terça-feira, 20 de setembro de 2016

A CAMPANHA E AS PESQUISAS

A campanha corre normalmente, as quatro candidaturas e suas coligações conduzem suas campanhas de maneiras irrepreensíveis até o momento. Os debates em alto nível, dão o tom da campanha, as discussões acaloradas, ficam por conta da militância, que funciona como uma torcida organizada, e como alguns são pagos, precisam fazer barulho, mas isso faz parte do folclore.


O desempenho de cada candidato, não difere muito daquilo que já vinha se desenhado no período pré eleitoral, mas a teimosia de alguns imperou, e o cavalo passou encilhado, aproveitando o dia da revolução farroupilha.

Na verdade, o cenário atual, mostra o candidato do PSDB com uma aceitação jamais vista nas últimas eleições, por outro lado o candidato do PT ao que tudo indica caiu em desgraça, a rejeição ao PT matou a sua candidatura, e para piorar o atual prefeito sufoca o candidato, tentando aparecer mais que ele, e numa tentativa desesperada fez da campanha, um portal de seu governo, desastrado governo.


Com relação as outras duas candidaturas, dentro do esperado, já atingiram seu teto, não decolaram, já nasceram fadadas ao fracasso.


PESQUISAS

Com relação a esse tema, é preciso esclarecer, que todos as coligações usam essa ferramenta, e que me atire a primeira pedra aquela coligação que ainda não fez no mínimo uma pesquisa. A pesquisa serve para acompanhar o desempenho do seu e dos outros candidatos, cabe ressaltar, que contratar pesquisas não é crime, divulgar pesquisas sem o registro na justiça eleitoral ai é crime; mas é preciso deixar a hipocrisia  de lado, e parar de desconsiderar aquela pesquisa onde o seu candidato não aparece com um bom desempenho. Na verdade, quem duvidas do desempenho dos adversários, deve registrar e publicar a sua pesquisa, não tenho conhecimento até agora de pesquisa registrada, que duas coligações encaminharam pedido de registro, e que faço questão de divulgar assim que a justiça eleitoral autorize.

Por outro lado, entendo que a boataria sobre pesquisas falsas, não contribui com o processo, me parece mais o choro do perdedor, sei que uma coligação contratou uma pesquisa junto ao Instituo Imagem Comunicação Política Silvana de Carli e Longo, e que a intenção dessa coligação era registrar e publicar a referida pesquisa, mas segundo uma fonte interna da coligação, ao receber o resultado o presidente do maior partido da mesma surtou, não aceitou o fraco desempenho da sua candidata, e exigiu uma reunião com o diretor do referido instituto para dar explicações.

A pesquisa séria, reflete a realidade do cenário, não existe mágica, a pesquisa não fabrica votos, e desqualificá-la sem argumentos é enganar a si próprio.















Um comentário:

  1. Mais bahhhh João o teto do teu candidato tem um palmo de altura e a pesquisa.... do INDEX ??? esse tipo de pesquisa era usada nos ano 90

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