem um radiografia do governo e da campanha; então caldo de galinha e cautela não faz mal a ninguém. Além do mais, não estamos em Sucupira, cidade fictícia da novela o bem Amado, onde o prefeito contava com um capanga chamado de Zeca Diabo, personagem interpretado por Lima Duarte, que ameaçava os opositores e/ou críticos do prefeito.


TROCAS NO GOVERNO

Ao que tudo indica, e seguindo aquela máxima que diz que time que ta ganhando não de mexe, o prefeito vai apenas repor as saídas e/ou preencher espaços ainda vagos, como é o caso da secretaria do planejamento.








RODEIO DE VACARIA



Faltando 09 dias para o inicio da festa, as coisas vão se ajustando, e como já é tradição no rodeio, tudo fica pronto nos últimos minutos da prorrogação. O governador apesar de convidado na véspera da festa, confirmou presença, na verdade já estaria em Vacaria para abir a safra da maça. Apesar da crise, a expectativa é das melhores, os valores para acesso ao parque são dentro da realidade financeira do povo de Vacaria.













Nenhum comentário:

Postar um comentário