quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ELEIÇÃO MUNICIPAL

A campanha entra na reta final, falta apenas 10 dias para a eleição, devido à nova legislação eleitoral, os candidatos aproveitam ao máximo os debates para apresentar suas propostas. O eleitor já tem seu voto praticamente definido, ao que tudo indica, o percentual de indecisos é muito pequeno, percebo isso nas minhas conversas, o candidato do prefeito tenta ao máximo se desvincular da estrela, mas tenta usar o prefeito como seu garoto propaganda, como seu cabo eleitoral. Esse jogo de sena não esta dando certo, e o candidato esta pagando o preço da grande rejeição ao PT.

Com relação aos candidatos, e/ou suas colocações na tabela de classificação rumo ao palácio municipal, cada um tenta puxar a brasa para o seu assado, mas reza a lenda que uma pesquisa registrada na justiça eleitoral, apresenta ao eleitor o real cenário da corrida eleitoral; nas capitais e/ou nas grandes cidades, os órgãos de imprensa se encarregam e encomendar essas pesquisas, como é o caso de Porto Alegre. Aqui em Vacaria, todos os candidatos e suas coligações encomendam pesquisas para consumo interno, sem registro, para monitorar o desempenho do seu candidato e dos adversários; mas sem registro e vedado por lei a sua divulgação.

A coligação Vacaria melhor encomendou pesquisa e registrou a mesma na justiça eleitoral, pois pretendia divulgar a real situação da disputa pela prefeitura; a referida pesquisa foi impugnada por todas as outras coligações; o juiz eleitoral após receber as impugnações, notificou a empresa que realizou a pesquisa e a coligação Vacaria Melhor, para apresentar sua defesa em 48 horas, após as justificativas, o juiz encaminha ao MP para sua manifestação, e em seguida decide pela divulgação ou não da referida pesquisa.

Cabe ainda ressaltar que impugnar pesquisa esta previsto na legislação, e é um ato normal, e que pesquisas são impugnadas todos os dias, o IBOPE maior instituto de pesquisa do Brasil, tem centenas de pesquisas impugnadas, e a ação dos partidos contrários a essa pesquisa é normal e legal. Por outro lado, cabe uma consideração, quem esta na liderança não toma esse tipo de atitude, o ato de impugnar é uma maneira legal de não deixar vir a público a real situação, outro fato que deve ser destacado, é que todos seguiram o PT na ação, até os argumentos são os mesmos, por ironia do destino, aqueles que se diziam contra o partido dos trabalhadores, contra o governo do PT, agora se juntam para impedir a divulgação dos números; ao que tudo indica o único candidato que é contra o partido dos trabalhadores é o Amadeu Boeira.


Sobre os questionamentos que recebo das pessoas, se a pesquisa vai ser divulgada ou não, a respondo que somente após a decisão do juiz eleitoral que saberemos, mas acredito que o desfecho sobre sua publicação ou não, não sai antes do final de semana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário